PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Os riscos da concentração de conhecimento e poder

Os riscos da concentração de conhecimento e poder





13 de outubro de 2022

Quinta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum

EVANGELHO


Lc 11,47-54

Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos.
49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”.
53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.

MEDITAÇÃO


Ai de vocês, mestres da Lei, porque tomaram a chave da ciência (Lc 11, 52)

Uma acusação muito forte, esta, feita por Jesus. “Ai de vocês, mestres da Lei, porque tomaram a chave da ciência. Vocês mesmos não entraram, e ainda impediram os que queriam entrar”. Uma acusação contra os mestres da Lei. Quem eram os mestres da lei do tempo de Jesus? Gente que tinha estudado muito as Escrituras Sagradas; pessoas que tinham frequentado grandes mestres, como Paulo que estudou com um professor muito famoso chamado Gamaliel. Os mestres da lei, que afinal eram do grupo dos fariseus ou dos saduceus, tinham muita influência sobre as pessoas, pois conheciam bem os textos sagrados e instruíam o povo sobre como se devia praticar as tradições religiosas.

Jesus logo percebeu que aquela sabedoria toda daqueles homens era usada em vantagem própria: era fonte de muito prestígio para eles e de muito poder sobre o povo. Por isso, lhes fez várias críticas. Denunciou que eles exibiam santidade, mas por dentro eram violentos e interesseiros. Mais de uma vez, os chamou de sepulcros caiados. Jesus igualmente chamou a atenção dos seus discípulos para a vaidade e o exibicionismo de suas esmolas, de suas orações em público, de seus jejuns. Eles impunham um grande peso nas costas do povo, com tantas normas a serem cumpridas. Mas, eles mesmos nem de longe as praticavam.

Tanto conhecimento, tanta ciência.... mas, não em vantagem do Reino de Deus, do crescimento do povo, mas, sim, utilizados para manterem-se como uma elite, desfrutando privilégios e desclassificando os mais pobres.


Guardando a mensagem

Jesus bateu de frente com os mestres da Lei do seu tempo. Denunciou que, com o seu grande saber religioso, eles estavam não só se esquivando do anúncio do Reino de Deus, mas também obstruindo a adesão do povo. É necessário que os nossos ministros estudem e estudem muito para servir ao povo de Deus, com qualidade, com conhecimento, com a segurança da doutrina e a pedagogia de mestres de espírito. Mas, há sempre o perigo desse muito estudo acabar por constituir uma elite apartada da comunidade, disputando privilégios e fazendo desse conhecimento uma fonte de opressão sobre as pessoas. Pior ainda se, pelos títulos acadêmicos conseguidos, o evangelizador chegar a desprezar a fé dos simples e suas expressões religiosas. Aí realmente fica valendo esse “ai de vocês” profético de Jesus.

Ai de vocês, mestres da Lei, porque tomaram a chave da ciência (Lc 11, 52)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o teu compromisso com a boa notícia do amor de Deus e com os destinatários dessa boa nova te levaram a anunciar o Reino de Deus, especialmente pela proximidade das pessoas. Esse é o mistério da tua encarnação. Tu és o verbo de Deus que se abaixou para nos encontrar em nossa condição frágil e pecadora. Por isso, não querias que os teus missionários confiassem mais nas estratégias do que na força da mensagem. E denunciaste os pregadores que usavam de sua ciência e de seus muitos conhecimentos para reforçarem seus privilégios e desqualificarem o povo em sua condição de povo em aliança com Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O conhecimento da fé é um direito sagrado de todo cristão, não só de um pequeno grupo. Talvez você precise vencer certa passividade e procurar os meios disponíveis para o aprofundamento da fé cristã: catequese, leituras, cursos, retiros... Fique atento(a) às oportunidades de formação em sua comunidade.

Comunicando

Você tem uma intenção para a Missa de hoje? Às 11 horas, pelo rádio e pelo Youtube, teremos a Santa Missa, hoje especialmente em ação de graças pela canonização do irmão salesiano Artêmides Zatti. Anote a sua intenção no formulário que estamos lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

37 comentários:

  1. Oi padre João Carlos eu jacinta a leitura de hoje tem tudo haver com o mês missionário,prova de Jesus no casamento, assim somos nós deixa-se melhor, cada vez palavra doEvangelho nos influir em cada palavra que é alimento espiritual.

    ResponderExcluir
  2. Brigada padre por mim enviar a meditação e muito bom ouvir deus abençoe sempre

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelos ensinamentos, que Deus continue iluminado seus caminhos e dá ASSOCIAÇÃO AMANHECER. 🤲🙏

    ResponderExcluir
  4. A bondade de Deus é impressionante os seus ensinamentos ainda mais louvado seja o senhor nosso Deus 🙏🏼

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua benção padre gostaria de oração pra mim e minha família 🙏🙌 . saúde pra todos nós amém

    ResponderExcluir
  6. Tal como disse a irmã Encarnação Pimenta, reforço a ideia . Sr Padre o Sr é o bálsamo que reforça a nossa mente , o nosso espírito e o nosso corpo. Tive o privilégio de começar a acompanhar as suas mensagens de meditação por intermédio do meu filho Ary . Obrigada Senhor meu pai por me teres concedido tamanha benção. Estas meditações têm sido o alimento de fortificação da minha Fé.

    ResponderExcluir
  7. Pela saude de Lucia de Fatima Maciel que esta' aniversariando hoje.

    ResponderExcluir
  8. Que essas palavras do evangelho traga conversão pra muitas pessoas 🙏

    ResponderExcluir
  9. Pela saúde de Vanessa Gunza

    ResponderExcluir
  10. Pela a paz no mundo, pela saúde de nosso os que sofrem de depressao.

    ResponderExcluir
  11. Em intenção a alma da Rute Shibakura
    Pela saúde de Fátima Rodrigues Teixeira
    Por toda minha família, por sua saúde e misericórdia!

    ResponderExcluir
  12. As minhas intenções por alma de Getúlio Santana !obrigado padre João por estas linda homilia

    ResponderExcluir
  13. Todos os Irmã Rosa mandar a palavra para mim, ando passando por tribulações em minha vida , mim sinto calma ao ouvir obrigado 🙏🏽

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos muitas bênçãos em sua caminhada e agradeço todos os dias receber sua benção

    ResponderExcluir
  15. PEÇO SAÚDE PRA MIM E TODA FAMÍLIA.

    ResponderExcluir
  16. Onde tem esse formulário?

    ResponderExcluir
  17. Ofereço a missa pra Valdir Angelo Lima 9 anos de falecido

    ResponderExcluir
  18. 141 219 300 10

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de rezar para qe o povo bra

    ResponderExcluir
  20. brasileiro tenha lucidez ao votar.

    ResponderExcluir
  21. Aprecio muuito o comentario do Evangelho do dia. Ajuda rezar e viver melhor durante o dia. Gratidão.

    ResponderExcluir
  22. Missa pela saúde de Izailda Cândida que se encontra internada.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Pe. João Carlos me chamo Marli de Oliveira Mesquita. Moro no RS . Cidade litorânea sou ministra da eucaristia e exéquias da paróquia nossa senhora de Lurdes. Diocese de Osório. Estou muito feliz em poder receber a palavra de Deus tds os dias e meditação ministrada por vossa excelência. Lembrando que recebi está graça através do Pe. Carlos Alberto. ( Pe. Betinho de Torres RS.) Agradeço de coração por tantas graças recebidas. ( alcançadas por esta bondade). Que o senhor o abençoe grandemente por esta bondade.igualmente ao Pe. Betinho por lembrar de mim. Gratidão a tds vcs. Bom dia feliz quinta-feira.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia peço oração pela saúde de Josy.

    ResponderExcluir
  25. 🙏 que usemos os ensinamentos de Jesus para o nosso bem e de nosso semelhante

    ResponderExcluir
  26. Peço por nossos trabalhos e Nossa saúde ... da família e minha também. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Padre mim chamo severina hoje peço oração por todos nós e .por meu netinho Otávio sua Benção que Deus li proteja

    ResponderExcluir
  28. Bom dia querido pastor! Tão cheio de graça 🙌🏼
    Peço oração pela conversão da minha família que está se distanciando de Deus e das coisas divinas , como o santo terço. Que a indiferença de minha filha seja transformada pelo amor de nosso Senhor Jesus e a pela intercessão amorosa e materna de Maria Santíssima

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Padre joao carlos!
    Peço orações pra minha saúde mental: memória,discernimento e lucidez.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Padre!
    Peço saúde pra meu equilíbrio mental, lucidez …

    ResponderExcluir
  31. Peço pela saúde de meu sogro Dilmar e pela saúde de Juliana

    ResponderExcluir
  32. Peço pela Saúde do meu Painho Assis que se encontra na UTI.

    ResponderExcluir
  33. Glória a Vós Senhor!
    Jesus continua censurando e chamando atenção dos fariseus e Mestres da lei, os instruindo na Sua infinita Misericórdia para que acabem com orgulho de serem os soberanos da lei, os donos da razão, ainda os alerta exortando duramente, mostrando que o Pai enviou Santos Profetas para ensinar a Palavra e conduzir a Boa Nova, mostrando a justiça Divina e os verdadeiros valores da vida, mas seus pais agiram com soberania os matando, pensando pela razão da ciência que poderiam ser maiores que DEUS, assim infelizmente impediram a salvação de muitos, por isso também que não podemos Ostentar estes sentimentos orgulhosos, negativos de falsas políticas, materialismo, de poder ilusionário, em momento algum devemos valorizar a hipocrisia farisaica, pelo contrário, como cristãos devemos sempre confiar na providência Divina e buscar viver a humildade, sermos caridosos, transmitir alegria, paz, bondade, esperança e tudo mais que sabemos agradar a DEUS,.

    ResponderExcluir
  34. Olá padre João Carlos obrigada pela palavra Jesus aumenta minha fé

    ResponderExcluir
  35. Padre João Carlos eu muito agradeço por sua rica meditação que nos orienta para uma vida melhor com a Palavra deDeus tão bem clara na sua catequese , que Deus lhe abençoe sempre com essa sabedoria dibina

    ResponderExcluir
  36. Deus eterno e todo-poderoso, eu LHE agradeço pela existência da CNBB. Todavia, me ajude seguir o caminho do Espírito Santo, do amor, do perdão, do profetismo, do apostolado, da virtude, da bênção, da graça, da santificação, da paz, da fidelidade, da sabedoria, da prudência, da benevolência e da libertação. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude ser um bom filho. Me ajude bendizê-Lo, louvá-Lo e glorificá-Lo. Me ajude evitar o pecado e a violência. Me ajude vencer o sofrimento e a perseguição. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS