PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O leproso está ensinando três coisas.

O leproso está ensinando três coisas.

 


  10 de janeiro de 2025.  

Sexta-feira do Tempo de Natal depois da Epifania


  Evangelho.  


Lc 5,12-16

12Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, imediatamente, a lepra o deixou. 14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”.
15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração. 

  Meditação.  


Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado” (Lc 5, 13)

Podemos olhar a história do leproso de muitos pontos de vista. Hoje, eu quero convidar você a pensar que você é o leproso da história do Evangelho. Então, você é o leproso dessa história, combinado? Então, vamos lá. O leproso se aproxima de Jesus, se ajoelha aos seus pés e pede para ser purificado. Três gestos simbólicos importantes: aproximar-se, ajoelhar-se e implorar o favor de Deus. Muita gente quer uma graça, mas não se aproxima de Deus, não se ajoelha e não pede o que precisa como deve. Vou me explicar.

Você aproximou-se de Jesus. Aproximar-se é buscar Deus. Buscar Deus é procurar encontrá-lo na oração, na meditação, na escuta de sua palavra. Lê-se assim no livro do Deuteronômio: “Quando então buscares o Senhor teu Deus, o encontrarás, se o buscares de todo o teu coração e com toda a tua alma” (Dt 4, 29). Então, sua primeira atitude, como o leproso, foi aproximar-se. Vou lhe dizer uma coisa. Foi muita coragem de sua parte, porque, por causa de sua doença, não lhe era permitido aproximar-se de pessoas sadias como você fez. Você passou por cima dessa norma social, você ultrapassou a faixa amarela e foi ao encontro de Jesus. Sim, é verdade, Jesus vinha passando com a multidão. Na verdade, é ele que vem ao seu encontro. Mas, é preciso a gente se aproximar, vencendo as barreiras que pretendem impedir esse encontro.

Você aproximou-se e ajoelhou-se diante de Jesus. Em todas as religiões, ajoelhar-se é um ato de adoração, de profunda reverência. Ajoelhar-se, prostrar-se é o reconhecimento da grandeza de Deus presente em Jesus, é um reconhecimento de sua divindade. Buscar Deus não para que Deus faça a nossa vontade, mas que a vontade de Deus se cumpra em nossa vida. Maria expressou esse sentimento ao dizer: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Ajoelhar-se é um gesto de adoração, de humildade, de reconhecimento da grandeza de Deus e da disposição de estar a seu serviço.

Você aproximou-se, ajoelhou-se e fez um pedido a Jesus: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Foi um pedido feito num contexto de quem se aproximou, de quem o está buscando; de quem se ajoelhou, isto é de quem presta ao Senhor um culto de adoração, reconhecendo-o seu Senhor. E o seu pedido foi humilde, “se queres”, se for da tua vontade. É, muita gente pede coisas importantes a Deus, mas não o busca para andar em seus caminhos, nem é um adorador desse Deus fiel que vem ao nosso encontro. Você pediu bem. E Jesus atendeu você. Ele estendeu a mão, tocou em você e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, no mesmo instante, você ficou livre da lepra.




Guardando a mensagem

Jesus vinha com a multidão. Deus toma sempre a dianteira, dá sempre o primeiro passo. E você, superando as barreiras que o mundo criou para nos manter à distância de Deus, aproximou-se de Jesus. Com espírito de fé e de adoração, reconhecendo em Jesus o salvador que o Pai nos enviou, pediu-lhe uma coisa importante. Mas, pediu que se realizasse, antes de tudo, a vontade dele em sua vida. Lições importantes que aprendemos com o leproso do evangelho: aproximar-se, ajoelhar-se e pedir com humildade e espírito de obediência.

Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado” (Lc 5, 13)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o leproso somos nós. A lepra é um sinal de nossa condição de pecadores. E é do pecado que nos purificas com tua vinda e com o teu amor. Dá-nos, Senhor, a graça de não esquecermos que a ti e à tua cruz devemos a vida nova e a comunhão que temos com Deus nosso Pai. Que em todas as nossas necessidades, nós nos aproximemos de ti com espírito de fé, e peçamos o teu favor, desejosos de realizar, antes de tudo, a vontade de Deus. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, lembrando que você é o leproso, a leprosa, escreva uma breve oração a Jesus.

Comunicando

Vou lhe dizer o que lhe falei ontem. No final deste mês de janeiro, vou estar em Angola, em dois compromissos: uma Tarde de Louvor em Luanda, a capital; e uma Noite de Louvor, na Sé Catedral de Benguela, a 421km da capital. Nos dois eventos, vamos recolher ofertas para a construção da Igreja Paroquial da missão dos Salesianos em Benguela. Aliás, eu não gostaria de chegar lá de mãos vazias. Queria levar alguma coisa. Você poderia nos ajudar? Deixe eu lhe dizer. A Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Benguela, já tem o terreno e já fez as bases, mas a construção está parada por falta de recursos. Essa paróquia missionária que nós vamos ajudar tem 3.000 crianças na catequese e mais de 1.000 jovens na pastoral juvenil, olha que coisa linda! As celebrações estão sendo campais, pois a igreja deles é pequena. E nós vamos ajudá-los na construção de sua Igreja Matriz. Então, posso contar com sua ajuda? Vou lhe dizer a chave PIX: 81 99964-4899. Doe na conta da AMA, nossa Associação Missionária Amanhecer. Pra gente identificar que se trata de sua oferta missionária, doe com valor terminado em 1. Vou repetir o PIX: 81 99964-4899.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Bom diaaa amado Padre João Carlos a sua benção ....acabei de meditar a PALAVRA e ouvir sua profunda homilia na linda lectio divina....Parabéns e que tenha um ano muito abençoado cheio de saúde e paz.....boa viagem e que o Divino Pai Eterno e N.Sra.de Aparecida vos proteja e com certeza receberá muitas doações para reiniciar e terminar as obras da Igreja em Benguela...Rezando por esta Paróquia linda que doei um pouquinho....Paz e bem! Bjsss Bel e Nenê - Pastoral da Criança - DIOCESE DE OSASCO-SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda mensagem purifica nos senhor

      Excluir
    2. Glorificado seja o nome do Senhor, que fortalece o Sacerdócio do Pé João. Pois ele nos ensina a rezar, a pedir. Coisa que sim sempre sabemos dizer. Obrigado.

      Excluir
  2. Que mensagem linda! Deus abençoe seu apostolado, pe João Carlos!

    ResponderExcluir
  3. Glória a Vós Senhor!
    Jesus em toda Sua vida pública, não gostava de ser reverenciado, de modo algum desejava ser vangloriado, todo sucesso aplausos pedia que fosse para DEUS Pai o Todo Poderoso, mesmo porque ainda precisaria realizar muito mais curas, milagres e prodígios no cumprimento de Sua missão e tinha certeza que o sucesso atrairia multidões, curiosos e com isso atrairia maus olhares e com isso apareceriam as confusões.
    Analisando, se DEUS desse valor para status social, Ele o Soberano não faria a vida de Seu Filho a mais simples e humilde possível, faria totalmente ao contrário, conforme os judeus esperam até hoje, um rei aos olhos do mundo, pois sabemos que o Pai tinha e tem o controle de tudo mesmo ?
    Irmãos, se fez desta forma, valorizando a todo tempo a humildade de coração a justiça, a simplicidade de viver é para quê cada um de nós aprendamos com os exemplos do Único que pode curar todo tipo de lepra, todo tipo de pecado, o Cordeiro de DEUS,.

    ResponderExcluir
  4. Senhor meu Deus eu preciso de TI, creio, amo e te adoro. Segure sempre a minha mão qdo eu claudicar. E é em seu filho Jesus Cristo que eu busco seguir minha vida espiritual. Aprendi amar Jesus, sua mãe Maria, seu pai José, apóstolos e Santos. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Penso que já fui atendido por uma graça sua a quem eu dedico todo o meu coração. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia 🌺 Que Deus nosso Senhor nos abençoe, cure as nossas enfermidades, e nos guie no seu caminho de fé e esperança

    ResponderExcluir
  6. Manaus AM 10/01/25, meu boné Carlos, preciso muito de sua ajuda,Sr padre João Carlos, preciso muito de suas orações, gostaria quê no Sr enviace estás horas ao meu telefone, eu hoje estou passando por uma situação muito difícil com minha família, e preciso muito destas orações, pós o Sr e um ser muito especial, obrigado Sr padre João carlos.meu telefone. Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Benção padre João Carlos.que bela homelia vai na alma uma belíssima reflexão

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, sua benção.Senhor que em todas as nossas necessidades, nós, nos aproxime de ti, com espírito de fé e pecamos o teu favor, desejos de realizar, antes de tudo a vontade de Deus. Para que sejamos abençoados e protegidos de todo mal, para com todos nós, saúde, felicidade, paz, amor e fé, sejamos humildes em nossos pedidos, para mim e a minha família. Que Deus acompanhe nosso Pe João Carlos em sua viagem para Angola. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Que Deus cure o meu netinho Bento e dê muita força e fé aos seus pais e a todos nós. Obrigada Senhor por tudo que nos dás todos os dias amém.

    ResponderExcluir
  10. Ó Deus de toda consolação, eu LHE agradeço pela vida de São Gonçalo de Amarante. Todavia, me ensine vencer o mundo. Me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do perdão, da misericórdia, da evangelização, da obediência, da oração, da purificação, da cura, da humildade, da verdade, da fé e da vida eterna. Me ensine testemunhar o RESSUSCITADO. Me ensine ser uma boa morada do meu REDENTOR. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O Domingo da Palavra de Deus.

  26 de janeiro de 2025.   3º. Domingo do Tempo Comum Domingo da Palavra de Deus   Evangelho.   Lc 1,1-4;4,14-21 1Muitas pessoas já tentaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS