PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Santa Maria Madalena, discípula de Jesus

Santa Maria Madalena, discípula de Jesus

 


   22 de julho de 2023.  

Dia de Santa Maria Madalena


     Evangelho.     


Jo 20,1-2.11-18

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.
11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

     Meditação.    


Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito (Jo 20, 18)

Hoje é Dia de Santa Maria Madalena, discípula de Jesus. Tudo indica que ela era originária da cidadezinha de Mágdala, na Galileia, por isso esse apelido de Madalena. Ela integrava o grupo de mulheres que, junto com os discípulos, acompanhava Jesus. A sua imagem ficou prejudicada com a ligação que se fez com a mulher pega em adultério que ia ser apedrejada, mas lá não se diz que é Maria Madalena. O certo é que ela é a primeira testemunha de Jesus ressuscitado.

Madalena não é só uma personagem da história de Jesus. Ela, com certeza, é uma representante da primeira comunidade cristã. Nesse texto, ela pode estar representando a própria comunidade dos seguidores de Jesus, nos seus inícios. Quem é Madalena? Uma discípula, uma pessoa resgatada por Jesus. Marcos e Lucas relatam que Jesus a libertou de sete demônios. Lucas relata que um grupo de mulheres andava com Jesus, várias delas libertadas de enfermidades ou de espíritos maus, entre elas Maria Madalena. Afinal, o que era a comunidade cristã, senão um grupo de pessoas resgatadas por Jesus da doença, da opressão da Lei, da exclusão social, do pecado? É isso que é a Igreja, o povo redimido, lavado do pecado, no batismo. Um povo de pecadores restaurados na graça de Deus. Uma comunidade chamada Madalena.

A cena mostra sete passos da caminhada que a comunidade fez até descobrir que Jesus havia ressuscitado e anunciá-lo abertamente. Madalena representa a comunidade. Narrando a ida de Madalena ao túmulo, o evangelho de São João diz que tudo estava ainda escuro. Esse é começo de nossa caminhada de fé, não é verdade? Muita gente hoje só vê a morte de Jesus. Não é à toa que a sexta-feira da paixão reúne mais gente que o sábado de aleluia. A primeira descoberta é que o túmulo está aberto. Um pouco mais adiante, percebe que o túmulo está vazio. Depois vem o encontro com a palavra de Deus que pode iluminar a compreensão da realidade. O livro do Gênesis conta que, quando, pelo pecado, nossos primeiros pais foram expulsos do paraíso, ficaram dois anjos na porta do Éden para não deixar ninguém entrar. Mas, Jesus veio para reabrir as portas do paraíso, da graça de Deus. Com ele, chegou o Reino de Deus. Os dois anjos estão ali, na entrada do sepulcro, perguntando se ainda há razões para chorar. Da escuridão para a luz ... é o caminho de Madalena, é o caminho da comunidade. Bom, até aqui foram quatro passos.

Prosseguindo um pouco mais - é o quinto passo - ela encontra Jesus. Ela o encontra, mas pensa que é o jardineiro e quer saber onde ele colocou o morto. Está perto de Jesus, mas não o encontrou de verdade. Olha que tem muita gente nesse passo. Mas, olha o sexto passo: ela voltou-se ao ouvir o seu nome, pronunciado por Jesus. É aqui que o laço se desata: em sentir-se conhecida e amada por Jesus. Aí o coração finalmente encontra o Mestre. E é aí que o discípulo torna-se um missionário: ‘Vai dizer aos meus irmãos que eu vou subir para o meu Pai e vosso Pai’. O sétimo passo é anunciar Jesus aos outros: “Eu vi o Senhor!”


Guardando a mensagem

Madalena é uma discípula de Jesus. É uma mulher resgatada pelo amor de Cristo, como nós que fomos restaurados como novas criaturas, no batismo. Podemos pensar que, nesse texto, ela esteja representando a comunidade cristã, as de ontem e as de hoje. Podemos ver, no evangelho de hoje, sete passos, o caminho da comunidade que aos poucos vai assimilando a obra redentora de Jesus, realizada por sua morte e ressurreição. Da escuridão inicial (a não compreensão, a falta de fé), cada discípulo vai progredindo passo a passo, passando pela luz da Palavra de Deus, até chegar a um encontro pessoal com o Senhor e se tornar seu missionário, anunciador de sua vitória sobre o mundo.

Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito (Jo 20, 18)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Contemplamos, hoje, em tua discípula Maria Madalena, a caminhada que cada um de nós vai fazendo para te encontrar e te anunciar aos irmãos. E o que fez toda diferença foi tu a teres chamado pelo nome: “Maria”. Ela reconheceu tua voz, ela se sentiu conhecida e amada por ti. Foi uma experiência de encontro pessoal contigo. Sem esse encontro pessoal contigo, permanecemos tateando, procurando, meio perdidos. Tu nos chamas pelo nome, o nome que recebemos no batismo, quando acolhemos a vida nova da graça. Tu que confiaste a Maria Madalena o primeiro anúncio da alegria pascal, dá-nos, por suas preces e a seu exemplo, anunciar também que tu vives e contemplar-te na glória do teu Reino. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, anote os sete passos de Madalena. Eles são os passos do seu próprio crescimento em Cristo. Vou deixar estes sete passos no final do texto da Meditação de hoje. Você que recebe a Meditação, é só clicar no link que estou lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




OS SETE PASSOS 

DE MARIA MADALENA


A cena mostra sete passos da caminhada que a comunidade faz até descobrir que Jesus havia ressuscitado e anunciá-lo abertamente.

1º. Ela vai ao túmulo, ainda escuro.

2º. Ela vê que a pedra foi retirada do túmulo.

3º. Ela sai correndo para avisar que tiraram o corpo de Jesus.

4º. Ela vê dois anjos vestidos de branco sentados no lugar do corpo.

5º. Ela viu Jesus de pé, achando que ele era o jardineiro.

6º. Ela reconheceu Jesus ao ouvi-lo chamar seu nome.

7º. Ela foi anunciar aos discípulos: Eu vi o Senhor.

Os sete passos de Madalena são os sete passos da comunidade cristã na descoberta de Jesus Ressuscitado. 

38 comentários:

  1. Assim também são os passos de quem busca a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia... achei linda a explicação do Evangelho. Os sete Passos de Maria Madalena são também os meus... às vezes eu também não consigo ver bem o que Jesus quer de mim.

    ResponderExcluir
  3. Amém ❤️

    ResponderExcluir
  4. A história de Maria Madalena e muito linda o amor o cuidado dela com Jesus ela mostra todo carinho por ele.

    ResponderExcluir
  5. Maria Madalena com fé foi a primeira janelinha da caminhada 🥾 Cristã.Amem.

    ResponderExcluir
  6. Eu estou me encontrado com Deus cada dia da minha vida amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas mulheres e uma Santa Madalena eu sei que na época de hoje é muito difícil mas tentamos ser uma Santa Madalena Amém

      Excluir
  7. O SENHOR É MEU PASTOR E NADA MIM FALTARAM AMEMAMEM

    ResponderExcluir
  8. Padre João eu estou passando por uma frase muito dificio com minha neta Maria Eduarda de 10.anos eu peço a Deus por ela que está muito rebelde teimosa e não que obedecer nem a mim nem a mãe 😞 mim ajude em nome de Jesus.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda vez que ela não obedece, chame ela em voz baixa e dê um abraço fraterno, ela só está precisando de um pouco mais de atenção

      Excluir
  9. Bom dia padre João Carlos quero pedir oração pra minha família

    ResponderExcluir
  10. Padre Joao Carlos, todoa os dias escuto a sua palavra. Estou passando por uma crise financeira seria, peço todos os dias que Deus me de um caminho, uma luz. Que eu possa ter fé suficiente para ver e vivenciar o caminho que Deus me mostra. Ore por mim!

    ResponderExcluir
  11. A homilia diária pra mim eu costumo dizer que é o meu remédio do dia , Deus o abençoe grandemente e poder ouvir logo cedo a palavra de Deus é uma grande benção o nosso dia se transforma totalmente para melhor. Eu envio para o grupo da família e sinto uma alegria muito grande por isso.

    ResponderExcluir
  12. Gratidão, gratidão e gratidão ❤️🙏🏼

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlo peço oração pra mim minha família todos assisto suas orações mim faz muito bem

    ResponderExcluir
  14. Sua benção padre João. Quanta alegria pelo seu sacerdócio, pelo seu ministério,da palavra compartilhada, na mídia para o nosso conhecimento e aprofundamento da fé. Obrigada e que Deus lhe conceda a graça da perseverança e santidade até chegar ao céu.

    ResponderExcluir
  15. Louvo a Deus por essa reflexão, muito rica para o nosso crescimento espiritual. Achei muito interessante a passagem da comparação com Gênese, vemos como tudo está interligado na história da nossa salvação. Gratidão!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre João Carlos sua benção.achei lindo o encontro de Jesus e Madalena assim sejam amém 🤚🙏

    ResponderExcluir
  17. Suas mensagens são maravilhosas e enchem de fé e esperança o meu coração. Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Agradeço muito, pe. João Carlos sua reflexão de hoje. Maria Madalena amou verdadeiramente seu Mestre, Jesus. Assim também nós, mulheres principalmente, devemos amar , servir e anunciar Jesus, nosso Senhor e nosso Deus! Amém!

    ResponderExcluir
  19. Somente tenho a agradecer a Jesus Cristo por tudo que ele fez e faz por mim mesmo eu não merecendo nunca me desamparou . Muito obrigada senhor Jesus e a você padre João Carlos 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  20. O encontro e depois o seguir Jesus na vida de Maria Madalena é uma história muito linda...Muito disso acontece também conosco quando o conhecemos...NÃO QUEREMOS ABANDONÁ-LO.

    ResponderExcluir
  21. Que Deus eo senhor Jesus nos de muita paz e luz e felicidade e alegria que Deus nos dar sempre amém 🙏🙏🙏♥️💌🕊️🤍📖

    ResponderExcluir
  22. A sua Benção querido Padre João Carlos. Que Nós Possamos Seguir Os passos de Jesus Com a Intercessão da Santa Maria Madalena. Se bastião de Ipanema M G.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, que reflexão e ensinamentos neste dia de Santa Maria Madalena, ela é o testemunho vivo da ressurreição de Jesus Cristo." Eu vi o Senhor.". Senhor Jesus, que eu possa a cada dia crer mais em Ti. 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  24. Muito rica a meditação. Uma leitura orante que sustenta a caminhada de todo cristão. Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Amém glória a vós senhor lindo e vangelho Mara Madalena foi uma grande disciplina de Jesus ela foi bem sedo au túbulo de Jesus depôs foi anociar a us discípulos que viu jesus depôs desse tudo que Eli falou que Deus mider a sabedoria de Madalena para eu anussia Jesus gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós bom dia meu abraço

    ResponderExcluir
  26. Amém Glória a Deus 🙏🙏🙏🙏🙏🙌. Bom diaaaaa! Que Deus proteja minha família. Amém 🙏🙌

    ResponderExcluir
  27. AMÉM 🙇 🙏. NO CAMINHO DA VIDA ,CAMINHOS COM FÉ, ESPERANÇA, AMOR. JESUS É A LUZ QUE ILUMINA NOSSO CAMINHO. GRATIDÃO 💟

    ResponderExcluir
  28. eu amei a história de Maria Madalena!🙏

    ResponderExcluir
  29. Glória a Vós Senhor!
    Esta passagem nos leva a meditar, em quantas vezes sentimos um vazio como este que Maria Madalena sentiu quando chegou e viu que aquela pedra enorme foi retirada do túmulo de Jesus.
    Aquela antiga mulher da vida foi a escolhida dentre muitos por DEUS para anunciar que o Salvador havia ressuscitado, com certeza naquele momento chorando muito, ainda tinha uma pequena esperança e quando disse "Rabunni" ela tomou posse, esqueceu todo o seu passado e restaurou a sua vida nova, como discípula.
    Assim também nós, confiando em Jesus, Aquele que venceu a morte e levou todos os nossos pecados, conseguimos entender que DEUS tem a razão e o tempo para tudo mesmo, e com o Poder Misericordioso do Seu Espírito Santo que vive entre nós, pode tampar todos os vazios que passamos ou ainda iremos passar, só Ele pode nos completar, pois somente nEle encontramos a felicidade por completa. Assim cheios do Espírito Santo, com a alegria do cristão é só correr para anuncia lo a todos,.

    ResponderExcluir
  30. É muito linda essa aclamação da palavra

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Temos realmente q seguir os passos de Maria Madalena. Muitas vezes não é fácil, mas com a misericórdia de Deus PODEMOS conseguir. Gratidão por tudo e peço bençãos e saúde pra minha família amém

    ResponderExcluir
  32. Padre João Carlos quem me manda todos os dias o evangelho e meu catequista..faço de adulto. Porque pretendo casar na igreja futuramente mas adoro ouvir palavra..do senhor..gratidão ame. Sou de taubate São paulo

    ResponderExcluir
  33. Que lindo Evangelho de hoje e se todos os dias. Como é bom entender as palavras da Bíblia, só através da meditação da palavra que me tornei digna de entender as palavras do Evangelho. A participação de Madalena é muito. Linda.
    Um grande abraço padre Padre.

    ResponderExcluir
  34. Eu só tenho a agradecer a Deus e ao padre João, tenho crescido um pouco a casa dia , ouvindo a palavra de Deus e fazendo.Deus abençoe sempre ao senhor padre e toda sua equipe.

    ResponderExcluir
  35. Amém 🙌, obrigada senhor, por cuidar
    e proteger a mim, a minha família e amigos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A fé que vence o medo.

   23 de junho de 2024.       12º Domingo do Tempo Comum.       Evangelho.   Mc 4,35-41 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus ...

POSTAGENS MAIS VISTAS