PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Crescendo no meio de espinhos.

Crescendo no meio de espinhos.



   29 de janeiro de 2025.   

Quarta-feira da 3ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Mc 4,1-20

Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.
2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3“Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.
8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.
13E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.
18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.

   Meditação.  


Outra parte da semente caiu no meio dos espinhos (Mc 4, 7).

Aquele povo todo estava ouvindo Jesus. Ele, na barca, sentado. Era nessa posição que os mestres ensinavam. O povo à beira mar, ouvindo. E Jesus contando a parábola dos terrenos. O semeador saiu semeando a sua semente. E ela caiu em quatro terrenos diferentes. Quatro, claro, para falar de todos os terrenos que recebem a semente. Quatro é um número de totalidade. Uma parte caiu à beira do caminho. Outra, num terreno pedregoso. Outra, no meio de espinhos. E o quarto terreno foi uma terra boa.

Uma história como essa, todo mundo ali podia entender. Grande parte dos seus ouvintes eram agricultores. E plantar era com eles. Será que eles entendiam o significado da parábola? Com certeza, alguma coisa, entendiam. Mas, depois, conversando entre eles, certamente vinham muitas ideias. E parábola é assim. Não tem um único significado. Não é um enunciado de uma verdade arrumadinha. É uma chave para o entendimento de uma alguma coisa que está acontecendo.

E o que está acontecendo? Bem, a pregação do evangelho. Ontem e hoje, a palavra está sendo semeada. E as pessoas, como você, recebem a palavra em situações diferentes. Umas como um terreno à beira do caminho. Outras, como um terreno pedregoso. Alguém como um terreno de espinhos. Por sorte, tem também quem a receba como um terreno bom. Só aí vai prosperar a palavra semeada.

Podemos imaginar essa parte do terreno de espinhos. Que plantas estariam nesse terreno? Pensa aí: Cactos, cardos, maliça, esporão, unha de gato... bom, já tem bastante. Coitada da semente que cair num terreno desse! Não vai pra frente. Pode até nascer e crescer, mesmo fraquinha, mas será sufocada pelos espinhos. Não dá fruto nenhum.

Olha o que Jesus explicou: “Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto”. Então, esses espinhos têm nome: preocupações do mundo, ilusão da riqueza, outros desejos. O que poderiam ser preocupações do mundo? Bom, eu fico pensando na vaidade, na ostentação, na ditadura da opinião formulada pela mídia... E o que seria ilusão da riqueza? Aqui é mais fácil: a ganância, o apego ao dinheiro, a tentação do luxo, a discriminação dos pobres... E os outros desejos? É o que não falta. Na primeira carta de São João tem uma passagem que pode nos ajudar: “Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo” (1 Jo 2 16).




Guardando a mensagem

A palavra é como a semente que o agricultor espalha pelos terrenos. A parte que caiu no terreno cheio de espinhos não deu fruto nenhum. A plantinha até cresceu, mas foi sufocada pelos espinhos. Espinhos pode ser o modo de pensar do mundo (que privilegia a aparência, que nos estimula à vaidade e ao orgulho, ...). Espinhos pode ser também a ilusão da riqueza (o apego aos bens materiais, o desprezo pelos humildes, a ganância). Espinhos são também desejos que fujam do nosso controle (na sexualidade desregrada, na dependência do álcool, por exemplo). O que você pode fazer para receber melhor a semente da palavra de Deus, no caso de seu terreno estar cheio de espinhos? Vou lhe dar algumas sugestões: Limpe o terreno. Dê importância à semente e a proteja dos espinhos. Deixe que a semente, a palavra, reoriente a sua vida. Dê ao Reino de Deus o primeiro lugar. Não deixe ninguém sufocar essa semente. Ela está destinada a dar muitos frutos.

Outra parte da semente caiu no meio dos espinhos (Mc 4, 7).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
no meu terreno, tem uns espinhozinhos, não vou negar. Mas, sei que a tua própria palavra é uma força para me ajudar a removê-los. Conto com a tua graça. Quero que a tua palavra, que recebo cada dia com grande alegria, seja a luz a orientar a minha vida. Dá-me, Senhor, a paciência do agricultor que prepara o terreno, rega a plantinha, limpa o mato e espera pacientemente que ela cresça e produza frutos. Que a tua palavra cresça, dia após dia, em minha vida e dela possas colher muitos frutos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Lendo o texto bíblico de hoje, escolha um versículo e transcreva-o no seu caderno espiritual.

Comunicando

31 de janeiro é o dia da festa litúrgica de São João Bosco, Dom Bosco, fundador da família salesiana. Estamos no segundo dia do tríduo de preparação de sua festa. Aqui, em Benguela, Angola, vamos festejar Dom Bosco amanhã, com uma Noite de Louvor, na Sé Catedral. Estamos esperando uma presença numerosa da família salesiana e de todo o povo de Deus. 

Pe. João Carlos Ribeiro sdb


17 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos sua benção aqui quem fala é um dos membros da pastoral carcerária da cidade de Patos Paraíba passando para te desejar uma ótima quarta-feira obrigado por nos partilhar um pouco da experiência do seu sacerdócio

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Pe João Carlos! Obrigada por semear a palavra e transmitir com tanta espiritualidade.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso ler estas palavras

    ResponderExcluir
  4. Minha irmã envia de Portugal todos os dias essa linda e abençoada reflexão e Eu ouço e envio para minha sogra. Obrigada Padre por nos proporcionar momentos tão importante que é ouvir a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos obrigada pela meditação que senhor manda todos os dias eu sou muito feliz com palavras de Deus na minha vida só gratidão obrigada Deus te abençoe ilumine minha benção padre Rosa de Caucaia ceará

    ResponderExcluir
  6. PADRE JOAO CARLOS AS SUAS PALAVRAS CONFORTA A ALMA E ESPIRITO DEUS ABENCOE OS SEUS OUVINTES E COLOBORADORES ASSIM SEJA AMEM

    ResponderExcluir
  7. Senhor meu Deus e meu Pai. Te agradeço o dom da vida e é em seu filho Jesus Cristo que eu sigo o caminho da verdade e no teu Espírito Santo para que me proteja. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos obrigado pela palavra chegar a mim e interceda por mim junto a Jesus Cristo. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre , Deus nós nos proteja a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família. Senhor que seja um semente de amor e de mim saia as coisas erradas e que sejam luz e não trevas, que seja semente que cresça e vire frutos oara ajudar as ousadias, obrigada senhor por tudo , amém

    ResponderExcluir
  9. Padre Carlos peço oração para o meu filho que é dependente químico, pois todo dia me alimento com o evangelho que recebo para suportar essa dor.sua benção padre.

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos ,suas palavras me traz um conforto muito grande.Quero viver na graça de Deus.Como é bom ouvir suas explicações. Gratidão por Tudo ao Pai ,por Tudo E ao Senhor tb.

    ResponderExcluir
  11. Continue padre essa semente que o senhor espalha pelo mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada senhor pela oportunidade que me dá , obrigada pela a meditação de padre João Carlos.Deus o abençoe padre.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia por nós abençoar com a palavra! Gratidão Sempre!

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos, a leitura de hoje, me fez perceber q preciso afastar uns espinhozinhos q estão querendo germinar no meu terreno. Muito obrigada e Parabéns pelo lindo serviço de evangelização! BV/RR.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Pe João Carlos, sua benção. Que a sua palavra senhor, possa crescer dia após dia, em minha vida e que posso colher muitos frutos. Amém Que Deus nos abençoe e nos proteja para colher muitos frutos, com muita saúde, felicidade, paz, união e fé a mim e a minha família . Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Ó Deus querido, eu LHE agradeço pela vida de São Constâncio. Contudo, me ajude viver a minha vocação. Me ajude fazer boas celebrações e boas ofertas. Me ajude fugir do pecado e da iniquidade. Me ajude seguir o caminho do Espírito Santo, do perdão, da esperança, da perfeição, da escuta, da evangelização, da compreensão, da conversão, da alegria, da santificação e da aliança. Me ajude obedecer as VOSSAS leis. Me ajude ser uma terra boa. Me ajude produzir bons frutos. Me ajude vencer as dificuldades, as preocupações, as ilusões, as tribulações e as perseguições. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigado pela meditação querido padre João Carlos. Deus te abençoe sempre e te conceda muita saúde e sabedoria para continuar a nos ensinar os caminhos para chegar ao céu!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS