PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Saiba porque saúde e perdão andam tão juntos

Saiba porque saúde e perdão andam tão juntos

 



13 de janeiro de 2023

Sexta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum

EVANGELHO


Mc 2,1-12

1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. 3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”. 8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda?’ 10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, disse ele ao paralítico, 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!” 12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.


MEDITAÇÃO


Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados” (Mc 2, 5)

Ele chegou carregado por quatro homens. Deitado no leito, coitado. Tentaram entrar na casa onde Jesus estava. Lotada. Tiveram uma ideia. Subiram no terraço da casa e abriram uma brecha no teto de palha e barro e desceram o paralítico. Jesus interpretou aquele esforço todo como expressão de fé daqueles homens. E, como estava ensinando, aproveitou para uma grande lição. A grande obra é curar a alma, perdoar os pecados. E perdoou publicamente o paralítico dos seus pecados. Claro, muita gente ali estranhou. Perdoar, só Deus. Curar o corpo, também. Assim, Jesus mandou o paralítico se levantar e ir pra casa.

O carregado saiu carregando. Ele entrou ali deitado no seu leito, carregado por quatro homens. Agora, estava de pé, carregando o seu leito. Foi liberto de seus pecados e de sua doença. Há um vínculo muito estreito entre a saúde da alma e a saúde do corpo. Quando a pessoa entra num quadro de sofrimento moral, de decepção, de saudade ou de tristeza, que são sofrimentos da alma, também o corpo se ressente. Nestas condições, facilmente, uma doença pode se desenvolver no seu organismo. Do mesmo modo, quando alguém cuida bem do seu corpo, com boa alimentação, caminhada, repouso suficiente, logo sua parte espiritual reage positivamente. A inteligência, a memória, o bom humor, a alegria, tudo isso melhora. A pessoa humana é corpo e alma, soma e psiquê.

Então, há um vínculo entre pecado e doença, entre perdão e saúde. No sacramento da Reconciliação, que a gente chama de Confissão, nós recebemos o perdão dos nossos pecados. A graça de Deus que nos vem com o seu perdão é uma força muito grande para enfrentarmos as dificuldades da vida e a doença do corpo. O sacramento da Unção dos Enfermos, que também perdoa os pecados, é administrado, para que a pessoa tenha conforto, paz, coragem, e sendo da vontade de Deus, se recupere, vença a doença. O perdão que nós precisamos dar a quem nos ofende ou pedi-lo a quem nós ofendemos é uma fonte de alívio, de alegria, de saúde. Da mesma forma, o rancor, o ressentimento, o ódio são portas abertas para gastrite, úlcera e outros probleminhas desagradáveis.

Claro que o texto bíblico é muito rico e por ele Deus nos diz muitas coisas importantes para nossa vida. Mas, hoje fiquemos com essa consideração da proximidade que há entre o perdão e a saúde. Não é à toa que Jesus tenha se preocupado tanto com os doentes, quando sua missão era tirar o pecado do mundo.

Guardando a mensagem

Jesus perdoou os pecados do paralítico. Fez isso em consideração à fé que ele viu nos homens que o carregavam e no próprio doente. Depois o curou de sua doença. Fez isso para que compreendessem que ele tinha autoridade para isso. Com essa cura do corpo e da alma, percebemos também como as duas coisas andam bastante juntas, uma vez que a pessoa humana é, numa só unidade, corpo e alma. Consultório e Confessionário, precisamos dos dois.

Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados” (Mc 2, 5)


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
quando curaste o paralítico, o mandaste ficar de pé, carregar o leito e ir para casa. Tu o devolveste perdoado e sadio à sua família. Essa é a graça de vivermos santa e sadiamente: fazermos alguma coisa para os outros, a começar pelos de nossa casa. A sogra de Simão que tu ajudaste a se levantar de sua febre pôs-se logo a serviço. Servir é o que dá sentido à vida do cristão com saúde no corpo e na alma. Rezamos, hoje, Senhor, pelos enfermos. Dá-lhes conversão, oportunidade para receberem o perdão dos seus pecados e saúde para estarem a serviço, em suas famílias e em suas comunidades. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze, hoje, por um enfermo, em especial. Sendo possível, mande uma mensagem ou telefone. Mostre interesse pelo seu bem.

Comunicando

Estamos na Semana de Aniversário do nosso Programa de rádio Tempo de Paz. Segunda-feira próxima, dia 16, teremos a Missa de Ação de Graças, às 9 horas da manhã. Veja o vídeo que estou lhe enviando. 

Até amanhã, se Deus quiser. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

28 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor!
    Da mesma forma hoje é a nossa fé, Jesus nos pergunta o que é mais fácil:
    Reconhecer nossos pecados, confessar e sermos purificados pelo Sacramento da cura ou continuarmos na vida errada, na vida transviada do homem velho ou da mulher velha, desagradando sempre o coração do nosso Criador?
    Pois assim estaremos duvidando do Poder Divino da Misericórdia infinita do Senhor, que está na presença real de um sacerdote ao qual pela tradição Apostólica foi ordenado como Persona Crist,. pessoa de Cristo para nos ouvir e nos ajudar a discernir e entender o que é o certo perante os mandamentos e as leis de DEUS.
    Conforme o paralítico de Cafarnaum fez de tudo para chegar até Jesus, contando com ajuda dos amigos, também devemos fazer de tudo para confessar os nossos pecados, assim certos que precisamos bem mais da nossa conversão e da cura da alma do que a cura física, acreditando na Graça Santificante o próprio Jesus na presença Sacerdotal sempre irá nos dizer: filho os teus pecados estão perdoados em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo de DEUS!

    ResponderExcluir
  2. Palavra da Salvação. GLÓRIA a vós SENHOR!! 🙏🙌

    ResponderExcluir
  3. Amém bom dia padre sua benção. Peço oração pra meu marido cura e libertação de todos os males 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  4. A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo! Refletindo sobre a Palavra de Deus hoje, meu coraçao se alegra com a cura do paralítico, também nos precisamos ser curados de tantas paralisias que nos impedem de caminhar até os nossos irmãos enfermos, que precisam de nossa ajuda, nossa visita pra conversar, levar um pouco de alívio para sua dor! Que sejamos curados de nossas paralisias diante do sofrimento de nossos irmãos! São tantas as dores, cada um carregando um irmão já estamos semeando a semente do Reino entre nós! Gratidão por mais essa mensagem que vem até nos por meio de um discípulo de Jesus que tem nos ajudado muito no caminho rumo ao Reino de Deus!

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos, eu peço que o senhor me ajude a orar pelo meu filho, Denner Brito da Silva. Rezemos pela cura dele, peça que Deus liberte ele do vício nas drogas, Padre eu preciso muito da sua ajuda pra orar pelo meu filho Denner Brito da Silva. AMÉM 💕 💕

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos hoje eu sou muito grata a Deus por toda minha vida hoje eu sou feliz sair do pecado graças Deus! Obrigado padre João Carlos pelas mensagens que recebo dos os dias ela fortalecer minha alma sua benção padre !Deus abençoe o senhor

    ResponderExcluir
  7. Bom dia e Jesus fez,senhor e ainda faz milagres eu creio. Sim abençoe e sse , Brasil querido!🙏🏽🙏🏿🙏🏽🙏🏿🙏🏽🙏🏿🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  8. José Lúcio de Araújo13/1/23 09:08

    Pedimos pela nossa irmã Ângela com grande Fé na sua recuperação.

    ResponderExcluir
  9. Pedindo a benção para o nosso Brasil

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos e obrigada pela meditação. Graças a Deus minha filha resolveu o problema de ontem. Que Deus nos abençoe a todos

    ResponderExcluir
  11. Padre hoje eu peço pela saúde do meu cunhado Nourival ele está numa clínica a um ano e dois mês não anda não come não mexe os membros ecorpo peço oração pra ele se recuperar e ir pra casa

    ResponderExcluir
  12. Justina13/ 1/2023 /9:56 olá padre João carlos Bom dia,hoje só alegria e gratidão. em ouvir tantas palavras bonitas seme adas pelo senhor, Deus nos abençoe !!

    ResponderExcluir
  13. Antonio A G Amaral. Pé. João Carlos, estou agradecendo pela cura de minha filha. No momento estou pedindo pela cura de minha irmã religiosa do Bom Pastor de Maceió AL irmã Marister Gama Amaral estava com infecção e quebrou o braço em três partes e ela. Esta hospitalizada aguardando a cirurgia. Obrigado Pe. João Carlos. Antônio Amaral.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos minha Bênção meu nome é Maria das Graças Bezerra dos Santos Essa passagem é da Fé do enfermos e dos que levavam ele que sabiam que Jesus ia curar os outros ignoraram porque tinham pouca Fé e quando Deus quer Deus faz e o perdão é muito importante nós pedir tira mesmo um peso já aconteceu com migo de pedir perdão pra ter paz até mesmo na Familia Deus diz perdoai pra ser perdoado é esse encinamento que sigo e peço perdão se tiver certa ou errada com tanto que tenha paz se perdoar tudo bem é Gloria a Deus se não perdoar e dicer quem perdoa é Deus ai eu digo Mizericordia Senhor vou rezar por você ontem eu nem assitiu a missa nem o Encontro de paz a tarde tive uma corrupção peço oracoes por eu e por minha prima Nancy Bezerra de França Amem minha Bênção Padre Joao Carlos e Parabéns pelo seu programa eu não pude assitir mas minhas amigas ligaram pra minha filha agradesendo por eu ter enviado o Evangelio pra elas Bom dia e que Deus der muita Saude ao senhor e sua Equipe e a Ama dando livramentos a voces Deus seja Louvado

    ResponderExcluir
  15. Amém!🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Eu peço saúde para mim mesma as minhas dores não passam

    ResponderExcluir
  17. Peço saúde e paz na familia

    ResponderExcluir
  18. Peço pela minha família Jesus tu és o médico dos médicos. Deus te abençoe padre João Carlos

    ResponderExcluir
  19. Pai de infinita bondade, eu LHE agradeço pelo sacramento da confissão. No entanto, me ajude alcançar o repouso eterno. Me ajude seguir o caminho do perdão, da reflexão, da fé, da obediência, da salvação e da caridade. Me ajude evangelizar. Me ajude fugir do pecado e da blasfêmia. Me ajude ter bons pensamentos. Me ajude louvá-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca vi uma mensagem tão lindas como essas de padre João Carlos a gente ficamos encantado quando a gente escuta parábola de padre João a gente fica bem evangelizado porque um padre que explica como ninguém as explicações dele é incrível parabéns padre João Carlos o senhor sempre nos evangelizando receba a leitura em casa através de uma grande amiga sua mas eu me encanto eu fico encantada com tanta sabedoria que o senhor tem e

    ResponderExcluir
  21. Blm dia Padre Joao Carlos ajudar me na minha saúde

    ResponderExcluir
  22. Padre as suas orações fazem nos bem

    ResponderExcluir
  23. Bom dia amem

    ResponderExcluir
  24. Tu és tudo ajuda nos eu sou de Angola Benguela

    ResponderExcluir
  25. Gloria a Deus

    ResponderExcluir
  26. Eu quero rezar pela minha vó ela está com várias doenças no seu corpo e morreu mas eu creio que Jesus vai fazer ela voltar eu sou de Boa Vista Roraima

    ResponderExcluir
  27. Eu creio eu acredito!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS