PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Se você não se mexer, não tem jeito.

Se você não se mexer, não tem jeito.



12 de abril de 2024

Sexta-feira da Segunda Semana da Páscoa


                         Evangelho                              


Jo 6,1-15

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.
8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”
13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.



                             Meditação                                   


Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes (Jo 6, 9)

A multidão está faminta. Jesus quer alimentá-la. Mesmo se tivessem duzentas moedas de prata, daria só um pedaço de pão pra cada um, avaliou um dos discípulos. Mas aparece um menino com uma ajuda: cinco pães de cevada e dois peixes. Era, com certeza, a refeição de sua família naquela jornada fora de casa. Era pouco. Mas, o pouco com Deus é muito. Esse pouco é a matéria com a qual Jesus vai alimentar aquelas cinco mil pessoas. Todos se sentam. Jesus pega os cinco pães de cevada, reza a oração de ação de graças e os distribui com todos. O mesmo, ele faz com os peixes. Deu pra todo mundo. Ainda manda recolher as sobras, para que nada se perca.

A multidão continua faminta. Fome de pão, de orientação; fome de educação, de saúde, de segurança; fome de justiça. Tantas situações estão esperando solução em sua casa, no seu trabalho, em sua comunidade. E você fica esperando soluções milionárias. “Se eu tivesse uma boa situação, eu ajudaria. Se Deus quiser, vou ganhar na loteria... aí contem comigo.. Ah, só se aparecer uma ajuda do exterior...”. Essa mentalidade leva ao desprezo da colaboração do pequeno. Assim, age-se como aquele discípulo que achava que só dava pra se mexer se tivesse 200 moedas de prata para então, quem sabe, dar um pedacinho de pão a cada um. O ensinamento de Jesus, particularmente no evangelho de hoje, é a valorização da contribuição dos pequenos na solução dos problemas.

Tantas situações estão esperando solução em sua casa, no seu trabalho, em sua comunidade. E você fica esperando soluções messiânicas. “Vamos eleger um governante de respeito, ele vai resolver a situação. Tá chegando um cara aí formado nos Estados Unidos... se ele não resolver, ninguém mais resolve. Ah, tudo depende do padre, se o padre for bom, a construção termina rapidinho”. Em vez de se assumir a solução do problema, com as forças que se tem, fica-se esperando um salvador da pátria. Assim, você continua de braços cruzados, passando para outro a solução dos problemas. Nós temos nossa parcela de responsabilidade na solução dos problemas.

Tantas situações estão esperando solução em sua casa, no seu trabalho, em sua comunidade. E você não dá um passo, porque se resignou que aquilo não tem mais jeito. “Ah, isso sempre foi assim, não muda. Pode-se fazer o que quiser, mas nada se consegue. O mal é muito grande, a corrupção é muito antiga, o pequeno nasceu pra padecer.” Tem muita gente imobilizada por essa mentalidade determinista, que no fundo é acomodada e reacionária. Isso denota falta de confiança na sua própria força, na força dos outros e, também, na força de Deus. Na fé, fazemos as contas também com Deus, com sua graça, com sua providência. Ele abriu o Mar Vermelho para o povo que marchou em fuga no deserto. Ele alimentou o povo peregrino no deserto com o maná. Fazemos as contas, especialmente, com Deus.

Tantas situações estão esperando solução em sua casa, no seu trabalho, em sua comunidade. E você não se mexe porque considera que aquilo é problema dos outros, não é problema seu, não é de sua responsabilidade. Na narração da multiplicação de pães do Evangelho de Marcos, os discípulos sugeriram que Jesus despedisse a multidão, mandasse o povo se arrumar por sua conta. Jesus foi forte: “Vocês mesmos dêem de comer a essa gente”, isto é, vocês são responsáveis para encontrar uma solução para a fome do povo. Somos responsáveis uns pelos outros.

A refeição da multidão foi também uma preparação para o sacramento da 
Ceia Eucarística. Sem uma mentalidade de compromisso com o bem comum, de solidariedade, de partilha, não se compreende a Eucaristia.

Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes (Jo 6, 9)




Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
vemos nessa cena da multiplicação dos pães no deserto, uma preparação para a Ceia Eucarística que celebraste com teus discípulos, antes de tua paixão e que celebras conosco todos os dias, especialmente no domingo, o dia de tua páscoa. Tu és o pão da vida. Tu a ti mesmo te deste como alimento, verdadeiro maná que alimenta para a vida eterna. Concede-nos, Senhor, que aprendamos contigo a compaixão e a partilha como disposições necessárias para celebrar contigo o sacramento da Eucaristia. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a Palavra

Estando em casa e em família, não se esqueça de, antes da refeição, rezar, bendizer a Deus pelo alimento e prometer, no seu coração, ser sempre mais solidário com quem não tem uma refeição decente.

Comunicando

Para você fazer contato conosco, temos um whatsapp automatizado, com assistente virtual. É bom você salvar esse número nos seus contatos: 81 3224-9284. Salve com o nome AMA. 

Pe .João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Que a paz do senhor Jesus Cristo esteja sempre com cada um que leva sua santa palavra ao mais difícil

    ResponderExcluir
  2. Ouço todos os dias, as vezes com minha mãe ou minha filha antes de dormir !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus aumenta minha fé Marcelo 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

      Excluir
  3. Bom dia sua benção . obrigado pela palavra de Deus . éla faz o meu dia ser mais fácil , peço oração por meu esposo Adair que está com dengue , obrigado

    ResponderExcluir
  4. Eu também gosto muitoo de ajudar quem precisa principalmente quem tenha fome, em nossa casa quando agente éramos criança a minha mãe ajudar quem iam na pedir.e ela nos dizia nunca negue um prato de comida alguém e dizia e ajude a quem precisa e hoje muito pessoa estoa passando necessidade e muitos coisa é triste agradeço por estar sempre com vocês Ama. Gratidão amém jacinta de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  5. SENHOR JESUS! Eu preciso de ti, ajudai-me naquilo que está em meu coração e que já lhe confessei. Sei que o Senhor jamais medeixou sozinho sem tudo se concretizar.Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São José aumenta minha fé 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
  6. Bom dia padre, Deus nis abençoe, senhor obrigada pelo dom da vida , obrigada por tudo e principalmente pelos meus filhos, peço que vos proteja e afaste todo o mal de oerto deles e abençoe também minha família em especial pelo irmão neném, senhor pelo irmão Margarida e theo que estai com problema abra o caminho , apareça uma casa para eles irem morar com preço que eles podem pagar, senhor abencie também meu irmão Barriso tenha piedade dele e obrigada por tudo , amém

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre, sua benção. Realmente hoje é assim, cada um por sí,esperando pelos outros. É um passa e repassa, ou esperando por Deus.ELE já fez sua parte, nós temos que fazer a nossa,amém.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, nos ajude a ser solidário aos que mais precisam, que Deus nos abençoe e nos proteja de todo mal. Que Deus e Nossa Senhora da Conceição mim proteja em minha viagem. Mais uma vez agradecendo ao nosso Pe João Carlos, pelas meditações, que Deus abençoe sempre nosso Padre. Que tenhamos um dia de luz, paz e saúde. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus nos ajude eu e minha família ser solidário com os que mais precisam. Que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos abençoe com saúde paz e fé. Que Deus e Nossa Senhora da Conceição mim proteja em minha viagem. Que Deus abençoe nosso Pe João Carlos sempre, agradecida pelas medicações. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Gratidão 🙏

    ResponderExcluir
  11. Sua benção Padre João Carlos aprecio muito seus comentários meu primo me mandou tô dia Deus abençoe ele o Senhor e todos que ouve as sua orações, Amém

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Quando Jesus percebeu aquela multidão vindo na Sua direção, o comoveu e teve compaixão, porque estavam perseverando e sem parar para se alimentarem, mesmo assim vendo aquela multidão Ele não apavorou e de imediato pensou em acalma- los, conseguindo que todos se sentassem, só assim depois de consagrar àquilo que tinham ao Pai, realizou a multiplicação, distribuiu os pães e os peixes, para sacia los.
    Isso nos faz aprender, que por mais que a situação atual seja preocupante, desesperadora, devemos manter a calma sempre, confiando em um DEUS Amor, Misericordioso, podemos ter certeza de que nossas necessidades serão atendidas, claro se aquilo que pedimos for para nossa salvação, sempre será o melhor que DEUS tem para nós no momento, seremos saciados e alcançaremos a graça, o milagre esperado.
    Parece até mentira né, como é possível dividir cinco pães e dois peixes para mais ou menos 5 mil pessoas e ainda sobrar?
    É possível sim, porquê está provado que o pouco com DEUS se torna muito.
    Todo milagre é assim mesmo, DEUS transforma a situação que humanamente parece ser impossível e a torna realidade possível, basta apenas, entregar numa atitude de consagração e entregar para DEUS qualquer que seja a situação e confiar que Ele agirá no tempo dEle, a partir daquela entrega não devemos mais nos preocupar, pois Ele nos dará o melhor possível.
    Quantas situações nas nossas vidas, seja em casa no trabalho ou qualquer outro lugar aconteceu desta forma, o que parecia impossível DEUS tornou possível e quando percebemos já estava feito?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Que maravilha a multiplicação dos alimentos!
    Peço hoje a Jesus que possamos ajudar a quem precisa, da mesma forma que somos ajudados, diariamente, pelo Amor Incondicional de Jesus! Amém!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Sim temos q ajudar àqueles q mais precisam, assim como Deus faz conosco todos os dias. Agradeço Senhor por tudo que nos dás todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor trazei a paz para minha família q está passando por uma fase um pouco difícil amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite Amém!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O amor que muda o mundo.

02 de maio de 2024 Santo Atanásio, bispo de Alexandria  no Egito  e doutor da Igreja   Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa.    Evangelho    ...

POSTAGENS MAIS VISTAS