
O Papa Francisco, interpretando o grito de paz de inúmeros setores e das comunidades da Igreja Católica, no domingo passado, convocou um dia de jejum e oração pela paz, para que se peça a Deus que mova os corações para uma solução pacífica e duradoura. "Nunca mais guerra", prega o Pontífice. Ele considera que a paz é um dom precioso que deve ser promovido e tutelado. Convocou os fiéis da Igreja para um dia de jejum e oração e estendeu o convite às outras Igrejas cristãs, às outras Religiões e a todas as pessoas de boa vontade.
O Papa disse na Praça: "Hoje, queridos irmãos e irmãs, queria fazer-me intérprete do grito que se ergue, com crescente angústia, em todos os cantos da terra, em todos os povos, em cada coração, na grande única família que é a humanidade: o grito da paz!". As adesões ao convite do Papa estão sendo surpreendentes, não só por parte dos setores católicos, mas particularmente por líderes religiosos do Oriente Médio e mesmo mulçumanos, entre outros.
O Reitor Mor dos Salesianos, Pe. Pascoal Chavez, enviou mensagem, recomendando uma generosa acolhida a esse pedido do Papa por parte de todos os grupos da Família Salesiana. Insiste que cada comunidade educativa, em espírito de comunhão com toda a Igreja, realize um momento de oração pela paz, bem como um momento de educação à paz. Fala também do testemunho comunitário de paz a ser dado nesse momento.
O dia de jejum e oração foi marcado para esse 07 de setembro, sábado próximo. Nesta data, em Roma, o Papa vai presidir uma vigília na Praça de São Pedro, das 19 as 24 horas. No Recife, o arcebispo Dom Fernando vai conduzir uma manhã de oração, pela Rádio Olinda. As paróquias e comunidades religiosas também estão organizando sua própria programação, segundo a solicitação da Arquidiocese, só para citar o caso do Recife.
A Associação Missionária Amanhecer (AMA) vai reunir sócios e ouvintes na MISSA PELA PAZ, no centro da cidade do Recife, nesta sexta-feira, às 17 horas. O Colégio Salesiano, com seus estudantes e professores, realiza um Momento pela Paz, às 9 horas, no Teatro Boa Vista, também nessa sexta. Os fiéis que freqüentam a Basílica do Sagrado Coração, com a comunidade dos salesianos, realiza, no sábado pela manhã, uma hora de adoração pela paz na Síria e no mundo.
Por alguma razão, o Papa se despediu domingo passado, na oração do Ângelus: "Espero todos vocês sábado próximo, às 19 horas, na Praça de São Pedro".
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Quero ver extinto todos os fuzis em respostas as nossas oraçoes, e o milagre de ver grande esse pais, sem lagrimas nos rostos das crianças sem fe e esperança.
ResponderExcluir