18 de outubro de 2025
Dia de São Lucas, evangelista
Evangelho.
Lc 10,1-9
Naquele tempo,1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.
3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.
Meditação.
Peçam ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita (Lc 10, 2)
Jesus está na sua grande e última viagem para Jerusalém. Vai em peregrinação para a Páscoa, com os seus discípulos. Está em missão. Nesse momento, cuida particularmente da formação deles. Do seu grande grupo de discípulos, escolhe setenta e dois e os envia dois a dois à sua frente. Eles partem em missão, visitando o povo, anunciando o Reino e preparando a passagem do Mestre.
Esse número 72 na escolha dos discípulos missionários pode ser entendido de mais de uma forma. Num primeiro envio, ele mandou 12, numa clara alusão ao povo de Deus, o povo das 12 tribos. O envio dos 72 está em continuação com a missão dos 12, pois trata-se de um múltiplo de 12 (6x12). Outro simbolismo está nas nações do mundo descritas no livro do Gênesis (Gn 10; Ex 1,5; Dt 32,8). Sendo 72 o número das nações, essa escolha pode significar o alcance da missão que é chegar a todos os povos. Também este significado sublinha o caráter missionário desse envio dos setenta e dois.
Jesus preparou essa partida missionária com várias recomendações. E começou por essa constatação: ‘A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita’. São poucos os trabalhadores, sabemos bem, para tanta necessidade, tanto trabalho a fazer, num mundo que vai se descristianizando rapidamente, com tanta gente que nunca ouviu falar seriamente de Jesus... Mas, ao lado dessa constatação, há a indicação de Jesus de que o Pai, que é o dono do campo, é ele quem provê de missionários a sua Messe. Precisamos pedir ao Pai o dom da vocação, o envio de missionários para a colheita.
A vocação é um chamado de Deus. Pede uma resposta da gente. Se a vocação é, em primeiro lugar, uma iniciativa de Deus, Jesus tinha razão quando pediu pra gente rezar ao Pai. Ele disse: ‘Peçam ao dono da messe, que mande operários para a sua messe’. Deus é quem chama. Ele é quem põe no coração da gente o desejo da consagração, o elã do serviço, a inclinação para nos unirmos a Jesus no seu ministério, em favor do povo.
A oração pelas vocações tem sido uma recomendação da Igreja a todos nós. Diante de tantas necessidades, da fome de Deus que tem esse mundo, das periferias existenciais desassistidas, sentimos a falta de missionários, de animadores cristãos, de agentes de pastoral, de religiosos, diáconos e padres que continuem a anunciar o Reino e apresentar Jesus salvador a todas as pessoas.
O chamado é de Deus. Mas, a resposta é com a gente e pode até, infelizmente, ser negativa. É verdade que esse chamado nos chega pela mediação de alguém, de muitos sinais, de muitas situações. Alguém nos transmite esse convite, pelo testemunho, pelo estímulo. As urgências das situações também nos transmitem o convite de Deus. Mas, é verdade, a escolha é, por primeiro, uma iniciativa de Deus.
Guardando a mensagem
Jesus envia setenta e dois discípulos em missão. Eles partem, de dois em dois. Antes do grupo partir, Jesus partilhou com eles o seu sentimento sobre as enormes necessidades e as grandes demandas para a evangelização no seu tempo. A messe é grande. Lamentou a quantidade pequena de braços à disposição. Os operários são poucos. Assim, insistiu com eles para pedirem ao Pai, que é o dono do campo, operários para a colheita. A vocação é um chamado de Deus, uma iniciativa dele, em vista das necessidades do seu povo. Pedir operários é reconhecer que ele é o dono da Messe, que é ele quem convoca e sustenta seus missionários e que ele conta com a resposta generosa e fiel dos convocados.
Peçam ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita (Lc 10, 2)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
tu nos mandaste pedir ao Pai, operários para o seu campo, para a sua colheita. Queremos, hoje, Senhor, pedir ao Pai esse dom maravilhoso da vocação para o serviço do Evangelho. Mas, também, devemos, como Isaías fez diante do trono de Deus, colocar-nos à disposição: “Eis-me aqui, envia-me”. Igualmente, precisamos pedir, Senhor, o dom da perseverança, da fidelidade. É o caso de o missionário não somente ser convocado e alistar-se para o trabalho, mas perseverar na sua entrega, no seu serviço, superando dificuldades, tentações e sofrimentos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Sendo hoje o dia de São Lucas, o evangelista que escreveu esse texto que estamos meditando, fica bem você, hoje, abrir esse lindo evangelho e ler como foi a volta dos setenta e dois da missão (Lucas 10, 17-20).
Comunicando
O show do dia 22 de novembro leva esse título "Quando dezembro chegar". Será a gravação do meu novo DVD, no Recife, preparando um natal de paz. Contar com a sua presença, seria um grande presente para nós.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Santa noite padre João Carlos sua benção... muito obrigado por mi enviar o Santo evangelho todos os dias,fico muito feliz.
ResponderExcluirO evangelho tem mudado minha vida sou grata primeiro a Deus e depois o senhor padre,porque mim ensina ser mais de Deus.
Obrigado gratidão
Bom dia com jesus
ExcluirBom dia padre João Carlos a sua bênção Deus continui lhe abençoe hoje e sempre Amém 🙏🌹❤🌻
ResponderExcluirLinda mensagem, todos os dias ouço sua meditação, que Deus lhe abençoe sempre! 🙏🙏
ResponderExcluirBom dia!Glória a vós Senhor.
ResponderExcluirBom dia padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor dai-me sabedoria ser um servidor de Deus, amém
ResponderExcluirBom dia padre, sua benção. Hoje também, a Messe é grande, mas os operários são poucos. Parece diminuir, uns não perceverar,parece que a vida por si ser melhor.ajudai SENHOR, amém.
ResponderExcluirMeu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É seguindo Jesus Cristo seu único filho que eu espero um dia chegar a TI pois ELE é o CAMINHO eca VERDADE. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Peço-lhe Senhor seja abençoado o Fabrício para que possa atravessar esse momento de turbulência em sua vida. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim.b Amém 🙏
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirQuando Jesus disse: Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”
Podemos entender: pedir ao Pai para quê envie Cristãos conforme os setenta e dois discípulos escolhidos para irem á frente, assim está nos avisando que é preciso evangelizar todo os povos, principalmente os desacreditados e sacrificados pelas influências e distrações mundanas, aqueles que infelizmente ainda permanecem como escravos do inimigo devido as escolhas erradas, os vícios e toda forma de pecado, os que ainda permanecem sem pastor pelo mundo a fora, melhor dizendo aqueles que por um motivo ou outro não conhecem a Palavra da Salvação, desconhecem o Caminho, a Verdade e a Vida.
A esperança de Jesus e a alegria do Pai é que sejamos fiéis ao nosso discipulado, ou seja, que mesmo nas tribulações e nos combates confiamos na Sua infinita Bondade e Misericórdia, sem desanimarmos, convencidos que DEUS é providência em todos os tempos. Ainda também nos instrui, que para evangelizar não precisamos levar nada além da sabedoria e do amor nas Suas palavras, pois sempre virão do Espírito Santo, assim com todos os exemplos deixados por Jesus Cristo e seus seguidores conseguiremos anunciar a Boa nova e difundir o Evangelho Vivo, sempre com o objetivo de aumentar ao máximo possível o Reino do céu,.
Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que nesse dia do evangelista São Lucas, peço a proteção para mim e a minha família. Que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos dê paz, felicidade, saúde, fé e esperança a mim e a minha família. E agradecer a Deus pelo meu exame que correu tudo bem, graça Deus e as orações do Pé João Carlos. Que Deus abençoe nosso Pe João Carlos, em sua caminhada de fé . Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluir