PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Eu creio, Senhor.

Eu creio, Senhor.




    03 de julho de 2024   

Dia de São Tomé, apóstolo.

     Evangelho.     


Jo 20,24-29

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

     Meditação.     


Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus" (Jo 20, 28).

Hoje é dia do apóstolo Tomé. Ele era um discípulo de Jesus, sempre muito fiel, mas negou-se a crer na ressurreição de Jesus. Mas, claro, Deus sempre escreve certo em linhas tortas. Assim, o santo Papa Gregório Magno, escreveu “O discípulo, que, duvidando da ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas do mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade”.

Em Tomé, está a nossa fraqueza, a nossa descrença. Mas, também a graça da fé em Cristo Jesus ressuscitado. Vendo por esse lado e aprendendo com a sua história, podemos considerar que Tomé cometeu três erros.

O primeiro foi o seguinte: Ele faltou à celebração. No domingo da ressurreição, à tardinha, os discípulos estavam reunidos... esta era a hora em que a comunidade se reunia nos primeiros tempos do cristianismo, ao entardecer do domingo. Nessa celebração do domingo de páscoa, o próprio Jesus ressuscitado se apresentou no meio deles. Tomé não estava nesta reunião. Não sei onde andava, mas faltou a esse momento tão importante. Jesus fez a saudação do shalom: A paz esteja com vocês! Mostrou-lhes as mãos e o lado, para eles terem certeza que era ele mesmo, o que fora crucificado. E a comunidade ficou, claro, exultante de alegria. Jesus lhes comunicou o Espírito Santo, soprando sobre eles. E lhes enviou em missão, a mesma missão de reconciliação que ele recebera do Pai. Tomé perdeu esse momento tão importante da vida da comunidade.

Por falar em faltar à celebração, hoje tem muito Tomé ausentando-se da celebração do domingo. Cada um tem sua desculpa, nem sempre válida. Faltando, acabam perdendo experiências que elevam qualitativamente a vida cristã naquela comunidade. Perdem o encontro com o Senhor ressuscitado que se revela presente no meio de sua Igreja, comunicando-lhe a sua paz, enchendo os seus corações da alegria de Deus e dando-lhes o seu Santo Espírito para confirmar a todos na missão. Se você, como Tomé, faltar à celebração, você está perdendo muita coisa e vai ficando de fora da caminhada da graça em sua comunidade. Esse foi o primeiro erro de Tomé: faltou à celebração.

Faltar já é uma coisa ruim, agora, duvidar... ah, esse foi o seu segundo erro: Tomé duvidou do testemunho da comunidade. Todo mundo lhe disse o que tinha acontecido. Jesus ressuscitado em pessoa esteve lá, mostrou as marcas de sua crucifixão, soprou sobre eles, os enviou em missão. ‘Não acredito’. Mas, como assim não acredita? ‘Isso é invenção, é fantasia, é conversa de vocês’. Não, Tomé, nós vimos o Senhor. ‘Viram nada! Se eu não vir a marca dos pregos na sua mão e não por a mão no seu lado aberto pela lança, eu não acredito’. ‘Não diga uma coisa dessas, Tomé!’. Duvidou do testemunho da comunidade.

Quando o cristão se ausenta das celebrações da Igreja, começa a se distanciar da fé. Vai incorporando o espírito do mundo: começa a duvidar, a achar defeito na sua religião, a por sob suspeita os ministros da Igreja e por aí vai. Perde a graça comunicada pelo Ressuscitado em cada celebração e vai perdendo o amor pelo seu Senhor e por sua comunidade. É bom não faltar. Mas, se faltar, tenha cuidado para não se distanciar da Igreja. Não deixe que o individualismo do mundo lhe diga que você se resolve diretamente com Deus. A comunidade é quem tem o testemunho sobre Jesus. Não deixe a dúvida entrar no seu coração.

O terceiro erro de Tomé mereceu uma boa reprimenda de Jesus. Precisou ver para crer. Ele só acreditou porque viu. No domingo seguinte ao da ressurreição, eles estavam reunidos de novo, à tardinha. Jesus de novo se apresentou no meio deles e fez a saudação de paz. Chamou logo Tomé e o mandou por o dedo nas marcas das chagas de suas mãos e no seu lado. E lhe disse: “Não seja incrédulo, seja fiel”. Tomé, graças a Deus, mostrou-se humilde e cheio de fé. Exclamou: “Meu Senhor e meu Deus”. Estava reconhecendo que Jesus era o Senhor, o servo glorificado. E que ele era Deus, como o Pai. “Meu Senhor e meu Deus”.




Guardando a mensagem

Tomé cometeu três erros: faltou à celebração, duvidou do testemunho da comunidade e precisou ver para crer. Por sorte, teve um acerto de contas misericordioso com Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!”. Tomé - é você que falta à celebração, que está deixando o mundo encher o seu coração de dúvidas e suspeitas contra a fé. Você também tem a chance de reencontrar Jesus na comunidade e de crer nele de todo o coração. Que hoje seja o dia de sua experiência pessoal com Cristo! Que hoje seja o seu dia de Tomé que tocou nas chagas do Senhor.

Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus" (Jo 20, 28).

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
ainda está ressoando a tua palavra dita à comunidade, naquela tarde de domingo: “Bem-aventurados os que crerem sem terem visto!”. Nós realmente não te conhecemos presencialmente, nunca te vimos, mas cremos em ti. Cremos que tu vives e estás conosco. Tens razão, não podemos nos guiar só pela lógica da comprovação, só aceitar o que for cientificamente provado ou querer entender tudo de Deus, como se tudo coubesse em nossa cabeça ou em nossa lógica humana. Só pela fé, podemos encontrar-te, Senhor, acolher a tua Palavra, celebrar a tua Eucaristia. Obrigado, Senhor, pela fé que habita os nossos corações. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Na sua família, talvez haja alguém como Tomé. Hoje, é o dia de você contar-lhe a história deste apóstolo.

Comunicando

Hoje, quarta-feira, os grupos da Segunda Bíblica estarão abertos para receber a resposta da pergunta da semana. Depois de ler o capítulo 15 do Profeta Ezequiel, responder quem é a videira e por que Deus estava resolvido a transformar o terreno da videira num deserto.

Pra você que recebe a Meditação pelos aplicativos de mensagem, estou enviando a programação de nossa missão em São Paulo, nesta semana. Amanhã, vamos estar na TV Canção Nova. Na sexta, na TV  Aparecida. No sábado à noite e domingo pela manhã, celebro a Santa Missa em Guarujá. No domingo à noite, em Praia Grande. Segunda-feira, ao meio dia, rezo a Santa Missa com os Ouvintes na Catedral da Sé. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Anônimo3/7/24 06:35

    Deus abençoe o Senhor e sua equipe nessa missão em São Paulo!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/7/24 06:45

    Muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Glória a Vós Senhor!
    Não podemos viver a fé como Tomé, só acreditar vendo, a nossa fé tem que ser além do tocar fisicamente, temos que acreditar num DEUS Uno e Trino, real, que entregou Seu Filho Unigênito na cruz para nos salvar e nos conceder a garantia da vida eterna, assim para nossa redenção Ele venceu o último dos inimigos, ou seja a morte, ressuscitando ao terceiro dia e pela fé permanece muito vivo entre nós.
    Temos muitas provas reais para acreditar, porque nos deixou tudo escrito no Livro da vida, na Sagrada Escritura onde encontramos todas as perguntas e respostas, além disso ainda temos a cada dia as provas de Sua existência na nossa frente, isto é os milagres, o Sol, a Lua, toda natureza, o mar as montanhas, os pássaros, os animais, nossos irmãos, as conversões, as curas e milagres diversos, dentre outros.
    Podemos afirmar que quem tem paz espiritual dentro de si, através do Espírito Santo enxerga e acredita na Sua presença real, até nos acontecimentos mais simples da vida, nos sinais do dia a dia, encontramos as maiores provas de existência de DEUS,.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/7/24 07:50

    Bom dia padre, sua benção, como disse, Deus escreve certo ,por linhas tortas.A dúvida de Tomé,foi uma demonstracão para a humanidade,pra nós,não temos porque duvidar.Estarei com vocês todos os dias , até o fim dos tempos,disse. JESUS, MEU SENHOR E MEU DEUS,AMÉM.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/7/24 08:09

    Senhor JESUS! Eu creio em ti, mas aumentai a minha fé. Quando eu claudicar segura a minha mão. Peço-lhe SENHOR, a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/7/24 08:32

    Senhor, abençoe a minha família, e a fé que me sustenta todos os dias🙏🏽

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3/7/24 08:38

    Bom dia Padre João Carlos!

    Passando por momentos difíceis com minha filha Andréia!
    Preciso de orações para ter forças e ajudá-la!
    Confio em ti Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/7/24 09:03

      Deus te abençoe e à tua filha Andréia!

      Excluir
  8. Anônimo3/7/24 08:44

    Meu Senhor é meu Deus, hoje essa palavra foi pra mim não por não crer sem ter visto ,mais sim por faltar a participar junto com a minha comunidade, muitas das vezes eu quero ir mais chega o Domingo eu desanimo por alguma coisa, sempre tem alguma desculpa para não ir e as vezes esqueço mesmo. O senhor me ajude a não faltar.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3/7/24 09:08

    Bom dia padre, Deus abençoe amim e meus filhos Lucas e Gabriel e nós proteja e afaste todo o mal de perto deles e de mim e toda a minha família, senhor primeiro quero pedir pelo meu irmão neném a saúde dele a cura , senhor tenha piedade e mesericodia e peco peço minha saúde e mim cure tire essa dores e minha vesícula não tenha que fazer cirurgia, obrigada senhor

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3/7/24 09:52

    Glória a Vós Senhor 🙌🏼🙏🏼🌻 bom dia Padre João sua benção 🙏🏼 gratidão pela meditação 🙏🏼

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3/7/24 10:09

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus e Nosso Sensor Jesus Cristo aumente minha fé e da minha família, que não sejamos como São Tomé, Só pela fé, podemos encontrar-ti Senhor, acolher a tua palavra e celebrar a eucaristia. Nos abençoe senhor Jesus Cristo, com saúde.paz e fé a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Anônimo3/7/24 10:53

    Que nossa mãe do céu interceda por a sua caminhada em São Paulo

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Vamos ter fé de que Jesus está conosco, presente, ao nosso redor , em nosso interior. Amém!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  14. Senhor dos exércitos, eu LHE agradeço pela vida de São Tomé. No entanto, me ajude seguir o caminho do discipulado, do apostolado, do profetismo, da fidelidade, da paz, da fé e da santificação. Me ajude construir a minha vida sobre a pedra principal. Me ajude ser uma boa morada do Espírito Santo. Me ajude fugir do pecado e da incredulidade. Me ajude ser um bem-aventurado. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3/7/24 20:22

    Anônimo 3/7/2024/ 8:14o olá padre João paz e bem no nosso meio temos ainda muitos igual a Tomé.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Hj em especiaquero pedir pelo.meu irmão mais velho, q está fazendo aniversário. Que Deus o abençoe muito e lhe dê muita saúde. Ele tem mal de Parkinson. Agradeço a quem puder rezar pela saúde dele. Deus pode tudo. Senhor abençoa a nossa noite amém.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo4/7/24 13:56

    Boa tarde Pe João Carlos sua benção pra mim e toda minha família, Nós cremos no senhor, mais aumentai a nossa fé, Amém 🙏🙏🙏❤️

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Venham a mim.

   18 de julho de 2024.   Quinta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum    Evangelho.    Mt 11,28-30 Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e diss...

POSTAGENS MAIS VISTAS