PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O parto de uma nova humanidade

O parto de uma nova humanidade

 


15 de setembro de 2023.

Memória de Nossa Senhora das Dores



Evangelho.


Jo 19,25-27


Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.


Meditação.


Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo (Jo 19, 27)


Hoje, estamos celebrando Nossa Senhora das Dores. Essa comemoração vem logo depois da festa da Exaltação da Santa Cruz. Na festa da Exaltação da Santa Cruz celebramos o triunfo de Cristo em sua cruz, sua vitória sobre o pecado e o mal, a salvação por sua morte redentora. Perto da cruz do Senhor, encontramos Maria, em atitude oferente, de pé, em comunhão com seu filho que se oferece pelos pecadores. Ela é a senhora das Dores, é verdade. Mas, não destruída pelas dores, mas forte nas dores, vitoriosa, com Jesus, na provação da cruz. Ela está de pé, aos pés da cruz.


Vamos prestar bem atenção ao texto de hoje. “Perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo”.


Vamos observar com cuidado a cena. Quem estava de pé, perto da cruz de Jesus? Você disse ‘Maria?’ Acertou. Mas, não disse tudo... Do texto se deduz que estavam de pé quatro pessoas: Maria, sua mãe; a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas; Maria Madalena; e João, o discípulo amado. O número quatro é um número simbólico, indicando totalidade, tudo, todos. É a Igreja toda que está aos pés da cruz do Senhor. Ali é o nosso lugar. O número quatro também está presente na partilha que os soldados fizeram das roupas de Jesus. Dividiram suas vestes em quatro partes, uma para cada soldado. É a sua herança que se espalha pelos quatro cantos do mundo.


Então, aos pés da cruz de Jesus, de pé, estão Maria, sua mãe; a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas; Maria Madalena e João evangelista. Nestes quatro, podemos sentir uma representação da comunidade que nasceu da morte redentora de Jesus. Sua mãe, os parentes que aderiram ao evangelho, representados por sua tia ou parenta de sua mãe, os discípulos libertados do mal representados em Madalena e os discípulos do seu grupo menor de apóstolos representados por João. Ali, aos pés da cruz está a Igreja. Igreja unida a Jesus, no seu sacrifício; igreja que nasce do seu sacrifício redentor; igreja de pé, em atitude oferente e vitoriosa sobre a morte. Igreja que acolhe a graça que desce da cruz de Cristo como um rio de água viva, que escorre do seu coração aberto pela lança. Igreja de ressuscitados e vitoriosos com Cristo sobre o mal, o pecado e a morte.


Aos pés da cruz, Maria torna-se mãe da comunidade gerada no sacrifício da cruz. Na anunciação, tinha se tornado mãe de Jesus. No calvário, tornou-se mãe da Igreja. “Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí a tua mãe”. Curiosamente, Jesus não a chama de mãe, mas de ‘mulher’. Ela é a nova Eva, mãe da nova humanidade redimida na cruz.





Guardando a Mensagem


A memória de Nossa Senhora das Dores não é uma celebração do abatimento, da prostração da Mãe de Jesus ou de sua Igreja. Nada disso. Ela está aos pés da cruz, unida ao sacrifício redentor do Filho, oferecendo-se com ele, em completa obediência ao Pai, fazendo-se assim mãe da comunidade redimida pelo sangue redentor. É verdade, uma espada lhe transpassou o coração. Mas, suas dores são as dores do parto da nova humanidade que nasce aos pés da cruz. Maria e os outros três nos representam ali no Calvário. Em nossas dores, estejamos de pé, altaneiros nas tormentas, vitoriosos nas tribulações. Como disse Paulo, “em Cristo, somos mais que vencedores”.


Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo (Jo 19, 27)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

ao celebrar a exaltação da Santa Cruz, celebramos a tua vitória na obediência da cruz. Hoje, contemplamos tua Mãe aos pés da cruz. Tu a entregaste como mãe a João, o discípulo amado. Ele nos representa, nós somos os teus discípulos amados. Obrigado pela boa mãe que nos deste. Igualmente entregaste à tua mãe o teu discípulo João como seu filho. Queremos ser bons filhos de tua santa mãe. Ela nos guie, nos conforte, nos sustente no caminho de fidelidade ao teu evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Você ou alguém de seu conhecimento pode estar vivendo um momento difícil, um calvário. Inspirando-se em Maria, faça hoje um momento de oração em favor dessa pessoa ou dessa situação.


Comunicando


Hoje, estou em Juazeiro do Norte, CE, na grande romaria de Nossa Senhora das Dores. No programa da festa, hoje é o dia da Missa do Chapéu, ao meio dia, na Basílica de N. Senhora das Dores e da solene Procissão, às 16 horas.

Amanhã, teremos aqui em Juazeiro um breve encontro dos associados da AMA. Será após a Missa das 18 horas, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Bom dia que o espírito santo nos abençoe nesse dia e que nossa mãe Maria passa a frente de tudo na nossa vida e que a paz abite no mundo amém

    ResponderExcluir
  2. Como é maravilhoso ter Jesus Cristo em minha vida !!obrigado meu Salvador!!

    ResponderExcluir
  3. AMEM O SENHOR É MEU PASTOR E NADA MIM FALTARÁ GRATIDÃO POR TUDO EU CREIO AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  4. Doris Sousa15/9/23 08:19

    Estou passando um momento muito difícil padre meu marido faleceu em um grave acidente nos temos 3 filhos, vivemos juntos por 27 anos a dor e o vazio e enorme e infelizmente eu não estou conseguindo aceitar tudo que está acontecendo peço que rezem por mim e minha família obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estarei em oração, que Deus lhes dê muita tá força e fé

      Excluir
    2. Deus provê,Deus proverá!Sua misericórdia não faltará!Jesus há de ir todas as manhãs passar em seu coração o bálsamo da cura das feridas da alma…E com o tempo só ficará uma saudade bonita!Paz e Bem!

      Excluir
  5. Bom dia Padre! Sou de Manaus AM. Hoje é o dia da nossa Senhora das Dores, peço a intercessão dela por todos que perderam seus entes queridos neste momento, aliviando as dores da perda . Amém

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe João Carlos, minha bença, que Deus e Nossa Senhora das Dores, mim proteja e mim dê saúde , força e coragem, para viver minha vida, que Deus e Nossa Senhora proteja minha família, com saúde, união e paz. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Que Nossa Senhora das Dores, em sua infinita bondade, nos acolha e nos proteja de todo mal desse mundo, nos dando fé, força e coragem sempre. Nossa Senhora, rogai por nós pecadores. Amém

    ResponderExcluir
  8. Sua benção. DEUS SEJA LOUVADO PELA SUA VIDA PECO ORAÇÃO PELA MINHA FAMÍLIA E PELO NOSSO AMADO Brasll......

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre Joào Carlos
    Parabenizo-lhe, pelo maravilhoso trabalho de evangelizar de forma que nos toca profundamente e nos auxilia nos nosso cotidiano.
    Com o exemplo de Nossa Senhora das Dores, aprendamos a viver melhor , e saibamos suportar a carregar as nossas cruzes!

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    Jesus sempre amou, ama e para sempre amará a todos claro, más este discípulo João foi escolhido a nos representar de pé aos pés da cruz, teve um reconhecimento a mais, porque com certeza se esforçou para ser fiel e obediente, demonstrou total amor e maior intimidade, deixou tudo como outros Apóstolos para seguir Jesus e viver a autenticidade Cristã, conforme esses quatros escolhidos a representarem nossa Igreja e os quatro Evangelistas, Sua Mãe Maria, Sua tia Maria de Cléofas e Sua prima Madalena acompanharam todo o Seu martírio e confiaram mesmo sofrendo a espera de se cumprir o Plano Perfeito de DEUS Pai na vida de seu Filho e nossa redenção.
    Que estes exemplos fortaleçam a nossa fé para esperançosos como Igreja viva continuarmos confiando na Divina Misericórdia e obedientes deixarmos o que precisamos para nos esforçarmos a cada dia para aumentar nossa intimidade com DEUS, na Palavra, no servir e na caridade e esperar como irmãos em Cristo até sermos escolhidos para o convívio dos eleitos, conquistando a Coroa e alcançando a glória eterna,.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todos que nossa senhora passe na frente mim curando de todas as dores dó meu corpo amém amém gratidão 🙏🙏🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  12. Que nossa senhora das dores ,dissipa todas as dores que trazemos em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  13. AMÉM 🙇 🙏. NOSSA SENHORA DAS DORES ROGAI POR NÓS.
    DE PÉ CONSIGO AOS PÉS DA CRUZ PEÇO UM POUQUINHO DA SUA OBEDIÊNCIA, SUA HUMILDE. SUA MANSIDÃO TRANQUILIZA MEU CORAÇÃO NAS HORAS MAIS DIFÍCEIS .SEGURA NAS MÃOS DE DEUS COM FÉ ESPERANÇA .

    ResponderExcluir
  14. Jesus tem misericórdia de nós!🙏

    ResponderExcluir
  15. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Quer agradecer pela viagem da minha filha com meus netos. Agradeço TB por tudo q Deus nos dá. Com fé peço pela cura do meu netinho q tem um problema neurológico. Deus ajuda minha filha e nos dá saúde sempre para q possamos ajudá-los TB. Confio em Ti e hj em especial peço a intercessão por ele à Nossa Senhora das Dores amém

    ResponderExcluir
  16. Gratidão meu deus por tanto amor pelos seus filhos amém

    ResponderExcluir
  17. Inês
    Maravilhosa é a familia de Jesus,
    Maria sua mãe piedosa e imaculada, tão forte diante de tanta dor, e quão maravilhosa e a amizade de São JOÃO evangelista, igreja, amor a Jesus

    ResponderExcluir
  18. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço pela Solenidade de Nossa Senhora das Dores. Todavia, me ensine rezar santamente. Me ensine seguir o caminho do amor, do discipulado, da salvação, da fidelidade, da obediência, da hospitalidade e da obediência. Me ensine sofrer com paciência. Me ensine ser um bom filho. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém

    ResponderExcluir
  19. Amém que Deus nos abençoe hoje amanhã e sempre.

    ResponderExcluir
  20. Que Deus nos dê força para enfrentar as dificuldedes que susurgem em nossas vidas. Deus é fiel, ele nunca falha,nisso eu a crédito!.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, me chamo Luzinete Menezes Militão e, moro em Santa Luzia Maranhão
    O meu pedido é:Que Nossa Senhora das Dores em sua infinita bondade, interceda a Jesus, em favor do nosso povo,pelos doentes de corpo e de espírito, para que a humanidade seja mais humilde e reparadora para com os mais necessitados.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O segredo do nosso testemunho.

06 de maio de 2024   Segunda-feira da 6ª Semana da Páscoa.     Evangelho. Jo 15,26–16,4a Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15,...

POSTAGENS MAIS VISTAS