PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Para que a Palavra produza muitos frutos em sua vida....

Para que a Palavra produza muitos frutos em sua vida....




   16 de julho de 2023.   

15º Domingo do Tempo Comum


     Evangelho.     


Mt 13,1-9

1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.
7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos, ouça!”

     Meditação.     


Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente (Mt 13, 8)

Com certeza, você tem tido muitas oportunidades de ouvir a Palavra de Deus, não é verdade? Na leitura pessoal da Bíblia, na pregação da Missa, na Meditação (a leitura orante), na conversa com outras pessoas... de muitas maneiras, a Palavra vem sendo semeada em sua vida. E você fica feliz e agradece a Deus por isso, estou certo? Agora, essa Palavra tem feito algum efeito em sua vida? Essa é a pergunta do evangelho hoje. Essa Palavra tem produzido alguma mudança em sua vida?

Jesus estava falando com o povo exatamente sobre isso: sobre como cada um estava recebendo a mensagem do Reino de Deus. Foi assim que ele contou uma parábola, uma história de agricultor. Era como se ele estivesse dividindo as pessoas ali presentes em quatro grupos, em quatro terrenos. Cada grupo, cada terreno é uma resposta à pergunta: “A Palavra tem produzido alguma mudança em sua vida?”.

Primeiro grupo. Veja se não é esse o seu caso. Quem está neste grupo, responde assim: ‘Sabe de uma coisa, eu não compreendo a Bíblia, é uma coisa muito complicada. Na verdade, de tudo que eu escuto, não fica quase nada’. É o seu caso? Jesus comparou essa primeira situação com a semente que caiu à beira do caminho. Veio o maligno e roubou o que foi semeado. E, claro, não nasceu nada. Sabe o que é isso? Não compreender o que é anunciado. E o recado é simples: prestar atenção, dedicar-se mais à escuta da Palavra, pedir a assistência do Espírito Santo. Sem compreender, não se pode dar nem o primeiro passo.

Segundo grupo. Pode ser o seu caso. Quem está neste grupo, diz assim: “Ah, eu fico muito feliz em ouvir a Palavra de Deus. Eu gosto demais. Se ela faz algum efeito? Acho que pouco. Na verdade, quando a gente volta para a vida real, nem se lembra mais”. É o seu caso? Jesus comparou essa segunda situação com a semente que caiu num terreno pedregoso. Nasceu, mas não pode se enraizar. Morreu queimada pelo sol. A Palavra precisa se enraizar na vida da gente. Qual é o problema? A superficialidade. Não deixar que a Palavra penetre na própria vida. O recado é simples: dedicar mais tempo à Palavra de Deus, rezar mais. Isso é como cavar mais para que a Palavra se enraíze.

Terceiro grupo. Vai ver que esse é que é o seu caso. A pessoa diz assim: ‘Olha, é uma bênção a Palavra de Deus na minha vida. Na hora, é aquela alegria que me dá! Agora, tudo aquilo que eu ouço, que eu entendo, que eu abraço, acaba se esvaziando no meu corre-corre, no meio de tanta preocupação, de tantas distrações’. É esse o seu caso? Jesus comparou essa terceira situação com a semente que caiu no meio de espinhos. Ela germinou, cresceu, mas não deu frutos, porque os espinhos a sufocaram. E os espinhos, o que seria? Ele lembrou duas coisas: as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza. Isso tudo sufoca a Palavra que está no nosso coração e a torna estéril. O recado é simples: Dê mais importância à Palavra, que ela seja a primeira na sua vida, a luz mais importante. A Palavra ajuda você a conhecer a vontade de Deus. É com essa luz que você vai olhar tudo ao seu redor, sua família, seu trabalho, seu lazer.

Quarto grupo. Se até agora, você não se encontrou... com certeza, esse é o seu caso. A pessoa diz assim: ‘Sou muito feliz porque na Palavra, eu encontro o próprio Deus que me orienta e me dá forças para caminhar. A Palavra tem modificado minha vida. Estou me tornando um cristão mais amoroso e um cidadão mais consciente’. Tomara que seja o seu caso! Jesus comparou essa quarta situação com a semente que caiu em terreno fértil. Germinou, cresceu e frutificou. Deu frutos: 30, 60 e até 100%. Quer dizer, alguns bem que poderiam estar rendendo mais... um chegou a 30, outro a 60. O recado é simples: que bom que a Palavra esteja dando frutos na sua vida! Mas, ela pode dar mais frutos ainda...



Guardando a mensagem

Para que a Palavra produza muito fruto em sua vida, quatro recomendações. Primeira – dê a atenção que a Palavra merece, isto é não a escanteie numa área marginal de sua vida (à beira do caminho). Segunda recomendação – dê mais espaço à Palavra, para que ela crie raízes em sua vida. Terceira – dê à Palavra o lugar que ela merece, ela é a luz para iluminar seus problemas, suas escolhas, suas lutas. Quarta recomendação - não se contente com o que a Palavra já fez na sua vida. Ela pode produzir muito mais.

Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente (Mt 13, 8)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
no nosso terreno, tem uns espinhozinhos, não vamos negar. Mas, sabemos que a tua própria palavra é uma força para nos ajudar a removê-los. Contamos com a tua graça. Queremos que a tua palavra, que recebemos cada dia com grande alegria, seja a luz a orientar a nossa vida. Dá-nos, Senhor, a paciência do agricultor que prepara o terreno, rega a plantinha, limpa os matos e espera pacientemente que ela cresça e produza frutos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, responda a esta pergunta: A Palavra tem produzido alguma mudança em sua vida?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Boa noite padre João Carlos
    Sim, a palavra de Deus é no meu dia a dia como um alimento!
    Leio todos os dias o evangelho e fico meditando e rabiscando minha bíblia,e essa meditação levo para o meu dia.
    Rezo o terço mariano e o de Jesus das santas chagas todas as noites, as vezes só e outras vezes com meu esposo e meu filho!
    Participo de um grupo da igreja da minha comunidade.
    E assim é minha vida, com tudo por Jesus e nada sem Maria!

    ResponderExcluir
  2. Essas palavras tem produzido muitas mudanças sim em minha vida padre,pq ponho em prática. Que elas perdoe os meus pecados, sou Lenilda de Salgadinhho, sócia voluntária. Bom domingo pra o senhor. Fique com Deus 🙌

    ResponderExcluir
  3. Verdade é a nossa orientação, nossio caminho!

    ResponderExcluir
  4. A palavra tem sido o meu dia a dia e ela produz muitos frutos a Deus gratidão eterna por fazer parte em minha vida em todas as minhas ações 🙏 por Juliana que o senhor ilumine sua vida😇🙏 padre as suas palavras são luz 🙏

    ResponderExcluir
  5. Essa palavra de Deus de hj está mais bem explicada do que todas as outras . Meditação excelente

    ResponderExcluir
  6. Ornillda Soares Bom dia padre João Carlos sua benção se padre pelo que eu entendi.se tá sentindo bem com apalavra de Deus todos os dias tem que cuidar cada vez mais dá nossa semente para que todos dias agente vê crescer não só aquele momento temos que seguir em frente para que não tenha Espio e nem seja queimada. sempre buscando o senhor foi o que eu entendi senhor 🙌 amém 🤚🙏 e tô muito feliz por.ter.compriendido obrigado padre João Carlos pela a palavra do senhor Jesus Cristo amém

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, que Deus mim conduza cada dia mais e mim produza em minhas orações, com fé e esperança, que Deus nos abençoe a mim,minha família, nosso Pe João Carlos e todos nós. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos minha benção sim Padre esse evangelho de hoje me chamou muito a atenção não só hoje mas todos os dias eu escuto o evangelho e me sinto cada vez mais forte para enfrentar e lidar com os obstáculos do dia a dia é com essas leituras bíblias que me permaneço de pé clame o senhor todos os dias que ele possa mem da muita saúde e Sabedoria para lidar com todas as situações mas onde essa parte que tem o evangelho que o maligno veio e rouba aquilo que foi semeado muitas das vezes eu me sinto assim fraquinha fraquinha na fé mas quando vem o segundo Versículo já me fortaleço então não desisto mas chega a pensar em desistir da minha missão da minha caminhada para mim é um grande prazer estar participando desse grupo desse lindo grupo então cada dia eu me sinto mais forte mas fortalecida a minha caminhada Peço a Deus que o abençoe o senhor e todos os padres nosso Santo Padre o Papa os leigos e todos nós pequeninos que estamos nessa caminhada também peço que o senhor ore e reze pela minha família para que nós permanecemos de pé e tenha um bom dia Deus o abençoe o senhor a sua benção Padre sou Ivone aqui do Estado do Piauí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito desse programa .me ajuda a não quebrar a relação com Deus

      Excluir
  9. Oi padre João Carlos bom dia eu me chamo Maria de Lourdes de Fortaleza ceará graças a Deus hoje eu tenho a cinatura liturgia diária e pra minha alegria todos os dias eu resebo a suas meditação e hoje é dia servi na casa do senhor lendo a segunda leitura.e tô regando a minha sementinha Pará honra e glória do senhor 🙏

    ResponderExcluir
  10. Amém glória a vós senhor nesse evangelho jesus descha bem Claro que se anossa fé i nosso não for comas sementes que caíram em terra bom Eli seca a fé o amor tem que ser vívida Ci não seca gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós bom dia

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre , Deus nis abençoe e nossa senhora enterceda por nós, amém

    ResponderExcluir
  12. Agradeço pelas palavras e peco pela minha cura da depressão e saúde a todos da minha família Amém Gratidão

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Padre João Carlos, a palavra sempre me fortalece e sem ela minha vida fica vazia.
    Muitas vezes tenho dificuldade em entender, mas com ajuda e explicações tanto na missa como nas meditações que o Senhor tão bem nos proporciona, me ajuda muito.
    Percebi neste evangelho que passamos por todos estes questionamentos, e chegar a interiorizar para colocar em prática realmente é um exercício diário.
    Ainda bem que temos quem nos oriente e também o Espírito Santo para nos ajudar a compreender.
    Deus abençoe sua linda missão, estou muito feliz em colaborar com essa Associação e aprendendo muito diariamente, muito obrigado e Deus abençoe!
    Cecília Rodrigues Mota de Assis
    São José dos Campos SP

    ResponderExcluir
  14. Eu queria receber a meditação pelo zap 81998296070

    ResponderExcluir
  15. Bom domingo a todos e obrigada pela meditação padre João Carlos. Precisamos ser terras férteis para q a palavra de Deus nos transforme. Todos os dias convivo com um problema sério: meu netinho, aos 7 meses sofreu uma parada respiratória de 5 min por um excesso anestesia e ficou com distonia: não fala, não anda e não senta só. É totalmente dependente em sua cadeira de rodas. Mas quero ser o terreno fértil, para me encher da força do Senhor. Peço orações por ele, Bento e por mim e seus pais para q tenhamos muito fé e mesmo nas horas mais difíceis possamos continuar acreditando, aumentando nossa fé amém

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre João Carlos sua bênção para mim e minha Família! Eu pesso que Deus semei no meu Coração a semente das virtudes Amor fé caridade paciência coragem!

    ResponderExcluir
  17. Amém 🙏 🙏 sim com certeza

    ResponderExcluir
  18. A Palavra tem feito eu compreender melhor eu e o mundo em que vivemos, e ter muita Esperança no Reino de Deus que um dia viveremos plenamente. Caminhar e levar nossa Cruz, com a Graça e Misericórdia de Deus, Jesus Cristo.
    Flávio Lorena, Indaiatuba

    ResponderExcluir
  19. Padre essa reflexão diária e maravilhosa . Muito bem explicada
    Leio todos os dias
    Obrigada padre
    Deus lhe de muita saude para continuar nos orientando.

    ResponderExcluir
  20. A Palavra, é luz em meu caminho! Sem ela, minha vida não tem sentido!

    ResponderExcluir
  21. Pe. Carlos as explicacões tem auxiliado muito o entendimento da palavra. Precisamos escutar ou ler a palavra de Deus com bastante atenção e refletir sobre nosso comportamento a partir dos ensinamentos de Jesus.

    ResponderExcluir
  22. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço pela Solenidade de Nossa Senhora do Carmo. Entretanto, me conceda a graça para aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça para fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça para vencer o sofrimento, a perseguição, a preocupação, a escravidão e a corrupção. Me conceda a graça para glorificá-Lo. Me conceda a graça para seguir o caminho do Espírito Santo, do profetismo, do discipulado, da cure, da alegria, da conversão, da liberdade, da esperança, da evangelização e da libertação. Me conceda a graça para fugir do pecado e da vaidade. Me conceda a graça para produzir bons frutos. Me conceda a graça para ter um coração cheio de amor, humildade e sensibilidade. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde padre João Carlos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS