PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O rico e o inferno

O rico e o inferno

Por que será que o rico foi parar no inferno? Estou falando da parábola que Jesus contou. O rico foi parar no inferno, puxa vida. Jesus começou descrevendo o rico: roupas finas e elegantes, e todo dia dava esplêndidos banquetes. E o pobre: coberto de feridas, sentado à porta do rico. Ele tinha nome, Lázaro. Jesus não colocou um nome no rico, por alguma razão ficou anônimo. O pobre com fome, coitado, esperando pelo menos as migalhas que caiam da mesa do banquete do rico. E nada. Morreram os dois. Um se encontrou no calorão, em meio às chamas, lá em baixo. O outro, no bem-bom, lá em cima, no lugar do consolo, junto do pai Abraão. O rico gritou lá de baixo, pedindo ajuda. Nada a fazer, foi a resposta de Abraão. Pelo menos, implorou o desgradaçado, mandar Lázaro avisar aos seus cinco irmãos. Não dá, voltou a resposta, os seus cinco irmãos já têm Moisés e os Profetas. Moisés e os Profetas é um modo de se referir à Torá, à Palavra de Deus. Eles têm a palavra de Deus que orienta, exorta, repreende. Que a escutem.
A pergunta permanece: afinal, por que o rico foi parar no inferno? Não se pode dizer que foi porque ele tinha muitos bens, porque era muito rico. Talvez isso lhe tenha fechado o coração. Ou talvez sua riqueza não tenha sido conseguida de maneira honesta. Mas, a parábola de Jesus, salvo engano, não fala disso. Só diz que o pobre Lázaro, à sua porta, não conseguia nem as migalhas que caiam de sua mesa. Nem os restos. Nada, só cães para lamberem-lhe as feridas. O rico nem notou a sua presença, não o amou, não o ajudou, não o incluiu em suas festas. O rico não teve misericórdia para com o pobre. Não foi misericordioso.
E ser misericordioso era tudo o que Jesus estava ensinando. Sejam misericordiosos, como o pai do céu é misericordioso. Amem, ajudem, emprestem, doem, perdoem, defendam... isso é ser misericordioso, explicava Jesus. Dá pra lembrar aquela cena do julgamento, desenhada pelo próprio Jesus. Venham para o repouso que lhes foi preparado, porque eu tive fome e vocês me deram de comer; era peregrino, e vocês me acolheram; estive doente e preso, e me vocês me visitaram. E vão para o castigo eterno vocês que não me fizeram isso. Toda vez que não fizeram isso ao menor dos meus irmãos, não o fizeram a mim. Então, deixando de servir a Lázaro, o pobre pestilento sentado à sua porta, o tal rico deixou de servir e honrar o próprio Senhor.
Por que o rico foi parar no inferno? Porque não repartiu sua mesa farta com Lázaro, um irmão menor do Senhor. Deixou de dar de comer ao próprio Jesus. Porque não amou seu irmão pobre. Porque o desprezou, não o enxergou, não o acudiu, não o incluiu. Provou que não amava a Deus, pois não amava seu irmão. Não honrava a Deus, prestigiando seu irmão. Aliás, o homem disse que tinha cinco irmãos, mas se enganou. Ele tinha seis irmãos. E quem era o sexto irmão?  Lázaro. Ele pensou que eram seis filhos, ele e mais cinco irmãos, engano. Aliás, o número seis na Bíblia não é um número bom, é um número falho, o número do fracasso. Não eram seis filhos, eram sete: o rico, os seus cinco irmãos e Lázaro. Sete! E sete, na Escritura, é um número perfeito . O rico da história de Jesus foi parar no inferno porque não reconheceu Lázaro como seu irmão, o sétimo filho. Não o reconheceu como um irmão, membro da única família de Deus.
Pe. João Carlos - 25.03.2011

Um comentário:

  1. PRA TE CONVENCER A DESCRER NO TORMENTO ETERNO NO INFERNO

    Vou mostrar aqui um trecho da bíblia que diz algo bem claro sobre o deus cristão. Esse trecho está em Jó 42:1-2, lá diz o seguinte:

    Então Jó respondeu ao Senhor e disse:

    "Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” (Bíblia Almeida atualizada)



    Esse trecho da bíblia é bem claro em afirmar com todas as palavras, que todos planos de Deus se concretizam, tudo que Ele deseja, que Ele quer, Ele vai conseguir simplesmente porque é onipotente. Você como ser humano pode desejar muitas coisas, planejar ter muitas coisas, mas nem tudo vai conseguir. O motivo é simples, você não é onipotente! Creio eu que quando todo cristão lê esse trecho de Jó 42:1-2, ele vai concordar comigo e dar glórias a Deus por Ele conseguir cumprir todos seus planos! Certo então, agora vou mostrar na bíblia quais são os planos de Deus. Começando por 1 Timóteo 2:3-4 que está escrito o seguinte:

    Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador,

    que deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. (bíblia Almeida atualizada)

    Esse trecho da bíblia é claro em dizer, que tudo que Deus mais deseja, é salvar a toda humanidade. Pra quem não sabe, desejar e planejar são sinônimos, está claro isso no dicionário Aurélio. Aí que vem a pergunta, se Deus consegue cumprir todos seus planos e tudo que Ele mais quer é salvar a toda humanidade. Você cristão vai duvidar que ele consiga? Se você dizer pra mim que vai ter gente sofrendo eternamente no inferno, vai estar dizendo pra mim que seu deus onipotente fracassa em seus planos. Se Deus fracassa em seus planos, ele não é onipotente...

    LEIA O TEXTO TODO NA INTEGRA NESSE LINK
    https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-religiao-e-teologia/7601212

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS