PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SIMPLES COMO AS POMBAS

SIMPLES COMO AS POMBAS



08 de julho de 2022

Sexta-feira da 14ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Mt 10,16-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

MEDITAÇÃO


Sejam, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas (Mt 10, 16)

Jesus começou anunciando o nome dos missionários. E prosseguiu com uma série de recomendações. Hoje, temos uma advertência sobre as dificuldades da missão. Missionários somos todos nós, discípulos do Senhor. A nós é confiada a missão, em vários graus e de várias formas. Então, as dificuldades mencionadas por Jesus, nós também vamos encontrar.

O conteúdo da missão nos foi indicado pelo Mestre: “No caminho, anunciem: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Anunciar com palavras e gestos que o Reino de Deus chegou para todos. Anúncio a ser concretizado em quatro tarefas. Curar os enfermos, isto é, restaurar a dignidade humana. Purificar os leprosos, isto é, proclamar o perdão dos pecados pela misericórdia de Deus. Ressuscitar os mortos, isto é, promover a vida. Expulsar os demônios, isto é, denunciar e vencer o mal que domina as pessoas. São essas as quatro tarefas pelas quais anunciamos a proximidade do Reino de Deus na vida das pessoas.

Essa missão comunicada aos doze apóstolos é a missão confiada a toda a Igreja, a todos os seguidores de Jesus. E a gente a realiza com nossa vida cristã, com nossas palavras e ações. E é esse ser cristão e anunciadores de Cristo no mundo que nos traz problemas, dificuldades, resistências, reações. É neste sentido que Jesus está nos dizendo: “envio vocês como ovelhas no meio de lobos”. O mundo, influenciado pelo poder do mal, não aceita facilmente a mensagem de Cristo. E podemos, como ovelhas no meio de lobos, ser presas fáceis da vaidade, do fascínio do poder e da riqueza, da pressão social, da lógica do mundo. Ou, permanecendo fiéis à nossa missão, podemos até sofrer todo tipo de incompreensão, de retaliação, de perseguição.

E Jesus completou: “Sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. A serpente do livro do Gênesis, a que levou Adão e Eva ao pecado, foi descrita como o mais astuto dos animais no Jardim do Éden. A conversa que ela teve com Eva, parecia afável e desinteressada... ela soube conduzir bem o diálogo, foi sabida. De verdade, a serpente não se apresenta de qualquer maneira, se esconde, se esquiva, parece planejar bem as suas ações. Talvez seja nesse sentido que Jesus disse: imitem a prudência da serpente ou seja a sua sabedoria. As pombas são criaturas doces, próximas, mansas... chegam pertinho pra comer o que a gente oferece. A orientação do Mestre foi, no exercício da missão que comporta sempre dificuldades, ter a prudência das serpentes e a simplicidade das pombas.


Guardando a mensagem

Jesus enviou os doze em missão. Com eles, todos nós somos enviados. A missão é proclamar a proximidade do Reino de Deus. Nós a realizamos pelo testemunho de vida, por ações e pelas palavras que proclamamos. As ações estão descritas simbolicamente em quatro tarefas: restaurar a dignidade humana, anunciar o perdão dos pecados, promover a vida e vencer o mal que domina as pessoas. Na realização desta missão, muitas dificuldades e perseguições podem nos aguardar. Assim, Jesus nos dá essa orientação: ‘tenham a mansidão das pombas e a sagacidade das serpentes’. A simplicidade e a esperteza. Ser simples, mas não ser bobo.

Sejam, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas (Mt 10, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a descrição que fazes da pressão, das perseguições, dos julgamentos a que poderemos ser submetidos por causa de nossa fé nos assusta. Mas, tu nos tranquilizas de muitos modos. Sobretudo, nos garantes a assistência do Santo Espírito, que nos dará as palavras certas, que tomará a nossa defesa. Senhor, embora a missão não pareça fácil, queremos realizá-la com fidelidade e perseverança até o fim. Abençoa, Senhor, tantos irmãos e irmãos que, a serviço da missão, enfrentam oposições e dificuldades. Que eles ajam, e nós também, com a prudência das serpentes e a simplicidade das pombas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu diário espiritual (seu caderno de anotações), responda a esta pergunta: Em que eu estou precisando ser mais perseverante e fiel?

Comunicando

Neste final de semana, vou estar na Diocese de Oeiras, no Piauí. A Missa com os Ouvintes da Rádio Cristo Rei está marcada para o domingo, na Paróquia da Sagrada Família, às 07:30 da manhã. No domingo à noite, celebro na Paróquia da cidade de Tanque do Piauí. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

7 comentários:

  1. Anônimo8/7/22 05:37

    Gratidão 🙏!!! Muita gratidão por facilitar o entendimento das sábias palavras da Bíblia. Que nosso bom Deus continue abençoando sua saúde!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8/7/22 06:57

    Os fariseus nunca são capazes de agradecer a Deus a presença de Jesus Cristo em nossas vidas. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/7/22 07:09

    Padre eu mim xamou María de Lourdes Moura em feira de Santana todos os dias eu esquto às meditação muito obrigada pela ajuda qer Deus abençoe hoje e sempre cada dia mais esses remédio e di Jesus Cristo Deus abençoe

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/7/22 09:15

    Obrigada Pe o senhor nos esclarece muito com seus comentários .

    ResponderExcluir
  5. Ó Deus, que na VOSSA misteriosa providência mandais os VOSSOS ANJOS para guardar-nos, eu LHE agradeço por ser cristão. Todavia, me ajude seguir o caminho dos sábios, dos justos, dos prudentes, dos simples, do amor, do discipulado, da perseverança, da misericórdia, da cura, da conversão e da salvação. Me ajude fugir do mal, da idolatria e do pecado. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude testemunhar o RESSUSCITADO. Me ajude ter os dons e os frutos do Espírito Santo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  6. Deus obrigado por tudo em minha vida
    Padre João Carlos obrigado por nos passar uma mensagem santa com tanto Amor e carinho
    Que Deus proteja sempre o senhor Padre João Carlos 🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS