PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Ao festejar, também exprimimos nossa adesão ao Evangelho

Ao festejar, também exprimimos nossa adesão ao Evangelho



31 de outubro de 2022

31ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Lc 14,12-14

Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.



MEDITAÇÃO


Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos (Lc 14, 13)

Quando o argentino Cardeal Jorge Bergoglio foi eleito Papa, o seu amigo brasileiro Cardeal Claudio Hummes, ao cumprimentá-lo com um abraço, disse-lhe ao ouvido: “Não se esqueça dos pobres”. Este é precisamente o recado do evangelho de hoje. Não nos esqueçamos dos pobres.

Jesus foi a uma refeição festiva, na casa de alguém importante. Ele viu os convidados escolhendo os primeiros lugares. Nós também vemos isso todos os dias. O espírito do mundo é exatamente esse: a busca dos primeiros lugares. É o mundo da concorrência, um querendo derrubar o outro; o mundo da competição, um querendo deixar o outro pra trás. O espírito do mundo nos ensina a querer ser mais importantes que os outros, a cobiçar os cargos mais altos, a querer estar sempre em evidência. E essa mentalidade acaba por incentivar a violência, a vaidade, a presunção, o orgulho.

Jesus está ensinando uma coisa muito diferente: Não queira ser mais do que ninguém. O espírito do evangelho é a fraternidade, o acolhimento e valorização de cada um, a cooperação. Foi isso que Jesus ensinou: somos irmãos, dependemos uns dos outros.

Naquela refeição festiva, Jesus viu que os convidados eram gente importante, gente do alto nível social, amigos do dono da casa. Então ele disse a quem o convidou: Quando for fazer uma festa, não convide só seus parentes, seus vizinhos ricos, seus amigos, seus irmãos. Convide os pobres, os coxos, os aleijados, os cegos.

O espírito do mundo pratica a exclusão social (deixar de fora quem não tem recursos) e a segregação social (separar de um lado os privilegiados e de outros, os desamparados; isso nos locais de moradia, nos elevadores, nos shoppings, nas casas de festa, nas escolas, nos hospitais, em todo canto). O espírito do evangelho é outro: é a inclusão, a fraternidade, a comunhão, o oferecimento de oportunidades a quem é mais frágil e necessitado.

O cardeal Jorge Bergoglio, agora Papa Francisco, não esqueceu o conselho do seu amigo brasileiro cardeal Cláudio Hummes. Agora é ele quem nos diz, com suas palavras, suas atitudes, suas viagens, seus escritos: “Não se esqueçam dos pobres”. Para ninguém esquecer mesmo, ele até criou o dia do pobre, que ocorre nesse mês de novembro. O 6º dia mundial do pobre vai acontecer no próximo dia 13 de novembro, com o tema «Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2Cor 8,9). Em sua mensagem para esta data, 
o Papa diz que este Dia Mundial dos Pobres “torna-se como uma sadia provocação para nos ajudar a refletir sobre o nosso estilo de vida e as inúmeras pobrezas da hora atual”.




Guardando a mensagem


Jesus notou, naquela refeição na casa do fariseu, que os convidados eram os irmãos e parentes do dono da casa, seus amigos e vizinhos ricos. Isso mostra uma mentalidade: a comemoração do seu próprio status, a bajulação dos privilegiados, a exclusão social. É o espírito do mundo. O espírito do Reino é outro: a busca de inclusão dos pobres, dos mais sofridos, a valorização dos pequenos.

Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos (Lc 14, 13)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a refeição, que é um ato sagrado para o teu povo, foi palco de belos ensinamentos de tua parte. Obrigado, Senhor. Concede-nos que nossas mesas sejam lugares de fraternidade, de diálogo, de inclusão, onde se manifeste o espírito do Reino, não o espírito do mundo. Concede que nossas refeições em família preparem a sagrada refeição da Eucaristia, mesa da comunhão e da unidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, comente essa palavra de Jesus que meditamos (Lc 14, 13).

Comunicação

Como estou em Lisboa, convido quem estiver por perto para a Santa Missa de quinta-feira próxima, dia 03 de novembro, às 18 horas. A missa, no horário de Lisboa, será na Igreja paroquial dos Salesianos. Mais informações, veja no final do texto da Meditação. É só seguir o link. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora


SANTA MISSA EM LISBOA, COM PADRE JOÃO CARLOS

Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres | Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora

Praça de S. João Bosco, 34, 1399-007 Lisboa - Porutugal.
Tel. Cartório: 210 900 541 
paroquia.nsprazeres@salesianos.pt



23 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos fico muito feliz por saber que vai celebrar uma missa em Portugal que Deus continue abençoando você e a todos que o acompanham. Que a paz de Cristo esteja com todos nós 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Senhor Padre João Carlos. Tenha uma semana abençoada e Deus permita que continue a evangelizar o Santo povo de Deus. Peço oração para os doentes da minha família

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos que Deus ilumine o senhor sempre nessa caminhada, o senhor vai celebrar em Porto também? Ou só em Lisboa

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    Neste ensinamento direto ao chefe dos fariseus, Jesus mais uma vez também nos orienta a sermos como Ele, manso e humilde de coração, ou seja não buscar interesse algum, não querer se aparecer, Ele quer que façamos o bem sem se importar a quem e não esperar nada em troca. Resumindo irmãos, se preocupar apenas em fazer a bondade e a caridade e assim transmitir um pouco da misericórdia infinita do Pai a aqueles mais necessitados, esse sentimento não há preço que pague mesmo, ver a felicidade e a gratidão daqueles que mais precisam, enfim com cada um fazendo a sua parte e dando exemplos, aos poucos iremos acabando com as diferenças adversas, principalmente a social, assim construiremos uma sociedade mais justa, mais amorosa e igualitária,.

    ResponderExcluir
  5. É lindo ser católico, que pela intercessão do nosso salvador e da Virgem Maria que os pobres sejam ouvidos e valorizados! Sejam olhados com amor e fraternidade. Para que assim sejamos um só! Salveeeee Mariaaaa ♥️✝️🙏

    ResponderExcluir
  6. Que Deus abençoe toda Nação Brasileira, que o novo presidente governe com muita competência, seriedade e respeito.Amém!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre, peço a Deus que me proteja e também aos meus filhos de todas as cilada do mal, senhor Deus me ajude a fazer o certo e peço perdão pela coisa erradas , me der sabedoria, obrigada senhor e perdão

    ResponderExcluir
  8. Gostaria muito de receber diariamente a Palavra de Deus (81) 996694849

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus ilumine o senhor nessa jornada em celebrar a missa em Lisboa, peço oração pela minha saúde e meus familiares. Amém 🙌🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia linda homilia deus ama os pobres e se fez pobre também desceu a na terra e fez pousada em Belém!.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre, sempre rezo pelos sacerdotes. Se sinta contemplado pelas minhas orações.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João sua benção, gostaria muito de receber a palavra de Deus 65 996430461

    ResponderExcluir
  13. ,Eu sou Maria do Carmo Natal Rio G do Norte muito grata

    ResponderExcluir
  14. Bom tarde, padre Carlos!
    Como é maravilhoso ouvir a palavra. Todos os dias um ensinamento. Foi um privilégio ter sido orientada para este grupo fede meditação diária da palavra. Que o Senhor o abençoe. Senhor padre cuide da minha família. Que a sua oração seja extensiva à minha filha que está à procura de emprego. Gratidão hoje e sempre

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre João Carlos que bela homilia obrigada

    ResponderExcluir
  16. DEUS TE ABENÇOE PE JOAO CARLOS POR ESTAR DO OUTRO LADO DO MUNDO E NUS ENVIANDO NOTICIAS!!
    REZE POR MIM DE ONDE ESTIVER AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde prdre João Carlos.
    Linda sua mensagem,na minha casa so vem gente assim e eu sempre ajudo com o pouco que tenho e me sinto bem. Mesmo por que dona Miranda sempre me falava você nunca pode sentir nem maior e menor que ninguém samos todos igual. Ora por mim. Deus te ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  18. Ó Deus, nosso protetor, eu LHE agradeço pela vida de Santo Afonso Rodrigues. No entanto, me ajude seguir o caminho do Espírito Santo, do amor, da consolação, da ternura, da comunhão, da compaixão, da alegria, da unidade, da caridade, da humildade, da harmonia. Me ajude fugir da competição e da vanglória. Me ajude cuidar do próximo. Me ajude ser justo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Jesus Cristo abençoe nossa família amém

    ResponderExcluir
  20. Boa noite presado padre João Carlos , como hoje é 31 de Outubro venho neste momento agradecer a Deus por ter me permitindo cumprir o desafio do mês rezar o terço todos os 31 días do mês , a todos os que toparam o desafio que Deus nos permita continuar rezando pela união de nosso país e pela paz entre nossos governos a paz de nosso senhor Jesus Cristo esteja em cada lar do nosso planeta assim seja a vontade de Deus amém uma abençoada noite a todos

    ResponderExcluir
  21. Pé Carlos você é iluminado por Deus para ensinar a palavra de Deus eu e minha esposa Aninha samos apaixonados no seu comentário.

    ResponderExcluir
  22. Abençoada noite para todos nós filhos de Deus Pai! AMÉM 👏👏🙏🙏💓💓❤️❤️🌹🌹

    ResponderExcluir
  23. A palavra de Deus é edificante nos iluminar e nos conduz ao pai obgda pr João Carlos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O que é permanecer em Cristo?

01 de maio de 2024 Dia de São José Operário. Dia do Trabalhador. Abertura do Mês Mariano.   Quarta-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangel...

POSTAGENS MAIS VISTAS