19 de março de 2024.
Solenidade de São José,
esposo da bem-aventurada Virgem Maria
e patrono da Igreja
Evangelho.
Mt 1,16.18-21.24a
16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 24aQuando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.
ou Lc 2,41-51a
41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. 47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”.
49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as Palavras que lhes dissera. 51aJesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente.
Meditação.
José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo (Mt 1,20)
Eles estavam noivos e ela apareceu grávida. Na verdade, já tinham feito as demoradas cerimônias de casamento. Mas, como era costume, não se ia logo morar juntos. Foi nesse tempo, em que ela ainda estava com os pais, que apareceu grávida. Mas, não era dele. Ele ficou desnorteado. Por que ela fez isso comigo? Casamento pronto, tudo arrumado... Num caso como esse, a Lei previa que ele devia denunciá-la ao conselho dos anciãos de sua vila, no caso Nazaré. Ela seria julgada e sentenciada. Certamente, o caso seria reconhecido como adultério.... e a Lei era rigorosa com esse gravíssimo deslize. Devia ser apedrejada. José estava triste e confuso. O casamento estava acabado. E o que ele iria fazer? Denunciá-la? Não, isso não, de jeito nenhum. Ele amava demais sua noiva para fazer isso. Resolveu fugir... a culpa recairia sobre ele. Iria tentar a vida bem longe. Era melhor. Ela criaria seu filho, com o apoio da família. Ele sairia por mau e irresponsável. Foi dormir, assim, triste, sofrido, com essa decisão na cabeça.
Dormindo, José teve um sonho. O anjo do Senhor veio lhe explicar que o que aconteceu com Maria foi da vontade de Deus, que ela concebeu pela ação do Espírito Santo; que ele não tivesse medo de recebê-la como esposa; e que desse ao filho o nome de Jesus. José acordou assustado, mas decidido. Fez como o anjo do Senhor havia mandado.
O que será que o anjo realmente mandou José fazer? Primeiro, receber Maria por esposa. Estar ao lado de Maria, em sua gravidez, na educação do seu filho e em tudo, como esposo, companheiro, apoiando-a, protegendo-a, partilhando com ela as responsabilidades de uma família. E José, que tanto amor tinha por Maria, abraçou essa missão de esposo. Segundo, o anjo mandou que ele desse o nome de Jesus ao menino. E a missão do menino já estava expressa no seu nome: salvar o seu povo dos seus pecados. Dar o nome ao menino significava reconhecê-lo publicamente como filho, garantir sua pertença à família de Davi. Por meio de José, o filho de Deus seria também filho de Davi, seu descendente. E foi assim que José assumiu a condição de pai da criança.

Guardando a mensagem
Festejamos, hoje, uma figura muito especial, o esposo de Maria, pai legal de Jesus, patrono da Santa Igreja. José é o homem obediente a Deus. Ele faz a vontade de Deus, assim que a conhece, com toda dedicação e enfrentando qualquer dificuldade. A sua acolhida da vontade de Deus é um grande exemplo para nós. José é também uma testemunha de Jesus. Com sua vida de pai e de esposo, ele nos diz quem é esse Jesus, que vai aprender com ele a ser um homem justo, um judeu piedoso, um carpinteiro útil na comunidade: ele foi concebido pela ação do Espírito Santo em Maria Virgem, ele veio salvar o seu povo dos seus pecados, ele é o filho de Deus e o filho de Davi.
José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. (Mt 1,20)
Rezando a Palavra
No final da carta apostólica sobre São José, o Papa lhe dedicou uma breve oração, que rezamos agora:
Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amen.
Vivendo a Palavra
Procure conhecer mais a pessoa de São José, para imitá-lo e pedir a sua intercessão em suas dificuldades.
Comunicando
Que tal dar uma olhada na carta apostólica que o Papa escreveu, em 2020, sobre São José?! Ela se intitula PATRIS CORDE (Com coração de pai).
Eu lembro a você que está participando da Segunda Bíblica que hoje, como em todas as quartas-feiras, o seu grupo de estudo no WhatsApp estará aberto para receber sua resposta da tarefa da semana.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
benção padre João paz e bem ,uma bela reflexão obrigada pela palavra.gloria vós senhor
ResponderExcluirBela reflexão e como🙏
ExcluirCreuza.20. 03 1925
ExcluirPadre João Carlos peço oração por todos meus familiares.padre.eu suas palavras todos os dias amo muito e a minha alegria de todas as manha amo suas palavras obrigado pela linda meditação sua benção padre 😍😍😍😍😍😍🙏😚💕😚💕🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Glória à vós, senhor 🙏🙏🙏 bom dia caríssimo!!
ResponderExcluirEu sou muito feliz por todos os dias ouço o evangelho e a meditação que o nos envia. Sou Maria Olinda, moro em Teresina-Pi e fico muito grata.
ResponderExcluirQue Deus abençoe sempre o senhor
Glória à vós senhor _bom dia
ResponderExcluirGratidão! Padre , pela meditação da Palavra
ResponderExcluirGlória!
ResponderExcluirMeu Deus e meu Pai. Dê a mim a mesma fé de São José que como pai criou e educou Jesus que é o caminho da salvação e de chegar até vós. Peço -lhe a recuperação de minha saúde. Abençoe minha esposa, filhos,noras e netos. Pe. João Carlos obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏
ResponderExcluirA leitura são muito boa e bonita.graças aí nosso Senhor JESUS.
ResponderExcluirSão José Rogai por nós
ResponderExcluirSâoJosé!
ResponderExcluirProvidencíai!
Bom dia Pe João Carlos, sua benção. São José rogai por nós. Que nesse dia do nosso Pai São José, ajude-nos a viver com esperança, para que Deus nos abençoe, com saúde, felicidade, paz e fé a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏
ResponderExcluirSão José rogai por nós Bom-dia padre João Carlos a sua benção peço orações pela paz e pela minha saúde...
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos um feliz feriado são José para senhor toda equipe
ResponderExcluirPe. João Carlos, sua benção…que satisfação receber a palavra de Deus de uma forma tão esclarecedora, que benção de Deus ter o senhor em nossas vidas, pois a palavra de Deus é o caminho a ser seguido, com fé caminhemos em busca do caminho que nos leva a Deus…
ResponderExcluirBoa tarde padri gostei muito da palavra de hoje pesso à sua benção é muito obrigado pesso que rezem pela minha saúde
ResponderExcluirPadre Carlos eu gostaria muito de participar do programa do Senhor
ResponderExcluirMuito bom !
ResponderExcluirUm aprendizado sempre.
Gosto muito do seu programa
E todos que sempre estão presente na rádio Olinda.
Bom dia Pe. João Carlos!
ResponderExcluirQue bom ouvir sua voz trazendo para nós belíssimas palavras que nós reanima na fé. O modo como nos explicou sobre São José nos ensina a sermos obedientes a Deus, ouvir mais a voz de Deus.
Deus continue abençoando sua vida e vocação!
Creuza 20.04.1925
ResponderExcluir