BLOG DO PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO: Compreender a Palavra

Compreender a Palavra

Jesus não contou por acaso a parábola do semeador. Ele descreveu o que estava acontecendo. Muita gente o escutava, mas a palavra não mudava nada em sua vida.

A semente que caiu no caminho é quem escutou a palavra e não a entendeu. Seu terreno (seu coração) não pode acolher a palavra, porque não a entendeu. Não a recebeu como um terreno preparado para a plantação, para a semeadura.E aí, contou Jesus na parábola, vieram os pássaros e comeram a semente. E ele explicou: vem o maligno e rouba a semente. É quem não compreende a Palavra.

O que é a que a gente pode fazer para compreender a Palavra? Primeiro: prestar atenção. Sem atenção, não se escuta bem, não se entende o teor da comunicação. Prestar atenção. Abrir bem os ouvidos para ouvir bem. Há muita coisa acontecendo ao nosso redor, e em nós. Há muitas palavras sendo ditas. Mas, em tudo sobressai uma palavra especial: a que sai da boca de Deus. O homem não vive só de pão, lembrou Jesus, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Prestar atenção. Abrir os olhos pra ver e os ouvidos pra ouvir, como se fala no evangelho.

Para entender a Bíblia, a segunda coisa é estudar a palavra. Não é necessário ter curso universitário para ler a Bíblia. O interesse pessoal é mais importante do que muitos estudos. Mesmo quem não sabe ler, pode aprender a Palavra, ouvindo-a. É preciso esforço para ler regularmente a Bíblia, ouvir as explicações dos pregadores, meditá-la... Estudar a palavra é o esforço de ler e reler o texto, procurando o seu sentido, procurando entender a sua mensagem.

A terceira coisa para entender a Bíblia é rezar a palavra. As palavras da Bíblia são uma luz na nossa vida. Elas só podem ser compreendidas dentro do diálogo entre Pai e filhos. Por isso, a oração é o melhor lugar para se compreender a palavra. No diálogo, você fala, expõe sua vida, abre o livro de sua existência. E escuta Deus que lhe fala, nos livros sagrados, iluminando a sua vida, com o amor de Jesus. Rezar a palavra. É o lugar certo onde a palavra ganha sentido. Na oração, o que Deus fala tem um endereço certo: a sua vida, os seus compromissos com os outros e o mundo. Na oração, o diálogo é possível pela presença do Espírito Santo. É ele que nos abre ao mistério de Deus.

Para entender bem a Palavra de Deus, uma quarta coisa: praticá-la. Não se trata apenas de cumprir mandamentos. Mas, de viver à luz da palavra. Viver a palavra. Viver à luz do amor de Deus que a palavra testemunha. Seguir Jesus, como discípulo ou discípula. Reorganizar os próprios valores e a própria existência, segundo a dignidade e a vocação de filho de Deus. Viver na comunhão com Deus. Isto é praticar a palavra.

Prestar atenção, estudar a palavra, rezá-la, praticá-la. Quatro coisas para entender melhor a Palavra de Deus. Porque sem entendimento, é como o caminho que recebe a semente, os pássaros a comem, o maligno a carrega. Não fica nada.

Pe. João Carlos Ribeiro 

Postagem em destaque

Um jantar na casa de Seu Levi.

   17 de janeiro de 2026.    Sábado da 1ª Semana do Tempo Comum    Evangelho.    Mc 2,13-17 Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira...

POSTAGENS MAIS VISTAS