PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SENHOR ESTÁ NOS CHAMANDO

O SENHOR ESTÁ NOS CHAMANDO



30 de novembro de 2021

Dia de Santo André, apóstolo


EVANGELHO


Mt 4,18-22

Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.

MEDITAÇÃO


Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram (Mt 4,20)

Sendo hoje o Dia do Apóstolo Santo André, a Igreja nos abre o evangelho de Mateus para revisitarmos o seu primeiro encontro com Jesus. Ele e seu irmão Simão estavam pescando, quando foram surpreendidos pelo chamado do Mestre. Eles, que eram pescadores de peixe aprenderiam com Jesus a ser pescadores de gente. Um pouco mais adiante, Jesus chamou outros dois irmãos: Tiago e João. Estavam na barca, com o pai, consertando as redes.

É muito interessante que Jesus tenha escolhido seus primeiros discípulos, que depois se tornaram apóstolos, entre os que estavam trabalhando no mar da Galileia. O mar é uma representação judaica do mundo. E a pesca, uma forma de representar a atividade missionária. O primeiro pescador é Jesus que, no mar, pesca discípulos, por assim dizer. Jesus é assim o primeiro pescador. Chama/pesca seus primeiros discípulos no mar.

Esses quatro primeiros discípulos – André, Simão, Tiago e João - são como que representantes de todos nós discípulos e discípulas, igualmente chamados por Jesus. O Senhor nos encontra no mar do mundo e nos chama para o seu seguimento. Seguir Jesus altera o nosso modo de ser e de viver. Ele nos tira do mar, nos separa do mundo. O Papa Francisco, em sua homilia, na Capela da Casa Santa Marta, disse: “Abramos o coração com esperança e nos afastemos da paganização da vida”. Ele se referia exatamente a essa condição de termos sido chamados do mundo para viver na dinâmica do Reino de Deus. Mesmo sem sair do mundo, não lhe pertencemos mais. Não podemos continuar pensando e agindo mundanamente, pagãmente.

Nesta mesma cena do evangelho, está o modelo de resposta para todos os que forem chamados a ser discípulos de Jesus: deixar tudo e segui-lo. As duas duplas – André e Pedro; Tiago e João - responderam com a mesma generosidade: imediatamente deixaram tudo para seguir Jesus. Eles deixaram as redes, o barco e até o pai. Essa resposta pronta, generosa é um modelo para todos os convocados, para nós. É assim que temos que responder ao chamado de Cristo.

‘Sigam-me, eu farei de vocês pescadores de gente’, disse-lhes Jesus. Eles até poderão fazer a mesma coisa que faziam antes. Mas, de uma nova forma, com um novo objetivo. Lembrando que o mar representa o mundo, os discípulos ao se tornaram apóstolos, missionários, aprenderão a ser pescadores de gente no mar do mundo. O cristão é o discípulo, tirado do mundo para ser seguidor de Jesus. E, claro, voltará ao mundo, mas, agora, como pescador do Reino, como missionário.

Guardando a mensagem

Nesta cena do evangelho de hoje, está um modelo do chamado de todo discípulo. O Senhor nos chama do meio do mundo, da normalidade da vida. Não deixamos o mundo, mas o chamado nos faz viver e agir no mundo de outra forma, como sal e luz de Deus. Neste texto, também encontramos um modelo de resposta a este chamado: ‘deixaram tudo e o seguiram’. É assim que temos que responder ao convite de Jesus. Surpreendentemente, ele que nos separou do mundo, nos devolve ao mundo, como missionários, como apóstolos. De pescadores de peixe, nos tornamos pescadores do Reino.

Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram (Mt 4, 20)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
neste dia da festa do apóstolo André, o primeiro a ser chamado no mar da Galiléia, nós te agradecemos, divino pescador, por nos teres chamado ao teu seguimento. És tu que tomas a iniciativa, que dás o primeiro passo, que vens nos chamar. Tu nos disseste um dia: ‘não foram vocês que me escolheram. Fui eu que escolhi vocês’. Ajuda-nos, Senhor, com o teu Santo Espírito, a corresponder a esse divino chamamento. Nós te rendemos graças também porque nos envias permanentemente como teus missionários ao mundo. Continuamos a trabalhar, a constituir família, a viver como cidadãos, mas com uma nova qualidade, com a perspectiva do Reino do nosso Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Aparecendo hoje uma boa ocasião, aconselhe alguém a responder com generosidade ao chamado que o Senhor lhe faz para segui-lo.

No comentário escrito, além do evangelho e da Meditação, deixei algumas informações sobre o apóstolo Santo André, irmão de Simão Pedro, inclusive porque, em sua imagem, ele é apresentado com duas traves de madeira. É só seguir o link.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



SANTO ANDRÉ


André e seu irmão Simão Pedro eram de Betsaida, uma cidade às margens do Mar da Galileia. Jesus os chamou para serem seus discípulos e, como ele, pescadores de homens. Depois da morte do Senhor, o apóstolo André pregou por muitos lugares na Ásia Menor. Por sua peregrinação anunciando o evangelho, é padroeiro da Romênia e da Rússia. Santo André é reconhecido como o fundador da Igreja em Constantinopla, sede do patriarcado. Como Pedro é o apóstolo de referência na Igreja Cristã Latina (a Igreja com sede em Roma), assim André é o apóstolo de referência da Igreja do Oriente (a Igreja Cristã Ortodoxa). Santo André foi martirizado, em Patros, na Acaia. Morreu crucificado numa cruz em forma de “X”. No tempo das cruzadas, no século XIII, os cruzados subtraíram relíquias do corpo de Santo André e de sua cruz e levaram para Roma. O Papa Paulo VI, em 1961, num gesto de reaproximação com a Igreja do Oriente, mandou tudo de volta. No dia de hoje, festa de Santo André, uma delegação da Igreja de Roma participa da festa do patriarcado de Constantinopla. O mesmo faz a Igreja de lá na festa de São Pedro, manda uma delegação participar da festa deste apóstolo, em Roma.

22 comentários:

  1. Foi uma benção conhecer um pouco mais sobre a história de Santo André. Muito obrigada padre João Carlos

    ResponderExcluir
  2. Muito gratificante este evangelho padre e justamente este dia de hoje eu passei o dia todo nu meu Whatsapp pescando gente pra Deus sou da comunidade anuncia me e hoje consegui 8 pessoas pra participar de um seminário de vida nu espírito santo quero falar tbm que o evangelho que resebo do senhor e meu Whatsapp repasso nus meu contato e muito agradecer palavras e mim pede pra fica mandando todos os dia só posso agradecer a Deus por permitir que todos os dia o senhor possa entra em minha casa amo seu programa pesso a Deus por sua vida com muita saúde obrigado padre mim coloca tbm em sua oração pra largar o cigarro eu e a angelina porque preciso muito da minha garganta saudável pra continuar louvando a Deus gosto muito de louvor mim faz bem e como se diz quem canta seus males espanta Ámem

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado padre João Carlos, ouvindo e lendo as suas medicações eu aprendo muito. Pois como o senhor já sabe: eu sou seu parceiro com as minhas reflexões em meus grupos, e com as suas meditações eu busco aprender mais para levar adiante o anúncio da Sagrada Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado padre João Carlos, ouvindo e lendo as suas meditações eu aprendo muito. Pois como o senhor já sabe: eu sou seu parceiro com as minhas reflexões em meus grupos, e com as suas meditações eu busco aprender mais para levar adiante o anúncio da Sagrada Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  5. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏Que o Divino Espírito Santo , nos ilumine para sermos pescadores de homens.
    Obrigada padre pelos evangelhos que aprendemos tanto.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a história do Santo André e, hoje, graças à sua mensagem,amado Padre, fiquei a conhecer minimamente Quero agradecer o seu empenho no anúncio da Palavra de Deus,tornando-se num verdadeiro pescador de gente, tal como Jesus ensinou aos primeiros discípulos, ou, melhor, à
    dupla de irmãos que abordou à beira mar. Que Deus o abençoe, amado Padre e que prossiga com a sua generosa missão de pescador de gente! Deus seja louvado hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  7. Amém 🙏🙏 amei o evangelho 🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amei conheci a vida de Santo André Santo André rogai por nós 🙏🙏🙏

      Excluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia pe João Carlos. Amo suas meditações. Muito boa a explicação sobre Santo André! A cada dia aprendo mais sobre a palavra de Deus. Que o Senhor o ilumine sempre! Amém 🙏

      Excluir
  9. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. que nós sejamos pescadores de homens.

    ResponderExcluir
  10. Paz e bem. Hoje pela primeira vez recebi esta mensagem. Como faço para receber em meu whatsapp todos os dias!?

    ResponderExcluir
  11. José Lúcio de Araújo30/11/21 08:08

    Bom dia ! Dentro do possível sugiro ao Padre João enviar a história do santo do dia. Muito bom receber hj a de Santo André. Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto muito da palavra do evangelho é uma palavra que medita dizendo que Deus te chamar para nós cada um de nós temos um propósito e se preparar quando chegar a vinda do senhor na terra obrigado por ter enviado essas palavras para mim cada dia me sinto bem melhor bom dia me chamo Danielma.

    ResponderExcluir
  13. Deus abençoe sempre nossa vida

    ResponderExcluir
  14. São André rogai por nós!!!
    Para que nos seguirmos o seu exemplo, para pregar a Palavra de Deus

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos,como semore,é uma alegria ouvir a meditação do Evangelho feita pelo senhor,que é também uma catequese para nós e hoje narrando sobre Santo André.
    Evangelizo enviando a meditação para o grupo de oração que tenho em minha casa todas as quartas-feiras há 16 anos,envio para minha familia e minhas amigas.
    O Espírito Santo continue lhe iluminando para nos evangelizar e orientar.Deus lhe abençoe!Nossa Senhora Auxiliadora o cubra com o seu manto sagrado de amor!

    ResponderExcluir
  16. 30/11/218:53 amem padre João e muito gratificante essa mensagem que o senhor passa para nós,o Evangelho de hoje. nos encina a sermos pescadores de. gente Deus te abençoe padre.Nesta linda Missão.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada padre por sua disponibilidade para conosco. Sabemos muito pouco da historia da nossa igreja, precisamos aprender mais e sempre.

    ResponderExcluir
  18. Bendito o que vem em nome do Senhor! Dou graças a Deus por todos os dias receber a palavra de Deus proclamada pelo senhor, Pe. João Carlos. Palavras sábias e de vida eterna. O Senhor te abençoe e te guarde!

    ResponderExcluir
  19. Que possamos ser instrumentos da palavra. Estou passando por uma provação, estou afastado, e não sei como agir diante disso, talvez eu saiba, mas esteja fraco para tomar uma decisão,preciso orar, e ter forças pra isso, peço que me coloque em suas orações, creio que Deus tem a resposta!

    ResponderExcluir
  20. Ó glorioso Deus altíssimo, eu LHE agradeço pela Solenidade de Santo André. Entretanto, me conceda a graça de confessar que Jesus é o Senhor. Me conceda a graça de crer com o coração que o SENHOR ressuscitou o seu filho. Me conceda a graça de ser generoso. Me conceda a graça de invocá-Lo santamente. Me conceda a graça de pregar com sabedoria. Me conceda a graça de anunciar o bem. Me conceda a graça de obedecê-Lo. Me conceda a graça de segui-Lo e de viver a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS