PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Você sabe o que Jesus está dizendo.

Você sabe o que Jesus está dizendo.




   13 de dezembro de 2024.   

Sexta-feira da 2ª Semana do Advento

1º dia da Novena de Natal dos Sócios da AMA

   Evangelho   


Mt 11,16-19

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ 18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.

   Meditação.   


Com quem hei de comparar esta geração? (Mt 11, 16)

Nem Jesus Cristo agradou a todo mundo. É um ditado popular que tem sua razão. Apareceu João Batista, austero, duro na pregação… muitos não quiseram levá-lo a sério. Disseram: é um doido, um endemoniado. Apareceu Jesus, alegre, jovial, amoroso na sua pregação… muitos não lhe deram crédito: é um bonachão irresponsável. Foi aí que Jesus fez uma comparação dessa situação com crianças emburradas na hora da brincadeira.

Brincadeira de criança é coisa séria. Nas brincadeiras, as crianças podem representar e reproduzir sentimentos e atitudes que estão à sua volta. A brincadeira é uma fonte de socialização para as crianças, mas também de elaboração da compreensão do mundo que as rodeia. Nas brincadeiras, na forma de brincar, vão sendo cultivadas atitudes positivas e generosas como a partilha, o perdão, a alegria pelo êxito do outro, o cuidado, a atenção ao mais frágil. Mas, também nas brincadeiras, aparecem tendências ruins para a violência, o egoísmo, a ganância, o isolamento, a discriminação.

Jesus comparou o povo do seu tempo com cenas que ele já tinha vivido com seus coleguinhas na infância em Nazaré ou visto nas brincadeiras das crianças nas ruas de Cafarnaum, a cidade onde ele estava morando. A cena era essa: crianças emburradas que não estavam satisfeitas com nada. Olha a palavra dele: “Com quem vou comparar essa geração? Ah, são como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta e vocês não dançaram. Entoamos lamentações e vocês não bateram no peito!”.

As crianças do tempo de Jesus brincavam com as situações que elas viam: festas de casamento, por exemplo; funerais celebrados em família... Podemos imaginar as brincadeiras a que Jesus está se referindo... “tocamos flauta e vocês não dançaram”: brincar de festa, de casamento; “entoamos lamentações e vocês não bateram no peito”: brincar de alguma coisa triste, como enterro, exílio... As brincadeiras de criança imitam o mundo real.

Sempre acontece nas brincadeiras que alguma criança emburrada se negue a participar. No tempo de Jesus, claro, não era diferente. Uns começavam a brincar de festa e outros não topavam. Então, para contentá-los, tentavam brincar de uma coisa mais parada e eles também se negavam a participar. Olha, não tem coisa pior do que criança emburrada, que não quer brincar e fica pondo mau gosto na brincadeira dos outros, não é verdade?

Jesus aplicou esse impasse das brincadeiras infantis ao que estava acontecendo ao seu redor. João Batista era um pregador austero, falava do julgamento de Deus. Um grupo ficou contra e falava mal do profeta. Veio Jesus, que pregou o Reino de Deus como uma festa, frequentava a casa do povo e falava do perdão de Deus. O mesmo grupo ficou contra, emburrado. Negou-se a participar.




Guardando a mensagem

Quem brincou quando criança, sabe o que Jesus está dizendo. E sabe que tem gente que se comporta como criança emburrada... Se for o seu caso, trate de melhorar seu mau humor. Abra o seu coração para o anúncio do Reino de Deus, agora mesmo. Destrave o coração para acolher Jesus e seu evangelho. É hora de entrar na brincadeira...

Com quem hei de comparar esta geração? (Mt 11, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o Reino de Deus continua sendo pregado pelos teus missionários. A evangelização é um convite permanente para entrarmos na lógica de Deus. Infelizmente, muitos nos comportamos com desconfiança, com desinteresse, influenciando outros a não aderirem alegremente às propostas que nos fazes. Senhor, desata em nós as amarras do homem velho para nos comportarmos sempre como filhos livres, felizes e confiantes no teu amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Havendo, no seu coração, alguma coisa que não lhe deixa deslanchar na vida espiritual (um mal estar, uma desconfiança, uma dúvida), converse com alguém de sua confiança sobre isso. Você precisa de um estado espiritual de maior leveza e abertura para acolher e viver com alegria o dom de Deus. Lembre do que Jesus nos disse: "Quem não for como criança, não entra no Reino de Deus".

Comunicando

Começa, hoje, a Novena de Natal dos Sócios da AMA. É uma novena exclusiva, para cultivar aspectos da história, da espiritualidade e do apostolado de nossa família missionária. Ontem, entregamos o e-book da novena nos grupos de whatsapp dos sócios. Enviamos, também, o arquivo para quem desejar imprimir a Novena. Estaremos às 20:30 horas, no Youtube, aguardando por você, associado da AMA. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


19 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos paz e bem obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos. Que o Senhor o abençoe e o proteja hoje e sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Palavras cheias de sabedoria.

      Excluir
    2. Neste primeiro dia da nova , e Valdeci Gonçalves peço, saúde e paz, proteção de Deus para todos os sacerdote do mundo inteiro. Paz para a minha família também.

      Excluir
  3. Que Deus o abençoe sempre Pe João Carlos

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre , o senhor é meu pastor nada mim gastará, obrigada e perdai pelos pecados , cuide dos meus filhos Lucas e Gabriel e proteja e mim ajude com minha saúde.

    ResponderExcluir
  5. Senhor meu Deus eu preciso de TI. Perdoa-me nos momentos de desânimo e dúvidas, mas busquei em Jesus Cristo seu filho único a força que eu precisei. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Lembramos o que Jesus nos disse: Quem não for como criança, não entra no Reino de Deus. Hoje dia de Santa Luzia, que ela nos proteja dos nossos olhos e que Deus nos abençoe e nos ilumine, com saúde, paz, união,felicidade e fé a mim e a minha família, parentes e amigos Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos obrigada pela meditação mim fazer muito bem só gratidão um feliz natal padre João Carlos desejo para o senhor toda equipe do senhor

    ResponderExcluir
  8. Maria Auxiliadora Blum13/12/24 09:12

    Bom dia Padre João Carlos! Meditação excelente, uma paz enorme o senhor nos transmite, e a canção linda !

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    Nesta explicação Jesus diz não entender aquela geração, tudo leva a crer, porque viviam julgando o próximo por pequenas coisas, em vez de entender as atitudes boas de cada um e valorizar as virtudes, preferiam julgar, falar mal comparando a vida de um com outro.
    Isto também serve para nós, ou seja, se não orarmos e não desejarmos ser mansos e humildes de coração como Jesus foi, infelizmente estaremos deixando o orgulho nos superar e os sentimentos negativos sobressair e destruir nossos corações e por ventura enfraquecerão nossa fé.
    Só alimentando o nosso espírito com o DEUS vivo, as orações, jejuns, penitências, caridades, ou seja só revestidos com a armadura do cristão, orando e vigiando que venceremos. Assim conscientes que devemos lutar contra o desejo humano da nossa carne, entendemos que não existe outra forma, só se nos apegarmos com DEUS, vivenciando e praticando mais e mais a Sabedoria do alto, que encontramos na Palavra do Senhor, uma das formas que aumentaremos nossa intimidade com DEUS,.

    Tiago 1,26:
    Se alguém pensa ser piedoso, mas não refreia a sua língua e engana o seu coração, então é vã a sua religião.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada senhor José Neto! Gosto muito de ler sua reflexão a cada evangelho do dia. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Texto tarrativo muito profundo e até os dias atuais

    ResponderExcluir
  12. Bom-dia, muito importante esse comentário que todos os José Neto faz e também os demais amigos 👦 anônimos escreve pedindo orações ao nosso querido e abençoado padre João Carlos, pois esse padre é uma grande benção para nós leitores da palavra de Deus, que Deus abençoe grandemente a e também aos seus colaboradores da sua evangelização que todos os dias mandam essas bênçãos para amenizar as nossas dores e enfermidades tantos fisicamente como espiritualmente que aflige nosso corpo e alma! Uma abençoada sexta feira de paz,saúde e prosperidade a todos nós! A paz e bem! Deus abençoe a todos nós!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia meu caro amigo Pe. João Carlos. Estou fazendo meus exercícios espirituais com ajuda de sua meditação. Agradeço.Ir. Rosária.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Santa Luzia etercedei por nós amém 🙏🙏🌹

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde a todos e obrigada Padre João Carlos. Hj tenho algo muito especial para agradecer muito a Deus: estou completando 68 anos e Ele me dá forças todos os dias para cumprir minha missão. Tenho um netinho com paralisia cerebral, cadeirante, e eu sigo ajudando com fé e força que vêm de Deus. Obrigada Senhor amém.

    ResponderExcluir
  16. Pai santo, Pai querido, Pai amado, eu LHE agradeço pela vida de Santa Luzia. No entanto, me ensine seguir o caminho do profetismo, da sabedoria, da libertação, da santidade, da paz e da justiça. Me ensine observar os VOSSOS mandamentos. Me ensine viver na VOSSA presença. Me ensine fugir do pecado. Me ensine fazer boas obras. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Sr José Neto. Reflexão ao gosto do Mestre Jesus

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O Domingo da Palavra de Deus.

  26 de janeiro de 2025.   3º. Domingo do Tempo Comum Domingo da Palavra de Deus   Evangelho.   Lc 1,1-4;4,14-21 1Muitas pessoas já tentaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS