26 de setembro de 2024
Quinta-feira da 25ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Lc 9,7-9
Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.
Meditação.
Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? (Lc 9, 9).
É Herodes perplexo, ouvindo falar de Jesus. Imaginou logo que poderia ser o próprio João Batista que tivesse ressuscitado. Corriam vozes que se tratava do profeta Elias que tinha voltado ou de algum antigo profeta ressuscitado. O tetrarca Herodes era um sujeito fraco e supersticioso. Para ilustrar sua fraqueza, basta lembrar que, mesmo a contragosto, mandou degolar João Batista na prisão para atender a um capricho da amante.
Herodes, um governante sem legitimidade, já vivia assustado pela sua impopularidade e pela repressão com que tratava os descontentes do seu regime. Ele era um dos monarcas sustentados pela aliança com o império romano. E comandava a Galileia, a região onde Jesus morava. Violento, cruel e inseguro, Herodes assustou-se com o que ouviu falar de Jesus.
“Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” Assim preocupado, Herodes procurava ver Jesus. Se Herodes não estivesse tão preocupado com seu poder (para não perdê-lo), poderia ter se valido desta sua perplexidade para ter um encontro verdadeiro com Jesus. Com certeza, abrindo o coração, esse encontro poderia levá-lo à conversão de sua vida de luxúria, violência e pecado.
De toda forma, a chance de encontrar-se com Jesus, Herodes teve. Na Paixão, três anos depois, Pilatos, tentando se livrar do caso, mandou Jesus como prisioneiro a Herodes. Mas, Herodes não soube aproveitar a ocasião para aproximar-se com respeito do Senhor e deixar-se interpelar pelo seu Evangelho. Cego pela vaidade, na euforia da bebida e arrotando soberba, Herodes só se ocupou de zombar de Jesus ou de querer arrancar-lhe um número de espetáculo para deleite de sua corte. Tratou Jesus como um mágico, um palhaço, humilhado pela prisão e pelos maus tratos. Jesus detido, amarrado, ficou calado. Não respondeu a nenhuma pergunta daquele monarca adúltero, violento e cruel. Mesmo ficando frente a frente com Jesus, Herodes não se deixou tocar pela graça e pelo amor de Deus.
Guardando a mensagem
A admiração de Herodes por João Batista não o impediu de mandar matar o profeta. Não basta a admiração pelo Senhor, por suas palavras ou por sua Igreja. É preciso conversão, mudança de vida, a partir do reconhecimento de sua vida errada, com o firme propósito de consertá-la. Não podemos deixar a graça passar. Jesus não é uma ameaça. Ele é a grande chance para nos libertarmos de uma vida vazia, tocada à vaidade. Herodes também teve a chance de se encontrar com Jesus. O verdadeiro encontro com o Senhor pede conversão, acolhida da graça de Deus numa vida nova. Mateus é um bom exemplo. Abandonou a mesa dos impostos para seguir Jesus. Zaqueu é um bom exemplo. Na vida nova da graça, dividiu seus bens com os pobres e reparou o prejuízo que causara às pessoas. Herodes não, Herodes é um mau exemplo.
Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? (Lc 9, 9).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
como disseste, é o Pai quem nos revela quem tu és. É o Santo Espírito quem nos leva a viver em comunhão contigo e com o Pai. Que de cada encontro contigo, saiamos renovados, fortalecidos no caminho do bem e da justiça. Dá-nos, Senhor, a graça de conhecer-te sempre mais e a força para acolhermos de coração sincero a tua Palavra salvadora. Concede-nos, Senhor, perseverança nos teus caminhos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Faça hoje um momento de Exame de Consciência. Pergunte a si mesmo(a) se está respondendo aos apelos de conversão que o Senhor está nos fazendo.
Comunicando
Como todas as quintas-feiras, vividas em tom eucarístico, temos a Santa Missa, às 11 horas, transmitida pelo rádio e pelo YouTube. Podendo, una-se a nós nesse momento.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirMesmo Herodes, o tetrarca com toda autoridade naquela época, se quisesse capturar Jesus não conseguiria, porquê, sua intervenção era somente na lei dos homens, e sabemos que Jesus Cristo era e é o Filho escolhido de DEUS Pai.
Da mesma forma temos que acreditar que se como cristãos autênticos agirmos, sempre negando as coisas do mundo e agindo de acordo a vontade do Pai, nós também seremos protegidos e guardados de todos tipos de maldades, por o Único que tudo pode, o Paráclito, o Defensor, nosso Advogado Protetor, o Justo Juiz, Médico dos médicos, o Eu Sou, pois para Ele não existe impossível para nos amar, nos salvar, nos proteger e nos abençoar de todas as formas como Seus filhos amados. Assim para nos provar este Amor surreal entregou na cruz seu Filho Unigênito para nos dar a vida, e vida em abundância de graças nos garantindo a vida eterna,.
Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor obrigada por tudo que tenho e pendão pelos pecados, senhor hoje e o dia do aniversário do meu filho Lucas que senhor abençoe e o proteja ,amém
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos eu peço pela minha conversão da minha família Rosa Maria de Caucaia ceará
ResponderExcluirevangeli.net
ResponderExcluir200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
1
Informação sobre a gestão dos donativos setembro 2024
+ Info
Família
Meditando
Master
Meditando o Evangelho de hoje Evangelho de hoje + homilía (de 300 palavras)
quinta-feira 26 Setembro 2024
Quinta-feira da 25ª semana do Tempo Comum
Baixar
Compartilhar
Ver 1ª Leitura e Salmo Responsorial
Evangelho (Lc 9,7-9): Naquele tempo, o rei Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou confuso, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: «Eu mandei cortar a cabeça de João... Quem será esse homem, sobre quem ouço falar estas coisas?». E procurava ver Jesus.
«Procurava ver Jesus»
Rev. P. Jorge R. BURGOS Rivera SBD
(Cataño, Porto Rico)
Hoje o texto do Evangelho nos diz que Herodes queria ver Jesus (cf. Lc 9,9). Esse desejo de ver Jesus vem da curiosidade. Falava-se muito de Jesus pelos milagres que ele ia realizando por onde passava. Muitas pessoas falavam dele. A atuação de Jesus trouxe à memória do povo diversas figuras de profetas: Elias, João Batista, etc. Mas, por ser simples curiosidade, esse desejo não transcende. Tal é o fato que quando Herodes vê não lhe causa maior impressão (cf. Lc 23,8-11). Seu desejo se desvanece ao vê-lo cara a cara, porque Jesus se nega a responder suas perguntas. Esse silêncio de Jesus delata Herodes como corrupto e depravado.
Nós, ao igual que Herodes, com certeza sentimos, alguma vez, o desejo de ver Jesus. Mas já não contamos com ele Jesus em carne e osso como nos tempos de Herodes, no entanto contamos com outras presenças de Jesus. Quero ressaltar duas delas.
Em primeiro lugar, a tradição da Igreja fez das quintas-feiras um dia por excelência para ver Jesus na Eucaristia. São muitos os lugares onde hoje está exposto Jesus - Eucaristia. «A adoração eucarística é uma forma essencial de estar com o Senhor. Na sagrada custódia está presente o verdadeiro tesouro, sempre esperando por nós: não está ali por Ele, e sim por nós» (Bento XVI). -Aproxime-se para que lhe deslumbre com sua presença.
Para o segundo caso podemos fazer referência a uma canção popular, que diz: «Conosco está e não o conhecemos». Jesus está presente em tantos e tantos de nossos irmãos que têm sido marginados, que sofrem e não têm ninguém que os queira ver. Na sua encíclica Deus é Amor, diz o Papa Bento XVI: «O amor ao próximo enraizado no amor a Deus é ante tudo uma tarefa para cada fiel, mas é também para toda a comunidade eclesial». Assim, então, Jesus está lhe esperando, com os braços abertos lhe recebe em ambas as situações. Aproxime-se!
Pensamentos para o Evangelho de hoje
«O Deus que procuramos não é um Deus que esteja longe de nós. Lhe temos entre nós. Mora em nós como a alma no corpo se somos para Ele, pelo menos, membros saudáveis a quem o pecado não tem matado » (São Columbano, abade)
«Herodes não foi capaz de superar as camadas que bloqueavam seu coração. A ambição de poder, o egoísmo e as convicções fracas afogaram essa possibilidade de descobrir a um Jesus que sofria para lhe salvar » (Francisco)
«Toda a sociedade refere os seus juízos e a sua conduta a uma visão do homem e do seu destino. Fora das luzes do Evangelho sobre Deus e sobre o homem, as sociedades facilmente resvalam para o totalitarismo» (Catecismo da Igreja Católica, n° 2257)
Você sabe como é financiada evangeli.net?
Você sabe como é financiada evangeli.net?
Quer colocar *evangeli.net* na sua web ?
Quer colocar evangeli.net na sua web ?
Informação sobre a gestão dos donativos setembro 2024
_______
Novos Quiz de perguntas:
História da Igreja através dos santos
O que é evangeli.net
Quem somos?
Doações
Falar conosco
Segue-nos no:
© evangeli.net
Associació Cultural M&M Euroeditors
Aviso legal | Privacidade | Política de Cookies | Dar baixa
Bom dia padre,muito bom ouvir esta meditação!!!
ResponderExcluirPeço oração para mim e meus filhos e netos!
Todos nós precisamos de muita oração, fé e Deus na nossa vida
Senhor JESUS CRISTO filho de nosso Deus, eu preciso que me abraçar para que eu possa viver esse tempo difícil sob a sua proteção. Peço -lhe a minha recuperação e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo. Agradeço por me trazer a palavra Santa. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus nos abençoe com saúde, paz e fé, para mim e a minha família. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos . Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família e para todos . Cura Senhor o Bentinho, e dá muita força e fé aos seus pais e aumenta sempre a fé de todos nós amém.
ResponderExcluirBom dia padre, sua benção. Impreciona Jesus, ficar calado.uma vez ELE DISSE: o que está escrito .ao meu respeito tem que acontecer.sofria calado, mas a Pilatos Jesus disse: Nem um poder teria sobre mim, se não fosse dado de cima.Msa quem me estrgou a ti maior pecado faz.verdadeiramente filho de Deus e poderoso, amém.
ResponderExcluirAmém ao evangelho. Deus, em nome de Jesus, nos guarde e nos abençoe
ResponderExcluirBoa tarde abençoada para todos nós!
ResponderExcluirQue possamos hoje estar mais próximo de Jesus!
Aidael Andrade Bezerra