PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: APRENDENDO COM UM LEPROSO

APRENDENDO COM UM LEPROSO

 



07 de janeiro de 2022


EVANGELHO


Lc 5,12-16

12Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, imediatamente, a lepra o deixou. 14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”.
15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração. 

MEDITAÇÃO


Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado” (Lc 5, 13)

Podemos olhar a história do leproso de muitos pontos de vista. Hoje, eu quero convidar você a pensar que você é o leproso da história do Evangelho. Então, você é o leproso dessa história, combinado? Então, vamos lá. O leproso se aproxima de Jesus, se ajoelha aos seus pés e pede para ser purificado. Três gestos simbólicos importantes: aproximar-se, ajoelhar-se e implorar o favor de Deus. Muita gente quer uma graça, mas não se aproxima de Deus, não se ajoelha e não pede o que precisa como deve. Vou me explicar.

Você aproximou-se de Jesus. Aproximar-se é buscar Deus. Buscar Deus é procurar encontrá-lo na oração, na meditação, na escuta de sua palavra. Lê-se assim no livro do Deuteronômio: “Quando então buscares o Senhor teu Deus, o encontrarás, se o buscares de todo o teu coração e com toda a tua alma” (Dt 4, 29). Então, sua primeira atitude, como o leproso, foi aproximar-se. Vou lhe dizer uma coisa. Foi muita coragem de sua parte, porque, por causa de sua doença, não lhe era permitido aproximar-se de pessoas sadias como você fez. Você passou por cima dessa norma social, você ultrapassou a faixa amarela e foi ao encontro de Jesus. Sim, é verdade, Jesus vinha passando com a multidão. Na verdade, é ele que vem ao seu encontro. Mas, é preciso a gente se aproximar, vencendo as barreiras que pretendem impedir esse encontro.

Você aproximou-se e ajoelhou-se diante de Jesus. Em todas as religiões, ajoelhar-se é um ato de adoração, de profunda reverência. Ajoelhar-se, prostrar-se é o reconhecimento da grandeza de Deus presente em Jesus, é um reconhecimento de sua divindade. Buscar Deus não para que Deus faça a nossa vontade, mas que a vontade de Deus se cumpra em nossa vida. Maria expressou esse sentimento ao dizer: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Ajoelhar-se é um gesto de adoração, de humildade, de reconhecimento da grandeza de Deus e da disposição de estar a seu serviço.

Você aproximou-se, ajoelhou-se e fez um pedido a Jesus: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Foi um pedido feito num contexto de quem se aproximou, de quem o está buscando; de quem se ajoelhou, isto é de quem presta ao Senhor um culto de adoração, reconhecendo-o seu Senhor. E o seu pedido foi humilde, “se queres”, se for da tua vontade. É, muita gente pede coisas importantes a Deus, mas não o busca para andar em seus caminhos, nem é um adorador desse Deus fiel que vem ao nosso encontro. Você pediu bem. E Jesus atendeu você. Ele estendeu a mão, tocou em você e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, no mesmo instante, você ficou livre da lepra.


Guardando a mensagem

Jesus vinha com a multidão. Deus toma sempre a dianteira, dá sempre o primeiro passo. E você, superando as barreiras que o mundo criou para nos manter à distância de Deus, aproximou-se de Jesus. Com espírito de fé e de adoração, reconhecendo em Jesus o salvador que o Pai nos enviou, pediu-lhe uma coisa importante. Mas, pediu que se realizasse, antes de tudo, a vontade dele em sua vida. Lições importantes que aprendemos com o leproso do evangelho: aproximar-se, ajoelhar-se e pedir com humildade e espírito de obediência.

Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado” (Lc 5, 13)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
O leproso somos nós. A lepra é um sinal de nossa condição de pecadores. E é do pecado que nos purificas com tua vinda e com o teu amor. Dá-nos, Senhor, a graça de não esquecermos que a ti e à tua cruz devemos a vida nova e a comunhão que temos com Deus nosso Pai. Que em todas as nossas necessidades, nós nos aproximemos de ti com espírito de fé, e peçamos o teu favor, desejosos de realizar, antes de tudo, a vontade de Deus. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, lembrando que você é o leproso, a leprosa, escreva uma breve oração a Jesus.

A Editora Paulinas publicou o livro VIVER A PALAVRA 2022, em que eu escrevi os comentários do evangelho de cada dia deste ano. Tenho certeza que esta publicação será muito útil no seu momento diário de oração. Procure-o na Livraria Paulinas mais próxima ou nos solicite pelo WhatsApp 81 9 9964-4899.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb






17 comentários:

  1. Amém"bom dia padre João Carlos".

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Pe:João Carlos sua benção. Louvo a Deus hoje pelo dom da vida!Que Deus nos conceda para o dia de hoje:sabedoria,esperança,fé e caridade. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos, é muito bom sua reflexão, é uma catequese para nós. O Grande Deus continui lhe iluminando e nos beneficiando com seus ensinamentos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Comecei ler seus comentarios; sao de grande iluminação! Toca forte o coração, a alma.Que Deus continue sendo percebido em sua pessoa! Grata..

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Padre João!
    Que Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/1/22 07:45

    Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe abençoe e lhe cubra de bênçãos infinitas...
    Que o seu dia seja iluminado, protegido e abençoado por Deus. Que Deus esteja sempre com você em cada passo da sua caminhada missionária. Deus Lhe abençoe e lhe dê saúde e paz...
    Fique com Deus Presente na sua vida e no seu coração...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Maria de Fátima Silva bom dia Padre João Carlos sua benção deus abençoe sempre amém

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. senhor se queres tem o poder de mim purificar .

    ResponderExcluir
  9. Louvado seja Deus q faz o conduzir a Deus e nos passar ensinamento.Caruaru-Pe

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos a sua benção, que maravilha essa meditação,e peço a meus Deus que me purifique também de todos os pensamentos que não agrade a ele, amém 🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos Rosa Caucaia Ceará a meditação está muito maravilhosa Evangelho de hoje está lindo obrigado padre pelo reflexão do dia Deus abençoe sempre ilumine o senhor

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos sua bença peço oração pra minha família para que não mais sejamos leproso e assim a toda nação tira senhor este pecado de pandemia amém

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos que seu dia seja abençoado iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos eu não me vejo ir numa igreja não ajoelhar e cantar as músicas de louvor
    Pois quando eu vou a missa é com
    grande alegria louva a Deus
    Padre quando eu procuro a meu Deus nos momentos difícil fico na intimidade com Ele ajoelho e até choro desabafo aquilo que está me machucando .
    Padre João Carlos eu fiz um pedido para Deus uns anos atrás ele fez minha vontade e a dele demorei a entender.
    Ele é um Deus maravilhoso
    🙏🙋😍🌹💕
    Bom dia para todos que seja abençoado

    ResponderExcluir
  14. Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, eu LHE agradeço pela vida de São Raimundo Penafort. Contudo, me ajude vencer o mundo. Me ajude seguir o caminho da vida eterna, da fé, da adoração, da cura, da purificação, da oração e da obediência. Me ajude testemunhar o Evangelho. Me ajude ser, uma boa morada, do meu REDENTOR. Me ajude ouvi-Lo com atenção. Me ajude evangelizar. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Paz e Bem Vossa benção e que Deus lhe dê muitas forças e conquistas

    ResponderExcluir
  16. Boa Noite Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estivemos em Oração para o Amor na Fé e que possamos como o leproso orarmos Sempre de todo o nosso coração e nossa Alma ao Senhor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS