PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: INSTRUÇÃO SOBRE A ORAÇÃO

INSTRUÇÃO SOBRE A ORAÇÃO




08 de março de 2022

7º dia da Quaresma

EVANGELHO


Mt 6,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.
8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

MEDITAÇÃO


Vocês devem rezar assim (Mt 6, 9)

Nossa caminhada quaresmal chega hoje ao sétimo dia. E o tema para nosso crescimento hoje é a Oração. O Pai Nosso é mais do que uma oração. É uma escola de oração. É como um discípulo ou uma discípula deve rezar sempre. No Pai Nosso, podemos encontrar as quatro características da oração dos discípulos do Senhor.

A primeira característica é que é feita com INTIMIDADE e CONFIANÇA EM DEUS. Não se trata de uma audiência de um servo com seu patrão. Trata-se do diálogo amoroso entre pai e filho ou filha. Por isso, Jesus ensina a invocar a Deus como “pai”, “Pai Nosso”. Esse modo de falar com Deus era inteiramente novo na história do seu povo. Falar com Deus com intimidade e confiança. No sermão da montanha, Jesus chamou a atenção dos discípulos para não imitarem os fariseus, nem os pagãos. Em contraposição ao exibicionismo dos fariseus e mestres de lei, Jesus os orientou a proceder como um filho que conversa com seu pai ou sua mãe, a portas fechadas no seu quarto. Nunca imitar os pagãos nesse assunto da oração, recomendou Jesus. Eles recorrem à força de muitas palavras para serem ouvidos. O Pai já está sabendo de nossas necessidades antes que abramos a boca. INTIMIDADE E CONFIANÇA EM DEUS. É a primeira característica.

A segunda característica da oração cristã, sublinhada no Pai Nosso, é que ela busca, em primeiro lugar, A GLÓRIA DE DEUS. É quando a oração vira louvor, adoração. Os primeiros pedidos do Pai Nosso, no evangelho de São Mateus, referem-se a Deus, buscando a sua honra e a sua glória. “Santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. São três pedidos, todos dirigidos à glória de Deus: a santificação do seu nome, a vinda do seu Reino, a realização de sua vontade. Buscar, em primeiro lugar, a GLÓRIA DE DEUS. É a segunda característica.

A terceira característica da oração cristã é o pedido a Deus pelo NOSSO BEM temporal e espiritual. É o que nós precisamos para viver com dignidade e em santidade. No Pai Nosso, são quatro os pedidos em nosso favor. “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”. O pão de cada dia, o perdão dos pecados, a vitória sobre a tentação e a libertação do mal. O ‘pão de cada dia’ compreende o emprego, o trabalho, o alimento, a segurança... São as necessidades de nossa sobrevivência. Mas, nem só de pão vive o homem. Também precisamos do perdão dos pecados e da restauração da vida, a partir da conversão e do crescimento do homem novo. Igualmente, precisamos da vitória sobre a tentação e a libertação do mal. A BUSCA DO NOSSO BEM é a terceira característica.

A quarta característica da oração cristã é o COMPROMISSO. Nos três primeiros pedidos do Pai Nosso, desejando a glória de Deus, na verdade estamos nos comprometendo em santificar o seu nome, acolher o seu Reino, realizar a sua vontade. Nos quatro pedidos em nosso favor, não estamos delegando tudo a Deus, para ficar de braços cruzados esperando ele agir. Reconhecendo a mão de Deus em nossa vida, estamos nos comprometendo a ganhar o pão de cada dia com o nosso trabalho, a nos esforçar no caminho da conversão e do perdão aos nossos agressores, a fugir das ocasiões de pecado e a lutar contra o mal. A oração nos compromete. COMPROMISSO é a quarta característica.


Guardando a mensagem

Em nossa caminhada quaresmal, somos hoje instruídos por Jesus sobre a Oração. Ele ensinou o Pai Nosso, uma verdadeira escola de oração. Nele, encontramos as quatro características da oração dos discípulos do Senhor: intimidade e confiança em Deus, busca de sua glória, busca do nosso bem, e o compromisso em realizar a sua vontade.

Vocês devem rezar assim (Mt 6, 9)

Rezando a palavra

Rezemos como Jesus nos ensinou:

Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o Vosso nome.
Venha a nós o Vosso Reino.
Seja feita a Vossa vontade,
assim na terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do mal.

Amém.

Vivendo a palavra

A dica de hoje está evidente: rezar o PAI NOSSO, bem rezado. Eu sei, eu sei que você já reza bem. Mas, pode rezá-lo ainda melhor. Reze com atenção ao que está dizendo. Reze deixando espaço para o Espírito Santo rezar em você.

Nossa homenagem, hoje, às mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, com o tema “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável” (ONU). Fiquemos com as palavras do Papa Francisco na Encíclica “Fratelli Tutti” (n.23): “A organização das sociedades em todo o mundo ainda está longe de refletir claramente que as mulheres têm exatamente a mesma dignidade e direitos que os homens. É um fato que duplamente pobres são as mulheres que sofrem de situações de exclusão, maus tratos e violência, pois muitas vezes se encontram com menos oportunidades de defender seus direitos”.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Um feliz e abençoado dia da mulher, pra nós mulheres guerreiras .

    ResponderExcluir
  2. Abençoado dia para todas nós mulheres na paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Padre João Carlos muito obrigada pela suas palavras que o Senhor tenha uma tarde abençoada pôr Deus que Jesus derramem muitas bênçãos sobre o Senhor Padre

      Excluir
  3. Ah! Que o Santo Espírito de Deus nos renova a cada dia Padre e que gritemos:É Cristo que vive em mim.A mais bela conversão é viver toda consumida como uma vela acesa na Santa Missa na Sagrada Pedra do Altar.Onde Jesus Eucarístico vem por suas maos pelo Espírito Santo de Deus Jesus Hostia Viva de amor Chama que nos acompanha nos aquece o nosso interior e nos faz vivos todos os dias do nosso viver. Santa Quaresma tbm para o Senhor e sua pequena ovelhinha que vos abre o coração mesmo o sr estando tao longe estamos perto porque é nesta sintonia que Deus nos quer.unidos pelo Espírito Santo de Deus.Um Bispo me disse um dia em confissao.Coloque tudo filha no Coração de Jesus Ele uma fornalha ardente de caridade.Assim vou seguindo com oracao suplicas e oferecimento na ações de graçasAmando-O servir o Jesus que veio por Virgem Maria e trouxe o Menino Deus para a nossa salvação..Gloria Deus!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas orações e que Deus continue iluminado seus caminhos. Obrigada pela mensagem do dia das mulheres.🥰

    ResponderExcluir
  5. Amém 🙌🙏🙏🙏🙏 que Deus abençoe sempre

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos, hoje é o dia internacional da Mulher, que hoje o senhor com seu grande coração❤️
    venha as recomendações das mulheres especiais que sempre esteve presente na sua vida , porque elas são muito especiais para Deus ,seu filho veio ao mundo, e ele escolheu uma mulher para colocar no meio de nós para nos salvar
    do pecado.um dia abençoado e iluminado para o senhor que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos eu hoje vou colocar o que tem escrito no meu caderninho que achei.
    O
    Oh, Deus, como tu és grande.
    Que eu possa fazer da orações uma prioridade em minha vida a cada dia
    Por mim mesmo, nada posso fazer
    🙏🙋😍🌹💕
    Um dia abençoado para todos nós e especial para todas as mulheres ❤️🌹

    ResponderExcluir
  7. Deus Eterno, Criador de todas as coisas! Eu LHE agradeço pelo dia internacional da mulher. Contudo, me ajude aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude produzir bons frutos. Me ajude seguir o caminho do discipulado, da oração e do perdão. Me ajude fugir da tentação. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8/3/22 22:46

    Boa noite padre João Carlos agradeço muito pela mensagem do dia internacional da mulher.ela é muito desvalorizadas muitos esqueci que tem uma mãe irmã uma. Tia etc, que Deus abençoe sempre a todas as mulheres nossa senhora Auxiliadora lhe cubra de bençãos paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  9. Marta gostei dos seus dizeres fala bonito continue sempre assim amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O que é permanecer em Cristo?

01 de maio de 2024    Dia de São José Operário.      Dia do Trabalhador.  Abertura do Mês Mariano.   Quarta-feira da 5ª Semana da Páscoa.   ...

POSTAGENS MAIS VISTAS