25 de setembro de 2024
Quarta-feira da 25ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Lc 9,1-6
Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao saírdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.
Meditação.
Não levem nada para o caminho (Lc 9,3)
“Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, e os enviou a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos”.
O envio dos doze apóstolos é uma página missionária da Igreja. Os doze representam a nossa comunidade, comunidade que nasceu do trabalho missionário de Jesus. Essa referência aos doze mostra uma comunidade organizada, em continuidade com o povo do Antigo Testamento. A missão é de todo o povo de Deus, com seus líderes à frente. E o envio dos doze é para que anunciem o Reino de Deus. O Reino é o reinado de Deus em nossas vidas e em nosso mundo. O reinado de Deus supera e vence o reinado do mal, por isso os missionários recebem poder sobre o demônio e sobre a doença. A doença é a cara do sofrimento que o mal e a morte espalham.
O Reino é um dom, é a libertação da dominação do mal e da morte, para estarmos como filhos e filhas na comunhão com o Senhor nosso Deus. Não é o resultado de uma estratégia bem montada pelos missionários. Eles são simples instrumentos. É obra de Deus. Aliás, o Reino é de Deus e o que os enviados conseguem realizar é pela sua força, pelo seu poder. Por isso a recomendação: ‘Não levem nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas’.
Cajado é um sinal de defesa e segurança. Renunciem a isso. Sacola representa a confiança nos bens, nos instrumentos. O Reino não é uma estratégia. É um dom. Também não devem levar pão, que é o símbolo da sobrevivência. É preciso antes confiar na Providência. Nem levar dinheiro. É a renúncia à segurança financeira. Nem duas túnicas, duas mudas de roupa. A proteção necessária é a de Deus. Tudo isso é simbólico, para dizer: o missionário deve por sua confiança em Deus.
O evangelho de hoje, que começou com o envio dos doze e seguiu com as recomendações feitas por Jesus, termina dizendo que eles foram, anunciaram o Reino e curaram os enfermos. O envio não é apenas uma ordem de Jesus, é uma experiência concreta que os enviados vêm fazendo, desde o início. É um caminho que muitos já percorreram, em obediência ao mandato do Senhor e às suas recomendações.

Guardando a Mensagem
A missão é de todos. E a missão é comunicar que o Reino de Deus chegou com Jesus. É sugerir às pessoas que abram o seu coração, abram as portas de suas vidas para acolhê-lo. O Reino de Deus ou o seu reinado é a vitória sobre o mal no mundo e o pecado, gerando uma família de filhos livres e amados. O Reino não é o resultado de uma intensa propaganda de massa. É um segredo facilmente compreensível pelos simples e humildes. E não se implanta pela força ou pelo prestígio de alguém. Não somos um exército impondo uma nova lei. O Reino supõe a liberdade. Se não abrirem as portas, o Reino não entra. Não é uma invasão. A gente só bate à porta, não a arromba. Por isso, o missionário precisa se despojar de qualquer segurança humana.
Não levem nada para o caminho (Lc 9,3)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
demoramos a compreender que estamos sendo enviados em missão, que somos responsáveis pelo anúncio do Reino de Deus em nossa casa, no lugar onde trabalhamos, em nossos ambientes de convivência, em todos os setores da sociedade. Proclamar o Reino é testemunhar que fomos alcançados pelo amor de Deus, amor gratuito e misericordioso que se manifestou em ti, Senhor Jesus. O Reino não é um produto destinado a ser um sucesso de vendas. É uma boa notícia que muda a nossa vida, e dela, somos apenas portadores e testemunhas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No seu caderno espiritual, escreva uma breve oração ao Senhor Jesus. Ele está contando com você como missionário, como missionária do Reino. Diga a ele como você se sente.
Comunicando
E, nesta quarta-feira, tem podcast estreando em nosso canal do Youtube. No 'Diálogos da fé' de hoje converso com o Pe. Roberto Júnior, sobre a Arte de Liderar.
Acesse: https://youtu.be/R1gd1mlMvlE
Amém, Aleluia, Amém....
ResponderExcluirBom dia Padre Antônio. que Deus abençoe sua vida, e sua família para que sempre esteja bem para levar a palavra de Deus às pessoas, crianças, mulheres,é a todos. Muito obrigada
ResponderExcluirBom-dia! Que Deus abençoe a todos que fazem parte da caminhada com nosso mestre Padre João Carlos. Essas palavras nos engrandece e nos faz feliz e nos ameniza os pequenos fragmentos de dores que vivenciamos diante dos males causados por os ovives pecados da 🍖. Peço lhe s orações para eliminar os. Paz e bem a todos que os ouvintes
ResponderExcluirPois todos são muitos importantes para o nosso crescimento espiritual.!
Amém
ResponderExcluirE bom saber que o reino de Deus está presente em nossa vida , quando presenciamos um movimento autentico de amor como esse .obrigado Pé. JOAO CARLOS POR TANTO AMOR A DEUS.
ResponderExcluirEssa palavra nos mostra que o reino é de Deus onde nós homens podemos participar apenas confiando, seguindo suas palavras e desapengando do material humano que sempre nos desvia de Deus. Infelizmente quanto mais as religiões priorizam o dinheiro mas distante do Reino de Deus estamos. Pois o amor de Deus é gratuito e o preço é apenas nossa conversão!
ResponderExcluirQue maria nos cubra com seu manto; amém!
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirO Evangelho é muito claro, enfatiza mais uma vez que, como escolhidos devemos assumir a missão de propagadores da Boa Notícia, evangelhizar sem nos preocupar com acessórios nenhum, porque DEUS é providência e nos dará o necessário, até porque precisamos desapegar de tudo, pois não levaremos nada quando partirmos desta vida.
Ensina também como devemos nos comportar ao entrar e sair dos lugares a qual junto do Espírito Santo somos enviados a transmitir o Evangelho Vivo, resumindo sempre falar em nome de DEUS e se alguém não aceitar por um motivo ou outro, devemos sacudir a poeira dos pés e partir para o próximo, na humildade não desistir e nunca discutir por qualquer motivo, demonstrando que conosco permanece a paz espiritual que vem de Cristo,.
I Corintios 9,
16 Pois, se anuncio o Evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o Evangelho! 23 Ora, tudo faço por causa do Evangelho, para dele tornar-me co-participante,.
Bom diaaaa padre João Carlos! Me chamo Cristiane sua benção, muito obrigada por seus ensinamentos me ajudam a assimilar minha vida com o que Jesus espera de mim!
ResponderExcluirTenha um dia maravilhoso e cheio do amor de Deus 🌹
evangeli.net
ResponderExcluir200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
1
Informação sobre a gestão dos donativos setembro 2024
+ Info
Família
Meditando
Master
Meditando o Evangelho de hoje Evangelho de hoje + homilía (de 300 palavras)
quarta-feira 25 Setembro 2024
Quarta-feira da 25ª semana do Tempo Comum
Baixar
Compartilhar
Ver 1ª Leitura e Salmo Responsorial
Evangelho (Lc 9,1-6): Jesus convocou os Doze e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças. Ele os enviou para anunciar o Reino de Deus e curar os enfermos. E disse-lhes: «Não leveis nada pelo caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem duas túnicas. Na casa onde entrardes, permanecei ali, até partirdes daí. Quanto àqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, para que sirva de testemunho contra eles». Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas por toda parte.
«Jesus convocou os Doze e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças»
Rev. D. Jordi CASTELLET i Sala
(Vic, Barcelona, Espanha)
Hoje vivemos tempos em que novas doenças mentais alcançam difusões inesperadas, como nunca tinha havido no curso da história. O ritmo de vida atual impõe estresse às pessoas, corrida para consumir e aparentar mais do que o vizinho, tudo isso acompanhado de fortes doses de individualismo, que constroem uma pessoa isolada do resto dos mortais. Essa solidão a que muitos se vêem obrigados por conveniências sociais, pela pressão laboral, por convenções escravizantes, faz com que muitos sucumbiam à depressão, às neuroses, às histerias, às esquizofrenias ou outros desequilíbrios que marcam profundamente o futuro daquela pessoa.
«Reunindo Jesus os Doze apóstolos, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curar enfermidades» (Lc 9,1). Transtornos, esses, que podemos identificar no mesmo Evangelho como doenças mentais.
O encontro com Cristo, pessoa completa e realizada, dá um equilíbrio e uma paz capazes de serenar os ânimos e de fazer a pessoa se reencontrar com ela mesma, dando claridade e luz em sua vida, bom para instruir e ensinar, educar os jovens e os idosos e, encaminhar as pessoas pelo caminho da vida, aquela que nunca haverá de murchar-se.
Os Apóstolos «partiram, pois, e percorriam as aldeias, pregando o Evangelho e fazendo curas por toda parte» (Lc 9,6). Essa é também nossa missão: viver e meditar o Evangelho, a mesma palavra de Jesus, a fim de permitir que ela penetre no nosso penetrar interior. Assim, pouco a pouco, poderemos encontrar o caminho a seguir e a liberdade a realizar. Como escreveu são João Paulo II, «a paz deve realizar-se na verdade (...); deve realizar-se em liberdade».
Que seja o próprio Jesus Cristo, que nos chamou à fé e à felicidade eterna, quem nos encha de sua esperança e amor, Ele que nos deu uma nova vida e um futuro inesgotável.
Pensamentos para o Evangelho de hoje
« Não poderei descansar até o fim do mundo, entanto há almas que salvar» (Santa Teresinha de Lisieux)
« Quem tem encontrado verdadeiramente a Cristo não pode tê-lo só para sim, deve o anunciá-lo» (São João Paulo II)
« Porque, como todos os fiéis, são por Deus encarregados do apostolado, em virtude do Baptismo e da Confirmação, os leigos têm o dever e gozam do direito, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra» (Catecismo da Igreja Católica, n° 900)
Você sabe como é financiada evangeli.net?
Você sabe como é financiada evangeli.net?
Quer colocar *evangeli.net* na sua web ?
Quer colocar evangeli.net na sua web ?
Informação sobre a gestão dos donativos setembro 2024
_______
Novos Quiz de perguntas:
História da Igreja através dos santos
O que é evangeli.net
Quem somos?
Doações
Falar conosco
Segue-nos no:
© evangeli.net
Associació Cultural M&M Euroeditors
Aviso legal | Privacidade | Política de Cookies | Dar baixa
Bom dia, Padre João Carlos sua benção! Como é maravilhoso ouvir sua palavra,esse amor que vem de Deus por todos nós cristãos, que enche nossas vidas do espírito santo que nos faz refletir sobre amor, respeito e gratidão.
ResponderExcluirSenhor JESUS CRISTO! Meu corpo está doente, mas sei que podes me curar. Eu creio em TI mas aumentai sempre a minha fé e se eu claudicar segura a minha mão. Eu te louvo e te adoro, tua palavra é o meu remédio e o SENHOR o meu médico. Abençoe minha esposa, filhos, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia! Sou Rosa de Lima. Obrigada pelos seus ensinamentos. Deus lhe proteja!!
ResponderExcluirBom dia padre, sua benção, como é bom falar com Deus, ELE está sempre ouvindo e vendo.gratidão SENHOR POR TUDO, TE AMO....
ResponderExcluirBoa tarde abençoada para todos nós!
ResponderExcluirSeja bendito o nome de Jesus! Amém!
Aidael Andrade Bezerra
Oi padre tudo bem com você?os apóstolos devem continua a obra libertadora de jesus.indo a todos os lugares para levar a palavra de Deus.a tantos irmãos necessitados.
ResponderExcluirBia tarde e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Abençoa Senhor a mim e toda minha família e a todos. Agradeço por tudo q nos dás todos os dias, em especial o dia de hoje que deu tudo certo. Peço saúde para mim e toda minha família e para todos. Obrigada pelo Cauã q ficou bom e peço pela cura do meu netinho Bento e força e fé para os pais e para todos nós amém.
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirBoa noite Pe João Carlos, sua benção, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos dê saúde, felicidade, paz e fé, nos abençoando e nos protegendo de todo mal, a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirBoa Noite 👐👐👐👐
ResponderExcluir