PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ALGUÉM ESTÁ QUERENDO TOMAR O LUGAR DE DEUS

ALGUÉM ESTÁ QUERENDO TOMAR O LUGAR DE DEUS


E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” (Mt 22, 20)



Mas, tem muita gente ruim nesse mundo! Os fariseus fizeram um plano para derrubar Jesus. Pra isso, uniram-se aos partidários de Herodes. Olha a aliança que fizeram, uniram-se com gente da pior qualidade, partidários do violento governante da Galileia! E chegaram com aquela conversinha, chamando Jesus de ‘Mestre’ e fazendo-lhe altos elogios. Disseram que foram fazer-lhe uma consulta: ‘Dize-nos o que pensas: é lícito ou não pagar imposto a César?’. Ninguém se engane, não era uma dúvida. Era uma arapuca. 

Jesus logo percebeu o jogo deles. O imposto do imperador era alvo de muita polêmica, revoltas da população e muita repressão por parte dos romanos. Se dissesse que estava de acordo, eles o acusariam diante do povo como traidor. Pagar o imposto seria reconhecer a dominação romana sobre o país. Se dissesse que não era para pagar, eles o denunciariam aos romanos como incitador do povo contra o império, como aliás o fizeram no processo da paixão. Jesus percebeu a maldade deles e começou desmascarando o grupo. Ele os chamou de hipócritas e disse que aquilo era, na verdade, uma armadilha. 

Depois de desmascará-los, Jesus pediu para ver a moeda com que se pagava o imposto, a moeda romana, a dracma. Se Jesus pediu para ver a moeda, é porque Jesus não tinha a moeda, claro. Mas, eles a tinham. E mostraram. O fato de terem a moeda já mostra como eles estavam integrados no sistema romano, não acha? Bom, fique atento à pergunta de Jesus. ‘De quem é a imagem e a inscrição desta moeda?’. Eles responderam que era de César. Então, havia uma imagem e uma inscrição. E eram de César. Um judeu piedoso não suportava imagem, você sabe disso. Mas, esses tais carregavam no bolso, tranquilamente, a imagem do imperador. O que será que estava escrito na moeda? A inscrição na moeda eram os títulos divinos do imperador. Os imperadores romanos da época se achavam filhos de um deus ou deus mesmo. 

Então, era a moeda de um imperador divinizado... e isso será que vai bem com um judeu piedoso? Claro que não. O primeiro mandamento do decálogo (Ex 20) fala do único Deus a quem se deve adorar e prestar culto. E que não deve ser representado em imagem. Essa era uma regra sagrada para o judeu. Não vale exatamente para nós hoje, depois de mais vinte séculos, mas aí é outra história. O caso é que a moeda do imposto devia ser um problema muito sério para o judeu do tempo de Jesus. Na moeda, havia a imagem do imperador. E a inscrição dizia: ‘Tibério César Augusto, filho do divino Augusto’. Os imperadores romanos daquele período eram divinizados. O pai adotivo desse Tibério foi chamado de divino Augusto, reconhecido como um deus pelo senado romano. Sobre esse Tibério, que era o imperador do tempo de Jesus, havia um templo em Esmirna, onde ele era cultuado. 

Bom, você está entendendo... nas mãos de Jesus, está a moeda do imposto. O que ela tem de especial? Ela é uma declaração do senhorio de um imperador divinizado. É a proclamação de um deus que não é o Deus de Israel. Um imperador com seu título de filho do divino Augusto e com sua imagem, uma agressão para um judeu do tempo de Jesus. A oração diária do povo de Deus, o Shemá, que se lê em Dt 6, dizia: ‘Shemá! Ouve, ó Israel: Yahweh, o nosso SENHOR, é o único Deus! Amarás o SENHOR, teu Deus, com todo o coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças’. Servir a outro Senhor é idolatria, é traição ao verdadeiro Deus. 

O profeta Isaías, no capítulo 45 (lida na primeira leitura deste domingo) fala disso: “Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus”. Essa é a resposta de Jesus. Só Deus é Deus. Não trate César como Deus. Não ame César como Deus. Não sirva a César como Deus. Não tire o que é de Deus para dar a César. “Dai, pois a César o que é de César. A Deus, o que é de Deus”. Será que você entendeu?


Vamos guardar a mensagem de hoje

Os fariseus se uniram com os herodianos para derrubar Jesus. Levaram-lhe uma pergunta, na verdade, armaram-lhe uma armadilha. Esses inocentes senhores queriam saber ‘se era certo pagar o imposto a César?’. Jesus começou desmascarando aquele grupo mal intencionado pela pergunta que fez e pelo tratamento que eles estavam dando ao imperador divinizado. Jesus não respondeu se era para pagar imposto ou não pagar imposto. Jesus denunciou que eles tinham embarcado no projeto do imperador que estava tomando o lugar do Deus vivo e verdadeiro. O Senhor de nossas vidas e de nossa história é Deus, o Deus que se revelou ao povo de Israel. Não é César. A Deus, devemos dar todo o nosso amor e toda a nossa adoração. A Deus, não a César. Nem a César, nem a qualquer outro senhorzinho de plantão. 

E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” (Mt 22, 20)

Vamos acolher a palavra de hoje com uma prece (Salmo 95).

Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!

— Pois Deus é grande e muito digno de louvor, é mais terrível e maior que os outros deuses, porque um nada são os deuses dos pagãos. Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Vamos praticar a palavra que recebemos hoje

É capaz de ter outro deus na sua vida. É bom ficar vigilante... Só Deus merece todo o nosso amor e a nossa adoração. Ninguém pode tomar o lugar dele. Nem filho, nem marido, nem mulher, nem trabalho, nem dinheiro, nem festa, nem família. Deus está acima de tudo e de todos. Ele é o nosso amor maior, o nosso bem maior. No dia de hoje, verifique qual é a imagem que tem na sua moeda... qual é o deus que está se escondendo naquilo que você mais dá valor.

Pe. João Carlos Ribeiro – 21.10.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS