PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OS 10 ENSINAMENTOS

OS 10 ENSINAMENTOS

As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade (Lc 4, 32)
O que será que Jesus ensinava que causava tanta admiração? E o que distinguia a sua pregação do ensinamento dos mestres da Lei? É verdade, ele falava com autoridade. Sua palavra era a palavra do próprio Deus. Não precisava citar os outros. Nem precisava fazer arrodeios, com complicações interpretativas. Era simples, claro e direto.
E o que ele andava ensinando? Bom, está tudo no evangelho. Mas, poderíamos fazer uma síntese. Vamos tentar. Quais seriam os ensinamentos mais importantes da pregação de Jesus? Vamos reuni-los em 10. Dez ensinamentos do Senhor.
1º.   Deus é o pai de vocês. O Deus da Aliança é o criador e pai que ama vocês, como filhos. Amem esse pai maravilhoso, de todo coração.
2º.   Deus me enviou para ajudar vocês. Eu vim da parte do Pai. Ele me enviou para ajudar vocês a reencontrarem o caminho de sua casa. Venham comigo.
3º.   Deus cuida de vocês. Ele cuida de toda a criação. E, de maneira especial, cuida de cada um de vocês, seus filhos. Tenham confiança nele. Ele é providente, ele é um bom pai.
4º.   Vocês são irmãos. São filhos do mesmo Pai. Como vocês amam o Pai, como se amam a si mesmos, amem também seus irmãos. Quanto mais necessitado, mais merece o apoio e o carinho de vocês.
5º.   O Reino de Deus já está no meio de vocês. É como o trabalho do agricultor, é como o serviço do pescador, é como fermento na massa. É uma força de bem, de verdade e de perdão que está tomando corpo no mundo.
6º.   Deus vai ao encontro do pecador com o seu perdão e a sua graça. Deus perdoa a quem quer recomeçar. Levanta pela mão quem caiu. E pede que você também perdoe o seu irmão.
7º.   O importante é fazer a vontade do Pai. Essa é a verdadeira religião, o melhor sacrifício, o maior louvor. Andar segundo o desejo de Deus.
8º.   Eu dou a minha vida por vocês. Vão fazer todo tipo de oposição à boa nova que estou trazendo. Vou morrer e ressuscitar por vocês.
9º.   Eu e o Pai vamos enviar o Espírito Santo. Ele vai ajudar vocês a compreenderem o meu ensinamento e vai dar forças a vocês para permanecerem fieis.
10º. Quero que vocês continuem a minha missão. A minha palavra precisa chegar a todos. Evangelizem, batizem, ensinem o povo a praticar os meus ensinamentos. Eu vou, mas volto logo.
Numa síntese, seriam esses os 10 ensinamentos centrais da pregação de Jesus.
Vamos guardar a mensagem de hoje
Por que a pregação de Jesus  tão ungida, tão simples, tão ao alcance das pessoas incomodava? Por que será que os fariseus e as lideranças não suportavam Jesus? Porque esse ensinamento era libertador das pessoas. Deus como pai, não como soberano. A religião como amor pelo Pai e pelos irmãos, não como cumprimento de preceitos. Os pobres, humildes e sofredores como cidadãos mais importantes no Reino, não excluídos e condenados.  As pessoas ficavam livres do peso opressor da interpretação que os dirigentes davam à Lei de Moisés. Livres para amar e servir.
As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade (Lc 4, 32)
Vamos acolher a mensagem de hoje com uma prece
Senhor Jesus,
O teu ensinamento liberta as pessoas. Na Sinagoga de Cafarnaum, o povo estava admirado com a tua palavra. Ali, eles viram que, enquanto estavas ensinando, o demônio se manifestou num pobre homem, e tu o repreendeste e o expulsaste. Falas com autoridade e poder, comunicando-nos o amor de Deus e nos libertando da dominação do mal. Obrigado, Senhor, pelo teu ensinamento cheio de sabedoria e autoridade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Pe. João Carlos Ribeiro  - 05.09.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS