PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O 38º passo de nossa caminhada quaresmal é compartilhar com alguém a sua compreensão da entrega de Jesus por nós.

O 38º passo de nossa caminhada quaresmal é compartilhar com alguém a sua compreensão da entrega de Jesus por nós.

 



03 de abril de 2023

Segunda-feira da Semana Santa

38º passo do nosso caminho quaresmal

EVANGELHO


Jo 12,1-11

1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.
4Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5“Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” 6Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.
7Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.
9Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. 10Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

MEDITAÇÃO


A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo (Jo 12, 3)

Seis dias antes da Páscoa, Jesus hospeda-se na casa de Marta, Maria e Lázaro, seus amigos e discípulos. Prepararam um bom jantar para receber Jesus e o seu grupo. Muita gente curiosa apareceu por lá. É que esse Lázaro era aquele que Jesus tinha ressuscitado. 

Durante o jantar, aconteceu uma coisa muito curiosa. Marta estava servindo. Lázaro estava à mesa com Jesus, com outras pessoas. Aí Maria veio com meio litro de perfume de nardo puro, muito caro e ungiu os pés de Jesus. A casa ficou cheia do perfume de Maria. Judas ficou incomodado. Ele calculou que aquilo estaria custando umas 300 moedas de prata. Fez logo um aparte: era melhor ter vendido aquele perfume para ajudar os pobres. Conversa daquele dissimulado, ele estava de olho no dinheiro que o perfume poderia render.

Maria representa quem aprendeu a amar como Jesus. O perfume é coisa que fala de amor, de carinho. Lavar os pés do visitante era um gesto de serviço, trabalho de criados. O que ela fez foi um gesto de amor, de gratuidade, de serviço. Com certeza, ela empregou um bom dinheiro para comprar aquele perfume e o derramou sem pena nos pés do Mestre. Foi um gesto de gratuidade, de um amor generoso que não faz as contas de quanto está gastando, quanto está empenhando, quanto está colocando de si. Amor gratuito, como o de Jesus que estava para dar a própria vida, sem reserva, sem fazer contas. Dar a própria vida: ninguém tem maior amor.

Judas representa quem não é capaz de amar como Jesus; ou quem não quer acolher o amor de Jesus, assim tão generoso e gratuito como é. Por isso, ele reclama do desperdício de derramar aquele perfume todo ou mesmo o dinheiro que poderia ter sido economizado para ajudar os pobres. Judas não entendeu: não se trata apenas de ajudar os pobres. Trata-se de amar os pobres, sendo solidários com eles com a própria vida. Como Jesus, comprometendo a própria vida, numa atitude de serviço gratuito e generoso.


Guardando a mensagem

Maria ungiu os pés de Jesus com um perfume super caro. Jesus disse que ela fez isso já antecipando o dia do seu sepultamento. É como se já estivesse preparando o corpo do Mestre para a sepultura. Na proximidade da morte de Jesus, temos aqui duas visões, a de Maria e a de Judas. Pelo seu gesto, vê-se que Maria intui que, na morte, Jesus realiza radicalmente a entrega de si mesmo em favor dos outros. Ele é o ungido (é o que quer dizer Messias) para servir e dar a sua vida em favor da humanidade. Pela conversa interesseira de Judas, sua percepção é que Jesus é uma oportunidade para se ganhar dinheiro. Ficou de olho no valor de 300 moedas de prata. Vendeu Jesus, depois, por 30 moedas de prata. Maria mostrou sua compreensão de Jesus como servidor até o fim. Estava pronta para segui-lo até à cruz. Judas mostrou sua compreensão de Jesus como uma oportunidade de um bom negócio. Não tinha mesmo condição de seguir Jesus até à cruz.

A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo (Jo 12, 3).

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
tua discípula Maria, naquele jantar de Betânia, mostrou que aprendeu contigo, assimilou bem tua vida. O perfume do seu amor e de sua fidelidade encheu a casa toda, encantando a todos. Teu discípulo Judas Iscariotes, naquela mesma mesa, mostrou que não aprendeu as tuas lições, não assimilou teu estilo de vida. Ele revelou o sentimento mesquinho de quem está interessado mesmo é no seu próprio bolso e não está disposto a por-se a serviço dos outros. Ajuda-nos, Senhor, a participar dessa Semana Santa com o desejo sincero de realizar tua palavra e de imitar teu modo de ser filho de Deus e irmão nosso, pela amorosa doação de si mesmo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Com o Domingo de Ramos, começamos a Semana Santa. Procuremos vivê-la intensamente. Comecemos, inspirados no evangelho de hoje, a examinar em que medida temos assimilado o caminho de Jesus. Maria ofereceu o perfume do seu amor e do seu serviço, com largueza e generosidade. Quanto você tem oferecido a Jesus e ao seu evangelho de si mesmo(a), de suas iniciativas, dos seus recursos, do seu tempo? Pense nisso.

O 38º passo de nossa caminhada quaresmal é compartilhar com alguém a sua compreensão da entrega de Jesus por nós. Imitar Maria, irmã de Lázaro. 

Comunicando

Nesta quarta-feira santa, realizaremos, no centro da cidade do Recife, a 24ª Via Sacra da Fraternidade. A concentração começa às 7 da manhã, no Pátio de São Pedro. Caminharemos, em seguida, com uma grande cruz, meditando as 14 estações. O encerramento será na Basílica do Carmo, às 11 horas, com a Missa presidida pelo arcebispo Dom Fernando Saburido. Você vai poder nos acompanhar pelas redes sociais. 

18 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor!
    Jesus sabia de tudo que pensava Judas Iscariotes, naquele momento, sentia também a bondade e a pureza do coração de Maria, onde demonstrou tantos carinhos não só com os pés, mas em toda a trajetória de vida do nosso Salvador e Redentor do mundo, por isso ela depois de ter experimentando Jesus, deixou a vida pecaminosa da mulher velha, se tornando a serva, demonstrando puro amor ao Senhor, como a eleita para ser a primeira a contemplar e anunciar que o Senhor ressuscitou, Ele não estava morto e assim decidida foi obediente até o fim da vida.
    Da mesma forma Ele conhece nossas vidas, nossos sentimentos, nossas razões, nossas alegrias e tristezas.
    A certeza que temos é que Ele nunca abandona os justos, ressuscitou Lázaro e se necessário for também ressuscita nossa vida, pois Sua misericórdia e Seu Amor são infinitos, Ele anseia nossa salvação pois nos ama sem igual.
    Mas também podemos observar o coração fechado dos sumos sacerdotes em decidirem também matar Lázaro, devido a ele ser uma prova do milagre da vida ressucitada e o povo sabendo que foi por Jesus, muitos estavam deixando o judaísmo para se tornarem cristãos, se pensarmos até hoje continua essa disputa de religião, crenças, Igrejas, carismas, más desde a aquela época até a eternidade sabemos, que um só salvava, salvou e continua salvando, Jesus Cristo,.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, que nessa semana santa, possamos imitir um pouco de Jesus em nossa vida, que a nossa família, siga o exemplo de Jesus, com muita paz, amor, união, solidariedade, compreensão e caridade, que Deus nos abençoe e nos ilumine sempre, que o senhor Pe João Carlos, que Deus ti proteja e ti ilumine em sua caminhada de fé. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/4/23 09:14

    PADREJOAO CARLOS JESUS LHE ABENÇOE POR ESSA PESSOA QUÊ O SENHOR É REZE POR MIM E MINHA FAMÍLIA AMÉM

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/4/23 09:30

    Glória a vós senhor amém!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/4/23 09:49

    Padre João Carlos receba a minha gratidão, pelo empenho de nos transmitir os ensinamentos maravilhosos de Jesus.
    Deus continue abençoando seu Sacerdócio.
    GRATIDÃO, GRATIDÃO, AMÉM 🙏

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/4/23 10:02

    Bom dia padre João Carlos a sua benção. Que essa semana Santa podemos imitar Jesus .coloco tudo nas tuas mãos. Espero Senhor o pouco que te ofereço seja do vosso agrado.obrigada padre pelo seus ensinamentos

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3/4/23 10:09

    Em outra parábola o senhor nos diz,: ninguém pode amar a Deus e o dinheiro; ou se ama um e odeia o outro.
    Então, o gesto de Maria foi amor ao Senhor e o de judas ao dinheiro mais que o senhor.
    Fazendo um ato exame de nossa consciência cada um olhas para o nosso coração qual dos dois eu sou , a Maria ou o judas.
    A Maria é quem durante ao dia o coração está voltado para o céu enquanto o judas parada as cois terrenas, especialmente para vida segundo a carne.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3/4/23 10:49

    Obrigada a todos aqueles que amam a Jesus pois só com muito amor vamos conseguir virar um pouco o mundo que mais esta Pascoa nos deixe mais perto de Deus pai mais uma vez obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3/4/23 12:54

    Eu sou a Márcia Marques Lourenço Santos de Paracatu Minas gerais gostaria de saber sempre orações no whatsapp

    ResponderExcluir
  10. Obrigada padre João Carlos pela meditação diária, que nos ajude a enxergar o imenso amor de Jesus por nós. Peço pela saúde da minha mãe q está com muita tosse e tem 92 anos. Um dia abençoado a todos amém

    ResponderExcluir
  11. Deus Pai Todo Poderoso, eu LHE agradeço por toda criação. No entanto, me ajude seguir o caminho do discipulado, do serviço, do amor, da verdade, da justiça, da aliança, da luz, da evangelização, da ressurreição, da fé, da hospitalidade, da caridade e da libertação. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude fugir do pecado. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo3/4/23 18:18

    Linda a palavra de hoje.
    Deus seja louvado pra sempre amém Jesus Cristo de Nazaré e sua mãe virgem Maria santíssima.,gosto muito de seus ensinamentos padre João Carlos.
    Deus te abençoe sempre 💔 🫶 amei sua música 🎶 gosto muito de música religiosa.
    Obrigado por tudo que que o senhor nos ensina. Feliz semana santa pra todos vocês.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo3/4/23 20:42

    Deus seja louvado Pará sempre amém

    ResponderExcluir
  14. Anônimo4/4/23 01:03

    A paz do senhor, Sr Pé João Carlos, eu sou a Margarida Tomás de Angola, entrei no grupo ontem com a esperança de receber a meditação hoje como me foi prometido pela sua equipe de apoio, até agora nada, o que faço pra começar a recebê-las?

    ResponderExcluir
  15. Anônimo4/4/23 14:33

    Obrigada sr. Pe João Carlos pelos os ensinamentos, por nos demonstrar os valores do amor de Jesus por nós.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo4/4/23 14:39

    Eu sou Fátima Garcês cristã, obrigado pelo os ensinamentos e do grande amor de Jesus por nós. Devemos amar o próximo... e seguir os evangelhos de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo5/4/23 01:48

    Eu sou Marisia Carmelino cristã obrigada pelos ensinamentos e do grande amor de Jesus devemos amar Deus

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS