PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SENHOR FEZ EM MIM MARAVILHAS!

O SENHOR FEZ EM MIM MARAVILHAS!


MEDITAÇÃO PARA A TERÇA-FEIRA,
DIA 12 DE DEZEMBRO,
DIA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE,
PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA
Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! (Lc 1, 42)
É a saudação da prima Izabel, quando Maria chega à sua casa.  Izabel está radiante com aquela visita inesperada. Seu bebê de seis meses de gestação esperneia de contentamento. Izabel, cheia do Espírito Santo, festeja a chegada da jovem prima: "Bendita és tu entre as mulheres. Bendito é o fruto do teu ventre". A saudação de Izabel continua de boca em boca, cumprindo a profecia da Virgem: "Todas as gerações me chamarão bem-aventurada". E ela mesma deu a razão: "porque o Senhor fez em mim maravilhas". Quando fazemos festa para Maria, na verdade festejamos quem nela fez maravilhas.
Izabel, movida pelo Espírito Santo, louvou Maria e o filho do seu ventre. Honrou Maria e Jesus. Nosso amor a Maria não escanteia Jesus. Pelo contrário, ela nos leva ao seu filho. Desde o casamento de Caná, ele vem nos recomendando que realizemos a palavra de Jesus. “Façam tudo o que ele vos disser”.
A Igreja proclama as maravilhas que Deus fez em Maria. Uma delas foi a imaculada conceição. Foi o que festejamos sexta-feira passada, dia 08 de dezembro. Todos nós nascemos com o pecado original, somos herdeiros da distância em que o ser humano se colocou de Deus. Ela foi preservada desse estado de separação de Deus, desde a sua concepção. Isso foi graça de Deus. Para nos livrar do pecado original, nós nos batizamos. Ela não precisou ser batizada. Já estava purificada desde o primeiro momento de sua existência. Obra de Deus.
"O Senhor fez em mim maravilhas", Maria reconheceu isso. A "Cheia de Graça" concebeu o seu filho Jesus sendo Virgem. Os evangelhos falam disso: Jesus foi concebido de maneira milagrosa. O filho de Deus foi gerado no seio da Virgem por obra e graça do Espírito Santo. A concepção virginal é obra do Senhor na vida de sua humilde serva.
"Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores". Mãe de Deus: foi o reconhecimento dos cristãos reunidos no Concílio de Éfeso no ano 431. Jesus é homem e Deus, ao mesmo tempo. Filho de Deus e de Maria. Ela é mãe do Filho, em quem o humano e o divino estão unidos.
Reconhecemos também que ela participou ativamente da paixão e da morte do Senhor. Esteve ao seu lado, entregou-se com ele, partilhou sua dor. Por isso, reconhecemos também que ela participou dos frutos de sua ressurreição. Maria não teve que esperar a ressurreição do último dia. Ao término de sua vida terrestre, ela foi levada à glória celeste em corpo e alma. Chamamos isso de Assunção. Maria acompanha a condição de seu Filho. Está ressuscitada com ele. Como nós estaremos um dia.
Vamos guardar a mensagem de hoje
Quando fazemos festa para Maria, na verdade festejamos quem nela fez maravilhas. E festejamos o que em nós ele fez, faz e fará: o novo nascimento, a santificação, a ressurreição. Fez em Maria, fará em nós. "O Senhor fez em mim maravilhas": o canto de Maria é nosso canto também.
Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! (Lc 1, 42)
Vamos acolher a mensagem com uma prece
Nesta festa de N. Senhora de Guadalupe, que celebramos hoje, unamo-nos a todas as gerações que a proclamam bendita e façamos nossa a prece do anjo Gabriel, de Izabel e de toda a Igreja:
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Vamos vivenciar a palavra que meditamos
Faça uma prece, hoje, à Virgem Maria em favor dos povos da América Latina.

Pe. João Carlos Ribeiro – 11.12.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS