PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: COMO VENCER AS TEMPESTADES

COMO VENCER AS TEMPESTADES

 


29 de janeiro de 2022

EVANGELHO


Mc 4,35-41

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

MEDITAÇÃO


Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem? (Mc 4, 41)

Quem é que não tem problemas na vida? Qual é a vida que não tem sofrimento, crises, desencontros? Pois é, todo mundo tem a sua tempestade. Aliás, muitas tempestades. As coisas vão andando bem, tudo em ordem, de repente, um problema, uma turbulência.

Na história dos discípulos de Jesus, eles estão na barca em pleno mar da Galileia. De repente, vento forte, ondas revoltas, tempestade no mar. E o pessoal ficou com muito medo, porque o barco estava afundando. Era gente experiente no mar, mas a coisa estava ficando feia. Jesus estava dormindo no barco, eles o acordaram pedindo ajuda. Jesus acalmou o vento e o mar. Mas também reclamou que eles tivessem uma fé tão fraca.

Essa história do evangelho pode responder a uma inquietante pergunta: Como é que a gente faz pra vencer uma tempestade? Eles, naquela situação-limite (a tempestade no mar), tiveram uma profunda experiência de Deus. Viram de perto a sua atuação salvadora. Admiraram-se com aquele homem, a quem o vento e o mar obedecem. Em Jesus, eles viram o próprio Deus agindo para salvá-los.

Como é que se faz pra vencer a tempestade? A história dos discípulos dá a resposta em três tempos. Primeiro: Tenha Jesus no seu barco. Tenha Jesus no seu barco. O barco é uma representação de sua vida, de seu casamento, de sua profissão, de sua comunidade. Aliás, no evangelho, a barca de Pedro é a própria Igreja, singrando os mares do mundo. É uma representação da igreja missionária. Se Jesus não estiver no barco, a coisa fica mais difícil ou mesmo sem solução. É preciso que Jesus esteja presente em sua vida, em sua profissão, em sua família. Às vezes, pode até parecer que ele esteja ausente (na história, estava dormindo). Então, tenha Jesus no seu barco.

A segunda pista também está no texto. Os discípulos acordaram Jesus e pediram que os salvasse. A segunda pista é essa: Recorra ao Senhor, pela oração. Deus já sabe de que precisamos, mas precisamos pedir. É uma forma de afirmar nossa dependência dele, nossa confiança. Então, recorra a Jesus, pela oração. Pede quem precisa e confia. É claro que a oração não é só na hora da necessidade, mas também nela. Na tempestade, recorra a Jesus, reze.

A terceira pista é essa: Mantenha uma atitude de fé e de confiança em Deus. Jesus achou que os discípulos, pelo desespero que demonstraram, tinham uma fé ainda fraca. Especialmente nessas horas é preciso ter uma atitude de fé e de confiança em Deus. A fé nos dá serenidade nas horas difíceis, tranquilidade para enfrentar os problemas, sem desespero.


Guardando a mensagem

A cena da tempestade no Mar da Galileia é especialmente uma representação das crises que se abateram na comunidade de Jesus. A primeira grande crise foi, com certeza, a morte dele executado como malfeitor. Talvez seja por isso que nessa cena, ele aparece dormindo na parte de trás da barca. Os discípulos precisam de mais fé, para não deixar que o medo os desoriente e os leve ao desespero. As crises estão sempre presentes em nossa vida. Assim, você pode aprender nessa passagem como enfrentar e vencer uma tempestade. Primeiro: Tenha Jesus no seu barco. Segundo: Recorra ao Senhor, pela oração. Terceiro: Mantenha sempre uma atitude de fé e de confiança em Deus.

Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem? (Mc 4, 41)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Deves ter acordado assustado com aquela gritaria de desespero dos teus discípulos. Tu te levantaste e deste ordem ao mar e ao vento para se acalmarem. Neste teu levantar-se, vemos claramente a imagem de tua ressurreição. Na tua ressurreição, temos a garantia da vitória em nossas lutas e em todas as crises em que vivemos em família, na Igreja ou em sociedade. Aumenta, Senhor, a nossa fé, para enfrentarmos e vencermos contigo todas as tempestades. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em sua oração pessoal, repasse com o Senhor alguma crise pela qual você tenha passado.

Hoje, o segundo dia do Tríduo de Dom Bosco. Estamos realizado o tríduo, na Rádio Amanhecer, após o terço mariano das 18 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Boa noite padre João Carlos...amém.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre joao carlos,
    Louvado seja nosso senhor jesus cristo nas alturas. Venho apresentar o meu testemunho de vida.
    O meu Irmão que se encontrava na uti com covid, diabete e escrisofenia ja melhorou da covid, diminuiu consideravelmente as diabetes, agora estão a combater a escrisofenia.
    Agradeço pela misericordia Deus, e a todos os irmaos por estas orações e especial o Padre Joao carlos que tem sido incansavel e constantes nas orações e continuemos a orar pelo meu irmao Isac Teca Dala.
    Eu sou Rita Dala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Rita,em oração com você pelas vitórias que você e toda família estão alcançando. A tempestade vai passar.

      Excluir
  3. Bom Dia Pe:João Carlos e a todas e a todos!Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo por esse dia de hoje Sábado!Confiante em Nosso Senhor Jesus Cristo por esse dia a tempestade vai passar. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo assim como era no princípio agora e sempre pelos séculos dos séculos. Amém!

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. meu Deus eu creio mais aumentai a minha fé.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos obrigada pela palavra linda Deus de fé esperava tem que ter muita oração para ver e tempestades são muitas mas com fé senhor Jesus agentev vence

    ResponderExcluir
  6. Abençoado seja o sábado do sr. padre João Carlos e de seus familiares, e com sua saúde restabelecida, nossas orações daqui. Amigos são aqueles que mesmo na distância e em seu silêncio alegram nosso existir, e nos fazem sorrir. DEUS o abençoe grandemente. Obrigada pela meditação que nos envia e que nos conduz na fé em DEUS. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia. Sua bençao Padre. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoado e iluminado está melhor que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Em todos os momentos mantê-lo sempre em nossas vidas ' jesus Cristo'.
    Fé e esperança sempre renovada porque ele é um Deus de misericórdia ,confiar sempre,nos problemas e dificuldade com certeza Ele estará no seu barco não esqueça de rezar todos os dias esperança sempre e confiança Ele vem lhe socorrer.🙏🙋😍🌹💕
    Um ótimo final de semana abençoado para todos jesus presente nas suas vidas

    devemos mantê-lo

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Padre João Carlos. Deus lhe abençoe poderosamente com saúde e paz.
    São João Bosco lhe proteja de todo mal e lhe dê saúde e paz.
    São João Bosco Rogai por nós...
    Fique com Deus... AMÉM.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, Padre João Carlos sua bença.
    Se a gente não tiver fé nada vai dar certo

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, obrigada pelas palavras, estou muito doente com uma gripe forte dores de garganta já tem 14dias estou tomando remédio, fiz teste de covid não é covid, mas,sei que é uma tempestade em minha vida, mais eu já venci.Eu sou Maria Diolina Miranda de Minas Gerais, Deus no comando.

    ResponderExcluir
  12. Deus invisível, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. Entretanto, me conceda a graça de viver o meu profetismo batismal. Me conceda a graça de fugir do pecado. Me conceda a graça de seguir o caminho da compaixão, da obediência, da fé, da oração, do jejum, da penitência, do discipulado e do perdão. Me conceda a graça de vencer as dificuldades e o medo. Me conceda a graça de ter a VOSSA proteção. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O evangelho é fermento para a vida do mundo.

07 de maio de 2024   Terça-feira da 6ª Semana da Páscoa.       Evangelho.    Jo 16,5-11 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Ag...

POSTAGENS MAIS VISTAS