15 de setembro de 2025
Memória de Nossa Senhora das Dores
Evangelho.
Jo 19,25-27
Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.
Meditação.
Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo (Jo 19, 27)
Hoje, estamos celebrando Nossa Senhora das Dores. Essa comemoração vem logo depois da festa da Exaltação da Santa Cruz. Na festa da Exaltação da Santa Cruz celebramos o triunfo de Cristo em sua cruz, sua vitória sobre o pecado e o mal, a salvação por sua morte redentora. Perto da cruz do Senhor, encontramos Maria, em atitude oferente, de pé, em comunhão com seu filho que se oferece pelos pecadores. Ela é a senhora das Dores, é verdade. Mas, não destruída pelas dores, mas forte nas dores, vitoriosa, com Jesus, na provação da cruz. Ela está de pé, aos pés da cruz.
Vamos prestar bem atenção ao texto de hoje. “Perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo”.
Vamos observar com cuidado a cena. Quem estava de pé, perto da cruz de Jesus? Você disse ‘Maria?’ Acertou. Mas, não disse tudo... Do texto se deduz que estavam de pé quatro pessoas: Maria, sua mãe; a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas; Maria Madalena; e João, o discípulo amado. O número quatro é um número simbólico, indicando totalidade, tudo, todos. É a Igreja toda que está aos pés da cruz do Senhor. Ali é o nosso lugar. O número quatro também está presente na partilha que os soldados fizeram das roupas de Jesus. Dividiram suas vestes em quatro partes, uma para cada soldado. É a sua herança que se espalha pelos quatro cantos do mundo.
Então, aos pés da cruz de Jesus, de pé, estão Maria, sua mãe; a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas; Maria Madalena e João evangelista. Nestes quatro, podemos sentir uma representação da comunidade que nasceu da morte redentora de Jesus. Sua mãe, os parentes que aderiram ao evangelho, representados por sua tia ou parenta de sua mãe, os discípulos libertados do mal representados em Madalena e os discípulos do seu grupo menor de apóstolos representados por João. Ali, aos pés da cruz está a Igreja. Igreja unida a Jesus, no seu sacrifício; igreja que nasce do seu sacrifício redentor; igreja de pé, em atitude oferente e vitoriosa sobre a morte. Igreja que acolhe a graça que desce da cruz de Cristo como um rio de água viva, que escorre do seu coração aberto pela lança. Igreja de ressuscitados e vitoriosos com Cristo sobre o mal, o pecado e a morte.
Aos pés da cruz, Maria torna-se mãe da comunidade gerada no sacrifício da cruz. Na anunciação, tinha se tornado mãe de Jesus. No calvário, tornou-se mãe da Igreja. “Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí a tua mãe”. Curiosamente, Jesus não a chama de mãe, mas de ‘mulher’. Ela é a nova Eva, mãe da nova humanidade redimida na cruz.
Todo mundo tem seus dias difíceis, talvez você esteja atravessando uma fase ruim na sua vida. O dia de hoje é um convite a contemplar nossa mãe aos pés da cruz. Como ela, participamos das dores e dos sofrimentos de Jesus, certos de que a última palavra é de Deus. Como São Paulo escreveu na Carta aos Romanos: "Em tudo isso, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou" (Rm 8,37). E ainda: "Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8, 28).
Guardando a Mensagem
A memória de Nossa Senhora das Dores não é uma celebração do abatimento, da prostração da Mãe de Jesus ou de sua Igreja. Nada disso. Ela está aos pés da cruz, unida ao sacrifício redentor do Filho, oferecendo-se com ele, em completa obediência ao Pai, fazendo-se assim mãe da comunidade redimida pelo sangue redentor. É verdade, uma espada lhe transpassou o coração. Mas, suas dores são as dores do parto da nova humanidade que nasce aos pés da cruz. Maria e os outros três nos representam ali no Calvário. Em nossas dores, estejamos de pé, altaneiros nas tormentas, vitoriosos nas tribulações. Como disse Paulo, “em Cristo, somos mais que vencedores”.
Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo (Jo 19, 27)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
ao celebrar a exaltação da Santa Cruz, celebramos a tua vitória na obediência da cruz. Hoje, contemplamos tua Mãe aos pés da cruz. Tu a entregaste como mãe a João, o discípulo amado. Ele nos representa, nós somos os teus discípulos amados. Obrigado pela boa mãe que nos deste. Igualmente entregaste à tua mãe o teu discípulo João como seu filho. Queremos ser bons filhos de tua santa mãe. Ela nos guie, nos conforte, nos sustente no caminho de fidelidade ao teu evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Você ou alguém de seu conhecimento pode estar vivendo um momento difícil, um calvário. Inspirando-se em Maria, faça hoje um momento de oração em favor dessa pessoa ou dessa situação.
Comunicando
Começa hoje o Curso Bíblico sobre a Carta de São Paulo aos Romanos. Já estou lhe enviando o link da primeira aula. Serão 10 aulas no YouTube, Canal Padre João Carlos. Você só precisa de meia hora por dia para assistir o encontro, na hora que você puder. A primeira aula já está disponível. Todo mundo pode participar do curso. Quem se inscreveu ou vai se inscrever recebe o material exclusivo de cada dia, o ebook e certificado no final do curso. Acompanhe cada aula com sua bíblia e caderno de anotações. Não deixe essa oportunidade passar.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirGratidão.
Glória a vós senhor 🙌
ResponderExcluirBom dia!Glória a vós Senhor.
ResponderExcluirGratidão Senhor Jesus por tudo! Obrigada padre João Carlos!
ResponderExcluirAmém Amém!
ResponderExcluirGlória a Vós SENHOR!
Nossa Senhora das Dores abencoai-nos e intercedei a JESUS por nós.
📿❤️🌹🙏🙏🙏
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirJesus sempre amou, ama e para sempre amará a todos claro, más este discípulo João foi o escolhido a nos representar de pé aos pés da cruz, teve um reconhecimento a mais, porque com certeza se esforçou para ser fiel e obediente, demonstrou total amor e maior intimidade, deixou tudo como outros Apóstolos para seguir Jesus e viver a autenticidade Cristã, conforme esses quatros escolhidos a representarem nossa Igreja e os quatro Evangelistas, Sua Mãe Maria, Sua tia Maria de Cléofas e Sua prima Madalena acompanharam todo o Seu martírio e confiaram mesmo sofrendo a espera de se cumprir o Plano Perfeito de DEUS Pai na vida de Seu Filho e assim nossa redenção.
Que estes exemplos fortaleçam a nossa fé para esperançosos como Igreja viva, peregrina, continuarmos confiando na Divina Misericórdia e obedientes deixarmos o que precisamos desapegar e nos esforçarmos a cada dia para aumentar nossa intimidade com DEUS, na Palavra, no servir e na caridade, esperar como irmãos em Cristo até sermos escolhidos para o convívio dos eleitos, conquistando a Coroa e alcançando a glória eterna,.
Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Jesus, Nosso Senhor Jesus Cristo, nos abençoe e nos proteja de todo mal a mim e a minha família, com saúde, paz, felicidade, fé, esperança. Que hoje dia de Nossa Senhora das Dores, nos abençoe a todos nós.Obrigada pela boa mãe que tu nos deste. . Igualmente entregaste a tua mãe o teu discípulo João como teu filho. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirGlória a vós Senhor ,Amen
ResponderExcluirBoa tarde, que Deus abençoe o Padre João Carlos hoje e sempre se estou aqui participando graça a sua evangelização até então não mim interessava, que Senhor lhe conceda muitos anos de vida.para contínua nos ajudando. Obrigada meu Senhor.q🙏
ResponderExcluirObrigada Padre João Carlos. Que sejamos sempre teus seguidores e gratos pela mãe q nos deste. Peço saúde para mim e minha família e para todos. Cura Senhor meu netinho Bento e aumenta sempre a nossa fé amém. Obrigada por tudo que nos dás todos os dias.
ResponderExcluirObrigada meu Deus, pelo emprego que vós estais dando ao meu esposo, fazeis Senhor ! Que agora seja diferente, ele não tenha tantos aborrecimentos, em nome de Jesus!! Amém.
ResponderExcluir