PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Evangelizando a própria casa

Evangelizando a própria casa



20 de março de 2023

Quarta Semana da Quaresma

27º dia da caminhada quaresmal

EVANGELHO


Jo 4,43-54

Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado a água em vinho.
Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.
51Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.

MEDITAÇÃO


Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família (Jo 4, 53)

Vamos começar a semana com uma passagem do evangelho que nos ensina a confiar em Deus e a ajudar nossa família a viver na fé.

O evangelista disse que foi o segundo sinal de Jesus. O primeiro foi nas bodas de Caná, a água transformada em vinho. Agora, é contado o segundo sinal: Um pai intercedeu pelo filho doente junto a Jesus e foi atendido. Vou logo lhe explicando que o evangelista João registrou, em seu evangelho, sete sinais na ação de Jesus. Os sinais são ações maravilhosas de Jesus que revelam a sua pessoa e o seu projeto missionário, que é o Reino de Deus. Por esses sinais, a comunidade pode reconhecer quem é Jesus e o que ele veio fazer. Por que sete? Porque sete é o número da obra perfeita. a exemplo da obra da criação, que foi em sete dias.

Vou contar com sua curiosidade e já vou escutando sua pergunta: quais seriam os sete sinais de Jesus, no evangelho de São João? Posso lhe dizer agora (vá fazendo a conta): Jesus transforma a água em vinho – cura o filho do funcionário real – cura o enfermo na piscina de Siloé – multiplica os pães – caminha sobre as águas - cura o cego de nascença – ressuscita Lázaro. Quantos sinais? Isso, sete. É a obra perfeita de Jesus, pela qual podemos conhecê-lo na sua compaixão pelos sofredores e na realização da missão que o Pai lhe confiou.

Bom, voltemos ao evangelho de hoje. É o segundo sinal. Jesus chegou de novo em Caná da Galileia. E veio um homem de Cafarnaum pedir por seu filho que estava doente. Cafarnaum devia ficar a uns 30 km de Caná, segundo os estudiosos. Aquele pai aflito pediu a Jesus para ele ir a Cafarnaum curar o seu filhinho que estava morrendo. Olha o que ele disse: “Senhor, desce a Cafarnaum, antes que meu filho morra!”. Jesus lhe respondeu: “Você pode ir, seu filho está vivo”. O homem entendeu o que Jesus lhe disse: que ele podia voltar pra casa, que a situação já estava resolvida. E ele acreditou. E voltou pra casa, em Cafarnaum. Antes que chegasse em casa, seus empregados o encontraram para avisá-lo da melhora do filho. Procurou saber a que horas o menino tinha ficado bom. E constatou que foi mesmo na hora em que Jesus tinha dito ‘pode ir, seu filho está vivo”.

Aquele pai procurou Jesus numa hora de aflição. E acreditou na sua palavra. E, ao receber a graça da cura do seu filho, cheio de reconhecimento, abraçou a fé, junto com sua família. Isto quer dizer: eles tornaram-se discípulos, membros da comunidade de Jesus. Muita gente pede ao Senhor pelas necessidades e dramas de seus filhos, de seus pais, parentes e amigos. Pede, até com insistência. E está muito bem. Precisamos mesmo recorrer ao Senhor, em nossas aflições, com humildade e fé. Agora, segundo a passagem de hoje, faltam ainda dois passos a serem dados: reconhecer a obra de Deus naqueles pelos quais intercedemos: a saúde, o livramento, a libertação. E abraçar a fé, isto é, tornar-se discípulo do Senhor, membro de sua comunidade.


Guardando a mensagem

Nós estamos sempre apresentando a Deus nossas situações de sofrimento e aflição, pedindo a sua intervenção. Intercedemos pelas nossas necessidades e as dos outros. A história do pai que intercedeu por seu filho está nos ensinando também que, ao recebermos a graça que pedimos, precisamos ser reconhecidos e agradecidos; e que essa ação de Deus em nossa vida, esse sinal, deve nos levar a uma resposta muito especial: abraçar a fé, entrar para a comunidade, tornarmo-nos discípulos. Este evangelho está nos ensinando ainda que a nossa conversão é uma porta que se abre para a salvação de nossa família.

Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família (Jo 4, 53)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
quase todos os dias, te apresentamos nossas situações de sofrimento e aflição e pedimos a tua intervenção. Intercedemos pelas nossas necessidades e as dos outros. Hoje, estás nos dizendo que isso está muito certo, se o fizermos com humildade e com fé. Mas, estás nos dizendo ainda mais: ao recebermos a graça que pedimos, precisamos ser reconhecidos e agradecidos; e que essa ação de Deus em nossa vida, esse sinal, deve nos levar a uma resposta muito especial: abraçar a fé, entrar para a comunidade, tornarmo-nos discípulos. E esse evangelho ainda nos diz que a nossa conversão, a nossa adesão a ti, é a porta que se abre para a salvação de nossa família. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Pedindo uma graça e alcançando-a, não esqueça de reconhecer a obra de Deus e de renovar seu compromisso de viver na fé da Igreja, junto com sua família. Reze pelos seus e os ajude a conhecer mais o Senhor e a se inserir na vida da Igreja.

Comunicando

Domingo próximo, dia 26, vamos realizar o dia de Passeio de Sócios e Ouvintes. Vários ônibus já estão fretados, saindo do Recife para a cidade de Bezerros. Na programação:  Missa dominical, Apresentação cultural, Show com Padre João Carlos e Banda e Adoração Eucarística. Informações: 81 3224-9284.
 
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. 🙏🙏🙏aumentai a minha fé

    ResponderExcluir
  2. Vanilka Gomes28/3/22 06:11

    Amém que Deus seja louvado ��

    ResponderExcluir
  3. Senhor,eu tenho fé,mas lhe peço:aumentar a minha fé.Peço Tb.por todos os meus familiares,especialmente meus sobrinhos,Nick e família, Iohana,Danielle e família,meu cunhado Benjamin aumentar a fé.Toca Senhor e Tb meus amigos e por todos do Brasil.Precisamos Senhor,do SIM,da transformação, vivência da Fé e do comprometimento de todos para com teu reino.Amém

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Senhor eu creio, mais aumentai a minha fé.

    ResponderExcluir
  5. Amém senhor e aumentai a minha fé...

    ResponderExcluir
  6. AMÉM!Peço a Deus e a Virgem Santíssima saúde fisica, espiritual e mental para minha família;Mae,filho, irmãs, sobrinhos,cunhados, parentes e amigos.Para as almas do meu pai Davi,meus sobrinhos Davi e Francisco, antepassados, entes e amigos a misericordia do Pai Todo Poderoso.AMEM E GRATIDÃO!♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  7. Peço a conversão de toda minha família à fé Católica e aumenta minha fé e meu amor à Vós Senhor.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos minha benção padre senhor aumenta minha fé meu amor a vós senhor peço minha conversão e todos minha família

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um começo de semana iluminado e abençoado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos eu gostaria muito de lhe falar que minha família participar da santa missa ,eu levava meus filhos pequenos para a igreja hoje tenho maior dificuldade para eles aderir esse momento nas suas vidas , só vai nos momentos especiais batizado , casamentos etc,comecei fazer o mesmo com meu neto levar ele comigo para a igreja , veio pandemia ele não quer volta , mais com muita dificuldade ele conseguiu fazer ano passado a sua primeira eucaristia devido a pandemia queria que ele fosse coroinha mais não quis disse que tinha vergonha.
    Mas não vou desisti água mole em pedra dura quanto bate até que fura.
    As vezes me sinto como jesus com sua família que as vezes o criticava com sua caminhada e vida de evangelização.
    🙋🙏😍🌹💕
    Um começo de semana abençoada e abençoado para todos nós com gratidão ao nosso papai


    ResponderExcluir
  10. Justina silva 28/03/202 Amém senhor eu creio mais almentai a minha fé um abençoada semana para todos!!

    ResponderExcluir
  11. Senhor eu creio, mas aumentai a minha fé. 🙏🏻

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Padre João Carlos. Deus o abençoe infinitamente e lhe dê saúde e paz neste dia. Tenha uma Semana repleta do amor de Deus na sua vida.
    Campinas São Paulo...

    ResponderExcluir
  13. Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, eu LHE agradeço por todas as curas e prodígios que foram feitos na vida do VOSSO povo. Contudo, me ensine viver com dignidade e alegria. Me ensine ouvir e valorizar os profetas. Me ensine interceder pelos outros. Me ensine rezar com fé, humildade e confiança. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Senhor eu creio, mas aumenta a minha fé.

    ResponderExcluir
  15. Salve Pé João Carlos!
    Continuemos juntos e fortes,com as suas importantes e oportunas meditações diárias alusivas á palavra de Deus!Tenha sempre uma vida muito feliz e com Deus!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS