PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Os três erros de São Tomé

Os três erros de São Tomé


    03 de julho de 2023.   

Dia de São Tomé, apóstolo.

     Evangelho.     


Jo 20,24-29

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

     Meditação.     


Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus" (Jo 20, 28).

Hoje é dia do apóstolo Tomé. Ele era um discípulo de Jesus, sempre muito fiel, mas negou-se a crer na ressurreição de Jesus. Mas, claro, Deus sempre escreve certo em linhas tortas. Assim, o santo Papa Gregório Magno, escreveu “O discípulo, que, duvidando da ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas do mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade”.

Em Tomé, está a nossa fraqueza, a nossa descrença. Mas, também a graça da fé em Cristo Jesus ressuscitado. Vendo por esse lado e aprendendo com a sua história, podemos considerar que Tomé cometeu três erros.

O primeiro foi o seguinte: Ele faltou à celebração. No domingo da ressurreição, à tardinha, os discípulos estavam reunidos... esta era a hora em que a comunidade se reunia nos primeiros tempos do cristianismo, ao entardecer do domingo. Nessa celebração do domingo de páscoa, o próprio Jesus ressuscitado se apresentou no meio deles. Tomé não estava nesta reunião. Não sei onde andava, mas faltou a esse momento tão importante. Jesus fez a saudação do shalom: A paz esteja com vocês! Mostrou-lhes as mãos e o lado, para eles terem certeza que era ele mesmo, o que fora crucificado. E a comunidade ficou, claro, exultante de alegria. Jesus lhes comunicou o Espírito Santo, soprando sobre eles. E lhes enviou em missão, a mesma missão de reconciliação que ele recebera do Pai. Tomé perdeu esse momento tão importante da vida da comunidade.

Por falar em faltar à celebração, hoje tem muito Tomé ausentando-se da celebração do domingo. Cada um tem sua desculpa, nem sempre válida. Faltando, acabam perdendo experiências que elevam qualitativamente a vida cristã naquela comunidade. Perdem o encontro com o Senhor ressuscitado que se revela presente no meio de sua Igreja, comunicando-lhe a sua paz, enchendo os seus corações da alegria de Deus e dando-lhes o seu Santo Espírito para confirmar a todos na missão. Se você, como Tomé, faltar à celebração, você está perdendo muita coisa e vai ficando de fora da caminhada da graça em sua comunidade. Esse foi o primeiro erro de Tomé: faltou à celebração.

Faltar já é uma coisa ruim, agora, duvidar... ah, esse foi o seu segundo erro: Tomé duvidou do testemunho da comunidade. Todo mundo lhe disse o que tinha acontecido. Jesus ressuscitado em pessoa esteve lá, mostrou as marcas de sua crucifixão, soprou sobre eles, os enviou em missão. ‘Não acredito’. Mas, como assim não acredita? ‘Isso é invenção, é fantasia, é conversa de vocês’. Não, Tomé, nós vimos o Senhor. ‘Viram nada! Se eu não vir a marca dos pregos na sua mão e não por a mão no seu lado aberto pela lança, eu não acredito’. ‘Não diga uma coisa dessas, Tomé!’. Duvidou do testemunho da comunidade.

Quando o cristão se ausenta das celebrações da Igreja, começa a se distanciar da fé. Vai incorporando o espírito do mundo: começa a duvidar, a achar defeito na sua religião, a por sob suspeita os ministros da Igreja e por aí vai. Perde a graça comunicada pelo Ressuscitado em cada celebração e vai perdendo o amor pelo seu Senhor e por sua comunidade. É bom não faltar. Mas, se faltar, tenha cuidado para não se distanciar da Igreja. Não deixe que o individualismo do mundo lhe diga que você se resolve diretamente com Deus. A comunidade é quem tem o testemunho sobre Jesus. Não deixe a dúvida entrar no seu coração.

O terceiro erro de Tomé mereceu uma boa reprimenda de Jesus. Precisou ver para crer. Ele só acreditou porque viu. No domingo seguinte ao da ressurreição, eles estavam reunidos de novo, à tardinha. Jesus de novo se apresentou no meio deles e fez a saudação de paz. Chamou logo Tomé e o mandou por o dedo nas marcas das chagas de suas mãos e no seu lado. E lhe disse: “Não seja incrédulo, seja fiel”. Tomé, graças a Deus, mostrou-se humilde e cheio de fé. Exclamou: “Meu Senhor e meu Deus”. Estava reconhecendo que Jesus era o Senhor, o servo glorificado. E que ele era Deus, como o Pai. “Meu Senhor e meu Deus”.


Guardando a mensagem

Tomé cometeu três erros: faltou à celebração, duvidou do testemunho da comunidade e precisou ver para crer. Por sorte, teve um acerto de contas misericordioso com Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!”. Tomé - é você que falta à celebração, que está deixando o mundo encher o seu coração de dúvidas e suspeitas contra a fé. Você também tem a chance de reencontrar Jesus na comunidade e de crer nele de todo o coração. Que hoje seja o dia de sua experiência pessoal com Cristo! Que hoje seja o seu dia de Tomé que tocou nas chagas do Senhor.

Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus" (Jo 20, 28).

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
ainda está ressoando a tua palavra dita à comunidade, naquela tarde de domingo: “Bem-aventurados os que crerem sem terem visto!”. Nós realmente não te conhecemos presencialmente, nunca te vimos, mas cremos em ti. Cremos que tu vives e estás conosco. Tens razão, não podemos nos guiar só pela lógica da comprovação, só aceitar o que for cientificamente provado ou querer entender tudo de Deus, como se tudo coubesse em nossa cabeça ou em nossa lógica humana. Só pela fé, podemos encontrar-te, Senhor, acolher a tua Palavra, celebrar a tua Eucaristia. Obrigado, Senhor, pela fé que habita os nossos corações. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Na sua família, talvez haja alguém como Tomé. Hoje, é o dia de você contar-lhe a história deste apóstolo.

Comunicando

A Rede Vida exibiu o nosso Show em Caruaru, sexta-feira passada. A partir de agora, você já pode conferi-lo em meu Canal do Youtube. 
Por falar em Youtube, o nosso programa das noites de segunda-feira passa agora para as quartas-feiras. No mesmo horário, 20 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor!
    Não podemos viver a fé como Tomé, só acreditar vendo, a nossa fé tem que ser além do tocar fisicamente, temos que acreditar num DEUS Uno e Trino, real, que entregou Seu Filho Unigênito na cruz para nos salvar com a garantia da vida eterna, assim para nossa redenção Ele venceu o último dos inimigos, a morte, ressuscitando ao terceiro dia e pela fé está muito vivo entre nós.
    Temos muitas provas reais para acreditar, porque nos deixou tudo escrito no Livro da vida, na Sagrada Escritura encontramos todas as perguntas e respostas, além disso ainda temos a cada dia as provas de Sua existência na nossa frente, isto é os milagres, o Sol a Lua, a natureza, o mar as montanhas, os pássaros, os animais, os irmãos, as conversões, as curas diversas, dentre outros.
    Podemos afirmar que quem tem paz espiritual dentro de si, através do Espírito Santo enxerga e acredita na Sua presença real, até nos acontecimentos mais simples da vida, nos sinais do dia a dia, encontramos as maiores provas de existência de DEUS,.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/7/23 07:39

    Amém bom dia padre João Carlos sua benção. MEU SENHOR É MEU DEUS EU CREIO MAIS AUMENTAI A MINHA FÉ 🙏🏼🙌 DEUS O ABENÇOE SEMPRE

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/7/23 10:48

    Amém assim seja. Meu senhor é meu Deus

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/7/23 11:26

    Bom dia! Amém

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/7/23 11:50

    A falta de fé a principal de aceitar Jesus

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/7/23 11:55

    Meu Senhor, meu Deus. Eu creio, mas aumenta a minha fé.🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Que nós não sejamos incrédulos como Tomé. Senhor eu creio mas aumentai sempre a minha fé e perdoe às vezes em que minha fé possa enfraquecer, não permita isso nunca meu Senhor e meu Deus amém

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3/7/23 13:26

    Glória a vós senhor Tomé foi muito incredio can jesus não acreditou nós ferimentos de Jesus mais no mundo a inda têm muitos Tomé que não acredita na verdade gratidão senhor por tudo que passou por mim pelo mundo inteiro minha gratidão padre João Carlos por tudo que enviaste para nós minha benção boa tarde ameio Ovídio

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3/7/23 19:38

    Eu creio sim,mas aumentai a minha fé, para que eu não possa permanecer em tentações 🙏🙏🙏🙏eu sei que o senhor está comigo e também sei que nunca me vai desaparar!!😭😭🙏😻

    ResponderExcluir
  10. Anônimo4/7/23 05:04

    Meu senhor e meu Deus, não deixe que a incredulidade entre no meu coração, eu creio más almentai a minha fé!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo4/7/23 05:47

    Amém 🙏🏾❤️

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/7/23 09:51

    Gostaria de receber a homilia

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Amem-se uns aos outros.

05 de maio de 2024    6° Domingo da Páscoa.        Evangelho.   Jo 15,9-17 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me a...

POSTAGENS MAIS VISTAS