PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O clima é de festa, de jubileu.

O clima é de festa, de jubileu.



   05 de setembro de 2025.   

Sexta-feira da 22ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.  


Lc 5,33-39

Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.
36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

   Meditação.  


Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? (Lc 5, 34)

Há uma coisa nova acontecendo na história. Já de algum tempo, é verdade. E o que é? A presença de Jesus entre nós. Essa é a maior notícia de todos os tempos. Jesus entre nós, reconstruindo nossa comunhão com Deus. O anjo de Belém falou da chegada dele como “uma grande alegria para o povo todo”. E as pessoas, por onde ele passa, estão se dando conta: “Nunca vimos uma coisa dessas!”. A salvação de Deus está agindo por meio dele, restaurando, reconciliando, libertando. Ele diz que é o Reino de Deus que chegou. Jesus salvador entre nós, que coisa maravilhosa, inédita! Uma coisa nova realmente está acontecendo, na história.

Essa é a nossa experiência, hoje. Essa é a experiência dos seguidores de Jesus no começo de sua atuação na Galileia. Nós e eles estamos envolvidos nesse clima de alegria, de festa. O Mestre caminha conosco, ele nos instrui no caminho de Deus. Ele é o bom pastor que dá a vida por suas ovelhas. Ele está buscando e salvando a ovelha já perdida. O filho pródigo está voltando pra casa: motivo de festa, com direito a música, a dança e a churrasco do novilho cevado. Os cobradores de impostos estão sendo incluídos no Reino de Deus: motivo para banquete com Jesus, seus discípulos e pecadores à mesa. É a aliança de Deus com o seu povo que está sendo restaurada. O casamento da comunidade Israel com o seu Deus está sendo renovado. Não é à toa que o evangelho de São João comece, propriamente, com o casamento de Caná. O noivo oferece o melhor vinho. O noivo daquela festa – cá pra nós - é Jesus.

Então, a presença de Jesus entre nós, em nossa história humana, é a maior novidade de todos os tempos. É o Reino de Deus que chegou com ele nos salvando, nos resgatando, nos libertando. Ele é o noivo desse nosso casamento. Ele traz um vinho novo, a novidade do seu evangelho. Ele nos veste com uma roupa nova, a da graça, da comunhão com Deus. Estamos felizes. O clima é de festa. Agora, tem gente que não entendeu isso. E permanece mergulhado no seu sofrimento, no seu fracasso. Ou fica cobrando de Jesus e da gente uma cara de tristeza. Não, a nossa cara só pode ser de alegria. Estamos cheios de esperança e de luz. O clima não é de abatimento porque somos pecadores. O clima é de festa porque o amor de Deus nos redimiu dos nossos pecados. E começou o novo tempo, o tempo da graça de Deus em nós e no mundo.

O evangelho de hoje tem tudo isso. Jesus dizendo: ‘Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum enquanto o noivo está com eles?’ Quem são os convidados? Nós. Que casamento é esse? A nova e eterna aliança de Deus com a gente. E quem é esse noivo? Aí eu não preciso responder.... Claro, é Jesus. E ele falou assim porque havia uma reclamação: ‘É, tá tudo bem. Mas, o grupo de vocês não pratica o jejum, como os fariseus ou o pessoal de João Batista. Eles, sim, são fiéis e observantes’. Tenham paciência, agora não é hora de jejum. Agora, é hora de festa. É o que Jesus está dizendo. O Reino de Deus que ele anuncia é um tecido novinho pra gente fazer uma roupa nova. Não é um remendo pra sua roupa velha.




Guardando a mensagem

Muita gente estranhou o estilo de Jesus, comendo com os pecadores, participando de banquetes, contando histórias de festa. E nada de fazer jejum, com os seus seguidores, como os grupos tradicionais faziam. A presença de Jesus, inaugurando o Reino de Deus no meio do seu povo, é um tempo novo que começou. Seu evangelho é uma novidade fantástica: Deus reinando entre nós, nos conduzindo à plena realização. Jesus está restaurando a aliança de Deus com seu povo. O clima é de casamento, de festa. Ele é o noivo. Só quem não está entendendo, pode pensar em jejum numa hora dessas. Agora, é hora de festa, de alegria. O evangelho de Jesus não é um remendo pra roupa velha. É pano pra roupa nova.

Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? (Lc 5, 34)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu inauguraste um tempo novo de vitória para a humanidade. O Reino já está fermentando a nossa história. E nós somos os cidadãos desse reino, revestidos de tua graça, fortalecidos pelo teu Espírito. Nós – como nos disseste – somos sal e luz para este mundo. Então, temos motivos de sobra para viver nossos compromissos cidadãos com muita esperança. Senhor, precisamos de tua graça para não esmorecer diante das dificuldades, para não desanimar diante dos problemas. Dá-nos a força do teu Espírito para sermos instrumentos do teu amor, fermento de justiça e fraternidade neste mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

"Felizes os convidados para a ceia nupcial do cordeiro" (Ap 19,9). Ceia nupcial é o banquete de casamento. Esta é uma palavra do Apocalipse que nós aplicamos à comunhão eucarística, na Santa Missa. Nossa relação com Jesus está assim descrita, em tom nupcial. Ele é o noivo. A comunidade Igreja é a noiva. É muito importante que você leia o evangelho de hoje para captar melhor a mensagem (Lc 5,33-39).

Comunicando

A partir de hoje, você já pode se inscrever no Curso Bíblico da Carta aos Romanos. Serão 10 encontros de estudo que eu vou conduzir, com grande prazer, de 15 a 26 de setembro. E eu já vou lhe dizendo que a Carta aos Romanos é como uma síntese da pregação de São Paulo. Faça todo esforço para participar. Inscrições pelo Sympla.com.br. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

15 comentários:

  1. Anônimo5/9/25 01:51

    Quero sempre receber esta oração

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/9/25 05:48

    Bom dia padre João Carlos a sua bênção Deus seja Louvado e o inimigo derrotado Gratidão Gratidão Gratidão obrigada Amém 🙏🌹🌻

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/9/25 06:02

    Bom dia Padre João Carlos, venho lhe agradecer pela meditação da palavra que o Senhor ministra através da sua pessoa, prática, simples, objetiva e concreta... quão prazeroso é pode escutar a sua pregação todos os dias... DEUS o abençoe!

    ResponderExcluir
  4. CARMILTON JOSE BEZERRA5/9/25 07:16

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/9/25 07:36

    Bom dia padre, Deus nos abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor obrigada pelo senhor existir e perdão pelos meus pecados, obrigada por tudo e mim conduza paracfazervo certo, amém

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/9/25 08:48

    Obrigada, meu Deus ! Por tudo na minha vida.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/9/25 09:13

    Obrigada por receber sempre a meditação da Palavra!Gratidão por receber!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5/9/25 09:49

    Glória a Vós Senhor 🙌🏼🌻 bom dia Padre, sua benção 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼🌻🌹🕊️🤍 PAZ E BEM 🙏🏼🤍💙

    ResponderExcluir
  9. Rosana Balarini5/9/25 10:17

    Bom dia, Pe. João Carlos.
    Gosto muito da meditação do senhor. Recebo todos os dias através da minha tia (Irmã Mercedes - Salesiana).
    Deus continue abençoando o senhor e toda equipe da AMA. Gratidão!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/9/25 10:29

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Senhor, precisamos de tua graça para não esmorecer diante das dificuldades, para não desanimar diante dos problemas. Dai-nos a força do teu Espírito para sermos instrumentos do teu amor a mim e a minha família, dai-nos saúde, paz, harmonia, felicidade, fé,, esperança, nos abençoando e nos protegendo de todo mal . Senhor proteja sempre nosso Pe João Carlos e sua família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor!
    A relatividade que Jesus Cristo faz nesta parábola é perfeita, entendemos que o noivo é Ele mesmo e os convidados eram Seus dicipulos e hoje somos nós, assim afirma que chegará um dia em que Ele será retirado do meio dos discípulos, já nos revelando quando seria escolhido para redenção e remissão dos nossos pecados, que iria sofrer de todas as formas e morrer da pior forma possível naquela época, isto é pregado na cruz, más assim venceria o último inimigo, a morte, para nos garantir a salvação, esperança da vida eterna.
    Ainda completa que não adianta abastecer odres velhos com vinhos novos, porque o vinho velho é melhor e o vinho novo arrebenta odres velhos.
    Simplesmente porquê a explicação é que para DEUS tudo tem Seu propósito e Seu tempo para ser e acontecer. Precisamos entender isso, só assim seremos dignos de reconhecer Seu Amor, porque o Apóstolo Paulo e o profeta Isaías complementam para nos convencer:
    I Coríntios 2,9 É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, (Is 64,4), tais são os bens que DEUS tem preparado para aqueles que o amam,.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/9/25 12:44

    Padre João Carlos. A sua bênção. Obrigada por sua Meditação fico a pessoa mais feliz do mundo por receber e estou enviando a alguns amigos. Deus abençoe você e toda sua equipe. Eu. Maria Erlice Queiróz.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo5/9/25 13:15

    Glória a vós senhor 🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Um amor acima de tudo e de todos.

   07 de setembro de 2025    23º Domingo do Tempo Comum Dia da Pátria     Evangelho.    Lc 14,25-33 Naquele tempo, 25grandes multidões acomp...

POSTAGENS MAIS VISTAS