PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Preparando-se para a Quaresma.

Preparando-se para a Quaresma.



   11 de fevereiro de 2024.    

6º. Domingo do Tempo Comum

   Evangelho.   


Mc 1,40-45

Naquele tempo, 40 um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41 Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!”. 42 No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43 Então Jesus o mandou logo embora, 44 falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”
45 Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

   Meditação.   


Eu quero, fica curado (Mc 1,41)

O evangelho deste domingo nos conta a história da cura de um leproso. Ele pediu de joelhos a Jesus que o purificasse. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e o mandou ficar curado. Pediu que ele não divulgasse o fato, mas fosse logo se apresentar aos sacerdotes no Templo para se reintegrar na comunidade. Mas, ele saiu divulgando o acontecido e Jesus já não podia mais entrar publicamente numa cidade, mas ficava fora, em lugares desertos.

Esse final da história é um pouco estranho para nós. Por que Jesus ficou impedido de entrar publicamente numa cidade e teve que ficar fora, em lugar deserto? Com certeza, porque as pessoas consideraram que ele estava impuro, pois tinha tocado no leproso. Tocar num leproso era coisa proibida, pois contraía impureza. E o impuro, antes de voltar à convivência social, tinha que se purificar com rituais e sacrifícios. Mas, com certeza esse ‘ficar fora da cidade’ tem um sentido ainda mais profundo.

E, como este é um domingo especial, podemos olhar para esse texto em dois níveis. O primeiro, em sintonia com a Jornada Mundial do Enfermo que a Igreja celebra no dia de hoje. O segundo, já de olho na Quaresma, que começa com a quarta-feira de cinzas.

A sensibilidade deste Dia Mundial do Doente nos chama a perceber como Jesus agiu diante desse irmão portador de uma doença contagiosa e sem cura, naquele tempo, formalmente excluído da família e da comunidade, tendo que habitar em lugares desertos, largado à própria sorte. Jesus não evitou a sua aproximação. E ouviu o pedido que ele fez de joelhos ali na sua frente. Teve compaixão dele, estendeu sua mão e o tocou. E assim o curou. E ainda pediu para não sair espalhando a graça que tinha recebido, para não chamar a atenção sobre si. Essas são as atitudes que nos convêm na atenção e no cuidado dos doentes: proximidade, escuta, afeto, providências em favor de sua saúde, orientação para sua inclusão na família e na comunidade e não pousar de bonzinho ou ganhar ponto com a caridade feita. E mais do que tudo: mover-se com compaixão, o sentimento de Jesus, o amor pelo pequeno e sofredor.

De olho na Quaresma que começa nesta quarta-feira de cinzas, somos chamados a olhar esse texto num nível de maior profundidade. O leproso, com uma doença que o destrói, é uma representação do pecador, da pecadora. O pecado nos afasta de Deus, da família, da comunidade. Adão, depois da desobediência, se escondeu com medo de Deus. O pecado desfigura a obra prima de Deus que é o ser humano, o destrói física e espiritualmente. O próprio evangelista nos deixou uma pista para essa compreensão. Jesus mandou o leproso ao Templo oferecer o sacrifício pela sua purificação. Purificação é uma palavra que nos remete à remoção do pecado, a obra redentora de Jesus.

Como Jesus nos purifica do pecado? Ele o expia em nosso lugar. Como assim? Ele assumiu o castigo pelo nosso pecado, pagou no nosso lugar. Vamos ver. Onde o pecado leva? É só olhar para a imagem do leproso daquele tempo. O pecado leva à morte. A morte é o salário do pecado. O que Jesus fez? Ele tomou o nosso lugar, na morte. Na cruz, ele expiou os nossos pecados. Ele ficou no lugar do leproso. Se você entendeu, vai entender o final da história. “Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade, ficava fora, em lugares desertos”. Ele tomou o lugar do leproso, o meu lugar, o seu lugar. Foi assim que ele nos purificou do pecado.




Guardando a mensagem

Olhando para Jesus, nesta história do leproso, precisamos aprender com ele como dar atenção e cuidar dos doentes de nossa família e os que aparecem no nosso caminho. Em primeiro lugar, um grande amor no coração pelo irmão ou irmã que está doente, como Jesus que teve compaixão do leproso. E, como ele, ter proximidade, afeto, escuta; promover sua inclusão na família e na comunidade; interessar-se pelo seu tratamento; e nunca pretender ganhar ponto em cima da caridade que tiver feito.

Olhando para o leproso, nesta história, recordemos a imagem do pecador que ele pode estar representando. E o pecador sou eu, é você. Jesus nos purificou do pecado. E o fez, morrendo em nosso lugar, oferecendo-se em sacrifício ao Pai em nosso favor. Esse mistério de morte e ressurreição é o mistério da páscoa que celebramos cada domingo e que vamos viver, de maneira especial, nesta Quaresma.

Eu quero, fica curado (Mc 1,41)

Rezando a mensagem

Em sintonia com a jornada mundial do doente, rezemos inspirados na mensagem do Papa para esta ocasião.

Maria, Mãe da Igreja,
a ti queremos confiar todos os doentes no corpo e no espírito, para que os sustentes na esperança. Nós te pedimos também que nos ajudes a ser acolhedores dos irmãos enfermos. Nós te suplicamos, mãe, que cada membro da Igreja viva com amor a vocação ao serviço à vida e à saúde. Ajuda, Senhor, as pessoas doentes a viverem o seu sofrimento em comunhão com o Senhor Jesus, e ampara aqueles que cuidam delas. Amém.


Vivendo a palavra

Nós começaremos a quaresma com a quarta-feira de cinzas. Não deixe a quaresma começar sem você. Vá logo planejando onde vai participar da celebração das cinzas.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, que Deus abençoe minha irmã, na sua recuperação. Que Deus abençoe a mim com saúde e paz e a minha família. Que Deus nos acompanhe em nossa viagem. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!que Deus nos abençoe e nos cure

      Excluir
  2. Bom dia, Padre João Carlos.
    Que Deus nos ajude com a força do Espírito Santo, a a curar nossos pecados e viver uma Santa Quaresma!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado pela a meditação. todos nós dia assim que Deus mim dá a permissão dê eu abrir meus olhos 🙏 eu vou lê antes de outras coisas e o más emportante na minha vida amém que Deus abençoe sempre sua vida e dá sua família também e a minha

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. Deus nos abençoe hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos, agradeço de coração pela meditação da Palavra diariamente.
    Foi com ela que me senti amparada e mais perto da misericórdia de Jesus durante a via cruz de meu amado pai e ministro da sagrada eucaristia, Antenor Cavalcante, que padeceu de Alzheimer de forma avassaladora . Depois da morte de minha irmã Ana Acacia por covid em 15.05.2020 até a morte redentora de painho no ano passado, em 12.05.2023, morri um pouco a cada dia acompanhando de perto seu sofrimento e sofrendo junto com ele.
    Em dezembro passado Jesus libertou tia Nicia, outra enferma de nossa família. Nesse processo todo que já vinha sendo doloroso desde a morte de minha mãe Nilza em 2009 (depressão e AVC) e de meu amado esposo Everardo em 2012 (câncer) , a meditação da palavra me reergueu, dando esperança e fortalecendo a minha fé.
    Hoje peço sua intercessão por tia Nilma (Alzheimer) e por seu esposo tio Tanildo meu primo Alam, que cuidam dela. Peço também por meu tio Diácono Bezerra, que está com câncer. Ele que é esposo esposo de tia Nyete, irmã de minha falecida mãe. Cuida, Senhor, dos enfermos de corpo e de alma de minha família e nos ampare no cuidado deles e na nossa fé.
    Que eu possa ser instrumento de Deus como o senhor tem sido nos trazendo a meditação da Palavra.

    *obs: Conheci a meditação da Palavra por intermédio de meu falecido pai. Ele amava. Nos 15 dias que ficou na UTI até a sua morte, todos os dias eu colocava a meditação pra ele ouvir. Sei que acalmou a sua alma, embora ele não se comunicasse mais.*

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos cada dia que ouvimos a palavra de deus jesus nós dá está graças amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos e todos seus que lhes ajudam a fazer expandir essa linda e importante evangelização, pois precisamos muito mesmo de verdade dessa grandiosa e valiosa dádiva de Deus
    Se assim posso dizer, peço sua benção para mim e os meus e os demais que em conheço mas o pai todo poderoso conhece, uoto bem.peço para Deus fazer com que haja nesse Carnaval uita paz e somente paz e nada de violência, já está de mais, precisamos é de paz e amor para com todas e todos sem discriminação se assim posso dizer, tudo pela união e irmandades,é isso que Deus sempre quer de cada irmão em Cristo.essa é inha humilde e pequena contribuição.que tenhamos um abençoado dia na paz sem violência. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  8. Que o espírito santo santo abençoe minha cirurgia minha casa e minha família amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre!
    Sua benção!
    Maravilhosa reflexão!
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  10. que o espírito santo abençoe minha casa e minha família amém
    abençoe meus projetos e meu emprego amém

    ResponderExcluir
  11. Que o Espírito Santo abençoe minha família ,meus projetos e meu trabalho!!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia,padre

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,padre João Carlos,sua benção.
    Que eu tenha persistência na quaresma, de vive uma vida santa.
    Deus abençoe minha família em especil meu filho.
    Obrigado meu Deus por tudo gratidão gratidão🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Pela cura do meu primo e cunhado Ricardo, umas das pessoas mais especiais da minha vida! Eu creio em Ti, Senhor!

    ResponderExcluir
  15. Amei lindo de mais

    ResponderExcluir
  16. Pela cura da doença de crohn em Maria do Socorro Oliveira Almeida, Senhor eu te suplico por esse milagre.

    ResponderExcluir
  17. Pela cura do câncer e recuperação de toda a saúde de Tiago Antônio da Silva.

    ResponderExcluir
  18. Um feliz e abençoado domingo para todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço por tudo que Deus nos dá todos os dias e peço o milagre da cura do meu netinho Bento q tem distonia, um problema neurológico q aconteceu aos 8 meses. Ele está com 5 aninhos, numa cadeira de rodas e TB não fala. Cura Senhor amém.

    ResponderExcluir
  19. Deus de Misericórdia, eu LHE agradeço pela Solenidade de Nossa Senhora de Lourdes. Entretanto, me ensine ouvir, aprender, viver e pregar a VOSSA palavra. Me ensine seguir o caminho da conversão, da salvação, da compaixão, da cura, da santificação, da oração, da adoração, da purificação e da obediência. Me ensine fugir do escândalo e da impureza. Me ensine glorificá-Lo. Me ensine fazer boas ofertas. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Padre João Carlos Deus abençõe sua vida com saùde, paz, felicidade.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite povo de Deus,eu vejo estes testemunhos
    Com tristeza e ao mesmo tempo com profundo amor a Deus por dá coragem a essas pessoas de coração voltados para Deus todo cheio de misericórdia para dá coragem a esse povo para se encher de tanta fé e poder desabafar seus sofrimentos.que Deus abençoe fortemente a todas e a todos do Brasil e do mundo com tanto sofrimentos
    E ainda com esperança na salvação que vem de Deus, o pai ,o filho e o Espírito Santo.peço a padre João Carlos uma bênção bem forte para todas e para todos do drasil e do mundo, no sentido de amenizar tantas dores se assim posso dizer.paz é bem para nós

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

É pouco tempo.

09 de maio de 2024   Quinta-feira da 6ª Semana da Páscoa.       Evangelho     Jo 16,16-20 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16...

POSTAGENS MAIS VISTAS