PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A refeição de Jesus

A refeição de Jesus

A refeição é uma coisa sagrada. É uma hora de encontro e comunhão. Por isso é que é tão bom comer em família, com parentes e amigos. Comer e beber juntos é mais do que alimentar-se fisicamente. Quando a gente se reúne ao redor da mesa, faz mais do que ingerir alimentos. A gente reparte alegria, comunica bom humor, conversa sobre a vida. E quando se levanta da mesa, não é só a barriga que está alimentada, é a pessoa toda, na sua corporalidade, na sua psiquê, no seu coração.

 

Só pode ter sido por isso que Jesus celebrou a sua páscoa numa refeição. Ele começou dizendo que tinha desejado muito aquele momento. Tinha contado as horas para fazer a refeição da páscoa com eles, seus amigos de caminhada. O seu caminho de missionário estava terminando. Havia uma forte oposição contra ele, por todo canto. Um cheiro de traição no ar. Ele estava meio triste, embora estivesse sereno. Mas, que bom, iam comer juntos. Iam cantar os salmos da noite da páscoa juntos. Iam comer o pão ázimo para lembrar a pressa da fuga dos antigos do Egito. Iam beber o vinho que relaxa e alegra os corações. Sobretudo, estariam juntos naquela hora tão difícil e arriscada para todos, sobretudo para Jesus.

 

É tão bom sentar-se à mesa com parentes e amigos. E não é só a comida que a gente reparte. A gente conversa e partilha a vida, com tudo que tem de preocupações e esperanças. Jesus estava pronto, estava disposto. Queria obedecer ao Pai até o fim. Por isso, na ceia, ofereceu ao Pai os sofrimentos que iria enfrentar, o sacrifício a que ia se submeter. E ele o faria livremente. Entregaria a sua vida, por amor ao Pai e àquela gente que o cercava. Quando repartiu o pão ele disse: "Comam. É o meu corpo entregue". E quando passou a taça de vinho: "Bebam. É o cálice do meu sangue derrramado".  A refeição é mesmo um lugar de encontro e comunhão. Eles estavam em comunhão com Cristo. Nem todos, é claro.

 

Ah, aquele ceia ficou na história. Comer o pão e beber o vinho na mesa com Jesus significou unir-se a ele, na sua obediência ao Pai, no seu sacrifício salvador. Comungar com ele. Unir-se a ele naquele momento de entrega da própria vida. Corpo entregue à morte. Sangue derramado na cruz. Comer e beber naquela mesa significou participar com ele do seu sacrifício. Acompanhá-lo na sua obediência ao Pai. E acolhê-lo vitorioso na sua ressurreição. Participar com ele da vitória do terceiro dia.

 

E hoje ainda pode-se ouvir aquelas palavras do Mestre no final da refeição: "Façam isso em memória de mim"."Em memória de mim". Comer e beber na ceia do Senhor é fazer a memória de sua morte e ressurreição em favor da humanidade. É atualizar aquele único e eterno sacrifício da cruz. É entrar na comunhão com o Senhor na sua suprema homenagem ao Pai.

 

E é isso que é a Missa. Uma refeição de irmãos e amigos do Senhor.  Um encontro sagrado de comunhão com ele. Ouvindo sua palavra, comendo em sua mesa, unimo-nos ao seu sacrifício e o renovamos em favor da humanidade toda e de cada um de nós. Uma refeição, de onde saímos fortalecidos pela presença verdadeira e real de Cristo presente no pão e no vinho consagrados. Do Cristo Senhor ressuscitado e glorioso que nos comunica sua vida e sua graça.

 

Pe. João Carlos Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS