PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O leproso está me representando

O leproso está me representando



12 de janeiro de 2022

Quinta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum

EVANGELHO


Mc 1,40-45

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”
45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

MEDITAÇÃO


Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade, ficava fora, em lugares desertos (Mc 1, 45)

Um leproso chegou perto de Jesus e pediu para ser curado. Jesus, cheio de compaixão, tocou nele e o curou. Mas, lhe pediu para não dizer nada a ninguém. Que fosse logo ao Templo para comprovar que já estava bom e fazer a oferenda necessária, para ser reintegrado na sua comunidade. Mas, ele saiu divulgando o acontecido. Resultado: Jesus já não podia mais entrar publicamente numa cidade. Tinha que ficar fora, em lugares desertos.

No tempo da Bíblia, lepra era qualquer doença de pele que se apresentasse um tanto repulsiva. Nem tudo era propriamente a hanseníase como nós a conhecemos. Não havia cura para esse mal, diferentemente de hoje. E o leproso era afastado da convivência da família e da sociedade de uma maneira muito dramática. As leis, a um tempo civis e religiosas, estavam codificadas no Livro do Levítico, o terceiro livro da Bíblia. Por essas leis, o leproso tinha que ser excluído da comunidade, andar com as roupas rasgadas e cabelo desgrenhado, o rosto ou a barba cobertos e permanecer sempre fora das áreas de moradia. Leproso era um condenado. Devia ficar fora, excluído, afastado de todos. E ainda mais, ao se aproximar de qualquer um devia gritar que era impuro, pra ninguém chegar perto.

Impureza era um conceito a um tempo religioso e sanitário. Impuro era quem estivesse afastado da bênção de Deus. No tempo de Jesus, impuro, além do leproso, era quem entrasse em contato com estrangeiros, com sangue ou mesmo tivesse tocado num corpo sem vida. A impureza só se resolvia no Templo, oferecendo-se um sacrifício. Quem ficasse bom da lepra devia comparecer no grande Santuário, e comprovada a sua cura, oferecer um cordeiro em reparação expiatória para ser declarado puro e retornar ao convívio familiar. Por isso, Jesus sempre manda os leprosos se apresentarem aos sacerdotes, para serem declarados puros. Mas, claro, não é o Templo quem os purifica, mas sim o próprio Jesus.

O leproso no fundo é um representante do pecador. O pecador, sim, é esse impuro que se distanciou de Deus e está fora da comunhão com o seu Deus e Criador. O pecador é o Adão que foi expulso do paraíso, ficou fora. Ele e Eva, sua mulher e companheira de desobediência. João Batista identificou Jesus como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Na verdade, não é o cordeiro sacrificado no Templo que limpa o pecador, é Jesus quem nos liberta do pecado. Ele, sim, é o cordeiro de Deus que tira o pecado. E como ele fez isso? Tomando o nosso lugar, pagando por nós.


Guardando a mensagem

O leproso é um representante do pecador. São Paulo escreveu com todas as letras: "O salário do pecado é a morte". Essa é a sorte do pecador, sua pena: a morte. Na cruz, Jesus tomou o nosso lugar, morreu por nós, isto é, morreu em nosso lugar. Expiou o nosso pecado. Ele o fez oferecendo-se a si mesmo ao Pai, como humano que era e como Deus verdadeiro que sempre foi. O Pai recebeu essa oferenda expiatória: seu filho, humano e divino, ofereceu sua vida, morreu em nosso lugar. Foi expiada nossa culpa. Note como termina o evangelho de hoje. Jesus já não podia entrar na cidade, tinha que ficar fora, em lugares desertos. Ele assumiu o lugar do leproso. O leproso é quem devia ficar fora, excluído, marginalizado. Jesus tomou o nosso lugar de pecador, de leproso, ficou do lado de fora. Fisicamente, morreu fora da cidade, banido, executado como malfeitor, como pecador. Tomou o nosso lugar. Foi assim que expiou o nosso pecado.

Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade, ficava fora, em lugares desertos (Mc 1, 45)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
essa história do leproso é surpreendente. Os leprosos, somos nós os pecadores. O pecador está excluído da comunhão com Deus e com os irmãos. Pôs-se do lado de fora. O pecado nos conduz à morte. Mas, tu, na tua compaixão, nos purificaste, assumindo o nosso lugar de pecadores. Morreste no nosso lugar. Na santa missa, repetimos teus gestos e palavras ao ofereceres tua vida por nós: "Este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança que será derramado por vós e por todos para remissão dos pecados". Tua morte - teu sangue derramado como um cordeiro oferecido em sacrifício - expiou nossa culpa, remiu nosso pecado. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Vou pedir pra você ler o texto da Meditação de hoje. Simples, a tarefa: ler o texto da Meditação. É só clicar no link que estou lhe enviando. Lendo, você capta muitos detalhes interessantes da explicação.

Comunicando

Como todas as quintas-feiras, celebro a Santa Missa por todos os ouvintes, associados e internautas, com transmissão pelo rádio e pelas redes sociais, às 11 horas. No formulário, ponha a sua intenção, por favor. Vou rezar por você. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

54 comentários:

  1. Sua benção padre João sou de Maracanaú ce me chamo Lucimar ousso o senhor todos os dias pela FM dom Bosco gosto muito de sua homilia o senhor só nós dá alegria e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom-dia padre João Carlos,peço sua bênção e te desejo um ótimo e abençoado dia e vou pedir que coloque os nomes de duas irmãs elas estão demais precisando de oração. amém e sobre a leituras, aqui ele nosso Senhor Jesus Cristo representou todos nos sobre essa cura e ele quer nos curar
      dê toda as lepra .interessante como somos pecador amém aqui coloco os nomes delas Maria de Jesus e maria dás graças.amem Gratidão🙏🤝

      Excluir
    2. Muito linda essa meditação obrigado padre a sua benção

      Excluir
    3. Me coloque pra eu receber a palavra

      Excluir
    4. Ouço todos os dias a sua meditação, cada dia tento melhor como ser humano, creio q estou conseguindo com a graça de Deus Pai todo Poderoso.Amem!!!

      Excluir
    5. Boa Noite Padre João Carlos, sua benção eu mim chomo creuza, sou de Vitória Espírito Santo Padre costo muito de ouvir suas mensagens mim toca muito todos os dia recebo sua mensagem amo muito. Padre peço que orem por mim é minha família amém. Obrigado por tudo!!sua benção

      Excluir
  2. Deus te abençoa Padre João Carlos 🙏

    ResponderExcluir
  3. Deus é a luz do mundo, muito obrigado senhor por estar sempre ao nosso lado apesar dos nossos pecados, bendito sejas 🙏

    ResponderExcluir
  4. Sua bênçãos Padre. Obrigada por este alimento. Minha saúde

    ResponderExcluir
  5. Deus seja louvado por colocar o senhor padre a frente de nossas vidas ouvindo a palavra de Deus todos os dias . Deus abençoe sempre senhor padre

    ResponderExcluir
  6. Louvado seja Deus

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos sua benção gratidão por me manda todos os dias a meditação da palavra que Deus lhe abençoe sempre

    ResponderExcluir
  8. Ao acordar escuto sua mensagem, Padre. Gratidão por nos trazer de forma simples o evangelho.
    Sou feliz porque Jesus me ama e eu me aceito.

    ResponderExcluir
  9. A Benção de Deus é infinita .Queremos ou já tenos todos essa mesma Benção(...)

    ResponderExcluir
  10. Gosto demais dos dos seus comentários à palavra da liturgia diária. Eles ajudam- me a entrar em contato com Deus. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de ouvir o Padre, é uma benção estar a ouvi-lo as manhãs sempre que me enviam este áudio...

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de ter sempre as publicações...

    ResponderExcluir
  13. Por todos os enfermos no corpo e na alma.

    ResponderExcluir
  14. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏Glória a Deus, obrigada Padre João Carlos por compartilhar o evangelho tão bem explicado .

    ResponderExcluir
  15. Bom dia pá João Carlos! Peço a sua bença para mim e minha família e todas as famílias do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre sua bemsoa aminha familha achei muito lindo o evangelho de hoje

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre João Carlos. Sou de Jataí Goiás. Muitíssimo obrigado pelas suas orações.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre, peço suas orações para todo povo brasileiro, pelo fim da guerra na Ucrânia, pelo fim das brigas políticas no Brasil e por todos padres e pelo Papa Francisco. Em particular pelo meus familiares e amigos e pela visão do meu pai e por mim e minha esposa, que possamos ter muitos filhos, amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Bom dia padre João Carlos sua benção . todos nós dia antes de ir para o.trabalho ficou feliz por e para o trabalho já com as palavras de Deus às vezes vejo nó trabalho mais não deixou dê lê da vezes tem gente falando a palavra de Deus e eu já sei o que vai falar ficou tão feliz. Porque todas manhã eu tenho a palavra que Deus mandar o senhor m dá.obgado padre João Carlos gosto muito de escutar o senhor cantando e lindo as músicas. Eu trabalho nó colégio e ontem tava fazendo as coisas e escutando suas músicas.achou lindo quando o senhor cantar purificar meu senhor. Que mim touco.e linda todas são linda espero que o senhor ejá essas meninas.palavras amém 🤚🙏 até amanhã se Deus quiser 🙏🖐️

    ResponderExcluir
  20. Padre sua benção, amo as suas reflexões Deus seja louvado pelo dom de sua vida

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Padre João Carlos. Obrigada pelas homilias, nós ajuda ajuda muito a entender o Santo Evangelho. Coloco em oração minha família e também o trabalho do meu marido. Deus abençoe 🙏

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Padre João Carlos minha Bênção meu nome é Maria das Graças Bezerra dos Santos cidade Jaboatão dos Guararapes nessa e Evangelio até o leproso traiu Jesus que pediu pra ele não contar pra ninguém e ele saiu espalhando e Jesus ficou no lugar dele fora das pessoas aí ja começou a penitencia de Jesus por nós pagando pelos nossos pecados até a morte Jesus é Nosso Salvador e Nós os pecadores que ainda muitos não reconhece o Amor de Deus por nós colocando seu filho em carne e sofrimento para noa salvar e tantos não tem fé ainda reclama da vida e não procura o Evangelio caminhar com Jesus Amem minha Bênção Padre Joao Carlos e que Deus der muitas Saúde ao Senhor pra continuar essa missão de Evangelizar e cantar com essa calma lindo o Senhor cantando obrigada Deus por o Senhor ezistir em nossas vidas todos os dias recebo o Evangelio por sua Equipe e por AMA e repasso Amem saude para todos

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Padre João Carlos!peçaa Deus a graça da reconciliação e da paz na minha familia!

    ResponderExcluir
  24. Glória a Vós Senhor!
    Com certeza, este leproso e todos os outros foram curados, porquê primeiramente mostraram fé e submissão se prostando diante de Jesus e confiando que poderiam ser curados, ser atendidos no mais impossível que fosse o pedido, pois na Sua compaixão seria realizado a vontade de DEUS.
    Jesus a todos, só pedia que reconhececem que a cura vêm de DEUS e assim sejam oferecidas e agradecidas no altar do Senhor.
    Más ele esqueceu que Jesus também deu uma ordem para não contar a ninguém, apenas em agradecimento mostrar ao sacerdote. Infelizmente esse leproso fez o contrário.
    Quando ouvirmos a voz do Senhor, precisamos seguir à risca, ainda mais quando se trata de uma ordem, porque Ele sabe de tudo, em todos os Seus atos e em todos os momentos sempre tem toda a razão, Ele sabe o que é o melhor para nós e para todos a nossa volta. Humanamente muitas vezes não entenderemos, muitas vezes na hora não fará sentido, mas depois ao aumentarmos nossa intimidade com DEUS iremos agradecer, pois enxergaremos com os olhos da fé, que aquilo foi mesmo o melhor que o Pai naquele momento poderia nos conceder, pois serviu para nos aproximar mais de DEUS, nos fazer sermos mais piedosos e caridosos com nosso próximo, assim também contribuir para nossa conversão e salvação,.

    ResponderExcluir
  25. Obrigada, Pe. João Carlos, maravilhoso e obrigada Marlene, minha Irmãzinha em Cristo e legionárias de Maria que somos, pelo envio! Gratidão eterna a Deus, que seja sempre louvado; vinde Espírito Santo iluminar, viva Jesus e salve Maria! Abençoado Dia a todos!

    ResponderExcluir
  26. Bom dia padre , Deus abençoe sua vida , peço que nos missa de hoje oelo meu irmão wue esta com câncer de presta, wue ele fique curado , que recaía uma gota do seu sangue e ele seja curado , amém

    ResponderExcluir
  27. Padre João Carlos sua benção.sou grata a Deus por me dar a graça de ouvi a meditação da palavra por você todos os dias. Que Deus nos abençoe

    ResponderExcluir
  28. Bom dia padre João Carlos,peço sua bênção. Sou Maria Emília Targino da cidade de João Pessoa, recebo diariamente sua explicações e uma amiga e repasso. Que a Santíssima Trindade te cubra de benção nessa evangelização. Peço orações pela minha família e pelos portadores de câncer.

    ResponderExcluir
  29. Bom e Santo dia Pe. João Carlos! Sua bênção.
    Sou Maria Aparecida de Pasqual
    Camilo de SP Capital.
    Gostaria de pedir orações por mim e minha familia, pela cura, libertação e conversão, pelo dom da vida da minha mãe e por todos os doentes e os que pedem nossas orações no grupo Rosário da Salvação.
    Sou da paróquia Santo Antonio do Caxingui.
    Deus o abençoe sempre

    ResponderExcluir
  30. Padre Eu Louvo e agradeço por tudo em minha vida mas peço também pelo emprego para o meu marido Márcio Novaes

    ResponderExcluir
  31. Bom dia padre, Deus abençoe sempre sua vida, graças a Deus eu estou pagando aluguel de casa 🏠🙏🙏🙏 seja o que Deus quiser daqui pra frente, obrigado por suas sábias palavras

    ResponderExcluir
  32. AMÉM e um abençoado dia para todos nós filhos de Deus Pai!!!

    ResponderExcluir
  33. Ana Carolina Garcia12/1/23 09:11

    É um amigo querido que compartilha comigo a palavra do Senhor. Gostei muito da mensagem e vou pedir oração pelo nosso País, pelo nosso povo brasileiro, pelas pessoas que estão sofrendo por convicção política. É tanto sofrimento que dói e a esperança que tudo vai melhorar está indo embora pq a gente vê tanta doença, tanta pobreza, tanta desigualdade social. Não quero perder a fey.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia obrigado padre João Carlos Deus abençoe muito seu ministério na peço oração por mim todos os doentes e minha família e minhas amigas os e por todos os padres e diáconos e consagradas

    ResponderExcluir
  35. Querido padre João Carlos ,meu cunhado Antonio Nivaldo está muito mau no cti ,peço oração para ele

    ResponderExcluir
  36. Padre abençoe minha filha haline lopes nenezes eu sueli lopes cura minha ansiedade amem

    ResponderExcluir
  37. Bom dia padre João Carlos, mais uma obrigada pela meditação. Hj venho pedir pela gestação da minha filha para q tudo corra bem e seja bem atendida. Inês de Fortaleza

    ResponderExcluir
  38. Amo.ouvir as Meditações. E As REFLEXÕES do padreJo.Carlos ...é palavra de salvação. DE BÊNÇÃOS

    ResponderExcluir
  39. Como é bom ouvir o senhor padre João Carlos a sua benção. Deus seja louvado. Eu creio senhor no teu poder na tua cura.jesus eu entrego a minha família nas tuas mãos. Padre João Carlos peço oração para o padre Osmair

    ResponderExcluir
  40. Bom dia Pe. João Carlos, que Deus o abençoe. Seus comentários a respeito da PALAVRA são uma luz e bálsamo em nossos dias. Sou muito grata ao amigo que me apresentou o site e a sua evangelização. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  41. Sua benção Pé. João Carlos, sou de Tangará da serra mt. Peço que ore pela minha saúde e minha família . Meus filhos Maycon e Dionatan meu companheiro Joao P. O. Amém

    ResponderExcluir
  42. Eu quero ser melhor com Jesus. Obg pela palavra

    ResponderExcluir
  43. Padre, faz pouco tempo que perdi uma irmã de forma repentina. Agora, estou com outra irmã doente... Peço orações para as duas ,pra toda a minha família e para o mundo inteiro.❣️

    ResponderExcluir
  44. Bom dia Pe.João Carlos, sua Benção, muito obrigada de atender nossos pedidos de orações com tanta atenção! Irei participar da Sta. Missa de hoje é enviarei meus pedidos.Deus lhe abençoe grandemente. Sou Juberlita Ferreira de São José do Egito PE.

    ResponderExcluir
  45. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  46. Bom dia Padre Joao Carlos sua bençao muito obrigada

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS