PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Liberto do pecado e da doença.

Liberto do pecado e da doença.

  


   12 de janeiro de 2024.   

Sexta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Mc 2,1-12

1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. 3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”. 8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda?’ 10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, disse ele ao paralítico, 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!” 12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.


   Meditação.   

Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados” (Mc 2, 5)

Ele chegou carregado por quatro homens. Deitado no leito, coitado. Tentaram entrar na casa onde Jesus estava. Lotada. Tiveram uma ideia. Subiram no terraço da casa e abriram uma brecha no teto de palha e barro e desceram o paralítico. Jesus interpretou aquele esforço todo como expressão de fé daqueles homens. E, como estava ensinando, aproveitou para uma grande lição. A grande obra é curar a alma, perdoar os pecados. E perdoou publicamente o paralítico dos seus pecados. Claro, muita gente ali estranhou. Perdoar, só Deus. Curar o corpo, também. Assim, Jesus mandou o paralítico se levantar e ir pra casa.

O carregado saiu carregando. Ele entrou ali deitado no seu leito, carregado por quatro homens. Agora, estava de pé, carregando o seu leito. Foi liberto de seus pecados e de sua doença. Há um vínculo muito estreito entre a saúde da alma e a saúde do corpo. Quando a pessoa entra num quadro de sofrimento moral, de decepção, de saudade ou de tristeza, que são sofrimentos da alma, também o corpo se ressente. Nestas condições, facilmente, uma doença pode se desenvolver no seu organismo. Do mesmo modo, quando alguém cuida bem do seu corpo, com boa alimentação, caminhada, repouso suficiente, logo sua parte espiritual reage positivamente. A inteligência, a memória, o bom humor, a alegria, tudo isso melhora. A pessoa humana é corpo e alma, soma e psiquê.

Então, há um vínculo entre pecado e doença, entre perdão e saúde. No sacramento da Reconciliação, que a gente chama de Confissão, nós recebemos o perdão dos nossos pecados. A graça de Deus que nos vem com o seu perdão é uma força muito grande para enfrentarmos as dificuldades da vida e a doença do corpo. O sacramento da Unção dos Enfermos, que também perdoa os pecados, é administrado, para que a pessoa tenha conforto, paz, coragem, e sendo da vontade de Deus, se recupere, vença a doença. O perdão que nós precisamos dar a quem nos ofende ou pedi-lo a quem nós ofendemos é uma fonte de alívio, de alegria, de saúde. Da mesma forma, o rancor, o ressentimento, o ódio são portas abertas para gastrite, úlcera e outros probleminhas desagradáveis.

Claro que o texto bíblico é muito rico e por ele Deus nos diz muitas coisas importantes para nossa vida. Mas, hoje fiquemos com essa consideração da proximidade que há entre o perdão e a saúde. Não é à toa que Jesus tenha se preocupado tanto com os doentes, quando sua missão era tirar o pecado do mundo.



Guardando a mensagem

Jesus perdoou os pecados do paralítico. Fez isso em consideração à fé que ele viu nos homens que o carregavam e no próprio doente. Depois o curou de sua doença. Fez isso para que compreendessem que ele tinha autoridade para isso. Com essa cura do corpo e da alma, percebemos também como as duas coisas andam bastante juntas, uma vez que a pessoa humana é, numa só unidade, corpo e alma. Consultório e Confessionário, precisamos dos dois.

Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados” (Mc 2, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
quando curaste o paralítico, o mandaste ficar de pé, carregar o leito e ir para casa. Tu o devolveste perdoado e sadio à sua família. Essa é a graça de vivermos santa e sadiamente: fazermos alguma coisa para os outros, a começar pelos de nossa casa. A sogra de Simão que tu ajudaste a se levantar de sua febre pôs-se logo a serviço. Servir é o que dá sentido à vida do cristão com saúde no corpo e na alma. Rezamos, hoje, Senhor, pelos enfermos. Dá-lhes conversão, oportunidade para receberem o perdão dos seus pecados e saúde para estarem a serviço, em suas famílias e em suas comunidades. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze, hoje, por um enfermo, em especial. Sendo possível, mande uma mensagem ou telefone. Mostre interesse pelo seu bem.

Comunicando

Estamos na Semana de Aniversário do nosso Programa de rádio Tempo de Paz. Segunda-feira próxima, dia 15, teremos a Missa de Ação de Graças, transmitida pelas Rádios Parceiras. A Missa será na Basílica Salesiana do Sagrado Coração, no Recife, às 9 horas da manhã. 

Hoje, faço show na cidade de Itapissuma, PE, na Buscada de São Gonçalo do Amarante. A Buscada é uma procissão marítimo-fluvial.

Até amanhã, se Deus quiser. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

25 comentários:

  1. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, tenha compaixão de minha irmã, que sofre com muita dor, que alivie a dor que a sofre tanto, em suas orações Pe João Carlos, peça por minha irmã. Que Deus nos abençoe sempre, com saúde e paz a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos sua benção, gostaria que você rezasse por essas pessoas minha família, Eliene que sente does todos os dias,Aline câncer de estomago, Maria do Carmo câncer de utero, Marilene câncer de estomago, Ana Flávia sindrome do panico.

    ResponderExcluir
  3. Padre reze pelo meu pai Petronio, dona Maria e seu Osvaldo doentes.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre! A paz de Cristo e o amor de Maria. Reze por minha mãe que está com metástase nos ossos, que o perdão de Jesus a alcance, sou grata pela vida dela, pois embora ela sinta dor nas fístula, nos ossos nada sente. Reze pela conversão e libertação dos meus filhos Lohany Cardilo de Oliveira Estevam e Caio César Cardilo de Oliveira Estevam. Eu creio no amor r na misericórdia de Deus.

    ResponderExcluir
  6. SENHOR! Se for digno de ti peço a cura de meus filhos e neta. Eu preciso do SENHOR!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre , Deus nós abençoe, obrigada senhor por tudo em minha vida e proteja meus filhos Lucas e Gabriel, afastando todo o mal de perto deles, e te imploro e mesericordia para meu irmão neném , que ele fique curado , amém

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Da mesma forma hoje é a nossa fé, Jesus nos pergunta o que é mais fácil:
    Reconhecer nossos pecados, confessar e sermos purificados pelo Sacramento da reconciliação da cura ou continuarmos na vida errada, na vida transviada do homem velho ou da mulher velha, desagradando sempre o coração do nosso Criador?
    Agindo contrário, estaremos duvidando do Poder Divino da Misericórdia infinita do Senhor, que está na presença real de um sacerdote ao qual pela tradição Apostólica foi ordenado como Persona Crist,. pessoa de Cristo para nos ouvir e nos ajudar a discernir e entender o que é o certo perante os mandamentos, leis e ensinamentos de DEUS.
    Conforme o paralítico de Cafarnaum fez de tudo para chegar até Jesus, contando com ajuda dos amigos, também devemos fazer de tudo para confessar os nossos pecados, convictos que precisamos bem mais da nossa conversão e da cura do coração e da alma do que a cura física, acreditando na Graça Santificante o próprio Jesus na presença e autoridade Sacerdotal sempre irá nos responder: filho os teus pecados estão perdoados em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo de DEUS!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos pesso q sempre reze pela minha familia!

    ResponderExcluir
  10. Querido e tão querido Padre João Carlos, o senhor nos orienta constantemente para ouvirmos e tb lermos e meditarmos a Meditação da Palavra! Sim é mesmo muito melhor! Peço a Santíssima Virgem Maria que me ajude e fortaleça na obediência às suas orientações no nosso crescimento do
    Anuncio do Evangelho! Deus te abençoe! BauruSP

    ResponderExcluir
  11. Obrigada senhor, pela misericórdia que tens de nós!🙏

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos. Obrigado pela bela reflexão. Me tocou muito. Deus é Deus

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos hoje estou muito sensível lembrando de várias pessoas da minha família Brito Reis umas que já se foram e é outra que está em minha vida. Agradeço aDeus tudo que tem feito em minha vida e da minha família Brito Reis gratidão eternamente Deus abençoe todos nós eu prazer está colocando este comentário pela pela segunda vez em nome de Jesus Cristo Amém🤝🍀 🕊🙏❤👨‍👩‍👧‍👦💒

    ResponderExcluir
  14. Bom padre,hoje fazem 2 anos que minha irmã faleceu, não acredito ainda...

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Padre joão Carlos

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Padre João Carlos sua bênção pesso Orações por todos os enfermos que Jesus tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, Padre João Carlos, sua benção. Que Deus cure minha infermidade e de todos os meus amigos que estão doentes.🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde a todos e mais uma vez obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor cura os enfermos principalmente aqueles q nem tem direito a atendimento e por todos, meus amigos Ricardo e Waldir. Daí saúde do corpo e da alma a todos nós amém.

    ResponderExcluir
  19. Gratidão, Padre João Carlos
    Peço oração pela cura da minha irmã Isabel
    Saúde ao meu cunhado
    Saúde força e proteção as minhas sobrinha
    E cura da minha depressão

    ResponderExcluir
  20. Padre João Carlos reze pela saúde do meu sobrinho Luiz Felipe Landim Macêdo de Oliveira

    ResponderExcluir
  21. Padre João obrigada cada dia mim torno uma pessoa bem melhor com seus ensinamentos e reflexões ordenados e admirados pelompoder e pelo coração Mando e Humildade de Nosso Senhor Jesus Cristo Maravilhoso Amém

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Padre João. Peço pela saúde do meu pai Francisco Ferreira de Oliveira.
    A benção, muito obrigado

    ResponderExcluir
  23. Boa Noite Padre João Amém, 🙏🙏

    ResponderExcluir
  24. Ana Paula e Família12/1/24 23:46

    Hoje rezo em especial pela saúde de José Marcos. Que se encontra enfermo em um leito de Hospital. Que Jesus Cristo derrame um gota de seu sangue. Que Deus o cure da saúde física e espiritual. AMÉM

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O amor que muda o mundo.

02 de maio de 2024 Santo Atanásio, bispo de Alexandria  no Egito  e doutor da Igreja   Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa.    Evangelho    ...

POSTAGENS MAIS VISTAS