Evangelho.
Lc 12,49-53
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!
51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.
Meditação.
Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! (Lc 12, 49)
Esse evangelho de hoje deixa todo mundo confuso. Como assim: Jesus veio para lançar fogo sobre a terra? Que fogo é esse? E ainda diz que está esperando receber um batismo. Que batismo será esse? E o que tem uma coisa com a outra, o fogo com o batismo? Calma. Vamos pedir ajuda ao profeta Malaquias.
Esse pequeno escrito do Antigo Testamento, o livro do Profeta Malaquias, fala, em alguns pontos, da vinda do Messias. Ao que parece, no tempo de Jesus, as profecias de Malaquias estavam muito presentes na mente das pessoas. Por exemplo, a ideia de que antes do Messias viria o Elias vem desse profeta. Por isso, alguns até diziam que Jesus era o Elias. Bom, isso só para dizer que esse escrito do profeta Malaquias tinha uma boa influência no povo do tempo de Jesus. Não seria estranho, então, Jesus usar imagens vindas deste escrito bíblico.
No capítulo 3, Malaquias descreve a chegada do Messias, depois da vinda do Mensageiro. Olha como está escrito: “Eis que ele chega. Quem poderá aguentar o dia de sua chegada? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Ele é igual ao FOGO de uma fundição. Sentado, o fundidor derrete a prata para beneficiá-la, assim também ele vai apurar os filhos de Levi, refiná-los como se fossem ouro ou prata. Só depois poderão se apresentar ao Senhor como uma oferenda como convém” (Ml 3, 1-3).
Malaquias passa a ideia de que o povo de Deus está precisando ser purificado, pois está como ouro misturado com outros minerais pobres ou sujeiras. Ora, Jesus veio para isso, para nos purificar do pecado. E o que faz o fundidor para purificar o ouro? Põe todo o material para derreter no fogo, dentro de um recipiente resistente. Agora, tem que ter muito fogo para chegar a uma temperatura super alta que derreta tudo e assim separe o ouro das impurezas. Perceba que o profeta Malaquias está falando da missão do Messias esperado. Ele iria fazer como um fundidor, purificaria o seu povo com o fogo.
Agora, escute a palavra de Jesus de novo, no evangelho de hoje: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!”. Ele veio para nos purificar. E está usando a imagem do fundidor, como no profeta Malaquias.
Jesus disse também que iria receber um batismo. E estava ansioso até que tudo se cumprisse. Que batismo é esse? O batismo é para purificar do pecado. Mas, ele não tem pecado. É, mas nós temos. E ele tirou o nosso pecado, por meio desse batismo. Que batismo é esse? Sua paixão, a sua morte. Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, pelo sacrifício de sua vida.

Guardando a mensagem
Jesus disse que veio para lançar fogo sobre a terra. E que devia receber um batismo, pelo qual estava ansioso. O Profeta Malaquias nos ajuda a entender isso. Fogo e Batismo, nesse texto, estão em paralelo, os dois estão descrevendo a mesma obra de Jesus para nos purificar do pecado, para nos colocar em condições de ser uma oferenda digna. Como foi que ele nos purificou, nos libertou do pecado? Por sua paixão, morte e ressurreição. Esse foi o batismo a que ele se submeteu, embora não tivesse pecado. Ele assumiu o nosso lugar. Como foi que ele nos purificou, nos libertou do pecado? Por sua paixão, morte e ressurreição. Esse foi o grande fogo que nos possibilitou emergir como ouro puro, livre das impurezas e minerais de segunda, isto é, purificados do pecado. Essa sua obra redentora ele quer espalhar em favor de todos na face da terra. Esse seu serviço purificador revela e vence o mal, o pecado. Por isso, aparentemente, cria divisão, ao separar o ouro da impureza.
Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! (Lc 12 49)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
nós te agradecemos por tua obra redentora. Fomos lavados nas águas da tua morte, no teu batismo. Fomos purificados no fogo de tua paixão e cruz. Emergimos como ouro puro na tua ressurreição, como povo santo, justificado dos nossos pecados, em comunhão com Deus. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Em sinal de atenção à Palavra do Senhor, pegue hoje sua Bíblia e leia o livro do profeta Malaquias 3, 1-4. Só uma dica: Malaquias é o último livro do Antigo Testamento.
Comunicando
A Santa Missa de hoje, às 11 horas, será em Ação de Graças pelo êxito de nossa peregrinação aos lugares de Dom Bosco e de São Francisco de Assis, na Itália. Acabamos de chegar. Vamos louvar ao Senhor por tantas graças e tantas bênçãos. A celebração será transmitida pela Rádio Amanhecer e Parceiras e pelo nosso Canal no Youtube (Canal Padre João Carlos).
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Louvado seja Nosdo Srnhor Jesus Cristo !Desejo - lhes que está Peregrinação produzabons frutos .
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirLouvado seja Nosso SENHOR JESUS CRISTO que cuida sempre de nós
ResponderExcluirAmém. Que Santa reflexão, com palavras acertadas em entendimento. Deus seja Louvado, e que essa partilha da palavra de Deus, se multiplique entre nós. Santo dia a todos nós.
ResponderExcluirDeus abençoe esta Santa peregrinação 🙌🙏🙌🙏
ResponderExcluirMuito obrigada por mais esta linda e seria reflexão! Desejo uma bela e abençoada peregrinação! Me incluo em suas orações nas diversas paradas da peregrinação aos santos lugares.
ResponderExcluirAmém obrigada pela a palavra de nosso Senhor Jesus Cristo abençoe todos nós
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirQuando Jesus Cristo fala fogo na terra, significa que veio trazer o fogo, a unção do Espírito Santo e todo Amor do Pai, e exclama: Quanto gostaria de chegar e ver este fogo já aceso, ou seja referindo aos ensinamentos deixados na Palavra, e com a direção dos profetas e com escola do Amor com Seu testemunho de vida, nos Evangelhos e se já estão em chamas nos nossos corações, fazendo com que nosso testemunho de fé também esteja iluminando e aquecendo todos os corações a nossa volta necessitados de atenção, de esperança e do verdadeiro Amor.
Quando Ele diz divisão, seria separar os que se decidiram se converter dos que ainda não se decidiram, o bem de todo mau, ou seja o joio do trigo, as trevas da luz, assim nós Cristãos batizados, temos a oportunidade de sermos renovados a cada dia pela Graça da comunhão da Palavra e também do Sacramento dos Sacramentos a Santíssima Eucaristia, neste Espírito Santo que nos purifica e nos faz entender qual é a vontade do Pai para cada um de nós, sabemos que seremos separados, assim precisamos agora em tempo decidir daqui para frente de que lado queremos permanecer, pois só Jesus tem Palavra de vida eterna, assim também Ele nos disse:
Conhecereis a Verdade e a Verdade os libertará!
So gratidão senhor, amém
ResponderExcluirBOM DIA SOU NAIR SILVINA DA SILVA LOPES MEU ESPOSO JARBAS FÚCCIO, SOU GRATA AO OUVIR SUAS LINDAS MEDITAÇÕES QUE LEVACA GENTE A SER FORTALECIDOS, A SUA BENÇÃOS EU RECEBO PADRE JOÃO CARLOS, ATRAVÉS DAS ORAÇÕES E PELO NOSSO AMIGO DE ORAÇÕES JOÃO CARLOS PAVIN NO GRUPO MARIA NA MINHA CASA , EU CONHECI AS MEDITAÇÕES, NUM TERRÍVEL PROBLEMA QUE ACONTECEU COMIGO A 5 ANOS DA CHICUNGUNHA EU E MEU ESPOSO JARBAS, HOJE SOU CURADA , SIM FIQUEI COM SEQUELAS, AINDA ESTOU COM ESSA SEQUELAS,... PADRE NÃO SEI MUITO BEM MEXER EM INTERNET, MAIS QUERIA FALAR UM TESTEMUNHO AO SENHOR E OS OUVINTES. OBRIGADA PADRE DEUS ABENÇOE FIQUE BEM SOU NAIR A NANÁ, DE ANGRA DOS REIS RJ
ResponderExcluirBOM-DIA
ResponderExcluirPADRE JOÃO CARLOS,OUÇO SUAS MEDITAÇÕES DIÁRIO
AQUI NAIR E JARBAS DE ANGRA DOS REIS RJ DEUS ABENÇOE
FIQUE BEM
Como é bom receber esta palavra,uma grande reflexão para o dia de hoje!
ResponderExcluirSenhor mando e humilde de coração,fazei meu coração semelhante ao Vosso!
Anônimo
Glória a Vós Senhor 🌻🙏🏻🙌🏻🌻 bom dia Padre, sua benção 🙏🏻 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏻❤️
ResponderExcluirEu creio senhor mais aumentai a minha fé proteja me e toda minha família!
ResponderExcluirBoa noite , Pe João Carlos, sua benção , senhor abençoe e nos proteja de todo mal, nos protegendo com saúde, paz e fé, para mim e a nossa família. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirAmém eu creio
ResponderExcluirBoa noite a todos !!! Que todos cristãos tenham uma noite de Paz !!!!
ResponderExcluirPorque o Senhor nao comentou sobre a divisao das familias. E pela divisao de fe ou e porque nao firam purificados pelo fogo redentor
ResponderExcluir