BLOG DO PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO: Fermento bom.

Fermento bom.



   17 de fevereiro de 2026.   

Terça-feira da 6ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Mc 8,14-21

Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.
16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”
Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: “E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

   Meditação.   


Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes (Mc 8, 15).

Os discípulos estavam discutindo a respeito de pão, de comida. Eles tinham se esquecido de levar pão para a viagem. E olha que eles tinham presenciado Jesus alimentar a multidão com poucos pães, por duas vezes. E até, nesta ocasião, tinham recolhido vários cestos de sobra de pães. Mas, estavam discutindo, se desentendendo, um pondo a culpa no outro... a discussão estava esquentada. Foi quando Jesus fez uma advertência que eles não entenderam: 
"Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes". Eles não entenderam. E você entendeu?

Jesus aproveitou a situação para ajudá-los a pensar. Ele queria que eles prestassem atenção ao modo como ele conduzia a sua missão. Esse era o bom fermento que eles precisavam imitar. Era assim que eles precisavam agir. Ficassem atentos ao modo como Jesus fazia as coisas. Mas também prestassem atenção ao modo como os fariseus se comportavam em suas práticas. Comparando, poderiam perceber uma grande diferença. "Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes!"

E como era o fermento de Jesus, isto é, com que sentimentos, atitudes e valores Jesus estava no meio do povo? Com que fermento, ele fazia o seu pão, realizava a sua missão? Os discípulos podiam ver... Jesus agia com compaixão, valorizando a partilha e em espírito de serviço. Aqui estava toda a diferença. Agia com compaixão, valorizando a partilha e em espírito de serviço. Vamos explicar melhor. Compaixão é uma palavra frequente nos evangelhos falando do encontro de Jesus com os sofredores, os doentes, os excluídos. Compaixão é amor, misericórdia, ternura, solidariedade, tudo junto. Agia movido pela compaixão. E valorizava a partilha, isto é, a participação de cada um, colocando o seu pouco em comum. Ele recebeu a partilha da criança – alguns pães e poucos peixes – e repartiu com todos. Ele mesmo estava a serviço do seu povo. Não se comportava como um senhor poderoso, mas como um servo. Veio para servir, não para ser servido. No final, lavou os pés dos discípulos, para não restar qualquer dúvida sobre isso. Compaixão, partilha e serviço. Esse é o fermento de Jesus.

Os discípulos precisavam estar atentos também ao fermento dos fariseus e de Herodes, para ver a diferença. E tomar distância do estilo deles. Em que consistia o fermento deles? Consistia em agir com hipocrisia, com desprezo às pessoas e buscando sempre os próprios interesses. Jesus desmascara o comportamento hipócrita deles: exigem dos outros, mas eles mesmos não praticam; criam leis para os outros, fingindo que as cumprem. Hipocrisia. Mas também desprezavam os pobres, tomando-os por ignorantes, iletrados, pecadores. O que Herodes queria mesmo era riqueza e poder. Herodes é o poder opressor que perseguiu e decapitou João Batista. Esse é o fermento mal, o dos fariseus e o de Herodes: hipocrisia, desprezo ao povo e busca de privilégios.





Guardando a mensagem

O fermento de Jesus é o modo como ele se conduz na realização de sua missão. Três palavras podem definir o bom fermento do Mestre: compaixão, partilha e serviço. O estilo dos fariseus e o estilo de Herodes continuam hoje de outra forma. No fundo é o mesmo: buscando vantagens para si mesmos, desprezando os mais simples e fazendo apenas o jogo da aparência. Esse estilo não pode ser imitado por nós, nem pelos nossos líderes, nem pelos ministros da Igreja. Somos imitadores de Jesus. Precisamos guiar nossas ações pelo fermento de Jesus.

Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes (Mc 8, 15).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós somos os teus discípulos. E tomamos para nós essa tua chamada de atenção. Em nossa vida, em nosso trabalho, em nossa convivência em família ou em sociedade, é assim que precisamos viver: com o bom fermento do teu modo de agir. O teu fermento é o amor solidário, a valorização da partilha na busca de soluções e o espírito de serviço aos outros. Disseste para termos cuidado com o fermento dos fariseus e de Herodes. O fermento dessa turma é conhecido: não fazerem o que ensinam, discriminarem tudo que é popular e a gananciosa corrida para se dar bem a qualquer custo. Obrigado, Senhor, por teu ensinamento. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

É bom você ler com calma o texto da Meditação de hoje. Há muito o que pensar, clarear, acolher. 

Comunicando

 Amanhã, com a Quarta-feira de Cinzas, começa o Tempo da Quaresma, quarenta dias de preparação para a Páscoa do Senhor. Recebendo as cinzas em sua cabeça, você está entrando neste tempo de penitência e conversão. Faça o possível pra participar da Missa da Quarta-feira de Cinzas. 

Pe João Carlos Ribeiro, sdb 

19 comentários:

  1. Perfeito naquela época particular secundária ao lado de Cristo Deus vivo estavam seus amigos, sabedoria em escolher! Homem de pouca instrução que ainda não compreendiam a pedágogia da empatia :
    1.Espiritualidade(essência)
    2.Partilha(empatia).
    Então pensamentos naquela cena -Diálogo escuta há sim.
    Perguntas (preocupação com alimentos material).
    Quando nosso corpo sinalizar alimentação é sinal de vida.
    Porém não evoluir espírito também é sinal de vida,mas Critério da pedágogia Cristã é alimento Espíritual é o melhor, pois só amigos de Cristo ainda estava sem compreender os sinais da essência da vida.
    Será que estamos múltiplo defato humanos capazes de compreender os conselhos de Deus.
    Vamos seguir?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Glória a vós senhor sua benção padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos, peço a sua benção. Que nesse tempo de quaresma, peço que nos ajude a prepararmos com fé saúde paz felicidade esperança, nos abençoando e nos protegendo a mim e a minha família amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Glória a Vós Senhor!
    Devemos ter muito cuidado, para não duvidar do Poder de DEUS nas nossas vidas, aí está a comparação do fermento dos fariseus e Herodes.
    Jesus deu a vida por nós, e continua a realizar tantos milagres em nossa volta, até mesmo diretamente em nossas vidas ou na vida dos nossos. Irmãos que firmados na fé possamos reconhecer e tenhamos também a certeza que Sua providência e Sua Misericórdia é infinita.
    O fermento fariseu que Jesus se referia naquela época, hoje nos tempos atuais entendemos que seja a influência mundana, a falsidade, o julgamento, tudo que nos leva a manter um coração endurecido, a promiscuidade, a ganância, aquilo que alimenta sem limites nosso ego, o orgulho sem medidas, a vaidade sem controle, a soberba, enfim tudo que nos incentive a pecar e nos afastar do Amor de DEUS. Para rompemos com tudo isso, precisamos aumentar nossa intimidade com DEUS e negar tudo que nos quer distrair e nos faz afastar da presença do Senhor, desta forma entendemos a explicação dos conceitos do Reino, traduzindo as sobras na multiplicação dos pães, em relação aos números, doze significa as doze tribos de Israel, os doze Apóstolos escolhidos, foi como tudo começou e sete com significado de totalidade, para todas as nações, povos, gerações. Entendendo os desígnios de DEUS, assim pela ação do Espírito Santo com nossos corações abertos contemplaremos todos os momentos bons e enxergaremos com a fé diretamente o Poder de DEUS nas nossas vidas, más enquanto estivermos envolvidos e até mesmo presos ao ativismo e secularismo das alegrias passageiras, não conseguiremos entender, nem tão menos compreender o que é essa alegria verdadeira,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏disse tudo ..Devemos saber pelo poder do Espírito santo separar e acolher o que realmente é de Deus e o que Deus quer para nós!!!

      Excluir
  6. Bom dia, tudo posso naquele que me fortalece, amém aleluia glória a Deus 🙏🙏🙏🙏🙏🙌🙌

    ResponderExcluir
  7. CARMILTON JOSE BEZERRA17/2/26 08:16

    Bom dia!Glória a vós Senhor!Amém

    ResponderExcluir
  8. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo para sempre seja louvado

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre que nosso senhor Jesus lhe saúde,e a nossa mãe rainha ilumine sempre gratidão padre João Carlos

    ResponderExcluir
  10. Senhir bom dia , que eu seja um fermento do bem , ouvindo e entedendendo suas palavras, amém

    ResponderExcluir
  11. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  12. Feliz o irmão que ler, escuta, lê novamente e finalmente consegue entender que estamos aqui para Servir e não para sermos servidos.👏👏👏🙏

    ResponderExcluir
  13. Que Jesus nos abençoe a todos e que sejamos disiminadores do bom fermento de Cristo Nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  14. Reflexão:
    E nós, já compreendemos? A matemática de Jesus é complexa, difícil de compreender, mas sua pedagogia é simples: ele não veio apenas para dar o pão material, que nutre o corpo, mas principalmente para dar sua Palavra, seu corpo e seu sangue, ou seja, para se entregar plenamente, nutrindo assim nosso corpo, nossa alma e nosso espírito. O fermento dos fariseus e de Herodes, aquele fermento do poder religioso e político, deve ser evitado pelo cristão, pois corrompe, impedindo a massa de crescer. Somente o fermento da fé é capaz de fazer crescer e até multiplicar o pão e todos os dons que existem dentro de nós. Esse fermento é dado apenas por Jesus, e o recebemos envolto pelo Evangelho.

    (Dia a dia com o Evangelho 2026)

    ResponderExcluir
  15. bom dia padre João obrigada pela palavra.que possamos ficar atentos ensinamento de jesus.gloria a vós senhor 🙌

    ResponderExcluir
  16. Padre
    Infelizmente como temos Sacerdotes com o fermento de Herodes e dos fariseus.
    Não posso chamar de padre (paterna ou pai) ou pastor, pois não gostam, pouco frequentam as comunidades carentes e gostam de criticar sei antecessor na Paróquia.

    Quem ser estrelas e colocam a suas vontades em primeiro lugar e espalham as ovelhas em vez de apascentar.

    ResponderExcluir
  17. Deus abençoe Padre João Carlos por transmitir tão bem e explicar a palavra de Deus que o espirito santo de Deus te ilumine que Jesus te proteja Muito obrigado meu amigo sua bênção padre João

    ResponderExcluir
  18. Padre hotem foi o a tarde e anoite encontro do grupo Renascer no espirito da Carismática no salão comunitário de em Francisco Santos foi maravilhoso o Padre Marcos Roberto esteve com todo grupo leu o Evangelho de João é uma carta de São João tinhamuitagente muita pregação foi tudo tão lindo só tenho que agradecer a Deus e dizer o meu muito obrigada o festival do senhor

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Fermento bom.

   17 de fevereiro de 2026.    Terça-feira da 6ª Semana do Tempo Comum    Evangelho.    Mc 8,14-21 Naquele tempo, 14os discípulos tinham se ...

POSTAGENS MAIS VISTAS