PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OS SANTOS INOCENTES DE BELÉM

OS SANTOS INOCENTES DE BELÉM



28 de dezembro de 2021

Dia dos Santos Inocentes

EVANGELHO


Mt 2,13-18

13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.

MEDITAÇÃO


Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! (Mt 2, 13)

Era pra toda essa oitava do natal ser de festa e de alegria. Afinal, é o natal do Senhor. Só que o nascimento de Jesus, em Belém, foi num ambiente de muitos problemas e conflitos. Parece que, nesta nossa vida, não há, assim, uma alegria pura, isenta de dificuldades. E isso se deve ao nosso contexto social, à maldade, à violência, à opressão que ameaçam nossa vida. O próprio nascimento do Salvador se deu numa estrebaria de animais, porque, como diz o livro santo “não havia lugar para eles”. E logo logo a pobre família teve de migrar para outras terras, fugindo da ameaça de morte decretada por Herodes.

A criança recém-nascida é um ser inteiramente dependente e indefeso. Ela precisa dos pais para tudo: o alimento, o agasalho, as necessidades fisiológicas, a proteção... Por causa dessa condição tão frágil da criança, Deus colocou no pai e na mãe um forte instinto de proteção dos seus filhos. A mesma sociedade, quando se trata de uma sociedade sadia, guiada por princípios de justiça social, ao legislar em relação à criança, toma-a como prioridade. Quando a sociedade se afasta de Deus, ela deixa de proteger, na prática, a vida dos cidadãos mais frágeis, as crianças, os doentes, os idosos, os que têm alguma deficiência. Em vez de proteger, penaliza, pune, explora, decreta a morte. É o aborto, o desemprego, a fome, o abandono, a exclusão, ...

Na história do nascimento de Jesus, houve esse fato triste: Herodes mandou matar as criancinhas de Belém e arredores de até dois anos de vida. Muitos pais se sentem como José e Maria, nos dias de hoje, porque parece pesar uma ameaça de morte contra sua criança. São muitas as ameaças contra a vida da criança e o seu crescimento sadio: o alcoolismo, o desemprego, o ambiente insalubre de moradia, as brigas dentro de casa, a falta de atendimento médico adequado,...

Mas, os pais não estão sozinhos. No evangelho de hoje, o anjo do Senhor orienta José a fugir com a família. Avisa do mal que está para acontecer. E dirá a hora certa de voltar. É uma grande lição. Os pais não estão sozinhos na luta pelo bem dos seus filhos. Deus está com eles. Deus é o nosso protetor. Com a orientação de Deus, é preciso “fugir”, isto é, não se acomodar à situação, mas buscar uma saída, ir para o Egito. Para o Egito, migraram Jacó e seus filhos, no início do povo de Deus, durante uma grande fome em Canaã. ... “Fugir” pode ser mudar de profissão, mudar de endereço, buscar melhorias em outra região. O certo é não se acomodar... e fugir do mal, sob a orientação de Deus.

Guardando a mensagem

Quando Herodes viu que os magos foram embora, sem lhe entregar o endereço do menino Jesus, como ele lhes havia solicitado, ficou furioso e mandou matar as criancinhas de Belém e arredores. A essa altura, José, Maria e a criança já estavam longe, rumando para as bandas do Egito. Herodes continua condenando as crianças na fome, na desnutrição, no desemprego dos pais, no abuso sexual de menores, no desvio da merenda escolar... José foi instruído a fugir para o Egito com a família. Fugir pode ser uma boa estratégia. Cair fora enquanto é tempo: das más companhias, do trabalho escravo, da rede de prostituição infanto-juvenil, do tráfico de drogas, das novelas que pregam ideologia de gênero... fugir do Herodes. Fugir do mal, sob a proteção de Deus.

Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! (Mt 2, 13)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Pedimos hoje tua bênção para os recém-nascidos e suas famílias. Protege, Senhor, com tua santa bênção suas vidas, concedendo aos seus pais a assistência dos teus anjos para conduzi-los na luta diária pela sobrevivência e, quando preciso, buscarem refúgio no Egito contra os Herodes de hoje e suas políticas de morte. Abençoa, também, os profissionais da saúde e da educação que são uma bênção na vida de nossas crianças. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Nosso muito obrigado a você que, ontem, manifestou apoio ao nosso trabalho missionário na AMA com sua doação. A você, nossos agradecimentos sinceros e nossos votos de um ano novo de paz e bênçãos de Deus. 

No programa ENCONTROS de hoje você acompanha uma entrevista que fizemos com o Pe. Zezinho, depois do lançamento do álbum musical em que interpreto algumas de suas canções. O programa será exibido hoje às 20 horas, no meu Canal do Youtube. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

Assine nosso canal:



13 comentários:

  1. Obrigado pelos momentos de meditação que me tendes proporcionado. Deus Seja Louvado e Vós abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Feliz ano Novo padre que o Natal que vivemos é todos os dias.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos
    Que Deus esteja sempre presente em sua vida. Deus Lhe abençoe e lhe dê saúde, paz e sabedoria para que você possa seguir em frente de cabeça erguida com sua caminhada missionária... Seja muito feliz e abençoado por Deus...
    Uma excelente terça-feira cheia das graças de Deus em sua vida.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Gratidão por essas lições maravilhosas

    ResponderExcluir
  5. Amém Padre João Carlos sua benção Deus o Abençoe um feliz Ano Novo pra o senhor que Jesus nós proteja do mal e as abençoe todas as nossas crianças 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  6. Sua benção padre. Se faz isso com uma criança,o que podemos esperar?

    ResponderExcluir
  7. Justina silva18/12/21 11:00 olá padre João Carlos,estou muito feliz realizando o que mais nesse citava.o gesto concreto neste Natal, graças a Deus deu tudo certo continuo pois Natal é todo dia!

    ResponderExcluir
  8. Sua bênção Pe.Joao Carlos.
    Q.N.Sra.lhe cubra com o seu manto sagrado...um Feliz Ano Novo...


    ResponderExcluir
  9. Boa tarde padre João Carlos que seja iluminada e abençoada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    O mundo está cheio de Herodes não devemos ter lugar para eles expulsa da nossa vida.
    Chegar aquele que nos dar esperança no coração pela fé.
    🙏🙋😍🌹💕
    Boa tarde

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé e que Jesus Menino ilumine Sempre nossos caminhos nas dificuldades da Vida. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Pai misericordioso e Deus fiel, eu LHE agradeço pela Solenidade dos Santos Inocentes. Entretanto, me ensine seguir o caminho dos justos, da luz, da verdade e da purificação. Me ensine fugir das trevas e do pecado. Me ensine viver em comunhão. Me ensine ser dócil aos santos anjos. Me ensine ter bons sonhos. Me ensine obedecê-Lo. Me ensine vencer os sofrimentos. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde especial!!! Santos Inocentes proteja todas as Crianças do Mundo livrar das makdades deste planeta... Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS