PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O CUIDADO DE JESUS COM OS DOENTES

O CUIDADO DE JESUS COM OS DOENTES





12 de Janeiro de 2021

EVANGELHO


Mc 1,29-39

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

MEDITAÇÃO


A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus (Mc 1,30)

Jesus está num dia memorável de evangelização na cidade de Cafarnaum. Na Sinagoga, ele liberta uma pessoa possuída por um espírito mal. Na casa de Simão, ele socorre a sogra acamada. Na entrada da cidade, um lugar público de reuniões populares, ele acolhe e cura muitos enfermos. Jesus mostra-se libertador no espaço religioso, a sinagoga; no espaço da casa, a família de Simão; no espaço público, às portas da cidade.

No breve relato da presença de Jesus na casa de Simão, observemos três coisas. 1. Membros da família pedem a Jesus em favor dela. 2. E Jesus a visita, tirando-lhe a febre; 3. e ela, uma vez restabelecida, levanta-se e vai servi-los.

Sempre tem gente doente, precisando da visita de Jesus. Importante é que haja quem apresente essas pessoas a Jesus, quem as recomende à sua atenção. É o papel da oração. Na oração de intercessão, aparece a compaixão que temos pelo nosso próximo, a solidariedade que nos move a pedir em seu favor. É a oração pelo necessitado, por quem está precisando.

Jesus sendo informado, não fica indiferente. Ele visita o doente, liberta a pessoa. E você sabe, ele costuma visitar através de um médico, de um especialista, de um padre que administra o sacramento da unção dos enfermos.

A disposição da sogra nos causa admiração. Estava acamada, com febre. Levanta-se, restabelecida pela visita de Jesus, e vai servir. Com certeza, ajuda a por a mesa para o almoço e outras coisas. Quem recebe a graça da saúde, se estiver no caminho de Jesus, torna-se um servidor, alguém comprometido com o bem dos outros. Esta é uma bela lição.


Guardando a mensagem

Saindo da Sinagoga, em Cafarnaum, Jesus vai à casa de Simão. Lá, apresentam-lhe a situação da sogra acamada, com febre alta. Jesus interessou-se pela doente e a curou. Ela, quando se viu com saúde, levantou-se e foi servir a Jesus e ao seu grupo. Muitas coisas podemos aprender nessa cena: o valor da oração de intercessão pela qual apresentamos nossas necessidades ao Senhor; a misericórdia de Jesus que vem ao nosso encontro em nossas tribulações; e a atitude de serviço própria de quem está no caminho de Jesus.

A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus (Mc 1,30)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Em nossa prece de hoje, queremos te apresentar os doentes, particularmente os de nossa família, as pessoas enfermas que nós conhecemos, em casa ou no hospital. Também pedimos em favor dos seus acompanhantes. Queremos fazer como os que te acompanharam à casa de Simão e André. Queremos falar deles a ti, apresentar sua situação e seu sofrimento. E pedir em favor deles. Na casa de Simão, sabendo da situação daquela mulher acamada, com febre, tu te aproximaste, tomaste-a pela mão e a levantaste. Acabou-se a febre, desapareceu a doença. Onde chegas com tua presença bendita, o mal se afasta. É o Reino de Deus que chega com tua bondade e tua misericórdia. Onde tocas, com tuas mãos benditas, renasce a vida, comunicas a graça e a bênção. É isso que te pedimos para os nossos enfermos. Visita-os, abençoa-os, comunica-lhes a saúde. Confiamos hoje nossos doentes à tua misericórdia, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze, hoje, por um doente de sua família. Recomende-o(a) ao Senhor Jesus, interceda em seu favor. 

Amanhã, como todas as quintas-feiras, teremos a Santa Missa das 11 horas, transmitida pelo rádio e pelas redes sociais. Seria bom você incluir a intenção da saúde desta pessoa nos pedidos de oração.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



11 comentários:

  1. Bom Dia a todos e a todas!Pe:João Carlos sua benção. Louvo a Deus hoje pelo dom da vida;peço também que Jesus Cristo cure nossos enfermos parentes e amigos,por seus cuidadores e para que ELE proteja os saudáveis para que não fiquem doente. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo assim como era no princípio agora e sempre pelos séculos dos séculos. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Senhor Jesus visita todos os que estão enfermos precisando de cura e libertação.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que o seu dia seja abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Nos momentos mais difíceis todos precisamos de encorajamentos para fortalecer nas dificuldades,o amor de Deus que está em Cristo Jesus.
    Nada será capaz de nos separar, é Deus sempre presente.🙏🙋😍🌹💕
    Um bom dia para todos

    ResponderExcluir
  4. Amém bom dia padre sua benção! Peço Jesus saúde pra todos que estão acamando pelos vírus da covid e gripe Peço saúde pra todos da minha família 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  5. Peço hoje pelo tratamento da minha nora, Cíntia. Está com um problema sério no estômago e terá que ser operada

    ResponderExcluir
  6. Bença Padre João Carlos! Peço pela cura e libertação da minha irmã Alessandra Francisca da Silva no tratamento de sua diabete, para que Deus restaure sua saúde.

    ResponderExcluir
  7. Muito agradecida,boa tarde Deus abençoe padre.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde padre João Carlos Rosa Caucaia Ceará peço oração pela minha família os doentes e São muito peço oração infermos saúde pra todos

    ResponderExcluir
  9. Deus do universo, fonte de todo bem, eu LHE agradeço pela vida do franciscano São Bernardo. Todavia, me ensine seguir o caminho do profetismo, da oração, da cura, do serviço. Me ensine procurar a VOSSA igreja. Me ensine responder o VOSSO chamado. Me ensine escutar, aprender, viver e pregar a VOSSA palavra. Me ensine ser uma boa morada da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ensine expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos agradeço muito peço oração da dor que estou no ombro fiz uma infiltração se não melhorar vai operar peço também por todos os doentes Deus te abençoa paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos peso oração pela minha família curar do álcool do meu esposo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS