PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Deus está cumprindo suas promessas.

Deus está cumprindo suas promessas.

  



18 de maio de 2024

   Sábado da 7ª Semana da Páscoa    

     Evangelho.    


Jo 21,20-25

Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?”
22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”
24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

    Meditação.    


Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos (Jo 21, 25)

Assim termina o evangelho de São João. O que foi escrito nos evangelhos é o suficiente para conhecermos Jesus, sua obra, suas palavras para nos tornarmos seus discípulos.

Na linguagem do evangelista João, Jesus veio nos comunicar a vida eterna, a vida de Deus, que enche de significado nossa existência e nos abre os horizontes da vida definitiva no seio do Pai.

Quantas coisas maravilhosas fez Jesus! Pelo evangelho, temos notícia de algumas. Já são suficientes para o reconhecermos como o enviado do Pai e nos colocarmos no seu seguimento.

Nos outros três evangelhos, chamados sinóticos, a mensagem é a mesma, com outra linguagem. Mateus, Marcos e Lucas falam do Reino de Deus. Jesus vem anunciar o Reino de Deus. O Reino de Deus é inaugurado com a sua presença entre nós.

A boa notícia, o evangelho, é o Reino de Deus acontecendo entre nós, pela presença de Jesus. Foi esse o anúncio de Jesus desde o início de sua atividade missionária: “O tempo se cumpriu, o Reino chegou, convertam-se, creiam no Evangelho, isto é, nesta boa notícia”.

A presença de Jesus salvando, libertando, restaurando é o Reino acontecendo. As ações e as palavras de Jesus instauram o reinado de Deus entre nós. Esse anúncio, essa boa nova (é o que quer dizer a palavra ‘evangelho’) é uma comunicação que muda nossa vida, que dá novo sentido à realidade.

O Reino continua sendo anunciado e atuado pela pregação e pelo testemunho dos discípulos de Jesus. Por suas palavras e suas ações, Jesus continua construindo o Reinado do Pai no mundo.




Guardando a mensagem

O Evangelho é a revelação de algo maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, está batendo à nossa porta, está próximo de nós, está entre nós. Deus está cumprindo sua promessa: “Eis que faço novas todas as coisas”. É por essa razão que o Evangelho, em confirmação das palavras de Jesus, narra tantos milagres, curas, exorcismos. É o Reino se instalando como luz, como saúde, como paz, como perdão.

Mesmo com tanta crise, com tanta coisa ruim acontecendo, com tanto desmantelo no mundo, experimentamos cada dia que o Reino está entre nós. Deus, por meio do seu filho Jesus, está semeando um mundo novo de comunhão, de paz, de reconciliação. Ele está conosco até a consumação dos séculos, como prometeu. Não nos abandona. O seu Santo Espírito atualiza a sua presença e a sua ação redentora.

Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos (Jo 21, 25)

Rezando a palavra

Senhor,
Disseste que quando viesse o Espírito Santo, ele nos conduziria à plena verdade, nos ajudaria a entender tudo o que disseste. Já temos a presença do teu Espírito em nossa vida, mas precisamos de uma atuação ainda maior da parte dele. Só assim poderemos acolher, entender e viver melhor o teu evangelho; e transformar nossa vivência de tua palavra em testemunho vivo do teu amor e da tua misericórdia. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Novena de Nossa Senhora Auxiliadora

Estamos no quarto dia da novena de Nossa Senhora Auxiliadora. O tema de hoje é "Com Maria, proclamemos a misericórdia do Senhor"

No canto do Magnificat, Maria nos recorda as promessas feitas aos nossos pais e nos convida a cantar a misericórdia do Senhor. “O seu nome é santo e a sua misericórdia perdura de geração em geração, para aqueles que o temem".

Saudemos a Virgem Auxiliadora neste quarto dia da novena:

Ó Maria, Virgem poderosa, Tu, grande e ilustre defensora da Igreja, Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos, Tu, terrível como exército ordenado em batalha, Tu, que só destruíste toda heresia em todo o mundo: nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso. Assim seja.
Comunicação

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós. 

Escreva sua cartinha a N. Senhora e mande-a pelo WhatsApp 81 3224-9284.  Nós a levaremos ao Santuário Basílica de N. Senhora Auxiliadora de Jaboatão, na peregrinação do próximo dia 24. 

24 de maio – na casa da mãe!

Comunicando

Amanhã é o domingo de Pentecostes. Nele, celebramos a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos. Olha a dica de hoje: Planeje bem a sua participação na Missa dominical, momento mais alto do seu dia. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Bom dia padre
    Hoje peço oração para o espírito santo
    Minha casa toda minha família meus negócios todos que se encontra nos leitos de hospitais amém

    ResponderExcluir
  2. Padre João Carlos peço orações pelo, meu sobrinho que ele consiga sair das drogas e pelo meu filho é nora quentes resolvam casar na igreja amém

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos perco oração pela conversão da minha família e do mundo inteiro e por todos os doentes.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua benção hoje tô pedindo por Luciano meu sobrinho que se encontra preso pôr não ter pagou a pensão da filha dele para que ele possa sair da quelé lugar em nome do senhor Jesus Cristo amém e pesso padre João Carlos oração pra mim e mim e minha família também obrigado que nossa senhora auxiliadora e o espírito santo tirei ele de lá Pará que eu acalme meu coração ❤️ e ele também pesso paz na minha família que Deus mim com seda essa graças que eu não tô suportando tanta aflição até amanhã se Deus quiser 🙌🙏🖐️

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos peço oração pela conversão das famílias e a misericórdia divina pelas famílias do RGS.Graça e paz!

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos, bom dia.
    Hoje quero pedir que se reze por todos aqueles que, apesar de serem cristão não rezam , não querem saber da palavra de Deus. Então, através da novena peço por intercepção de Nossa Senhora, que o Divino Espírito Santo Roque o coração dessas pessoas, para uma nova vida.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos peço oração por meus filhos para que sejam abertas as portas do emprego para eles.Pela paz do mundo e saúde de todos os enfermos.

    ResponderExcluir
  8. Peço pelos meus irmãos, Graça, Cacá, Fátima, Francisco de Assis e eu Goretti.

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    Jesus espera que nossos testemunhos de vida sejam autênticos e verdadeiros, mas como não foram escritos nem relatados muitos dEle próprio, os nossos também não precisam ser, porém podemos ter a certeza que DEUS registra todas as linhas possíveis a se escrever dos acontecimentos, das virtudes de nossas vidas. Através dos Sacramentos e dos ensinamentos Bíblicos escritos aprendemos pelos profetas e autores a respeitar e atender a vontade do Senhor, e no discernimento sabemos o que é certo ou errado, com isso podemos professar nossa fé deixando exemplos de vida Cristã, assim nos esforçar buscando a Santidade que nos é proposta, conforme o testemunho do discípulo amado e todos os outros seguidores de Cristo nos deixaram, mesmo que não estejam escritos em lugar nenhum, ao mesmo tempo sabemos que, Ele jamais pecou, sempre é e será melhor exemplo a ser seguido,.

    ResponderExcluir
  10. Peço orações , ando tão triste e desanimada que nem sei mas o que fazer... Estou sem forças.

    ResponderExcluir
  11. Site: www.cvvnet.org; Escolha Estudos e A Bíblia Fala. Se quiser evangelizar pela Internet peça pelo E-mail: fever23@gmail.com ou telefone: (83)99845-6254

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre, Deus nós abençoe, senhor venha te pedir por Lucas e monalisa que fez um procedimento no hospital , que ela esteja bem e ele também, dar conforto e que refaça sua vida , peço também a saúde do meu irmão nenem o cure, peço saúde oara mim com dores nas costas e uma unhas muito inflamada e também por toda a minha família,obrigada senhor

    ResponderExcluir
  13. SENHOR JESUS! Eu te amo e creio em TI, mas aumentai cada dia a minha fé. Que o Espírito Santo de Deus permaneça em mim e minha família. Peço Pe.João Carlos, pela minha recuperação e de meu filho Ivan. Pela reconciliação de outro filho e nora. Pela saúde da minha esposa. Pelos irmãos do RS. AMÉM.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos,peço sua oração pela saúde da minha filha Michelle para que seu BB venha com saúde tbm obrigada a nossa senhora pela benção alcançada meu netinho 🙏

    ResponderExcluir
  15. Amém que assim seja, que Deus nos abençoe hoje amanhã e sempre.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Pe. Pelas belas reflexões.
    A palavra de Deus sempre nos conforta e nos firma em nossa caminhada.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo, cubra de orações e benção, nos protegendo e nos livrando de todo mal, com saúde, felicidade, união, paz, fé a mim e a minha família, mim conceda meus objetivos para viver bem em paz. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Todas as pessoas são amadas por Jesus, da mesma forma todos devemos amar o outro, nosso próximo e, esquecer todos os ressentimentos. Vamos viver uma vida de vivificação mútua.
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  19. Ó Deus querido, eu LHE agradeço pela vida de São Leonardo Murialdo. No entanto, me conceda a graça para fazer somente o bem. Me conceda a graça para vencer o sofrimento e os obstáculos. Me conceda a graça para fugir do pecado. Me conceda a graça para seguir o caminho do amor, do discipulado, da fé, da esperança e da hospitalidade. Me conceda a graça para pregar o VOSSO reino com coragem e sabedoria. Me conceda a graça para testemunhar o RESSUSCITADO. Me conceda a graça para escrever da melhor forma possível. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Padre peço orações por Orlando que Deus liberta ele do alçoolismo

    ResponderExcluir
  21. Boa noite a todos. Agradeço ao Senhor por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e para todos enfim. Aumenta Senhor a nos fé cada vez mais amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A fé que vence o medo.

   23 de junho de 2024.       12º Domingo do Tempo Comum.       Evangelho.   Mc 4,35-41 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus ...

POSTAGENS MAIS VISTAS