BLOG DO PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO: Quando o sal perde o sabor.

Quando o sal perde o sabor.


  08 de fevereiro de 2026.  

5º Domingo do Tempo Comum

  Evangelho.  


Mt 5,13-16


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa.
16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.




  Meditação.  



Vocês são o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? (Mt 5, 13)

Estamos no Sermão da Montanha. Nele, Jesus começou sua pregação, proclamando as bem-aventuranças. Com as bem-aventuranças, conforme o evangelho de Mateus, que estamos lendo neste ano litúrgico, Jesus traçou o perfil do cidadão do Reino de Deus: alguém desapegado dos bens desta terra, solidário com as dores dos seus irmãos, manso nos seus relacionamentos, comprometido com a verdade e a justiça, misericordioso com os seus semelhantes, correto em suas intenções, artesão da paz, perseverante nas provações. O primeiro que cabe nesse perfil é o próprio Jesus. As bem-aventuranças são a carta de identidade do cristão. Esta é a nossa vocação: viver, nesse mundo, como filhos de Deus que somos, tendo Jesus como nosso modelo e guia.

Depois que Jesus fez essa linda declaração das bem-aventuranças, ele deu mais um passo em sua explicação. Aí entra o evangelho de hoje, que vem logo em seguida. As bem-aventuranças, o que são? Elas traçam o perfil do cristão. Ótimo. Vocês são os abençoados por Deus, os bem-aventurados, por obra de sua graça e do compromisso de vida de vocês. Muito bem. Mas, não para formarem uma comunidade de santos separada do mundo. O que vocês são deve ajudar o mundo a ser melhor. Vocês são o sal da terra! Vocês são a luz do mundo!

Sempre houve uma tentação de se querer viver a fé fora do mundo real. No tempo de Jesus, os essênios formavam uma comunidade que vivia no deserto, sem contato com ninguém de fora. E toda aquela cobrança que havia, por parte dos fariseus, sobre o puro e o impuro, no fundo era querendo que o povo de Deus não tivesse contato com os pagãos ou com os não praticantes da Lei. E Jesus insistiu: vocês são o sal da terra, a luz do mundo. São uma cidade construída sobre um monte, não podem não ser uma referência para o peregrino, um farol para os navegantes. Uma luz no candeeiro da sala, num lugar alto, é o que vocês são.

Sobre a luz, já falamos em outras ocasiões. Vamos, hoje, considerar melhor esse “sal da terra”. No tempo de Jesus, o sal vinha de uma região do Mar Morto, que era chamado de Mar do Sal. E tinha muitas utilidades, além de condimentar os alimentos. Por exemplo, todos os sacrifícios (de animais) oferecidos no Templo levavam sal. Pedras de sal recolhidas no Mar Morto, em estado bruto, serviam também para manter o fogo aceso. E muitos outros usos.

Para a compreensão do evangelho de hoje, é bom não perdermos de vista duas preciosas utilidades do sal: preservar e dar sabor. De maneira especial, o sal era usado para preservar da corrupção. Naquele tempo não havia geladeira. O peixe, a carne precisavam levar sal para não se estragar. E, claro, comida insossa não tem graça. O sal realça o sabor dos alimentos, dá sabor.

E é disso que Jesus está falando: o cristão, no mundo, é sal. A sua condição de filho de Deus deve influir no seu ambiente, deve influenciar positivamente sua casa, sua rua, seu trabalho. O cristão é sal para preservar o mundo da corrupção, que é o pecado, a injustiça, a maldade. A condição do cristão é a do sal, um influenciador. A comunidade cristã não pode se fechar no seu mundinho de paz, mas precisa ser no seu ambiente uma força em favor da justiça, da educação de qualidade, do respeito à vida. Se o cristão e sua comunidade se negam a ser sal da terra, o mundo fica privado da força de Deus que renova todas as coisas. Se o cristão e sua comunidade se negam a ser luz do mundo, o mundo fica privado da luz de Cristo.





Guardando a mensagem

Nas bem-aventuranças, Jesus traçou o perfil dos filhos de Deus, dos seus seguidores. Ele é o que mais se encaixa nesse perfil. Assim, ser cristão é ser seu seguidor, seu imitador. No evangelho de hoje, Jesus dá um segundo passo: explica que essa condição de filhos de Deus não nos afasta da realidade, mas nos faz influenciadores no mundo. Neste sentido, nos disse, vocês são o sal da terra (não do céu), a luz do mundo. Sal para preservar da corrupção, da degradação que o mal provoca no mundo dos negócios, da cultura, da vida em sociedade. Sal para conferir sabor, para sublinhar o sentido da vida, do trabalho, da família. Cristo é a luz do mundo. A comunidade cristã e cada batizado iluminam o mundo com suas palavras, com seu testemunho, com suas ações. Por eles, Cristo ilumina o mundo.

Vocês são o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? (Mt 5, 13)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu nos disseste, hoje, que a nossa condição de filhos abençoados de Deus, de bem-aventurados, nos faz pessoas e comunidades comprometidas com o bem, a verdade e a justiça no mundo. Nossas palavras, nossas ações, nosso testemunho oferecem a tua luz e a tua verdade a todos, influenciando positivamente os ambientes onde vivemos, trabalhamos, nos divertimos. Se o sal perde sua força de salgar, para que serve, perguntaste. Livra-nos, Senhor, de ser sal que não preserva e que não dá sabor, que não está no mundo como uma força em favor da vida, da liberdade, da inclusão, do cuidado com a casa comum. Em nós, apesar de nossa fraqueza, és tu que ages salgando, salvando, iluminando o mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Reze, na sua Bíblia, o Salmo 111 (ou 112). Começa assim: Feliz aquele que teme o Senhor e que muito se compraz em seus mandamentos.

Comunicando

Está começando a Semana Mundial do Enfermo, em torno da festa de Nossa Senhora de Lourdes no dia 11, quarta-feira. É a 34ª Jornada Mundial do Enfermo com o tema “A compaixão do samaritano: amar carregando a dor do outro”. Com este mote, o Papa está nos convidando a gestos concretos de amor e cuidado, inspirados na parábola do Bom Samaritano, para apoiar os doentes e sofredores em contextos de fragilidade, isolamento e solidão.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Anônimo8/2/26 06:49

    Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8/2/26 07:19

    Bom dia padre João Carlos sua benção que Deus abençoe sempre sua vida e dá sua família e a minha vida e dá minha família também glória al senhor Jesus Cristo amém 🙏

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/2/26 07:43

    Seja Louvado Nosso Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/2/26 08:00

    Glória a vós senhor 🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. CARMILTON JOSE BEZERRA8/2/26 08:12

    Bom dia!Glória a vós Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  6. Glória a Vós Senhor!
    Nestas palavras Jesus instrui os discípulos a importância que tem em serem exemplos e transmitir a luz, ou seja a Boa nova, a mensagem recebida através da Graça e do Amor de DEUS a todos que possível, ainda orienta no sermão da montanha a testemunharmos sem nos corrompermos com as coisas mundanas, porque senão eles e hoje nós, não teremos sustância nenhuma e ainda seremos pisados pela multidão, pelos homens que já estão na escuridão.
    Por isso devemos ser sal da terra (exemplos de cristãos) e luz (esperança) para o mundo, com propósito e cada vez mais cheios de amor, de Sabedoria, nos alimentando diariamente da Palavra do Senhor e ungidos com os sete dons do Espírito Santo, pelo Sinal do Crisma refletir a luz de Cristo, sempre fortificados pela Graça Santificante dos Sacramentos, focados no objetivo da missão de contribuir e aumentar o Reino do céu o máximo possível,.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8/2/26 08:34

    Amém. 🙏🏽🙏🏽🕊🕊🌹🌹

    ResponderExcluir
  8. Segunda Evangelho Jesus mostra defato humano concreto perfeito,sim modelo Divino!
    Vamos lá? Sim serdes zeloso capazes de iluminar(Sol claridade).
    Na perfeição sabedoria (Arte de saber)
    Concreta ao paladar do alimento no equilíbrio (sal 🧂).
    Exercícios diário,sim em meio ao mundo barulhento, então serdes firmes.
    Quando chegar em meio social apenas sua presença faz a diferença,sim.
    Na lida diário quem opta ser humano sensacional semelhante ao mestre da Vida Jesus Cristo Deus vivo .
    Três pilares Cristãs do evegelho:
    1.Sal;
    2.Luz;
    3 Terra;
    Características essenciais para viver! Estejamos no âmbito social sólida com tais características, tudo muda


    ResponderExcluir
  9. Anônimo8/2/26 08:46

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Senhor, em nós, apesar de nossas fraquezas, és tu que ages salgando, iluminando o imundo. Que sejamos sal e luz em nossas vidas, para que sejamos abençoados e protegidos, nos dando saúde forças, felicidade fé esperança a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8/2/26 08:46

    Bom dia senhor, Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor que seja sal, mim perdoe pelos pecados e mim ajude a melhorar com minhas atitudes ,mim ajude a viver em paz e também sendo oaz na vida dos outros, amém

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8/2/26 09:26

    Obrigado padre João Carlos pôr essa especial explicação que Deus nos ilumine para que também nós sejamos luz a dissipar toda escuridão espiritual neste mundo tão corrompido

    ResponderExcluir
  12. Anônimo8/2/26 10:26

    Amém 🙌🙌🙌 glórias a Deus

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8/2/26 11:09

    Bom dia ! Padre gratidão por receber a meditação da Palavra! Que Deus nos abençoe com muita Sabedoria!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Quando o sal perde o sabor.

  08 de fevereiro de 2026.   5º Domingo do Tempo Comum   Evangelho.   Mt 5,13-16 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13Vós sois o ...

POSTAGENS MAIS VISTAS