06 de novembro de 2025.
Quinta-feira da 31ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Lc 15,1-10
Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando à casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.
Meditação.
Você certamente já se perdeu alguma vez, ou não? Todo mundo, quando criança, alguma vez se perdeu dos pais. E pode lembrar o sofrimento que é se sentir perdido, sem ter mais a referência do pai ou da mãe. A criança fica apavorada, sobe uma angústia no peito, é um sofrimento impressionante. De repente, se sente sozinha, sem direção. Tem que procurar alguma saída, mas nem sabe por onde começar. Sente-se abandonada e desamparada.
No evangelho de hoje, Jesus conta a história de uma ovelhinha que se perdeu. Ele contou que o pastor deixou as noventa e nove no deserto e foi atrás desta que se perdeu. E procurou, procurou, até encontrá-la. E quando a encontrou, colocou-a nos ombros, cheio de alegria, e a levou pra casa. Quando chegou em casa, reuniu os amigos e vizinhos para festejar com ele o reencontro de sua ovelha.
Na história da ovelha, Jesus fez uma relação entre o justo e o pecador. Ele disse: “Há mais alegria no céu por um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”. A ovelha que se perdeu é o pecador, a pecadora. A conversão é a sua volta pra casa. E a sua volta pra casa é, antes de tudo, obra do pastor amoroso que largou tudo para procurá-la e encontrá-la, trazê-la nos ombros e festejar a sua volta.
Festa no céu por um só pecador que se converte, por uma única ovelhinha encontrada. Os noventa e nove acham-se justos, resolvidos. Não se reconhecem pecadores, assim não se deixam resgatar. Na história de Jesus, esses são os fariseus. Na nossa história, podemos ficar com esse papel de justos arrogantes. Podemos achar que ovelha perdida é o outro, que está tudo bem conosco. Assim, mesmo largados e perdidos, pousamos de "estou-muito-bem-obrigado". Assim, não permitimos que o bom pastor nos encontre, nos abrace, nos carregue nos braços e fique feliz por nos ter encontrado.
Nesta parábola, vemos claramente o amor misericordioso que moveu Jesus a vir procurar e salvar a ovelha perdida; um coração compassivo que não descansa enquanto não nos encontra em nosso exílio e nos reintegra no seu rebanho. Vemos também a maneira como ele nos salva, carregando-nos nos ombros, como carregou o madeiro da cruz e festejando nossa volta, em todas as mesas que frequentava, especialmente, na última Ceia que renovamos em cada Missa.
Guardando a mensagem
O pecador é alguém que se desgarrou do rebanho. O pecador é a ovelha que se perdeu. E a sensação de estar perdido, de se estar sozinho, de se sentir sem chão você conhece, desde criança, quando se perdia de sua mãe ou de seu pai. Na história que Jesus contou, ficamos sabendo que não fomos esquecidos, que ele vem ao nosso encontro, não descansa enquanto não nos resgata. É assim que ele faz conosco, quando nos perdemos, quando o pecado nos afasta de Deus e dos irmãos. É assim que precisamos fazer uns com os outros, não abandonando quem se perde ou se afasta.
Alegrem-se comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida (Lc 15, 6)Rezando a palavra
Senhor Jesus,tu és o pastor que estás preocupado e comprometido com o resgate da ovelha que se perdeu. Sabemos que não estamos na conta dos noventa e nove, pois também nós precisamos de conversão. Somos, isto sim, ovelhas resgatadas por tua misericórdia, transportadas em teus ombros e inseridas na família de Deus. Dá-nos, Senhor, a graça de participar da grande alegria do teu coração de encontrar e salvar a ovelha perdida; e de estar contigo, apoiando, ajudando e imitando-te em tua missão redentora. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Abra a sua bíblia e reze o Salmo 23, o salmo do pastor. Ele começa assim: "O Senhor é o meu pastor, nada me falta".
Comunicação
Como todas as quintas, hoje é dia da Santa Missa das 11 horas, rezando nas intenções dos ouvintes e associados.
Tem como você colocar sua intenção no chat do link de transmissão da Missa. Acompanhe pela Rádio Amanhecer ou pelo Canal Padre João Carlos do YouTube.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
.jpeg)

Glória a voz senhor, bom dia, sua benção padre João Carlos, obrigado pela reflexão.
ResponderExcluirQue o Espírito Santo nos abençoe nesse lindo dia e que buscamos mas a presença do pai
ResponderExcluirGlória a vós senhor 🙌
ResponderExcluirQue possamos retornar a casa do pai assim, como a ovelha ao seu rebanho.
ResponderExcluirEssa evangelho da ovelha nos mostra quão grande e o amor de Deus por nós
ResponderExcluirBom dia! Glória a vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirGratidão.
Que encontremos o nosso caminho ao Senhor Jesus! Pai eu estou retornando ao teu rebanho...🙏🏻🙌🏻🫂
ResponderExcluirMeu nome
ResponderExcluirMaria Aparecida
Gostaria se possível colocar no grupo
93991254604
Bom dia!Glória a vós Senhor.
ResponderExcluirPela conversão de nossas famílias!
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirImaginemos como DEUS se alegra quando nós nos arrependemos e deixamos as coisas erradas, as paixões da carne e do mundo, confessamos e nos convertemos para Seu rebanho, Seu caminho, podemos imaginar que os anjos festejam lá no Céu quando mais um que estava perdido, muitas vezes destruindo sua vida, ou até a vida dos que estão a sua volta, seja com o que for, nos vícios, no adultério, nas ambições, nas várias formas de orgulho, na avareza, etc,.. enfim sendo escravo de alguma coisa ou de qualquer tipo de pecado e depois encontra o Caminho que é Cristo, assim decide não se desgarrar mais e em comunidade perseverar. Com toda certeza nada se compara mesmo a esta alegria, pois DEUS quando nos concedeu a vida já traçou um Plano para cada um, e mesmo aqueles que hoje estão perdidos, enganados e convencidos pelos valores mundanos, Jesus o Bom Pastor os ama, pois com toda certeza deu, dá e continuará dando Sua vida até a eternidade, porque sabemos que Ele anseia pela salvação de todos,.
Meu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É seguindo Jesus Cristo seu único filho que eu espero um dia chegar a TI pois ELE é o CAMINHO e a VERDADE. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Mandai o vosso Espírito Santo para guiar meu filho Fábricio para que tenha lucidez nesse momento nebuloso em que passa em sua vida. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏
ResponderExcluirEu venho nesta quinta feira dia dedicado ao Santíssimo sacramento pedi pela cura de meu sobrinho são Dois taciano,e Guilherme ,os dois estão muito viciado na cachaça e não sei mais tbm pela drogas devido a violência em casa.in
ResponderExcluirIgnorante.vos rezar pelos jovens
Glória a Vós Senhor 🙌🏼 bom dia Padre, sua benção 🙏🏼🌻🌹 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼🌸🌼🌻🌹🌷🌸🌼
ResponderExcluirPela conversação da minha familia
ResponderExcluirO senhor e meu pastor e nada me faltará, amém aleluia glória a Deus 🙌🙏
ResponderExcluirObrigada meu Pai ! Por me ouvir sempre que te peço socorro. Vós sois Tudo para mim. Amém.
ResponderExcluir