PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Tenham coragem! Eu venci o mundo.

Tenham coragem! Eu venci o mundo.


13 de maio de 2024

   Segunda-feira da 7ª Semana da Páscoa.  

Dia de N. Sra. de Fátima

Dia de Santa Maria Domingas Mazzarello



     Evangelho.     

Jo 16,29-33

Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”

      Meditação.      


No mundo, vocês terão tribulações. Mas, tenham coragem! Eu venci o mundo (Jo 16, 33)

Estamos no final do diálogo de Jesus com os discípulos, ainda à mesa da ceia pascal, a última ceia. Embora os discípulos demonstrem adesão a Jesus e aos seus ensinamentos, a verdade é que na hora da paixão se dispersarão e Jesus vai estar sozinho. Foi o que Jesus comentou: “Eis que vem a hora – e já chegou – em que vocês se dispersarão, cada um para o seu lado, e me deixarão só”.

É nesse momento que Jesus reafirma sua total confiança no Pai que o enviou, que o sustenta, que estará sempre ao seu lado. “Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”, tinha dito em outra ocasião. E ele está certo do apoio do Pai, porque está sempre em comunicação com ele pela oração e porque está sempre fazendo a sua vontade. Ali, à mesa, ele disse uma coisa impressionante: “Mas eu não estou só; o Pai está comigo”.

Ainda assim, você pode pensar: mesmo com toda confiança em Deus, na cruz, Jesus se sentiu só e abandonado. Na cruz, pelas três da tarde, gritou em alta voz: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?”. É uma palavra que impressiona, uma oração no meio da agonia naquela cruz. Mas também ali, ele está em oração. É uma oração que brota de suas dores físicas e de seu sentimento humano de quem se sente traído e injustiçado. Ele se sente só e abandonado. A oração de Jesus não é uma oração de revolta, mas uma oração de confiança. Reclama ao Pai, porque o sabe presente. Na verdade, essas suas palavras brotam do Salmo 21 (22). Apesar desse refrão tão forte – Meu Deus, porque me abandonaste – este salmo celebra a defesa que Deus faz do seu servo sofredor e a confiança nele. A ressurreição foi a resposta do Pai à prece do seu filho. A ressurreição é a sua vitória sobre o pecado, o mal e a morte. Jesus enfrentou tudo e venceu.

Esta confiança no Pai, Jesus quer passar para o seu rebanho. “No mundo, vocês terão tribulações. Mas, tenham coragem! Eu venci o mundo”. O discípulo, a discípula, mesmo enfrentando os dramas da vida, as crises que não faltam, olha para Jesus e se sente acompanhado, acompanhada. Ele não nos deixa sós. Ele está conosco. Sua ascensão, isto é sua condição de estar agora em Deus, lhe permite estar conosco de uma forma real e diferente de antes. O Espírito Santo é quem atualiza a sua palavra e a sua missão. Assim, ele, que passou por tanto sofrimento e venceu, nos oferece a sua experiência, a sua graça, a sua confiança em Deus. E mais: nos oferece a vitória que ele alcançou em nosso favor, o perdão, a reconciliação com Deus. Na ascensão, nós o contemplamos vitorioso. Nessa condição, ele continua nos animando a resistir nas adversidades, a lutar com esperança e a confiar em Deus.


Guardando a mensagem

Nós - seguidores de Jesus, seus irmãos e irmãs - também passamos por muitas dificuldades, problemas, fracassos, perseguições,... Nós nos encontramos, por vezes, na mesma condição dele, que foi incompreendido e perseguido. Se nossas provações forem vividas em comunhão com Deus e se estivermos de fato fazendo a sua vontade, então essa confiança de Jesus no Pai pode ser também nossa. E de onde vem essa confiança de Jesus? Jesus faz referência a Deus, o seu Pai. Ele confere o seu caminho, permanentemente, pela oração. Conhece o Pai, sabe que ele é fiel, que o ama, que sempre estará ao seu lado. Você também pode ter os mesmos sentimentos de Jesus, como São Paulo nos recomendou. Fortaleça, no seu coração, a convicção que Deus, na sua imensa misericórdia, por causa do seu filho Jesus, ama você, é eternamente fiel e não lhe abandonará nunca.

No mundo, vocês terão tribulações. Mas, tenham coragem! Eu venci o mundo (Jo 16, 33)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a tua palavra vai nos edificando como pessoas renascidas na fé e fortes nas dificuldades. Naquela tempestade no mar, tu acalmaste os discípulos, dizendo: “Sou eu. Não tenham medo”. No meio daquele vendaval, naquela noite escura, os discípulos fizeram uma experiência maravilhosa: a tua presença redentora. Tu, Senhor Jesus, és o Deus que domina o mar, que acalma a tempestade. Pensando bem, nunca nos deixaste sozinhos no meio das tormentas. Nós é que somos distraídos. É quando experimentamos, com emoção, a força de tua proteção e a grandeza do teu amor. Muito obrigado, Senhor. Em nossas travessias difíceis, enche-nos de confiança. Em nossas noites escuras, reveste-nos da fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Essa palavra de Jesus nos convidando a ter coragem e confiança, mesmo dentro das tribulações, ecoa neste dia dedicado a N. Sra. de Fátima. A mensagem de Fátima continua atual: conversão, penitência, oração. O mundo não pode melhorar com cristãos pela metade, sem comunhão com Deus, sem compromisso verdadeiro com o bem dos outros.

Comunicando

Neste 13 de maio, teremos dois momentos muito especiais: o Encontro dos Ouvintes e a Segunda Bíblica. O Encontro dos Ouvintes será em Abreu e Lima, área metropolitana do Recife, na Igreja Matriz da Paróquia de São João Bosco, em Caetés. Começa com o terço às 18 horas e prossegue com a Santa Missa às 19 horas. 

Na Segunda Bíblica, teremos hoje o nosso 10º encontro de estudo do Livro do Profeta Ezequiel.  A Segunda Bíblica começa às oito e meia da noite. 

Tanto o Encontro dos Ouvintes como a Segunda Bíblica poderão ser acompanhados pelo nosso Canal no Youtube. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

15 comentários:

  1. Jesus nos adverte que mesmo em constante oração ainda somos frágeis as tentações desse mundo. Precisamos está permanentemente em sintonia com Deus e ter mais confiança ou seja, termos FÉ e crê de verdade que ELE está conosco mesmo nas maiores tribulações...Quem está conosco nesses momentos é o Divino Espírito Santo com o dom da Fortaleza...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado.pela meditação que recebo todos os dias amém 🙏 até amanhã se Deus quiser 🙌

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre que Deus o abençoe e a cada um que participa e evangeliza sua santa palavra nos colocamos no centro da tua infinita bondade senho tenha piedade de nós e do mundo inteiro amém

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre! É gratificante receber sua mensagem diariamente, dá novo ânimo e podemos evangelizar enviando para muitas pessoas. Deus abençoe sua missão.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre. Muito obrigada pelas mensagens Bíblicas que fortifica nossa Alma, nosso ser. Deus lhe abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  6. Deus e bom demais em nos alimentar com palavras orações usando o padre. .E um privilégio para todos nós sedentos e fome de Deus amém 🙏🙏.Deus o abençoe grandemente amém 🙏

    ResponderExcluir
  7. Senhor Jesus! Abençoai os seus filhos do RS. O SENHOR venceu o mundo. Permita que eles salvem o que construíram. Cuidai da minha saúde e de meu filho Ivan. Nossa Senhora de Fátima rogai por nós.. amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Senhor Jesus Cristo, a tua palavra vai nos edificando como pessoas, renascidas na fé e forte nas dificuldades. Que nunca estamos só.Jesus esteja ao nosso lado nos protegendo e nos livrando de todo mal, com saúde, paz, felicidade e fé a mim e a minha família. Gratidão Pe João Carlos, pelas meditações que recebo todos os dias, mim deixa fortalecida, que Deus abençoe sempre o senhor Pe João Carlos em sua caminha de fé . Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    Imaginemos a dor no coração de Jesus quando Ele perguntou " Credes agora?", como pode aqueles escolhidos que viveram e aprenderam tudo com Ele, nós podemos perceber que a todos os momentos foram tiradas as dúvidas, e mesmo assim ainda não acreditavam fielmente, só porque Jesus falava em figuras e exemplos, ou seja em parábolas ?
    Irmãos fiquemos atentos, pois Jesus continua falando conosco nas coisas simples, a cada momento nos ensina através da Palavra de DEUS que continua sendo a mesma daquela época, creiamos e ajudemos outros a crer enquanto há tempo, não sabemos quando Ele retornará e nem tão pouco quanto tempo nos resta, temos que estar sempre preparados com a mala arrumada, no estado de graça, perseverantes e esperançosos para o Seu retorno Glorioso.
    Ele já sabia e ainda sabe de tudo, pois afirma, no mundo tereis tribulações" Eu não estou só, o Pai está comigo", assim devemos acreditar nós também não estamos só, o Espírito Santo habita em nós e nos protege e nos acompanha,.

    ResponderExcluir
  10. Eu creio senhor mais aumentai a minha fé.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias. Senhor protegei e afastei toda essa chuva do Rio Grande do Sul. Também peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e para todos. Cura meu netinho Cauã que está com essa virose, que tá atacando as crianças e TB cura o Bentinho Senhor e protege a todos. Nossa Senhora de Fátima intercedei por nós e em especial pelo Rio Grande do Sul. Senhor aumentai sempre a nossa fé e protegei TB meu filho e a brigada dele q foi mandada pro RS para ajudar nessa missão tão Divina amém.

    ResponderExcluir
  12. Aiyencdade,desse.progrsma,faz.toda,defrenca,

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Seguir a Jesus é um caminho de Luz e de perdão! Uma pessoa é avaliada pela grandeza do seu perdão.
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos!obrigada pela palavra. Não percamos a fé de que Deus está conosco. Glória a vós senhor.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Padre João Carlos pela a meditação muito edificante na nossa vida.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A fé que vence o medo.

   23 de junho de 2024.       12º Domingo do Tempo Comum.       Evangelho.   Mc 4,35-41 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus ...

POSTAGENS MAIS VISTAS