PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Porque Jesus disse aos missionários para não levarem ouro, nem prata, nem dinheiro.

Porque Jesus disse aos missionários para não levarem ouro, nem prata, nem dinheiro.

 



   13 de julho de 2023.   

Quinta-feira da 14ª Semana do Tempo Comum


     Evangelho.     


Mt 10,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!
9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida.
12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 14Se alguém não os receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.

     Meditação.     


Não levem ouro nem prata, nem dinheiro nos seus cintos (Mt 10, 9)

Jesus enviou os seus discípulos em missão e lhes disse: “Em seu caminho, anunciem: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios”.

O envio dos doze apóstolos é uma página missionária da Igreja. Os doze representam a nossa comunidade, comunidade que nasceu do trabalho missionário de Jesus. Essa referência aos doze mostra uma comunidade organizada, em continuidade com o povo do Antigo Testamento. A missão é de todo o povo de Deus, com seus líderes à frente. E o envio dos doze é para que anunciem o Reino de Deus. O Reino é o reinado de Deus em nossas vidas e em nosso mundo. O reinado de Deus supera e vence o reinado do mal, por isso os missionários recebem poder sobre o demônio e sobre a doença. A doença é a cara do sofrimento que o mal e a morte espalham.

O Reino é um dom, é a libertação da dominação do mal e da morte, para estarmos como filhos e filhas na comunhão com o Senhor nosso Deus. Não é o resultado de uma estratégia bem montada pelos missionários. Eles são simples instrumentos. É obra de Deus. Aliás, o Reino é de Deus e o que os enviados conseguem realizar é pela sua força, pelo seu poder. Por isso a recomendação: “Não levem ouro nem prata nem dinheiro nos seus cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão”.

Bastão ou cajado é um sinal de defesa e segurança. Devem renunciar a isso. Deus é sua segurança. Sacola representa a confiança nos bens, nos instrumentos. O Reino não é uma estratégia. É um dom. Também não devem levar ouro, nem prata, nem dinheiro. A missão não depende de dinheiro, depende do testemunho e do amor do missionário. É preciso confiar na Providência. Nem duas túnicas, duas mudas de roupa. A proteção necessária é a de Deus. Tudo isso é simbólico, para dizer: o missionário deve por sua confiança em Deus.

Toda a missão está resumida em quatro ações simbólicas: curar os doentes, ressuscitar os mortos, purificar os leprosos, expulsar os demônios. São sinais da missão que Jesus compartilha conosco. Sinais que comunicam o amor de Deus que nos liberta. Curar, ressuscitar, purificar, livrar são palavras que traduzem cuidar dos mais pobres e sofridos, comunicar a vida de Deus que põe de pé os humilhados, conferir o perdão do Senhor aos pecadores, libertar as pessoas das garras do mal. A evangelização é o anúncio do Reino que chegou como vida nova, restauração, liberdade, salvação. 




Guardando a mensagem

A missão é de todos. E a missão é comunicar que o Reino de Deus chegou com Jesus. É sugerir às pessoas que abram o seu coração, abram as portas de suas vidas para acolhê-lo. O Reino de Deus ou o seu reinado é a vitória sobre o mal no mundo e o pecado, gerando uma família de filhos livres e amados. O Reino não é o resultado de uma intensa propaganda de massa. É um segredo facilmente captado pelos simples e humildes, ou melhor, revelado a eles por Deus. E não se implanta pela força ou pelo prestígio de alguém. Não somos um exército impondo uma nova ordem. O Reino supõe a liberdade. Se não abrirem as portas, o Reino não entra. Não é uma invasão. A gente só bate à porta, não a arromba. Por isso, o missionário precisa se despojar de qualquer pretensão de grandeza ou de segurança puramente humana.

Não levem ouro nem prata, nem dinheiro nos seus cintos (Mt 10, 9)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
demoramos a compreender que estamos sendo enviados em missão, que somos responsáveis pelo anúncio do Reino de Deus em nossa casa, no lugar onde trabalhamos, em nossos ambientes de convivência, em todos os setores da sociedade. Proclamar o Reino é testemunhar que fomos alcançados pelo amor de Deus, amor gratuito e misericordioso que se manifestou em ti, Senhor Jesus. Não é um produto destinado a ser um sucesso de vendas. É uma boa notícia que muda a nossa vida, e dela, somos apenas portadores e testemunhas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em seu momento de oração, hoje, reze por todas as lideranças da Igreja: catequistas, animadores, ministros ordenados, missionários, educadores, comunicadores cristãos. Que você, eu e todos nós sejamos missionários do jeito que Jesus mandou no evangelho de hoje.

Comunicando

Sendo hoje quinta-feira, celebro a Santa Missa às 11 horas, nas suas intenções. E você pode participar conosco pelo Youtube ou pela Rádio Amanhecer. Aproveite para colocar a sua intenção no link que estou lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

47 comentários:

  1. Pelos 25 anos de vida em Cristo de João Ribeiro Ferraz.

    ResponderExcluir
  2. Que o espiro santo nos abençoe nesse dia padre João Carlos e a todos que fazem parte dessa família da AMA que Maria nossa mãe passa à frente do terço dos homens e da nossa comunidade e da capela São José amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço pela minha recuperação cirurgia de hérnia de disco! Por todos os meus familiares, esposo, filhos, noras, genros, netos, pelo nosso Brasil, por nossos governantes, pelo papa, bispos, padres, todo clero, peço pela paz do mundo. Amém

      Excluir
    2. Amém

      Excluir
    3. Bom dia com a paz de Jesus Cristo pra todos peço orações pra mim Maria da luz Guimarães pela minha saúde e cura da quela ensonia eu sei que não mim pertence não no nome de Jesus Cristo amém

      Excluir
  3. Pela saúde da minha família.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos deus abençoe nós todos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Peço oração para meu afilhado Marcos Jones Jungles para q ele seja libertado do vício de bebida alcoólica. Amém.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre gostaria de pedir uma benção para recuperação da vista da minha dogravRosa que

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!! Que Deus escute nosso clamor .peço oração pela minha vida sentimental para que Deus derrube todas as barreiras , e pela vida amora e profissional da heloise ,pela cura dos vícios e conversão de Jorge Barbosa , Regiane Barbosa ,Denis Lima , Renato ssanostos , e pelo estação das amarras de satanás da vida de José Elton Rodrigues da Silva

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos peço oração para meu filho Carlos que vsi se casar que eles sejam muito felizes

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Peço oraçao. Por toda minha familia e em especial. Peço. Pela. Converçao. Dele. E pra. Qui. Deus. Poça. Abrir. As portas. De emprego. Pra ele. E ele consiga. Realizar. O grande. Sonho dele. De construir. A oficina dele. Amem

    ResponderExcluir
  10. Meu Jesus amado, peço a minha cura, e que eu procure sempre fazer o bem ao meu semelhante. Que Deus abençoe a minha família, e dê a saúde de minha mãezinha Inês de Souza Mendes.

    ResponderExcluir
  11. Peço oração para que meus filhos me perdoe toda mágoa que lhes causei, amo eles do fundo do meu coração.

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    O Evangelho é muito claro, enfatiza mais uma vez as instruções para os enviados ao anúncio do Reino, devemos como instrumentos anuncia Lo sem nos preocupar com nada, pois estamos apresentando Jesus e podemos confiar que DEUS é providência, é misericórdia, é Amor infinito, nos dará o necessário para o cumprimento da missão, assim também nos lembra, que não levaremos nada quando partir desta vida.
    Com isso também nos deixa um manual de como devemos nos comportar ao entrar e sair dos lugares a qual levamos a Vossa Palavra, resumindo sempre falar em nome de DEUS, se alguém não aceitar por um motivo ou outro, devemos sacudir a poeira dos pés e partir para outra, na humildade sempre invocar o Espírito Santo ao falar, nunca discutir e não desistir de testemunhar e propagar o Amor, independente de qualquer lugar a bondade do Senhor na vida daqueles que aceitam Jesus, e ainda complementa para nos lembrar, que de graça recebemos de graça também devemos nos doar,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela cura espiritual e mental dos meus filhos,Antônio e Amanda. Deus,tenha misericórdia para com os meus dois filhos

      Excluir
  13. Bom dia. Quero oferecer a Santa Missa de hj pelo Santa padre o Papa, pelo padre João Carlos, pelas almas do purgatório, pelos meus antepassados, pelos meus familiares vivos e falecidos.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia,sou de Nossa Senhora do Livramento-MT,meu nome é Rozineia,peço oração pra minha família,e pra todas a família

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos. Amo ouvir a palavra de Deus, todos os dias, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia. Peço que reze pela proteção de Lucas de Souza Rosa Carvalho e toda a sua família.

    ResponderExcluir
  17. Que Nossa Senhora do Carmo Te Abençoe e Guarde hoje e sempre juntamente com Toda a Sua Paróquia e Todos Nós que Te Ouvimos! Amém 🙏🙏🙏⛪️🙏📿🙏🎤

    ResponderExcluir
  18. Cristiano Cricco
    VargemAlta Espírito santo
    Bom dia Padre João Carlos a sua benção.
    Interação Pela saúde dá minha família Cricco Dansi Por todos nós da AMA Por todos os doentes, Nossa Senhora Auxiliadora intercede chuva pra nossa lavoura que está muito seco.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia !Padre João Carlos, sua bençã, amo receber suas mensagens.

    ResponderExcluir
  20. Pela alma do meu querido irmão, Hugo Dunshee de Abranches 🙏🌹

    ResponderExcluir
  21. Obrigada, Pe.João Carlos! Peço proteção para minha família e organização na minha vida financeira, muita paz e saúde.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia ,hoje dia 13 peço a nossa senhora de de Fátima que entenda a jesus oelo meu irmão para curar ele , que fique curado , obrigada senhor por tudo , senhor tenha piedade e mesericordia de mim e dis meus filhos e toda a minha família, amém

    ResponderExcluir
  23. AMÉM 🙇 🙏 O AMOR DE CRISTO NOS TORNE IMPELIDO PRA MISSÃO DE CADA DIA A SERVIR COM AMOR IMENSO A DEUS E AO PRÓXIMO.

    ResponderExcluir
  24. Obrigada pelas palavras, comentário belíssimo o seu padre. Peço pela saúde e paz na minha família, pela resolução de nossos problemas financeiros e finalmente pela misericórdia de Deus sobre nossos parentes falecidos e almas do purgatório. Deus o abençoe sempre padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  25. Pelas almas de meus pais,e bênçãos para minha família

    ResponderExcluir
  26. sou do RN tenho uma grande depressão,peço que me coloque em suas orações diárias. Em nome fo preciosismo sangue de Jesus.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia! Peço oração pelo Miguel, Marrone e Welisson, para que Jesus os liberte de todo mal e de todo vício. Porq se Jesus os liberar, eles serão verdadeiramente livres, em nome de Jesus. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  28. Peço a benção para que minhas preocupações e angústias sejam superadas, e que a minha retorne ao caminho da paz e felicidade.

    ResponderExcluir
  29. Ação de graças pela realização da cirurgia de hérnia de disco do meu filho Vitor Zucolotto Gratidão🙏

    ResponderExcluir
  30. Pela minha saúde, de minha esposa e de todos meus familiares

    ResponderExcluir
  31. Peço a benção e proteção do Pai Eterno para nossa família e pelo nosso comércio e para nossos amigos e inimigos, e para todos que precisam de orações nesse momento, Deus abençoe todos nós sempre .
    Viva nossa Senhora Ap

    ResponderExcluir
  32. Francisco Dácio13/7/23 09:43

    Fico muito feliz em ouvir a palavra do evangelho, pq estou guardando e pondo em prática os ensinamentos de Jesus Cristo e Deus nosso pai.
    Desejo toda benção de Jesus Cristo pra vc padre João Carlos pela sua simplicidade e umildade em suas homilias diárias!

    ResponderExcluir
  33. Padre João Carlos, peço oração pelo meu filho que encontra-se privado de liberdade. Que Ele consiga ver em Jesus a sua luz e salvação 🙏

    ResponderExcluir
  34. Pela graça de um emprego 🙏🏻 e pela saúde de Auda Alves da Rocha, Valdete Oliveira da Silva e Ailton Rocha Soares

    ResponderExcluir
  35. Bom dia Padre João Carlos peço a vós uma benção para minha mãe que está completando hoje 79 anos de uma vida dedicada a sua família e a igreja do bairro onde ela mora com muito carinho e respeito desde já lhe agradeço muito obrigada padre ouço todos os dias sua meditação através do grupo de família nossa senhora. CRICIUMA SC.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia, padre João Carlos, peço oração para minha saúde 🙏 Sheila Moraes. Tenho muita fé em Deus 🙌 que logo, logo estarei recuperada da pneumonia.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Padre João pela graça de um caisa na justiça 🙏🙏🙏proteção minha família 👨‍👩‍👧‍👦

    ResponderExcluir
  38. Bom dia a todos e obrigada pela meditação padre João Carlos, que Deus o abençoe e ilumine sempre. Gratidão por mais um dia. Que Deuseee Deus cure meu netinho desse problema neurológico principalmente para que ele possa falar e andar e nos dê saúde a todos amém

    ResponderExcluir
  39. Glória a voz senhor

    ResponderExcluir
  40. Peço orações pela minha família , acabamos de perder nossa mãe pra morte!

    ResponderExcluir
  41. Peço pelos meus relacionamentos em especial meu relacionamento afetivo, muitas vezes conturbado, que Deus restaure em mim e em minha companheira a capacidade de amar e respeitar um ao outro

    ResponderExcluir
  42. Bom dia!uma ação de graça para Rian Fábio.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS