PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Avance para águas mais profundas.

Avance para águas mais profundas.

 



  04 de setembro de 2025. 

Quinta-feira da 22ª Semana do Tempo Comum


  Evangelho. 


Lc 5,1-11

Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.
4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

  Meditação. 


Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes (Lc 5,5)

“Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos”. Experiência de muita gente. Você se mata de trabalhar, corre pr’um lado, corre pro outro, e não vê crescimento, não vê perspectiva no que está fazendo. A experiência dos pescadores no lago da Galiléia resume bem isso. Eles passaram a noite toda pescando, remando, lançando rede, puxando rede, expostos ao vento frio... voltaram do mar ao raiar do dia, cansados, enfadados, sonolentos... e com as mãos vazias. Não conseguiram nada. É o retrato do fracasso, da luta inglória de tanta gente que, apesar do esforço, do trabalho duro, não vê as coisas irem pra frente, progredirem, melhorarem. Isso acontece no trabalho, na família, no país e na vida cristã também.

Jesus escolheu um daqueles barcos parados e subiu nele para falar ao povo reunido na praia. Sentou-se, como faziam os Mestres daquele tempo. Interessante é que ele escolheu a barca de Pedro, o líder daquele grupo de pescadores que tinham voltado do mar de mãos abanando. Ali, na barca, Jesus proclamou a Palavra de Deus. Depois, mandou o grupo de Pedro voltar ao mar, pescar de novo, mas dessa vez em águas mais fundas. Mas, olha só. Jesus não era pescador, era carpinteiro. Sabia fazer algum móvel rústico ou a cobertura de uma casa, não sabia nada de pescaria. É claro que os pescadores não acharam aquilo razoável. Pedro mesmo disse logo que eles já tinham passado a noite toda pescando... e não conseguiram nada.

O mar não estava pra peixe. Mas, Jesus insistiu: “vão para águas mais profundas e lancem as redes”. Xi.. e agora: Vão ou não? Se eles forem, irão por alguma razão que não está na lógica humana... eles sabem que que não iam conseguir nada. Se forem, irão em atenção ao próprio Jesus, em confiança na sua palavra. “Como é, a gente vai?, devem ter se perguntado”. Só foi uma barca, a de Pedro. A outra não foi. Pedro e seus companheiros foram e pegaram tanto peixe que quase afundaram o barco. Foi preciso chamar o outro barco para ajudar a trazer os peixes.

Olha que cena maravilhosa. Não tinham pescado nada, a noite toda. Mas agora, tinham feito uma pescaria fantástica. O que mudou? Eles pescaram do mesmo jeito, não houve uma técnica nova. Com certeza, voltaram ao mesmo lugar onde já tinham estado. O que houve de novo? Vamos dizer assim: Eles foram seguindo a indicação de Jesus. A pescaria foi um gesto de obediência à palavra de Jesus. Permitiram que Jesus orientasse o seu trabalho. Isso é que é pescar em águas profundas. Não eram apenas trabalhadores esforçados realizando uma tarefa, eram trabalhadores orientados por Jesus, guiados por sua palavra, agindo na confiança em Deus.





Guardando a mensagem

Bom, talvez seja isso que esteja faltando na sua vida. Você corre muito, já está ficando de cabelo branco, planta muito e colhe pouco, trabalha exaustivamente e quase não vê nada prosperar. Está faltando alguma coisa, não acha? Jesus diria: você está precisando pescar em águas mais profundas. Deixar-se orientar por Deus. Agir em obediência à sua palavra. Trabalhar em sintonia e em comunhão com o Senhor. Aí pode ter certeza, a sua pescaria vai ser surpreendente. A família que você está construindo vai ser uma bênção. A missão vai dar muitos frutos.

Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes (Lc 5,5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
longe de tua graça, as coisas não dão certo mesmo. Muita coisa não vai bem em nossa vida, porque nos distanciamos de ti. Quando não estamos realizando nossa vida como adesão à tua vontade, o que colhemos é cansaço, fracasso. Pedro e seus companheiros, em atenção à tua palavra, conseguiram uma pescaria abundante. Como disseste: “Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus, e tudo o mais lhes será dado em acréscimo”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você sabe, cada dia, na celebração litúrgica, a Igreja nos lê uma passagem do santo Evangelho. 
Todos os dias, junto com a Meditação, nós enviamos também o texto do Evangelho do dia. É só seguir o link que acompanha a postagem. 

Quem acompanha pelo rádio, é só acessar o site www.padrejoaocarlos.com. Lá vai encontrar o evangelho e a meditação do dia. 

Comunicando

Na Missa das 11 horas, vamos rezar por você, por suas intenções e para que todos cresçamos no conhecimento da Palavra de Deus.

Um pouco mais de 700 pessoas entraram no formulário e deixaram o seu "Sim". Toparam, neste mês da bíblia, ler a Carta de São Paulo aos Romanos. E você, qual é a sua resposta? Deixe o seu nome no formulário que lhe enviei ontem. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Anônimo4/9/25 06:54

    Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/9/25 07:07

    João Carlos Machado peço oração pela minha família, por todos os sacerdotes,pela paz no mundo e pelas almas do purgatório

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/9/25 07:08

    Senhor, perdoa-me por insistir no caminho errado. Dá-me sabedoria para te seguir. Converta a minha família também.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/9/25 07:09

    Estou lendo ECLESIÁSTICO

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4/9/25 07:29

    Bom dia.sua benção Padre . verdade tem muito que só pensa em trabalhar não tem tempo nem pra ir a casa do senhor.temos que coloca o senhor em primeiro lugar.sem ele nada dar certo.o Pouco com Deus e muito e o muito sem Deus não é nada 🙏 Gratidão Padre por mandar mensagem.tenha um bom dia vocês 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4/9/25 10:39

      Igualmente!

      Excluir
    2. Anônimo4/9/25 15:03

      Eu quero ler e aprender sobre as cartas de Sao Paulo e depois sobre outras cartas dele

      Excluir
    3. Anônimo6/9/25 07:47

      Bom dia padre João Carlos sua benção que Deus abençoe sempre sua vida e dá sua família e a minha vida eds minha família também até amanhã se Deus quiser 🙏🙏

      Excluir
  6. CARMILTON JOSE BEZERRA4/9/25 07:39

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4/9/25 08:18

    Lendo e me aprofundado...me vi nessa situação e disposta a fz as mudanças.🌹

    ResponderExcluir
  8. Marley Sandri4/9/25 08:20

    A paz de Jesus esteja sempre com o senhor!!! Peço orações por mim, pela minha família, em especial pela restauração de meu filho Marlon .

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4/9/25 08:22

    Bom dia. Estou me sentindo, mais tranquila depois que passei a ler o evangelho e a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo4/9/25 08:49

    Bom dua padre, sua benção. Verdade primeiro as coisas de Deus, o mais será acresentado.mas hoje a ganância, arrogância, o pensar só por si, não permitimos em lar tudo e seguir Jesus, ou as coisa do céu. Ajudai- Semhor amém.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo4/9/25 08:59

    Bom dia Padre João Carlos,sou muito grata a Deus por ouvir suas palavras , eu peço que faça oração por mim e pelos meus filhos e filhas, meus irmãos e irmãs pra toda a minha família. Deus abençoe sempre o Senhor dando-lhe muita sabedoria e muita paz.

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Interessante, que nesta passagem Jesus deixa os esperientes pescadores pescar normalmente, só depois que os mesmos voltaram para margem e já cansados, haviam até desistido, já lavado e guardado as redes, só assim que Jesus revela o local certo onde existe uma concentração enorme de peixes, dizendo: Avança para as águas mais profundas!
    O mesmo Jesus nos fala hoje também, quando não temos forças, quando estamos exaustos e já humanamente esgotados, muitas vezes sem acreditar e não demonstramos vontade, coragem, nem esperanças para qualquer situação de desafios ou dificuldade nas nossas vidas, se acreditarmos na Sua Misericórdia infinita e como Pedro reconhecermos nossa pequenez, que somos fracos, imperfeitos e pecadores, por mais que pareça impossível de se realizar, Ele nunca nos desampara, sempre mostrará as águas mais profundas, por outro lado precisamos saber que quando somos escolhidos como pescadores de vidas para o Reino dos Céus, em nenhuma passagem da Sagrada escritura, DEUS nos afirma que seria fácil, calmo, tranquilo, pelo contrário ainda nos alerta no Ev. Jo 16, 33: no mundo tereis aflições, más coragem, ou não temas, não pare, Eu venci o mundo, assim Jesus para nos fortalecer, utiliza essa palavra "não temas" não tenha medo 365 vezes, uma para cada dia do ano,.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4/9/25 09:59

    Glória a Vós Senhor 🌻🙌🏼🙏🏼🌻🕊️🤍 PAZ e BEM

    ResponderExcluir
  14. Anônimo4/9/25 10:42

    Bom dia meus queridos irmãos.
    Louvados sejam Jesus e Maria.
    Que sejamos pescadores de homens, para as obras do Senhor.
    Peçamos tudo em nome do nosso Senhor Jesus Cristo.
    Amém ❤️ 🙏 ❤️ 🙏 ❤️ 🙏 ❤️ 🙏

    ResponderExcluir
  15. Anônimo4/9/25 11:52

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Senhor Jesus, longe de tua graça, as coisas não dão certa mesmo..muitas coisas, não vão bem em nosssa vida , porque nos distanciamos de ti. Ajuda-nos Senhor, a não distanciarmos de ti, com muita fé , força, esperança, nós conseguirmos, nos abençoe e nos proteja, com saúde, paz, fé, felicidade, esperança a mim e a minha família.Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Dá-nós Jesus confiança em todos acontecimentos da vida que o sr está sempre presente . E eensina-nos a aprofundar a Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo4/9/25 13:55

    Padre João Carlos gostaria de aumentar minha fé e saber falar do evangelho em fim falar de jesus com sabedoria

    ResponderExcluir
  18. Obrigada Senhor por tudo que nos dás todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família e para todos. Cura Senhor meu netinho Bento e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo4/9/25 20:07

    É em obediência ao nosso mestre a tua palavra como fala o evangelho serve para a vida os pais com os filhos, os filhos com os pais ser fiel e obediente aquele que dá tudo que tem para nós salvar a consideração o respeito o amor é que nos torna pessoas melhores estamos aqui para aprender a cada instante e quando chegar a hora de voltar pro pai que nossa lembrança não seja de tristeza mas do amor do carinho do respeito que nos deixa saudade mas com o coração cheio de coisas boas lembranças que jamais se apagará nem mesmo a morte mais sim a vida, ávida que vence a morte qualquer mal e esse nome é Jesus caminho verdade e vida um forte abraço padre João Carlos .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Um amor acima de tudo e de todos.

   07 de setembro de 2025    23º Domingo do Tempo Comum Dia da Pátria     Evangelho.    Lc 14,25-33 Naquele tempo, 25grandes multidões acomp...

POSTAGENS MAIS VISTAS