08 de outubro de 2025.
Quarta-feira da 27ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Lc 11,1-4
1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos,4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.
Meditação.
Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos (Lc 11, 3)
‘Senhor, ensina-nos a rezar’, foi o pedido dos discípulos. No Pai Nosso, Jesus ensinou como e o quê dizer em oração. Está aí um modelo de oração. Era assim que ele rezava. É assim que um discípulo deve rezar. Nos evangelhos, ficaram duas versões dessa prece do Senhor. A de hoje, a de Lucas, é um pouco mais enxuta. Mas, nas duas versões – a de Mateus e a de Lucas – pede-se ao Pai o pão de cada dia.
Jesus nos ensinou a pedir ao Pai “Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos”. Pedimos o necessário para a nossa sobrevivência, não riqueza, fortuna. Nossa confiança está em Deus, não no dinheiro. É o Senhor quem nos sustenta, quem nos guarda, quem cuida de nós. Como disse Jesus, é só olhar como ele alimenta os pardais e veste de maneira tão bela as flores do mato. Com maior empenho, ele cuida dos seus filhos e de suas filhas, de sua comida, de sua roupa, de suas contas. Nossa confiança não pode estar no dinheiro, na segurança econômica. Nossa confiança só pode estar em Deus, nosso Pai providente. A nossa escolha de vida é o trabalho honesto, no qual, com a providência de Deus, garantimos a sobrevivência de nossa casa, vivendo com sobriedade e essencialidade. Nosso ideal não é a riqueza e o luxo. Amamos o trabalho e valorizamos a partilha. Confiamos em Deus.
Jesus sentenciou: “Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. Não é ter muita coisa, muito dinheiro, muitos bens que resolve. A felicidade não está em ter bens. Precisamos ter o suficiente para viver com dignidade. Na verdade, o acúmulo de coisas, de dinheiro, de valores pode nos dar a falsa impressão de segurança, de independência, de autonomia, de felicidade. De falsa felicidade. O coração humano não se contenta com coisas. Um coração voltado para a riqueza desvia-se de Deus e faz do dinheiro o seu senhor. Não por a confiança no dinheiro. Como diz o salmo 131: “Põe tua esperança no Senhor”.
Jesus nos ensinou a pedir ao Pai: “Venha o teu Reino”. Em nossa realidade, muitos entre nós estão vivendo dias muito difíceis, do ponto de vista da sobrevivência. E muitos outros sobrevivendo precariamente na informalidade ou no subemprego. Nosso modelo econômico é perverso: não se preocupa com o emprego e a distribuição de renda. A oração de Jesus nos ajuda a enfrentar essa situação com esperança. Temos um Pai que não nos abandona, que cuida de nós; um Pai que nos abre à solidariedade e ao sentido do bem comum. Ele nos sustenta na esperança que não nos deixa desistir, nos abre oportunidades, nos estimula a buscar alternativas e nova qualificação, nos educa no caminho da justiça e da fraternidade.
Guardando a mensagem
Os discípulos pediram que Jesus os ensinasse a rezar. Jesus lhes ensinou como estar em oração, com as palavras do Pai Nosso. Nessa oração-modelo de toda oração cristã, Jesus nos disse para pedir ao Pai, entre outras coisas, o pão de cada dia. Não pedir riquezas, nem para ganhar na loteria. Pedir a graça da sobrevivência com dignidade. É a graça do trabalho, da remuneração decente. Pedir é querer estar em sintonia com o projeto de Deus, que é o Reino. Pedir o pão de cada dia é reconhecer que dele dependemos e prometer que tudo faremos para acolher o seu dom e a sua graça pelo estudo sério, pela qualificação profissional, pelo trabalho honesto, pela solidariedade, pelo compromisso com o bem de todos.
Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos (Lc 11, 3)
Rezando a palavra
“Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação” (Lc 11,1-4)
Vivendo a palavra
Reze muitas vezes, no dia de hoje, à moda de jaculatória: “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje”.
Comunicando
Ontem, na Basílica da Imaculada Conceição, em Lourdes, rezamos a Santa Missa nas intenções que você nos enviou, pelo formulário. Deixamos nas mãos de Maria, nossa intercessora, o seu pedido.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

.jpeg)
Bom dia
ResponderExcluirDeus é bom todo tempo
benção padre João carlos.gloria a vós senhor 🙌
ResponderExcluirBom dia!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirGratidão
Deus te agradeço por tudo q tem feito por mim hoje te peço q mim ajude pois estou muito pressionando da sua fossa com muito problema só i senhor o pôde mim ajudar e realiza meu problema amém
ResponderExcluirGratidão Senhor por tudo e por tanto que tem feito por mim e pela minha família. Obrigada Deus por não desistir de mim e de minha família. Mais ainda quero te pedir Senhor a conversão de todos da minha família e um emprego para meu filho Eduardo. 🙏🏾
ResponderExcluirBom diaáaa 🙏 Gratidão senhor pelo pão de cada dia Amém 🙏🙌
ResponderExcluirBom dia!Glória a vós Senhor.
ResponderExcluirAmém ! Glória a vós Senhor! ❤️
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirQuando Um dos discípulos pergunta como rezar a Jesus, Ele apresenta a oração Universal conhecida como Pai Nosso.
Podemos nos perguntar quantos hoje também dizem não saber rezar, por não praticarem ou ninguém ter ensinado, ou seja, neste mundo cada vez mais dominante, moderno, evoluído, que está cada vez mais nos induzindo a priorizar os compromissos humanos que fazem a vontade da carne superarem a necessidade da alma e do espírito que é a oração, se alimentar espiritualmente em comunhão diariamente com Jesus Palavra, Jesus Eucaristia e Jesus caridade.
Irmãos esse é o objetivo do inimigo, nos distrair para assim não nos restar tempo e não conseguirmos priorizar DEUS em primeiro lugar.
Acredito que a oração sincera, é aquela que com toda concentração e calma nós entramos em comunhão com o Santo Espírito e dialogamos com o Senhor e reconhecemos o Amor dEle por nós e por todos, por tudo que nos provê e nos ensina através das situações adversas no dia dia, desta forma quando vivemos sem murmurar reconhecendo que tudo tem um propósito para nossa salvação. Primeiramente O louvamos e agradecemos, depois pedimos as nossas necessidades, más sempre decididos que seja feita conforme a Sua Palavra a vontade do Senhor e não a nossa, amém!
Bom dia! A Palavra de Deus é maravilhosa! Nós da forças e Sabedoria!
ResponderExcluirBom dia, obrigada Senhor por tantas graças recebidas Deus te abençõe.
ResponderExcluirMeu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É seguindo Jesus Cristo seu único filho que eu espero um dia chegar a TI pois ELE é a VERDADE e o CAMINHO. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Abrace e ilumine meu filho Fábricio que aflito precisa de sua proteção e de auxílio. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor dai-me o início de cada dia , amém
ResponderExcluirBom dia é maravilhoso usar as redes de comunicação para expressar a palavra de Deus e vivermos em comunidade como família amém.
ResponderExcluirQue Deus abençoe grandemente ao senhor 🙏
ResponderExcluirBom dia a todos os irmãos e irmã em Cristo Jesus!
ResponderExcluirHoje , mais um dia especial em que temos a oportunidade de ouvir e meditar a palavra de Deus!
Obrigada, Senhor por todas as bençãos nos dadas. Que todos nós possamos usufruir do amor de Deus e reconhecer que só jesus é caminhos, verdade e vida . Que Deus abençoe todos nós!
Bom dia Pe João Carlos, sua benção.Pai, santificado seja teu nome, venha a nós o vosso Reino assim na terra como no seu. Dai-nos o pão Nosso de cada dia e perdoando os nossos pecados Dai-nos saúde, fé paz, felicidade e esperança senhor Jesus, nos abençoando e nos protegendo a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirObrigado Senhor Padre, amém.
ResponderExcluirAMÉM E AMÉM SENHOR JESUS CRISTO, NÃO DEIXE NOS FALTAR O PÃO DE CADA DIA. OBRIGADO SENHOR. 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirObrigada!Padre a Palavra de Deus nos dá forças! Gratidão Sempre!
ResponderExcluir