PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Hoje, suba a montanha.

Hoje, suba a montanha.




   10 de setembro de 2024.  

Terça-feira da 23ª Semana do Tempo Comum

   Evangelho.    


Lc 6,12-19


12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.

17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.


   Meditação.    



E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)


Olha que grande lição Jesus está nos dando. Ele tem uma decisão importante para tomar. A essa altura da missão, um grupo numeroso de discípulos e discípulas o segue. E ele precisa dar um mínimo de organização ao seu grupo. E pensar no futuro do seu ministério. Ele precisa tomar decisões importantes em benefício de sua missão, em perspectiva de continuidade do seu trabalho. O que faz? Sobe a montanha para rezar e passa a noite inteira em oração.


A montanha é o lugar da oração, do encontro com Deus. É na oração, que o cristão encontra a luz de Deus para sua vida. É na oração que pode discernir qual é a vontade do Senhor. E, uma vez compreendida a sua santa vontade, aderir a ela de todo o coração. Uma noite de oração na montanha, antes de tomar uma decisão importante: esse é o exemplo de Jesus. Também na véspera de sua paixão, angustiado e humanamente atordoado pela paixão iminente, está no monte em oração, no Getsêmani. Pede ao Pai para afastar o cálice de dor e humilhação e a morte violenta. Mas, quer, antes de tudo, aderir à vontade de Deus. Uma noite de oração.


Eu tenho a impressão que muitos cristãos tomam decisões sem consultar Deus, sem uma noite de oração. Uma noite de oração é um modo de dizer, uma experiência de discernimento na presença do Senhor. Tem coisas importantes para decidir? Então, precisa subir a montanha, isto é, colocar-se na presença do Senhor para, com a sua luz, com a assistência do seu Espírito, encontrar a sua vontade, o melhor para sua felicidade aqui na terra e na eternidade.


E que decisões Jesus tomou naquela noite de oração? Nessa passagem, dá pra gente identificar ao menos quatro decisões. A primeira, chamar e escolher 12 líderes. Doze para marcar a continuidade com o povo de Deus, o povo das doze tribos. Doze, porque está construindo um novo momento do povo de Deus. Segunda decisão: escolher os doze do meio dos seus muitos discípulos. Não buscá-los fora. Tirar seus missionários dentre aqueles que o estavam acompanhando. Terceira: Designá-los como apóstolos, enviados. Essa será a sua identidade: serem apóstolos, enviados por ele. Quarta decisão: Reconhecer a liderança de Simão à frente do grupo, trocando o seu nome para Pedro. Na Bíblia, o nome é a missão. E a missão de Simão é ser a pedra, o alicerce da nova comunidade.





Guardando a mensagem


Jesus precisava tomar decisões importantes sobre a sua missão. Subiu a montanha e passou uma noite em oração. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze para serem seus apóstolos. Sempre que um cristão precisa tomar uma importante decisão, precisa subir a montanha, isto é, dedicar-se a um tempo razoável de discernimento e oração. Na oração, encontramos a luz de Deus para nossa vida, para nossas decisões. Esse é o caminho para podermos conhecer e acolher a vontade de Deus. E essa é a grandeza de nossa vida: fazer a vontade de Deus.


E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,
vendo o teu exemplo, em oração na montanha, nos perguntamos se as decisões mais importantes de nossa vida têm sido tomadas dentro de um processo de discernimento, que inclui também um tempo sério de oração. Pela oração, asseguravas que as tuas decisões estivessem de acordo com a vontade do Pai. E são tantas as decisões que um cristão, uma cristã precisa tomar em espírito de obediência ao Pai: a escolha da profissão, o casamento, a consagração religiosa, mudanças importantes na vida profissional e familiar e tanta coisa mais. Senhor, nessas horas, lembra-nos de subir a montanha e decidir no diálogo com Deus. Assim, poderemos realizar o melhor para nossa vida, o melhor segundo o teu coração. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

A grande lição de hoje é a oração. Jesus, mesmo sendo Deus com o Pai e o Espírito Santo, precisou de intensos momentos de oração para conferir sua missão com o Pai, para tomar suas decisões, para ser fortalecido em seu caminho de dificuldades e provações. Se Jesus precisou da oração, imagine nós. Hoje, suba a montanha! 

Comunicando

Para este Mês da Bíblia, a Igreja no Brasil marcou um livro bíblico para ser estudado por todos nós: o livro do Profeta Ezequiel. É bom você ficar atento às propostas que as comunidades estão fazendo: círculos bíblicos, lives, gincanas, cursos... De nossa parte, preparamos um curso bíblico em cinco encontros, de 16 a 20 de setembro. Eu vou ministrar esse curso no Youtube. O canal vai esta aberto pra todo mundo participar, livremente. Quem desejar receber o ebook, material exclusivo e o certificado do curso, precisa fazer sua inscrição. E a inscrição é feita pelo site Sympla.com.br ou pelo WhatsApp da AMA: 81 3224-9284.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

14 comentários:

  1. Bom dia padre Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  2. A sua benção Padre João Carlos. Como é bom poder ouvir as suas meditações! Deus seja louvado pela sua vida! Deus seja louvado por tudo!

    ResponderExcluir
  3. Gratidão, preciso muito subir a montanha nesse momento.

    ResponderExcluir
  4. Solpdfrocha10/9/24 07:56

    Gratidão Padre João Carlos, estou nos degraus, quero muito chegar a montanha com minha família para ver e viver na luz do Espeirito Santo, servindo a Deus.
    Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, amém.
    Deus te abençoe Padre e a todos que estão compartilhando a sua mensagem de fé e amor a Deus.

    ResponderExcluir
  5. Senhor JESUS CRISTO eu creio em TI, te louvo e te amo, aumentai sempre em mim a minha fé para que eu jamais claudique e se acontecer segura a minha mão. Peço -lhe a cura da minha enfermidade e de meu filho Ivan e Fabrício e minha esposa Oriete. Abençoe minhas noras e netas e avraçai minha esposa lhe protegendo. Pe. João Carlos interceda por mim e pela minha família. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família e que nos proteja de todo o nosso, senhor tenha piedade e mesericodia de todos, te peço perdão e mesericordia pelos meus pecados e te peço saúde para mim ,obrigada senhor por tudo,amém

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos! Jesus Cristo nos Abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia para todos meu nome Maria Lucimar da silva Amorim eu gosto muito de ouvir as palavras do nosso pai todo poderoso minhas duas filhas queridas sempre manda para min escutar o evangélico Patrícia e marlene min sinto muito bem de ouvir as mensagens muito obrigado por tudo Deus Amado sem o senhor em minha vida eu não sou nada Deus a abençoe todos vocês amém

    ResponderExcluir
  9. ANTONIO FRANCISCO DA SILVA10/9/24 09:24

    Oi bom dia, ouço sempre as meditações do Padre João Carlos, que Deus o abençoe e dê muita força para continuar esta missão de ensinamento a todos nós que cristãos

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Senhor nestas horas, lembra-nos de subir a montanha e decidir um diálogo com Deus. Para que Deus nos fortaleça nas nossas decisões, precisamos de saúde, paz e fé para minha família e para mim. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia , Pe João Carlos
    Deus continue lhe inspirando no anuncio da Palavra, p todos os cristãos. Comecei a ler o profeta Ezequiel. Senti q ele teve visão espiritual, como São João. Quero estar c um pouco de conhecimento, sobre o profeta .Quando o sr. ministrar o curso quero acompanhar, p me esclarecer mais.Pois tenho mta dificuldade em descubrir o Ensinamento q está inserido na linguagem bíblica. Tenho mta dificuldade em interpretar.Deus nos abençoe e o E.Santo ilumine minha mente de idosa. Mas amo a Palavra

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde abençoada para todos nós!
    A nossa lição de hoje é orar , antes, de decidir qualquer coisa!
    Bendito seja o nome de Jesus! Gratidão!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família e para todos e pela cura do meu netinho Bento . Senhor que possamos sempre rezar antes de todas as decisões da vida. Quero passar a fazer isso sempre e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada por tantas palavras de conforto e colo amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O pouco com Deus é muito.

02 de maio de 2025   Sexta-feira da Segunda Semana da Páscoa.     Dia de Santo Atanásio, bispo de doutor da Igreja.     Evangelho   Jo 6,1-1...

POSTAGENS MAIS VISTAS