27 de janeiro de 2025
Segunda-feira da 3ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Mc 3,22-30
Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios.
23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.
Meditação.
Quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado (Mc 3, 29)
Que os demônios se opusessem a Jesus, isso a gente entende. Que os grupos privilegiados de Jerusalém o odiassem, até dá para entender. Mas, que pessoas religiosas, praticantes da Lei, se indispusessem contra Jesus, a ponto de o difamarem, tentando desmoralizá-lo ou até tramando a sua prisão, isto nos deixa perplexos. Pois foi o que aconteceu. No evangelho de hoje, eles começaram a espalhar que Jesus expulsava demônios com a força do próprio satanás. Olha que jogo baixo: espalhar que Jesus estava possuído por um espírito mau. Haja paciência! Era gente de má vontade procurando desqualificar a vitória de Jesus sobre o mal. Estavam, na verdade, fechando as portas para o enviado de Deus.
Jesus fez diversas considerações para ver se eles abriam a mente para a verdade. Por fim, declarou uma coisa que nos espanta. ‘Pecar contra o Espírito Santo não tem perdão’. Vamos entender isso.
Jesus nos salvou por sua morte e ressurreição. Mas, a sua salvação nos chega por meio do Espírito Santo. É o Espírito Santo, que recebemos no batismo, que nos comunica o dom da filiação divina. Somos filhos, porque estamos habitados pelo Espírito Santo, que é Deus em nós. Mas, ele não é o Pai, nem o Filho. É uma terceira pessoa, com sua própria missão.
É o Espírito Santo que atua em nós, nos permitindo estar em comunicação com o Pai. É o Espírito Santo quem atualiza a palavra e a presença de Jesus. É ele quem, pela oração de consagração, torna presente o Senhor Jesus no sacramento do pão e do vinho. É ele quem atua em todos os sacramentos, santificando a nossa vida: lavando-nos do pecado no batismo, nos perdoando os pecados na confissão, abençoando o amor conjugal no matrimônio, conferindo alívio e cura ao doente na unção dos enfermos, consagrando os ministros para o serviço sacerdotal. Em tudo isso, age decisivamente o Espírito Santo, enviado pelo Pai e pelo Filho.
Sempre rezamos ao Pai, por meio do Filho, no Santo Espírito. Não há oração sem o Espírito Santo. É ele quem ora em nós, com gemidos inexprimíveis. O Filho nos alcançou a reconciliação, a comunhão com o Pai. E isso nos é possível, no Espírito Santo. Nossa comunhão é com Pai, por meio do Filho, no Espírito Santo.
Pecar contra o Espírito Santo é fechar nossa comunicação com o Pai. Apagar em nós o fogo do Espírito é extinguir a relação de filhos com o Pai. Não somos filhos, se não tivermos o Espírito do Pai. Sem o Espírito, não entendemos Jesus e não podemos ser seus discípulos. Para seguir Jesus, como discípulos e missionários, precisamos do Espírito do Filho.
Guardando a mensagem
Pecar contra o Espírito Santo é fechar as portas para a atuação do Santo Espírito em nós. É como desligar a tomada. Ficamos no completo apagão. A graça não chega, a oração não sobe, a moção interior desaparece. Já não somos mais conduzidos pelo Espírito. Já não estamos conectados com o Pai, por meio do Filho, no seu Espírito. Voltamos ao Adão do pecado, expulso do Paraíso. Os mestres da Lei estavam fechando as portas para a novidade da ação de Deus em Jesus. Estavam pecando contra o Espírito Santo. Você também está diante do evangelho do Reino, que continua sendo anunciado por Jesus e seus missionários. Não o rejeite, como os mestres da lei. Nem permaneça indiferente diante dele. Abra o seu coração à atuação do Santo Espírito.
Quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado (Mc 3, 29)
Rezando a palavra
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis, com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Vivendo a palavra
Durante o dia de hoje, mais de uma vez, reze ao Espírito Santo com suas próprias palavras ou use a oração que acabamos de rezar.
Comunicando
Em Luanda, capital de Angola, realizamos ontem o primeiro evento de nossa agenda por aqui: uma tarde de louvor na Paróquia de São Paulo. Perto de mil pessoas estiveram presentes, participando com grande entusiasmo. É difícil descrever a alegria contagiante do povo angolano. Grande parte dos presentes acolhe e compartilha, diariamente, a Meditação da Palavra. Quinta-feira, teremos um novo encontro, numa noite de louvor na Sé Catedral da cidade de Benguela.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Que Deus abençoe sempre suas palavras e caminhadas, o povo está carente! Precisamos de mais padres como o Sr. Que o Divino Espírito Santo esteja sempre contigo. Um grande abraço.
ResponderExcluirHá muito tempo ouço as suas reflexões. Fico encantada com tanta sabedoria que me toca o coração! Que o Espírito Santo continue iluminando-o. Deus o abençoe!
ResponderExcluirObrigada por nos abençoa,todas os dias,espero cada novo amanhecer pela sua reflexão.
ExcluirObrigada por suas reflexões sempre guiadas pelo Espírito Santo que nos ajuda a caminhar
ResponderExcluirSuas palavras são como flechas em meu coração, me emocionei.
ResponderExcluirDeus o abençoe.
Que o Espírito Santo continue a te iluminar
Bom dia Padre João Carlos, és Luz no mundo para nós. Esta reflexão de hoje tocou muito meu coração, para começar uma semana iluminada, e cheia de esperança. Que muitos possam sentir o que eu sentir hoje nesta manhã ouvindo esta Palavra. Deus te abençoe e te ilumine nessa tua linda missão de anunciar o Amor Jesus para os todos nós! Um abraço fraterno.
ResponderExcluirBom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, vinde espírito santos , obrigada por tudo e perdão meus pecados, amém
ResponderExcluirMeu Deus que é Meu Senhor e Pai. A Jesus Cristo seu Filho unigênito a quem aprendi amar com todo meu coração e a quem rezo sempre como se Deus fosse e ao Espírito Santo que é quem habita em nós para jamais permitir que eu não te venere. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirTanta coisa para os mestres da lei pensar de Jesus, e vão acusá-lo justo de blasfêmia, pecado este imperdoável pois é contra o DEUS Espírito Santo.
Vimos mais uma vez na Sagrada Escritura, que antes de falar ou de julgar devemos pensar o que iremos dizer, qual o efeito que causará na vida do irmão, ou seja está provado que ainda nos dias atuais, o que nos leva a pecar facilmente se não controlamos, é a nossa lingua, melhor dizendo a fofoca, o julgar, falar o que não deve do próximo, por isso que em todos os momentos de oração, de comunhão, de intimidade com o Senhor, precisamos consagrar nossos olhos, nossos ouvidos, nossas bocas e nossos corações, enfim precisamos pedir perdão das nossas falhas e imperfeições e nos deixar sermos cheios, possuídos unicamente, 100% pelo Espírito Santo, só assim fecharemos todas as brechas e não seremos divididos, pois seremos inteiramente do Senhor,.
Padre,João Carlos, o senhor é sal da terra e luz do mundo 🌎 para todos nós. Deus o abençoe.
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor 🌻🙌🏼🙏🏼🌻 bom dia Padre, sua benção 🙏🏼 vem Espírito Santo nos conduzir durante todo este dia 🌻🙏🏼 gratidão a Deus por tudo 🙏🏼🌻🌹🌻❤️
ResponderExcluirObrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼 é maravilhoso o bálsamo que Deus Nosso Senhor,nos dá através da Palavra Sagrada 🌻🙌🏼🙏🏼🌻
ResponderExcluirObrigada Padre ! Gratidão por ouvir suas reflexões todos os dias!
ResponderExcluirQue lindo ver o povo tão animado e cedento da Palavra de Deus. Deus seja louvado.
ResponderExcluirEu conheço esta Paróquia, e conheço muita gente desse lugar abençoado...
Vinde Espírito santo,encheu os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso Amor E enviai o Vosso Espírito,e tudo será criado, e renovareis a face da Terra Amém 🙏🙏🙏❤️
ResponderExcluirBoa tarde, Pe João Carlos, sua benção Que o Espírito Santo e Nosso Senhor Jesus abençoe, nos dê saúde, paz, felicidade e fé, para mim e a minha família amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirÓ Deus, pela glorificação do vosso Filho e pela iluminação do Espírito Santo, eu LHE agradeço pela vida de Santa Ângela Mérici. Todavia, me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do perdão, da salvação e da aliança. Me ensine alcançar a herança eterna. Me ensine viver na VOSSA presença. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine evitar o pecado, a divisão e a blasfêmia. Me ensine fazer boas ofertas. Me ensine expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém
ResponderExcluirAmém Deus conosco.
ResponderExcluirE Vós abençoe a todos.
Reflexão divina Deus esteja conosco e abençoe padre Carlos e toda sua equipe
ResponderExcluir