PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Cristão não é um ganancioso

Cristão não é um ganancioso




17 de outubro de 2022

Dia de Santo Inácio de Antioquia


EVANGELHO


Lc 12,13-21

Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.
16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.



MEDITAÇÃO


Tomem cuidado contra todo o tipo de ganância (Lc 12, 15)

Garanto que você, em sua vida, já conheceu uma pessoa gananciosa. O ganancioso é uma pessoa antenada com qualquer situação em que possa faturar, lucrar mais, aumentar suas posses. Uma coisa é a luta de cada dia pela sobrevivência, com dignidade. Outra coisa é o olho grande, a fixação em ter coisas, a acumulação a qualquer custo.

A ganância se manifesta em muitas ocasiões. No evangelho de hoje, aparece na briga pela herança. Quanto aparece uma herança, se acaba qualquer vínculo de amizade, de respeito, de fraternidade. O ganancioso, parente ou não, quer açambarcar o mais que puder ou tudo, se possível. O dinheiro fala mais alto, o interesse pelos bens materiais pode dominar a pessoa. O ganancioso é um monstro, capaz de mentir, de prejudicar os outros, de manipular todo tipo de argumento para passar por cima do direito dos outros, em benefício próprio.

No caso de uma disputa por herança, é claro que é importante se procurar a partilha justa dos bens. Se de verdade, alguém se sentir prejudicado, tem direito de se defender e requerer os seus direitos, com os instrumentos do diálogo e, se necessário, da justiça. Mas, mesmo numa disputa por herança, a gente tem que se comportar como cristão. Cristão age, antes de tudo, movido pelo amor a Deus e aos irmãos; não age movido pelo dinheiro, seduzido pelos bens desta terra. Cristão não é um ganancioso, não faz do dinheiro um deus na sua vida.

Mas não é só nas disputas por herança que a ganância se manifesta. O ganancioso nunca fica satisfeito com o que tem. Está sempre correndo para ter mais. O pecado da avareza se manifesta em manter o pensamento fixo em ter coisas, subir na vida de qualquer forma, passar os outros para trás e não repartir nada com ninguém. Nessa situação, o avarento não é transparente e não se sensibiliza pela situação e pelo sofrimento dos outros.

Jesus ensinou: “Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. Para ilustrar, Jesus contou a história de um homem rico. Depois que ele superlotou seus novos e maiores celeiros de trigo, foi dormir planejando usufruir toda a sua riqueza e morreu naquela mesma noite. Juntar tesouros para si mesmo é loucura, arrematou Jesus.


Guardando a mensagem

A palavra de Jesus hoje é para a gente ter cuidado com qualquer tipo de ganância. A felicidade não está em se ter muitos bens. Precisamos lutar com responsabilidade pelo pão de cada dia, procurando poupar também para o futuro, mas sem por nossa esperança no dinheiro, sem fazer das coisas um novo deus. Como reza o salmo 131: “Põe tua esperança no Senhor”, no Senhor, não no dinheiro. Ao morrer, não se leva nada, a não ser as boas obras que fizemos, a caridade que praticamos, o amor que devotamos a Deus e aos irmãos.

Tomem cuidado contra todo o tipo de ganância (Lc 12, 15)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tua palavra nos tem ensinado que não devemos por a nossa confiança nos bens desta terra, pois nossa vida aqui é uma passagem. Tu nos ensinas a buscar os bens que não passam, a viver com os olhos fixos nos bens eternos que já possuímos na esperança. No trato com os bens desta terra, nos ensinas a ser honestos, trabalhadores e solidários, fugindo de tudo que possa parecer avareza, ganância e egoísmo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Vale hoje um exame de consciência. Há algum sinal de ganância em suas preocupações, em suas atitudes?

Comunicando

Nesta sexta-feira, dia 21, faço show na comunidade de Tejucupapo, Goiana, litoral norte de Pernambuco, na festa de N. Sra. do Rosário.

No dia 22, sábado, em São Paulo, participo da celebração do aniversário de reabertura da Rádio 9 de julho, no Mosteiro da Luz, às 16 horas.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. A maior riqueza é ter Deus em nossa vida 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Ornilda soares de Recife PE 🙌 a. melhor tesouro e riqueza jesus na nossas vidas porque ele não deixar nós faltar nadar amém 🙏✋ sua benção padre João Carlos mande oração para mim e minha família 🙏

    ResponderExcluir
  3. Sua BÊNÇÃOS PADRE JOÃO PARA MIM E MINHA FAMÍLIA
    EU CONFIO EM DEUS PAI

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.Amar a Deus sobre tds as coisas🙏🏿🙌🙏🏿🙏🏿🙌🙏🏿

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Padre João Carlos obrigada pelo a meditação, minha maior riqueza é confiar em Deus é ter saúde é ter paz é ver meus filhos bem, que Deus abençoe todos vcs da ama

    ResponderExcluir
  6. A ganância é o mal do invejoso!

    ResponderExcluir
  7. Amém 🤚 bom dia 🙏😇🛐

    ResponderExcluir
  8. Dizer NÃO à ganância!

    ResponderExcluir
  9. Amém bendito seja Deus por tantas sabedoria

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    Em muitos momentos temos que decidir as situações da nossa vida diretamente, não que Jesus não esteja presente na decisão, mas Ele também espera nossa reação, nossa resposta e através de nossa proximidade com as coisas edificantes do alto e das nossas experiências de vida, é que fortalecemos o nosso discernimento, Jesus muitas vezes espera para ver se decidiremos para o lado certo ou não, porque Ele além de respeitar nosso livre arbítrio, na Sua Oniciencia sabe de todos nossos esforços, empenhos, dificuldades, alegrias e tristezas, e sendo Ele sempre justo, também na Sua Onipresença sabe o tempo certo para nos lapidar nos ensinando a sermos melhores a cada acontecimento, aceitando que para cada nascer, viver e morrer só cabe a DEUS saber, ou seja não sabemos do nosso próximo segundo.
    Por este motivo em todos Evangelhos somos lembrados dos princípios do Reino e que não precisamos juntar nada, porque DEUS é e sempre será Providência, nos mostra quais são as verdadeiras riquezas, os verdadeiros tesouros e heranças que devemos nos preocupar,.

    ResponderExcluir
  11. Tenho fé e esperança no senhor meu Deus bens são materiais q ficam

    ResponderExcluir
  12. Deus o abençoe padre pelas palavras consoladoras diárias.

    ResponderExcluir
  13. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir
  14. Não deixe que a ganância entre no seu coração

    ResponderExcluir
  15. Deus nos dê o suficiente e que saibamos com o demais dirimir a necessidade do nosso próximo.

    ResponderExcluir
  16. Luiz Vieira Jesus já me deu o suficiente a ganância é um grande mal que existe na vida.

    ResponderExcluir
  17. Deus bondoso, eu LHE agradeço pela vida de Santo Inácio. Todavia, me conceda a graça de fugir do pecado, do orgulho, da ira e da ganância. Me conceda a graça de seguir o caminho do amor, da misericórdia, da vida, da graça, da salvação, da ressurreição, da fé e da bondade. Me conceda a graça de viver em união com Jesus. Me conceda a graça de fazer boas obras. Me conceda a graça de ter bons pensamentos. Me conceda a graça de ajuntar tesouros para a eternidade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Parece que o mundo não gosta de você.

04 de maio de 2024    Sábado da 5ª Semana da Páscoa.      Evangelho.   João 15,18-21 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18. &qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS