PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Ó Maria concebida sem pecado!

Ó Maria concebida sem pecado!



Segunda-feira

   08 de dezembro de 2024.   

Solenidade da Imaculada Conceição
de Nossa Senhora 

   Evangelho   


Lc 1,26-38

Naquele tempo, 26no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.
38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

   Meditação.   


Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! (Lc 1, 28)

Olha que cena bonita: uma mulher e um anjo. Um anjo de Deus vem falar com Maria. “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Foi a saudação do anjo Gabriel. Ele a chamou de ‘cheia de graça’, cheia da graça de Deus, habitada completamente pela graça do Altíssimo. Não tinha lugar para o pecado nela. Estava cheia da graça de Deus. Esta passagem, de maneira especial, deu razão à percepção que tinham os cristãos desde o primeiro século do cristianismo de que Maria era uma criatura muito especial, de que Deus a tinha cumulado de bênçãos de maneira absolutamente inédita. O anjo de Deus disse que Deus estava com ela, estava ao lado dela, queria-lhe todo bem. Ele disse “O Senhor está contigo”. Ela, coitada, ficou toda confusa e preocupada, sem entender o que estava acontecendo.

Bom, congela essa imagem do anjo bom falando com Maria. E vamos evocar outra cena. Nessa segunda cena, também tem uma mulher e um anjo. Um anjo mal veio falar com a Eva. “É verdade que Deus proibiu vocês de comer os frutos das árvores do pomar?”. ‘Não’, Eva lhe disse. ‘Ele só não quer que a gente toque naquela árvore está no meio do jardim. É um fruto venenoso, mata a gente”. Você está entranhando... e não era a serpente? Tudo bem, e quem era a serpente? Claro, o anjo mal, o demônio. Podemos prosseguir? Ele, o anjo mal, a serpente, disse a Eva: “Hum hum... vou dizer uma coisa a você. Deus sabe que se vocês comerem aquela fruta, vocês vão conhecer o bem e o mal. Vocês serão deuses, como ele”. E a mulher já começou a ver aquela fruta de outra forma... que fruta bonita e vai nos dar entendimento! Foi lá e comeu. E deu também a Adão, que também participou do mesmo sentimento de desconfiança sobre o Criador. O que vemos nessa cena? Vemos que a humanidade afastou-se de Deus. O pecado entrou no mundo. A mulher, representando a humanidade, disse ‘não’ a Deus.

Congela aí essa imagem de Eva e do anjo mal. Voltemos à cena do anjo bom falando com Maria. Ele está lhe dizendo que ela encontrou graça diante de Deus. Que ela não tenha medo. Que vai ficar grávida e ter um filho. Ele será o filho de Deus, a quem será dado o trono de Davi. Será o rei. Essa é a vontade de Deus que o anjo está comunicando a Maria. Ela fica preocupada. Nem é casada ainda, como pode ser isso? O anjo bom explica que o Espírito vai gerar no seu ventre o filho de Deus. Mesmo sem compreender tudo, Maria confirma que quer realizar a vontade de Deus, que tudo aconteça como ele mandou dizer. Maria diz “sim” a Deus. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim, segundo a tua palavra”. O que vemos nessa cena? A mulher, representando a humanidade, disse ‘sim’ a Deus.

Congela aí a cena de Maria. Vamos voltar para o livro do Gênesis, capítulo 3. O Senhor Deus está frente a frente com Adão e Eva. Eles romperam a confiança e a amizade que tinham com Deus. O seu pecado os distanciou dele. Aquele ‘não’ destruiu aquela aproximação que havia com o Criador, desequilibrou tudo e trouxe muito sofrimento. O homem pôs a culpa na mulher. A mulher pôs a culpa na serpente. E Deus fez um anúncio para o futuro: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela. Esta te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. O que vemos nessa cena? A promessa de Deus que um dia a humanidade venceria a serpente.

Nessa promessa de Deus, bem no começo da história, está a promessa da vinda do Salvador. Ele é a descendência da mulher que esmaga a cabeça da serpente, que vence o maligno, que tira o pecado do mundo. Jesus é o salvador. Na vitória de Cristo, a humanidade também venceu o pecado, esmagou a cabeça da serpente. A humanidade redimida venceu o maligno, embora este ainda continue tentando morder-lhe o calcanhar.




Guardando a mensagem

Maria é a nova Eva. Eva representa a humanidade decaída pelo pecado. Maria representa a humanidade redimida do pecado. Eva disse ‘não’ a Deus. Maria disse ‘sim’ a Deus. No batismo, pelos merecimentos de Cristo, fomos lavados dos nossos pecados. Os merecimentos de Cristo, a redenção que ele nos alcançou na sua paixão, também foram aplicados à Maria. E foram aplicados antes que ela nascesse. Assim, ela já veio sem o pecado, já veio imaculada. Nessa condição, de cheia de graça, de não ter o pecado original nem nenhum pecado, é que ela foi a mãe do Redentor. Quem pisa a cabeça da serpente? A humanidade redimida por Cristo, da qual Maria é a primeira representante.

Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! (Lc 1, 28)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a Igreja repete, com muito amor, a saudação do anjo bom à tua santa mãe, acrescenta o louvor que lhe fez Izabel, arrematando a prece com o reconhecimento de sua maternidade divina. Vamos fazer isso agora também.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Ó Maria, concebida sem pecado,
Rogai por nós que recorremos a vós!

Vivendo a palavra

Recentemente, o Dicastério da Santa Sé para a Doutrina da Fé emitiu uma nota sobre títulos marianos ou melhor sobre alguns títulos marianos que se referem à sua cooperação na Obra da Salvação. Trata-se de uma palavra conclusiva ao cabo de algumas décadas de consultas e propostas dirigidas ao Dicastério sobre pontos da devoção mariana.  No número 14 desta nota, fala-se do dogma da Imaculada Conceição. Este dogma “destaca a primazia e unicidade de Cristo na Redenção, porque também a primeira dos redimidos é redimida por Cristo e transformada pelo Espírito, antes de qualquer possibilidade de uma ação própria. É a partir desta especial condição de primeira redimida por Cristo, de primeira transformada pelo Espírito Santo, que Maria pode cooperar mais intensa e profundamente com Cristo e com o Espírito, convertendo-se em protótipo modelo e exemplo do que Deus quis realizar em cada pessoa redimida.” 

Comunicando
 
Hoje, teremos o encontro de Encerramento da Segunda Bíblica deste ano. No Projeto 'Segunda Bíblica 2025', estudamos o Livro dos Atos dos Apóstolos, em 35 encontros. 
Teremos então, hoje, um resumão em 12 pontos e a entrega de um e-book. Um encontro especial para você que não conseguiu fazer todo o estudo conosco. Você me acompanha pelo Youtube, Canal Padre João Carlos, às oito e meia da noite. É hoje!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

9 comentários:

  1. Graças a Deus, Virgem Maria concebida sem pecado rogai por nós agora e na hora da nossa morte Amém ♥️

    ResponderExcluir
  2. Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão sempre! Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Eis-me aqui senhor

    ResponderExcluir
  5. Glória a vós senhor, bom dia, obrigado pela reflexão

    ResponderExcluir
  6. Glória a Vós Senhor!
    Quando o Arcanjo Gabriel foi anunciar a vontade do Pai para a Virgem Maria de Nazaré, usou da unção de tantas palavras convincentes, perfeitas, Divinamente enviadas para convence lá de que, Ela era a Bendita, a Ave cheia de Graça, a Escolhida como nova e eterna Arca da aliança, a exatamente nove meses do Natal acontece o Anúncio, naquele momento Maria na sua pureza, na sua humildade não entendia como iria se concretizar, pois na sua pureza ela não conhecia homem nenhum e diante de tantas outras mulheres, para que Ela fora a escolhida a ser o Sacrário vivo, mas com certeza refletiu diante dos ensinamentos dos seus pais que ali se concretizava, com certeza Santa Ana e São Joaquim em sua caminhada cristã, de orações, devoções, intimidade com a Palavra, com certeza respeitadas desde criança, na preocupação familiar em praticar a humildade, buscar a Sabedoria, cientes que tudo da Sagrada Escritura iria se cumprir, isso tudo que fez que com ela perdesse todo medo e insegurança, ficasse convencida que era um chamado de DEUS e precisava aceitar. Quando foi confirmado que até sua prima Isabel já idosa e ainda mais, considerada estéril, já estava no sexto mês da gravidez de João Batista.
    Maria cheia do Espírito Santo, na sua pequenez então disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça- se em mim segundo a Tua Palavra!”
    Conosco o Pai age da mesma forma, quando Ele nos escolhe para uma vida nova, envia Seus anjos para nos acalmar, tirar os medos e convencer de tudo, e se aceitarmos, podemos também estar cheios do Espírito Santo e também escutaremos tantas palavras acolhedoras, perfeitas que vão direto ao nosso coração, assim dotados da sabedoria quando convencidos damos o nosso Sim, aceitamos converter nossos caminhos e a seguir Jesus, basta sermos humildes e perseverar dia a dia, na obediência a Seus mandamentos, a Seus ensinamentos, também encontraremos a direção segura que nos leva a salvação, ai firmados na fé, guiados pelo Espírito Santo, alimentados pela Eucaristia e iluminados pela Luz da Palavra, passaremos por todas as tribulações e dificuldades adversas da vida, confiantes na Sua Misericórdia que é infinita, provando que para DEUS não existe impossível mesmo, conforme sabemos que Maria foi assunta ao céu, e Imaculada foi coroada como Rainha do Céu e da Terra, e todos os que aceitaram em tempo o chamado do Senhor, perseveraram em busca da Santidade, receberão a Coroa, contemplarão a face de DEUS e serão salvos, merecedores do convívio do paraíso eterno,.

    ResponderExcluir
  7. Maria concebida sem pecados, rogai por que recorrremos a vós , amém , vem aventura or mãe, amém

    ResponderExcluir
  8. Obrigada nussa senhora pelo seu sim , amém

    ResponderExcluir
  9. CARMILTON JOSE BEZERRA8/12/25 08:04

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Ó Maria concebida sem pecado!

Segunda-feira    08 de dezembro de 2024.    Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora     Evangelho    Lc 1,26-38 Naquele tempo, 26...

POSTAGENS MAIS VISTAS